FlatOut!
Image default
Car Culture

Como os “usados baratinhos” mudaram em 10 anos? O que comprar hoje?

Há exatamente 10 anos, bem no começo do FlatOut, em janeiro de 2014, publicamos duas listas de compra: uma com sugestões de carros para se comprar com até R$ 10.000 e outra com uma lista de carros para se comprar por até R$ 20.000. Passados dez anos, pensar em um carro de R$ 10.000 parece loucura — é mais realista procurar uma boa moto usada por esse valor. Nem mesmo os R$ 20.000, que já te permitiam escolher algo mais interessante, parecem suficientes para se encontrar um bom carro em 2024. Mesmo se corrigirmos o valor pela inflação oficial (o índice IPCA, do IBGE), aqueles R$ 10.000 e R$ 20.000 de 2014 não valem muito hoje. De acordo com a Calculadora do Cidadão, do Banco Central, os R$ 10.000 equivalem a R$ 17.500 agora, em janeiro de 2024, enquanto os R$ 20.000 valem cerca de R$ 35.000. Na época, nossa lista de R$ 10.000 tinha o Volkswagen Apollo, o Ford Escort, o Peugeot 106, o Subaru Vivio, o Fiat 147, o Chevrolet Vectra A, o VW Fusca, o VW Golf Mk3, o Fiat Tempra e o Chevrolet Astr