de alguma forma piloto de teste engenheiro de teste e desenvolvimento ou qualquer outro titulo que possa se inventar e menor do que a simples definiçao italiana da ocupaçao collaudattore uma parada para anotaçoes antes de pegar a autostrada; bob wallace e o miura prototipo originalmente a ocupaçao como falaremos dla hoje e de origem italiana; mais especificamente italiana sim pilotos de teste existem desde que existe carro mas o collaudattore e mais que isso e desenvolvedor sim acerta suspensao e comportamento definindo cargas de mola amortecedor e barras estabilizadoras acerta balanceamento de freio pressao de pneus e alinhamento define a resposta do acelerador e sua curva de acionamento diz se o carro esta barulhento demais ou quente demais; se a ventilaçao interna e suficiente ou nao mas e mais e a voz do cliente entusiasta dentro da companhia e com poder para fazer ela ser ouvida uma funçao hoje diluida e diminuida na burocracia e procedimento quando ha um batalhao de gente para se fazer isso suas opinioes somem no meio da turba o collaudattore como nasceu na italia ia para a sala do dono da empresa e dizia que a jaca estava ruim e que nao ia aprovar ela assim e ele ouvia consalvo sanesi na alfa romeo nao e dificil entender entao que sua vontade e gosto determinavam o que era o carro da empresa em que trabalhava os pioneiros aqui sao extremamente influentes e começaram meio que juntos consalvo sanesi na alfa romeo; carlo salamano na fiat e finalmente guerino bertocchi na maserati com um quattroporte nos anos 1960 guerino bertocchi macacao claro e adolfo orsi o dono da maserati diz a lenda que guerino bertocchi e o primeiro funcionario da maserati nos anos 1950 e 1960 era uma lenda em modena; atravessava a cidade em alta velocidade com qualquer que fosse o maserati que testava e os guardas de trafego ao ve lo chegando fechavam os cruzamentos para que ele nao precisasse tirar o pe do fundo o collaudattore no vale do supercarro era rei bob wallace teria fama semelhante sendo o primeiro collaudattore da lamborghini hoje e quase esquecido a maioria so lembra de valentino balboni ainda vivo e famoso; mas balboni era aprendiz de wallace e seu sucessor e como um neozelandes de 25 anos consegue um emprego tao bom em 1963 o de collaudattore da lamborghini a famosa foto de wallace stanzani ferruccio e dallara atras do miura bem e uma historia bem maluca todo ano aproveitando o recesso de inverno europeu algumas equipes daquele continente viajavam meio mundo para participar da temporada de competiçoes do verao neozelandes uma dessas equipes naquele ano foi a maserati trazendo dois magnificos 250f o lendario modelo ainda hoje considerado o apice do f 1 de motor dianteiro o chefe da delegaçao da maserati era um senhor barrigudo e simpatico justamente guerino bertocchi wallace trabalhando uma das missoes de bertocchi alem de cuidar dos carros enviados era checar como andavam as equipes locais que usavam maseratis ajuda los se possivel a primeira delas que visitou foi a de john mansel que tentava manter um dos primeiros 250f ainda competitivo com um orçamento pifio descobriu que o carro ja tinha corrido cinco vezes naquele ano sem ter o cabeçote desmontado quando perguntou a mansel como isso era possivel as molas de valvulas do 250f duravam pouco e tinham que ser trocadas depois de cada corrida este responde que nao sabe mas fale com os meninos ali que eles te explicam bertocchi entao se aproxima de dois meninos de macacao todos sujos de graxa que davam uma pausa no trabalho fumando enquanto o velho 250f saia para mais uma volta de treino os dois pareciam nem ter saido da adolescencia meninos mesmo guerino pergunta para o mais alto dos dois um loirinho magrelo de cabelo escovinha chamado bob wallace https //flatout com br/todos os lamborghini miura/ wallace explica entao que o segredo era nada menos que a famosa criatividade kiwi apelido dos neozelandeses que vem da ave simbolo do pais em açao vivendo em uma ilha isolada no fim do mundo a criatividade tecnica apareceu e floresceu espontaneamente e se tornou conhecida caracteristica dos seus cidadaos criativos e sem preguiça alguma os kiwis sao capazes de verdadeiros milagres mecanicos um exemplo era o segredo de wallace sem peças de reposiçao o rapaz pegou uma mola de maserati e foi ao ferro velho local; depois de muito procurar descobriu que as molas dos caminhoes chevrolet de seis cilindros em linha serviam perfeitamente aparentemente nunca mais tiveram que ser trocadas… maserati com a cara na porta impressionado com a habilidade do menino bertocchi diz para ele que o seu futuro nao estava ali mas sim em equipes de competiçoes de fabrica de preferencia a maserati se voce decidir vir para a europa me procure assim que chegar a modena no ano seguinte cansado da falta de perspectiva em sua terra aos 21 anos faz o impensavel arruma suas malas e sua caixa de ferramentas e parte para tentar a vida a milhares de quilometros de sua ilha natal e sem falar uma palavra de italiano ao chegar la clao a primeira liçao em lidar com falastroes italianos nao havia lugar para ele na maserati e bertocchi nem o atendeu wallace na camoradi wallace acaba por arrumar emprego com um americano loyd lucky casner dono da escuderia camoradi vira peça chave na camoradi e com ela se torna conhecido no mundinho de competiçoes europeias aprende italiano e o dialeto de modena; faz amizade e se diverte no tempo livre com outros expatriados vivendo na cidade naquele tempo gente hoje famosa como phil hill e wolfgang von trips leva uma vida que anos depois lembraria com carinho nao existe vida melhor para um jovem solteiro do que a vida que levavamos em modena no inicio dos anos 60… https //flatout com br/os