the dwarves of yore made mighty spells while hammers fell like ringing bells in places deep where dark things sleep in hollow halls beneath the fells quando se conta a historia do porsche 928 todo mundo lembra do basico a porsche lança o carro com v8 dianteiro para substituir o 911 ele fracassa o 911 ganha sobrevida e eventualmente imortalidade porsche errou porque um porsche de verdade tem motor traseiro contraposto end of story o 911 e o porsche real um simbolo do que a empresa significa o começo e o fim o alfa e o omega todo resto sao apenas distraçoes necessarias ou caça niqueis a porsche e a empresa do 911 e pronto esta e a sabedoria popular o que se aceita hoje em dia como fato o primeiro 911 morreu em 1997 mas outro apareceu diferente se esforçando ao maximo para manter a formula original tem sido assim desde entao carros novos de tempos em tempos mas ainda se mantendo estritamente na formula de 1965 a quase 60 anos o ciclo se renova e um novo 911 e apenas uma evoluçao do anterior mas hoje vou contar uma historia diferente na verdade a mesma historia mas de uma perspectiva diferente sim porque todo esse papo de 911 e coisa de nos aqui fora as pessoas que criam os porsches em lugares profundos onde o escuro e sombrio dorme os anoes miticos de tolkien do mundo moderno que trabalham nas entranhas daquele local misterioso chamado weissach pensam bem diferente de nos aqui fora para eles continuar fazendo a mesma coisa ad infinitum ate o fim dos tempos e quase uma maldiçao se fosse por eles as pessoas que na realidade sao a porsche em si os carros da marca seriam muito diferentes de um 911 [caption id= attachment_286122 align= aligncenter width= 643 ] ferry porsche e o 928 futuro [/caption] o que aconteceria se esse povo estranho fosse exilado a um campo arborizado nas florestas de stuttgart para criar a versao alema do carro esporte sem nenhuma restriçao o que aconteceria se nada os segurasse nenhum componente pre existente nenhuma tradiçao de design externo nenhuma tradiçao que os impedissem de inovar algo novo de cima abaixo do contact patch de seus novos e exclusivos pirelli p7 ate o topo da carroceria sem economizar investimento sem nenhuma fronteira tecnologica algo que fosse tao avançado uma visao tao absoluta do futuro que duraria vinte anos em produçao para se pagar e manter a empresa viva hoje vou contar esta historia; nao a do fracasso deste carro e a consequente volta ao passado que todo mundo conhece um olhar mais carinhoso no que foi feito aqui meu objetivo com isso jogar uma luz mais clara nos reais motivos de seu fracasso porsche 1971 ate heinz nordhoff ter um infarto durante o expediente em abril de 1967 a engenharia de sua vw era praticamente a porsche nada mais logico o vw era um projeto original de porsche contratado pessoalmente por adolf hitler e a fabrica fazia parte do projeto antes e durante a guerra era liderada pelo prof ferdinand porsche no pos guerra alem de pagar royalties a ela por cada fusca vendido a vw mantinha a porsche funcionando usando ela como sua engenharia [caption id= attachment_286163 align= aligncenter width= 500 ] o vw ea266[/caption] nordhoff acreditava que o fusca era eterno que ninguem com a mente sa poderia querer algo a mais que ele que era o carro definitivo e perfeito mas nao era burro o opel kadett de 1962 lhe mostrou que a tecnologia andava adiante e que talvez nao teria um carro vendavel para sempre como sonhava pede estudo de um novo vw a porsche este projeto tocado pelo jovem ferdinand piech investiga todo tipo de configuraçao mas nenhuma de traçao dianteira a vw acreditava em motor e traçao traseira somente naquele tempo a configuraçao escolhida conhecida hoje pelo numero de projeto vw ea266 era um quatro cilindros sohc de 1 3 e 1 6 litros refrigerado a agua central traseiro longitudinal mas deitado de lado como metade de um boxer bem debaixo do banco traseiro o sucessor de nordhoff kurt lotz era seu subordinado e pensava como ele o projeto continua em 1971 estava bem adiantado com mais de 100 prototipos rodando em weissach ferramental em construçao e uma multidao de engenheiros da porsche trabalhando nele em tempo integral mas inesperadamente lotz deixa a companhia e em outubro do mesmo ano e substituido por rudolf leiding ex vw do brasil e naquele ponto liderando a audi leiding acreditava que o futuro do automovel era o mostrado pelo fiat 128 de giacosa cancela o projeto ea266 imediatamente e começa a fazer seu clone de fiat usando motor audi o carro que conhecemos como vw golf lançado em 1974 o resultado para a porsche foi devastador a engenharia da audi sob leiding seria agora responsavel pela nova geraçao de vw imediatamente a porsche tinha uma engenharia gigante sem nada que fazer ociosa e pior todo o futuro da porsche estava ligado ao ea266 um carro esporte barato com uma versao dohc do quatro cilindros central deitado estava em desenvolvimento bem como um substituto para o 911 com um boxer de oito cilindros em