mesmo 22 anos apos ter saido de linha o mclaren f1 permanece relevante nao so por ainda ser o benchmark para todos os superesportivos analogicos que vieram depois mas tambem por toda a mitologia que se construiu ao seu redor ao longo do tempo alem disso ele e um carro extremamente raro apenas 106 foram feitos e cada exemplar tem uma historia para contar ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] um deles por exemplo esta desaparecido desde o fim dos anos 1990 incansaveis tentativas de rastrea lo ate agora provaram se infrutiferas eis a curiosa historia do mclaren f1 de chassi 039 o carro tinha tudo para ter uma vida extremamente glamourosa desde o inicio para começar ele foi encomendado pessoalmente pelo proprio ron dennis ceo da mclaren na epoca para uso pessoal o mclaren f1 marrom brazilian brown metallic com interior monocromatico a ordem foi prioritaria o carro foi montado exatamente como dennis queria mas o chefe acabou nao ficando com o carro o motivo corre a boca pequena que a esposa do executivo nao curtiu a combinaçao de cores pois e nao importa se voce e o dono da fabricante se nao consultar as autoridades nada feito o carro foi enviado de volta para a fabrica e dennis acabou tendo que se contentar com outro mclaren f1 o carro de chassi 050 um carro prata magnesium silver com interior cinza bem mais tradicional com o look classico do f1 talvez ate meio sem graça nao fosse pelos espelhos retrovisores externos elevados e pela placa f1 mcl que foi registrada no reino unido o mclaren f1 039 entao foi vendido a outro cliente britanico cuja identidade jamais foi revelada ele nao durou muito tempo em sua terra natal porem acredita se que ja por volta de 1997 o f1 foi parar no mexico onde presume se permanece ate hoje o contrabando de carros da europa para as americas nao e novidade foi assim que muitos carros exoticos europeus vieram parar no nosso continente antes de poderem faze lo legalmente a diferença e que ao que tudo indica este mclaren f1 em especial foi parar nas maos do cartel de drogas mexicano e mais pelo que se conseguiu descobrir ate hoje o superesportivo tem ligaçao com ninguem menos que el chapo em pessoa para quem nao sabe joaquin el chapo guzan era o lider do maior de todos os carteis de drogas do mexico a alianza de sangre tambem conhecida como cartel de sinaloa ele nasceu em badiraguato sinaloa em 1957 e envolveu se na produçao e comercio de entorpecentes ainda adolescente por influencia do pai no final dos anos 70 el chapo começou a trabalhar para heitor el guero palma um dos traficantes de drogas mais prosperos do mexico na epoca foi ali que tudo começou com o passar dos anos el chapo passou de vendedor a supervisor de supervisor a lider e de lider a fundador de seu proprio cartel em 1988 el chapo foi preso pela primeira vez em 1993 e fugiu em 2001 entao ele foi capturado em 2014 fugiu mais uma vez e foi capturado novamente em 2016 atualmente el chapo cumpre pena em nova york ate sua prisao a alianza de sangre foi um dos principais carteis de drogas do mexico ate meados da decada passada sendo responsavel por uma parte consideravel da distribuiçao de substancias proibidas no sul dos estados unidos assim e de se imaginar que nao apenas o chefe el chapo mas os membros do alto escalao do quartel fossem pessoas muito bem sucedidas em suas atividades tudo o que se sabe sobre o carro ate agora foi catalogado por ed bolian do site vinwiki uma plataforma dedicada justamente a encontrar carros exoticos cujo paradeiro e desconhecido ou desvendar a historia de carros cujo passado nao se conhece ele ja falou sobre o porsche carrera gt brasileiro por exemplo e nos ate contamos a historia aqui bolian diz que no fim do dia a unica coisa de que se tem certeza e que o carro foi levado para o mexico em 1997 entre as poucas fotos que existem algumas mostram o f1 no mexico as circunstancias da compra porem sao um misterio ha fortes indicios de que o carro entrou no pais atraves do texas e tambem alguns relatos de que antes disto ele passou pelo brasil quase nao existem fotos ou videos do carro exceto alguns registros feitos em circunstancias duvidosas e os boatos a seu respeito do carro sao contraditorios mas todos eles concordam com o fato de que o mclaren f1 foi comprado por alguem muito proximo de guzman seu nome e desconhecido mas ha rumores de que se trate de ricardo beltran membro do