hoje em dia a coisa mais normal do mundo e um porsche que nao seja o 911 claro o tradicional esportivo com motor boxer na traseira continua sendo a menina dos olhos do pessoal la em stuttgart mas os tempos de revolta com o porsche cayenne o panamera ou ate mesmo a dupla 718 boxster/cayman ficaram para tras sabe o que realmente causou a furia dos fas do 911 o lançamento do porsche 924 la em 1976 — quarenta anos atras ele foi o primeiro porsche nas ruas a usar um motor arrefecido a agua e na dianteira ele era o anti porsche mais ou menos como aconteceu com a volkswagen e o passat ele so nao causou mais polemica que o porsche 928 lançado dois anos depois que tinha um v8 na frente e a missao de substituir o 911 — a porsche ainda achava que isto era possivel e mole o fato e que o 924 era um carro melhor que seu antecessor o 914 que ja havia causado bastante polemica ao ser desenvolvido em parceria com a vw e adotar um boxer de quatro cilindros central traseiro na versao 914/4 havia o 914/6 com motor de seis cilindros com o passar do tempo os entusiastas começaram a aceita lo melhor — tanto que ele ainda passou por duas grandes atualizaçoes transformando se no porsche 944 em 1982 e no porsche 968 em 1992 sobrevivendo ate 1995 nada mau para um carro que para muita gente significava que a porsche nao era mais a porsche como o 914 o 924 foi desenvolvido em conjunto com a volkswagen e ate usava um motor fornecido por eles — era o mesmo usado na familia de vans lt e tambem no audi 100 visualmente e conceitualmente e um motor bem semalhante ao nosso conhecido ap a ideia inicial era ter uma versao vendida como volkswagen e outra mais potente como porsche mas a volks decidiu cancelar o projeto na ultima hora visto que o scirocco fastback baseado no golf de primeira geraçao havia acabado de ser lançado e a fabricante achou que nao precisava de outro carro com apelo esportivo a porsche nao gostou muito de ficar com todo o trabalho mais uma vez mas nao havia outra saida a nao ser dar continuidade ao desenvolvimento do 924 que foi lançado em 1976 em termos de conceito design e desempenho ele era um carro muito superior ao 914 que substituia ainda que os entusiastas mais radicais nao curtissem muito a ideia de um porsche com motor de van de fato o carro era muito bom de curva segundo os testes da epoca mas com potencia maxima de 125 cv nao era exatamente rapido nos eua por causa das leis para emissoes a coisa era pior com o catalisador a potencia caia para de 110 cv para dar um jeito nisso em 1978 a porsche apresentou o porsche 924 turbo de codigo 931 com o turbocompressor kkk operando a 0 7 bar e um novo cabeçote o motor passou a entregar 172 cv dando ao 924 turbo desempenho muito proximo do porsche 911 e seu flat six aspirado de 180 cv foi o primeiro passo para transformar o 924 em um carro de corrida em 1980 — o porsche 924 carrera gt sim ele tinha este nome — e um bom conjunto de modificaçoes para justifica lo alem de para lamas alargados na dianteira e na traseira spliter frontal de poliuretano e uma asa traseira bem grande feita de borracha o 924 carrera gt tinha um intercooler maior com um novo scoop no capo para alimenta lo taxa de compressao elevada e mais pressao no turbo com isto a potencia do motor 2 0 turbo chegava a 280 cv na versao de pista o modelo de rua para homologaçao tinha 210 cv foram feitos ao todo 406 exemplares do 924 cgt que serviu de inspiraçao para o visual do porsche 944 lançado em 1982 alem disso a porsche apresentou duas outras versoes ainda mais apimentadas em 1981 o carrera gts que tinha 245 cv e farois fixos cobertos por uma lente de acrilico em vez de escamoteaveis e teve 59 unidades fabricadas;e o carrera gtr este e o mais radical e mais raro de todos graças a diversas modificaçoes como um intercooler maior mais pressao no turbo e carter seco o motor de dois litros chegava a impressionantes 380 cv os para lamas eram ainda mais largos a suspensao era completamente ajustavel havia uma gaiola de proteçao de fabrica o interior era bastante aliviado e os freios eram os mesmos do porsche 935 que competiu em le mans com discos de 31 cm de diametro era mesmo um carro de corrida para as ruas o que lhe deu bastante exclusividade so 17 exemplares foram fabricados em 1981 e cada um deles custava na epoca us$ 75 mil hoje em dia isto da quase us$ 200 mil ou r$ 693 mil em conversao direta era muita grana [youtube id= tfnmwjnsalq width= 620 height= 350 ] a propria porsche competiu com ele nas 24 horas de le mans e fez bonito tres deles foram inscritos na ediçao de 1980 e terminaram a corrida muito bem colocados em 6º 12º e 13º lugares [gallery columns= 4 link= file ids= 103127 103128 103126 103122 ] sendo um carro muito raro e natural que a gente fique bastante empolgado quando um aparece a venda o exemplar das fotos esta no reino unido anunciado pela concessionaria coys e sua historia e bem interessante ele foi um dos carros exportados da alemanha para o reino unido onde ficou guardado por dois anos antes de ser vendido a um entusiasta japones em 1983 o cara nunca usou o carro nas ruas — ele preferia acelera lo nos circuitos de suzuka e fuji de tempos em tempos registrando a cada sessao a distancia percorrida na pista em sete anos com o 924 carrera gtr ele percorreu apenas 109 km e depois o guardou na garagem para nunca rodar com ele o carro ficava em uma garagem especial de dois andares no andar de cima e todos os anos era levado de trailer para uma oficina especializada em porsche chamada tomei car service o carro era colocado para funcionar durante algumas horas para evitar problemas mecanicos e depois guardado novamente foi assim ate 2006 agora o carro esta a venda mas o preço nao foi revelado considerando sua raridade o quanto custava como novo e o estado de conservaçao simplesmente impecavel imaginamos que custe uma fortuna justo muito justo
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