posiçao central baseado no ea266 tambem claro ambos morrem uma morte matada junto com o ea266 ali naquele momento a porsche nao pode pensar muito tem que agir gente ociosa carro novo necessario ligaçoes com a vw agora sendo drasticamente diminuidas medo de legislaçoes como hoje a respeito de carros eletricos a industria no inicio dos anos 1970 sabia que legislaçoes iriam mudar tudo mas nao sabiam exatamente como emissoes ruido segurança passiva seriam agora governadas por lei isso era certo como exatamente ainda desconhecido hoje sabemos que os medos eram infundados mas ali a porsche pensava que o 911 seria legislado diretamente ate uma cova prematura imediatamente começam dois projetos para ocupar os desocupados um para atualizar o 911 ate que seu substituto agora atrasado pudesse aparecer o segundo e mais importante criar este substituto do 911 sem a vw um novo carro a partir do zero a data da morte do 911 estava marcada para 1975; agora ganhava sobrevida ate 1977 o porsche 928 pense bem todo carro esporte da porsche ou foi criado com restriçoes claras do que podia e nao podia ser feito ou usou componentes do passado o 356 era baseado no vw o 911 nasceu como um 356 de seis cilindros mudou muito durante o projeto mas manteve desenho lay out basico entre eixos rodas freios e uma serie de coisas do carro anterior uma versao 912 existia usando motor e cambio do 356 o 914 era baseado em componentes vw assim como o 924 e seus sucessores 944 e 968 o 959 era um 911 bombado o 911 996 era novo mais evoluçao do tema 911 dele deriva o boxter/cayman e assim por diante existem tambem o carrera gt e o 918 mas ambos sao o que sao vitrines tecnologicas carissimas e fora da realidade de produçao em massa da empresa nao a unica oportunidade dos engenheiros de criar algo realmente novo e do zero sem restriçao alguma foi no projeto do 928 a partir de 1972 sem a vw e tendo que abandonar a refrigeraçao a ar por emissoes e ruido imaginavam o carro seria totalmente novo simplesmente tudo era possivel escolheram rapidamente o que ele seria sem duvida ou pensar muito; provavelmente ja pensavam ha muito tempo o que fariam se tivessem carta branca o novo 928 seria como o 924 desenhado na mesma epoca motor dianteiro refrigerado a agua e transeixo traseiro uma mudança radical mas se imaginava que a legislaçao seria criada para carros desse tipo nao algo maluco e ultrapassado como motor traseiro e depois de decadas lidando com aquele motor traseiro equilibrio total de massas era um nirvana para os engenheiros de weissach engenheiro alemao nao lida bem com imperfeiçao entao imaginem o sofrimento deles com o 911 ate hoje o novo motor seria um v8 o que no auge da crise do petroleo era algo corajoso todo em aluminio sem camisas teria um desenho de camara de combustao parecido com os v8 americanos duas valvulas alinhadas em camara wedge em cunha mas como teria comando unico nos cabeçotes acionados por correia dentada novidade na porsche podia ter uma diferença interessante as valvulas sao inclinadas para fora e nao para dentro do v porque nao precisam ficar perto das varetas que saem do comando central neste caso assim os dutos de admissao podem ficar quase retos para baixo e as velas podem ficar no lado frio admissao ao inves de cinco capas de mancal separadas a parte de baixo do bloco fazia uma gaiola com as capas integradas para maior rigidez e controle dimensional o fato de que somente injeçao da bosch seria usada desde o começo mostra que era moderno na epoca era novidade ainda medindo 95 x 78 9mm o deslocamento inicial era de 4474cm3 para potencia maxima de 240 cv din a 5250rpm e 36 5 mkgf de torque a 3600rpm extremamente leve e compacto era porem mais largo que um v8 americano devido aos comandos e o angulo das valvulas com os coletores e bomba de direçao hidraulica pesava apenas 235kg o transeixo traseiro tambem era todo novo e exclusivo o diferencial era o ultimo componente permitindo ultima marcha direta um transeixo automatico usando componentes internos mercedes benz tambem era previsto o cambio manual tinha cinco marchas algo hoje normal mas digno de nota entao o 911 turbo por exemplo ainda tinha somente quatro a suspensao e um desenho novo e exclusivo sem precedentes na empresa e no caso da suspensao traseira sem precedente em lugar algum criada para usar os novos e modernos radiais de perfil baixo pirelli p7 a suspensao era independente nas quatro rodas claro na dianteira duplo a sobreposto com braços longos de geometria perfeita e construidos em aluminio com coluna de mola e amortecedor concentricos vale lembrar que o 911 nunca teve algo tao perfeito e belo tecnicamente na frente so recentemente e somente no novo gt3 de 2021 a direçao era hidraulica zf por pinhao e cremalheira e os freios eram a disco ventilados nas quatro rodas claro atras uma nova geometria chamada eixo weissach uma evoluçao do braço arrastado que convem explicar a geometria do braço arrastado tradicional e otima mas causa um angulo