de um lado a elegancia o refinamento e a classe dos esportivos europeus classicos do outro a força bruta dos v8 big block americanos da mesma epoca de vez em quando porem os dois lados desse espectro imaginario se entrelaçam e o resultado raramente e menos que interessante na verdade quase sempre e de cair o queixo ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] e nao estamos falando de caras como jensen interceptor ou o iso grifo que juntavam estilo europeu e engenharia americana para fornecer aos compradores de esportivos algo diferente e exclusivos o negocio hoje e raiz e carro de corrida ingles com alma americana e um jaguar e type com o v8 de sete litros do ford galaxie quem acompanhou o goodwood festival of speed 2021 pela internet viu esse carro subindo a colina na sexta feira 9 se voce perdeu too bad boa sorte encontrando a transmissao ao vivo mas nao tem problema por aqui voce vai poder ter uma noçao do quao fodastico e esse carro trata se de um projeto especial feito sob encomenda para um piloto chamado rob beck em algum momento da decada de 1960 nao muito tempo depois ele foi vendido a outro piloto chris summers que ao lado do colega barrie williams usou o e type para disputar e vencer diversas corridas amadoras nos estados unidos em 2014 teve inicio uma restauraçao completa nas maos da americana vantage motors em um processo que levou quase dois anos [gallery type= grid link= file size= large ids= 293744 293746 293747 ] o que esse carro tem de tao especial e justamente a simplicidade do conceito colocar um motor grandalhao em um carro pequeno fazendo todos os ajustes necessarios para que o casamento de certo o mais bacana e que nao se trata de qualquer e type mas sim de um lightweight serie especial de 12 carros com carroceria aberta de aluminio capota rigida janelas de acrilico exceto pelo para brisa e aerodinamica retrabalhada especialmente na traseira alem disso por dentro eles nao traziam nada que nao fosse necessario para arrepiar na pista o e type lightweight era equipado com um motor bem adequado a proposta o famoso seis em linha dohc da jaguar com 3 8 litros e ao menos 300 cv mas o exemplar em questao que foi feito sobre um chassi parcial do lightweight subverteu completamente a ideia o carro e como uma versao alternativa do shelby cobra 427 como se carroll shelby tivesse escolhido o e type em vez do obscuro ac ace para usar como base isso fica claro principalmente pelas caixas de roda alargadas e redesenhadas que deram ao classudo britanico uma postura muito mais assentada e agressiva o motor em si e algo a parte trata se de um big block de sete litros derivado do ford galaxie e preparado pela holman moody fabricante de motores preparadora e equipe de corrida oficial da ford nas decadas de 1960 e 1970 seus carros mais famosos foram justamente os ford galaxie que competirma na nascar no fim da decada de 60 e conquistaram titulos em 1968 e 1969 com david pearson ao volante por causa da combinaçao de um jaguar e type com o motor do ford galaxie o carro ficou conhecido como jaguar egal sua historia porem nao e das mais claras muito do que sabemos sobre ele resulta de juntar depoimentos publicados em foruns onde por vezes as pessoas que o viram correr falam a respeito do carro cavando mais fundo um artigo de 2016 da revista britanica motorsport news jga uma luz na historia do egal aparentemente rob beck era dono do e type lightweight e depois de um acidente que destruiu toda a dianteira e o bloco do seis em linha foi procurar o preparador geoff richardson para tentar encontrar uma soluçao e o engenheiro que tinha sua propria equipe de corridas a richardson racing automobiles rra e ate correu na formula 1 ainda que apenas em corridas que nao valiam pontos para o campeonato teve uma ideia simples e genial rob havia comprado dois motores da holman moody para colocar em uma lancha de corrida mas geoff achou que era uma boa ideia colocar um dos motores no jag e fazer todas as adaptaçoes necessarias embora fosse mais largo que o seis em linha original o motor v8 era mais curto e pesava quase a mesma coisa o swap era irresistivel toda a dianteira do carro precisaria ser refeita de qualquer jeito entao rob deu o sinal verde a montagem foi feita pelo proprio geoff mas o motor ja veio pronto dados de epoca falam em 480 cv nas rodas mais 69 kgfm de torque nice moderados pelo cambio original do jaguar depois de uma sessao de testes particularmente severa porem a carcaça do cambio trincou e um borgwarner t10 foi instalado em seu lugar quem viu o carro andar recorda se de ve lo passar todo mundo nas retas mas ceder sua posiçao nas curvas para carros mais leves e ageis como os porsche 911 e ginetta que competiam na epoca e tambem dizem que ele nao freava muito bem o que pode ate explicar o primeiro acidente nos ultimos anos o jaguar passou por uma leve modernizaçao nas fotos recentes da para reparar nos para lamas ainda mais largos que acomodam pneus ainda maiores o motor foi preparado com componentes modernos chegando a cerca de 500 cv e absurdos 83 kgfm de torque o sistema de combustivel ganhou um tanque selado na traseira e a carroceria foi completamente restaurada com pintura no mesmo tom de azul da decada de 1960 por conta de o carro ter corrido muito mais tempo nos estados unidos sua certificaçao nao permite que ele dispute provas historicas tais eventos costumam ter regulamentos bem rigidos quanto as corridas que os classicos podem disputar geralmente com base no seu historico ainda assim por ser relativamente famoso e pela natureza exotica do projeto nos ultimos dois ou tres anos o jaguar e type egal foi convidado especial em algumas provas no reino unido onde esta desde 2016 incluindo o ultimo goodwood festival of speed no inicio de julho
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