alto escalao da alianza cujo apelido e el roba chivas ou o ladrao de cabras em portugues beltran foi assassinado por outro membro do mesmo cartel em 1997 durante a operaçao policial que tentava desmontar a alianza esta informaçao e importante pois os boatos em torno do mclaren f1 039 mencionam que de fato seu proprietario morreu em algum momento entre o fim da decada de 1990 e o inicio dos anos 2000 segundo bolian a familia do dono que pode ser ricardo beltran ou qualquer outra pessoa segundo o que se sabe ate o momento deu um jeito de esconder o carro em um galpao no interior de sinaloa no meio do mato a ideia era evitar que as autoridades o encontrassem e apreendessem acontece que o proprietario morto ja havia tomado suas proprias providencias em relaçao ao supercarro ele guardou a chave em algum lugar secreto e nunca contou a ninguem levando sua localizaçao para o tumulo em 2004 sua familia decidiu que era hora de colocar o mclaren para funcionar e entrou em contato com a fabricante para pedir uma chave reserva naturalmente a mclaren pediu por provas de que eles eram os guardioes legais do veiculo o que obviamente nao era possivel ja que muito provavelmente sua entrada no mexico foi feita de forma ilegal https //www youtube com/watch v=hvekzbcgm34 por outro lado era de interesse da propria mclaren encontrar o carro e saber detalhes do seu historico por isso na segunda vez que a familia pediu uma chave a mclaren concordou em fornece la mediante um pagamento de us$ 200 000 ou £ 200 000 nao se sabe ao certo obviamente a familia recusou a oferta e pelo que se imagina o carro continuou em sinaloa por mais algum tempo e aqui que a historia fica interessante alem de cuidar do vinwiki bolian tambem compra e vende carros exoticos e sueu principal ganha pao na verdade e ele decidiu ha alguns anos procurar pelo mclaren f1 mexicano segundo ele trata se de uma missao arriscada por si so algo que envolve ir ate sinaloa e procurar o carro pessoalmente na area controlada pela alianza uma missao para quem nao tem medo de morrer por conta de um carro por incrivel que pareça bolian estava disposto a reunir alguns conhecidos que tambem trabalham com revendas de carros especialmente porque em 2019 apos quase dez anos no encalço do f1 ele descobriu que havia um titulo de leasing para o carro nos estados unidos era so recolher a papelada e tentar reaver o carro atraves deste titulo em uma operaçao tao arriscada quanto parece porem por conta da pandemia de coronavirus os planos foram todos cancelados no fim das contas foi uma coisa boa ha alguns meses a familia de el chapo e as forças de combate ao narcotrafico no mexico entraram em uma verdadeira guerra civil e as ruas de culiacan onde os parentes de el chapo vivem tornaram se perigosissimas para gringos https //www youtube com/watch v=yn742vmabea paralelamente porem bolian tem uma teoria interessante isto porque a placa do carro p 440 cpj e a mesma do conhecidissimo mclaren f1 de david clark ex diretor de vendas da mclaren cars trata se um gtr com a pintura amarela e verde da harrods chassi #06r que com frequencia e visto em eventos de pista e encontros como o goodwood festival of speed e o goodwood revival clark nao da detalhes a respeito de como conseguiu a placa mas bolian acredita que ela foi comprada para permitir que o gtr que e um carro de competiçao circule livremente em vias publicas no reino unido a teoria e corroborada pelo fato de que uma consulta pela placa no sistema do reino unido traz como resultado o chassi 039 do carro desaparecido e nao o chassi #06r como deveria ser para bolian das duas uma ou david clark comprou a placa para esquentar o mclaren f1 gtr e poder rodar com ele sem grandes problemas afinal nao e como se a policia fosse parar clark em uma blitz para questiona lo a respeito do carro ; ou a familia do ex dono do f1 #039 o vendeu para clark a um preço camarada afinal trata se de um carro que ficou parado por anos e nao pode ser registrado nao tem chave e tem uma combinaçao de cores esquisita para que ele pudesse aproveitar a placa em seu gtr e bem provavel que o misterio nunca seja esclarecido e possivel que incrivelmente os familiares do traficante de drogas mexicano ainda mantenham o f1 escondido ate hoje ou que ele esteja em alguma garagem climatizada do reino unido guardado como um trofeu
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.