de divergencia da roda durante seu curso o eixo weissach por meio de dois braços auxiliares ao inves de um so e de buchas de borracha de movimento controlado inverte isso agora o angulo e convergente para dentro da curva a roda move se um pouco para tras tambem mas o resultado e sensacional acabando com o sobresterço no limite [caption id= attachment_286109 align= aligncenter width= 999 ] a nova suspensao traseira no esquema a esquerda esta o braço arrastado normal no meio e a direita o novo esquema do eixo weissach [/caption] e depois existe a carroceria por algum motivo tony lapine recebeu uma carta branca aqui nao existia necessidade de se lembrar em nada os carros do passado o 911 era um reliquia cujo tempo ja fora desejava se olhar para o futuro um desenho que durasse vinte anos se mantendo ainda jovem lembrando que o 356 durara 17 anos e o 911 teria 13 anos em 1977; o desejo era um efeito parecido lapine cria um desenho totalmente original com para choques agora em pu parte integrante da carroceria e nao adicionados a ela dentro da cabine os instrumentos principais se moviam com o ajuste da coluna ficçao cientifica para entendermos quao avançado era e contemporaneo dos muito mais tradicionais e hoje datados mercedes slc e jaguar xj s era tambem um 2+2 como o 356 e o 911 carregar crianças pequenas era algo que a porsche sempre achou necessario extensos estudos foram realizados para que fosse rigida e leve por causa disso o capo portas e para lamas dianteiros eram em aluminio um carro de 4520mm num entre eixos de dois metros e meio pesava no fim 1450kg acelerava de 0 100km/h ao redor de sete segundos e chegava a 230km/h em seu lançamento em 1977 o 928 nao e um 911 todo mundo sabe o que acontece depois o 928 acaba mais caro maior e muito diferente do 911 e nunca atinge seus objetivos de venda um problema nao do carro mas do projeto custo acima do planejado sempre e um problema por isso acaba por se tornar um caro e exclusivo gt um topo de linha para a porsche evolui com o tempo recebendo por exemplo cabeçotes dohc com quatro valvulas por cilindro em 1988 e culminando no 928 gts de 1992 5 4 litros e 350cv din sobrevive ate 1995 18 anos em produçao e ao seu fim nao parecia ultrapassado nem em desempenho nem em desenho [caption id= attachment_286112 align= aligncenter width= 904 ] a partir de 1988 dohc[/caption] como nem o 928 nem o 944 conseguem substituir o 911 a porsche entende que o publico e saudosista e tradicionalista; se autocondena a repetir o 911 dali em diante por toda a eternidade claro que so pode ser saudosismo o 944 e o 928 eram carros melhores mas sera o 928 falhou por nao ser um 911 mas o que tanto se gosta no 911 vamos esquecer um pouco o desenho da mecanica; quem compra carro pouco se importa com isso o 911 primeiro era unico ao se dirigir frente leve direçao viva o motor era alegre e vocal com uma personalidade palpavel dirigir rapido implicava lidar com sobresterço freando ou tirando pe no meio da curva; aprendendo a entrar devagar e sair rapido era uma delicia alem disso era belissimo e facilmente reconhecivel como um porsche o 911 era diferente por fora e dirigindo dai um primeiro problema o 928 era avançado mas era feio compare o a um 911 qualquer 911 carro feio nao vende para começo de conversa depois o 928 era impassivel em curvas neutro e incapaz de colocar um pe errado mesmo se o motorista meter os pes pelas maos dirige se sem derrapar; rapido e seguro sem sustos no maior conforto e sem muito barulho era um carro excelente mas nao diferente melhor dirao os engenheiros sim mas e a diversao e entusiasmo presentes no 911 totalmente ausente o 911 ocorreu por acidente quase; o 928 e o que a porsche acredita ser o carro esporte ideal o povo votando com cheques na concessionaria discordou por ele ter motor traseiro ou porque era muito mais bonito alem de muito mais divertido de se andar um bmw era muito parecido a um 928 andando por muito menos dinheiro; nao existia nada nem remotamente parecido a um 911 era uma proposta absolutamente unica e nao vamos esquecer do basico o 928 era mais caro que o 911 este um erro basico hoje ande num 911 de 2021 e apesar de obviamente manter um pouco da alma e excelencia do antigo carro com seu peso obviamente concentrado na traseira e seu berro de seis contraposto olha so que interessante e um carro impassivel em curvas neutro e incapaz de colocar um pe errado mesmo se o motorista meter os pes pelas maos dirige se sem derrapar; rapido e seguro sem sustos no maior conforto e sem muito barulho e o preço subiu bastante tambem mesmo relativamente a receita do 928 independente de onde esta o motor permanece a unica surpresa aqui e que e um sucesso de vendas a ideia basica da diversao de um 911 antigo parece ser o suficiente de um jeito ou de outro seus criadores chegaram onde queriam; e o que acreditam certo como mostraram na unica vez que estiveram sem freios no porsche 928
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