seis pais do miura capitulo 5 giotto bizzarrini/ quando a camoradi acaba wallace vai trabalhar na equipe do conde volpi a scuderia serenissima e la se junta com o grande giotto bizarrini la aperfeiçoa uma vocaçao que ate ali tomava segundo plano a de piloto de testes e avaliaçao mas a serenissima logo tambem acaba e nosso heroi acaba indo trabalhar no suburbio de maranello casa da ferrari mas seria por pouco tempo corria o ano de 1963 e ferrucio lamborghini causava frenesi na regiao com sua nova fabrica em sant’agata bolognese que pretendia derrubar o todo poderoso enzo ferrari de seu pedestal https //flatout com br/os seis pais do miura capitulo 4 marcello gandini/ https //flatout com br/os seis pais do miura capitulo 3 ferruccio lamborghini/ https //flatout com br/os seis pais do miura capitulo 2 paolo stanzani/ https //flatout com br/os seis pais do miura capitulo 1 gianpaolo dallara/ e e assim que o jovem bob wallace conhece ferruccio lamborghini e se torna o ultimo de nossos pais do miura e essa e a historia por suas proprias palavras eu tinha o melhor emprego do mundo o trabalho de wallace era realmente um sonho imaginem pegar um prototipo de miura e sair para rodar pelas estradas europeias de manha e depois passar o dia dirigindo de tardinha conversar com dallara e stanzani sobre suas anotaçoes e com eles discutir o que deve ser feito para melhorar o carro logo as modificaçoes estavam feitas e mais um passeio repetia o ciclo novamente e um carro esporte com placas de fabricante prova teste dificilmente seria parado pela ja tranquila policia italiana dos anos 1960 na verdade os ajudavam e incentivavam a andar mais rapido os policiais fora que o trafego era bem mais tranquilo entao podem imaginar isso nao e um jeito ruim de se passar os dias… nao mesmo eu comecei na lamborghini como um mecanico um resolvedor de problemas em carros um dia alguem me deu um capacete apontou para um carro e disse va ver o que ha de errado com isso foi assim que comecei eu nunca tive a intençao de seguir esse caminho mas fui empurrado para isso em tempo integral na lamborghini herdei o emprego; eu realmente nao o queria inicialmente meus primeiros anos foram bem interessantes bob pode ter sido empurrado para isso porque nao havia mais ninguem mas logo demonstrou talento para avaliaçao de veiculos em alta velocidade antes que percebesse ele era o piloto de testes de fabrica de fato e eventualmente tinha quatro homens trabalhando sob seu comando e foi nessa funçao que ele literalmente moldou o carater de cada novo lamborghini lançado ate meados da decada de 1970 pegavamos um prototipo e primeiro avaliavamos suas reais possibilidades e voltavamos ao escritorio de design com uma lista inicial de sugestoes de mudanças ou o que achavamos necessario segurando o chassi leve wallace sempre quieto e humilde diminui sua participaçao nao que eu fosse o responsavel pela personalidade do carro mas geralmente acabava assim sim eu era o piloto de desenvolvimento e bom ou ruim voce recebe algum credito mas alguns dos erros tambem foram meus voce precisa se lembrar eramos um bando de jovens muito muito entusiasmados mas jovens e o que os jovens sabem de algo e como sempre com gente entusiasmada nao havia hora ou dia para se parar de trabalhar; era um trabalho que nao parecia trabalho por mais duro que fosse acordando cedo aqui com o countach ele lembra que um dia tipico de test drive começava as 5h30 ou 6h da manha e durava ate por volta das 15h durante essas horas ele percorria todo o norte e o centro da italia um dia ele podia ir a toda velocidade ate roma ou napoles pela autoestrada a 210 240 270 km/h em outro ele podia entrar em uma estrada sinuosa de montanha com uma faixa e meia de largura passando pneus em inumeras curvas que outrora serviram a famosa mille miglia em alguns dias ele dirigia ate um autodromo fechado como misano ou variano e passava horas deslizando por ali com um abandono estudado ocasionalmente ele encontrava um de seus colegas da ferrari ou maserati e seguia se uma pequena disputa de cavalheiros — seguida sem duvida por uma hora em um animado restaurante a beira da estrada uma fabula de um tempo que nao existe mais quando voce voltava a tarde passava o resto do tempo no escritorio ou discutindo os problemas com o escritorio de design principalmente era uma oportunidade unica e provavelmente um trabalho muito muito unico o grande problema era ter muita coisa para fazer e normalmente nunca ter tempo suficiente para fazer noites fins de semana feriado e dia santo se quisesse achar bob wallace era na fabrica ou na estrada que o encontraria os italianos locis todos casados e com familia se impressionavam claro; logo começaram a dizer que bobby ha sposato l automobile foi wallace que dirigiu o primeiro prototipo ate monte carlo para o gp de 1966 john frankenheimer estava naquele ano filmando grand prix e a cidade estava especialmente fervilhando de celebridades o miura estacionado na frente do cassino atraia multidoes; mas era quando ferruccio aparecia ligava o carro e acelerava o v12 que mais gente ainda aparecia e todos o aplaudiam o prototipo repare na aberturas no plexiglass uma das caracteristicas mais marcantes do miura e fruto da forma colaborativa que ele foi criado; mas tambem de um problema que wallace descobriu a janela traseira de plaxiglass embaçava rapidamente impedindo visao para tras cortei alguns buracos nela com serra copo mas nada de resolver uma conversa com dallara nos levou a uma visita a bertone onde conversando com gandini ele teve uma ideia genial as ‘venezianas traseiras depois tao imitadas mundo afora em 1969 depois que dallara abandonou a companhia wallace havia ganhado tanto respeito de ferruccio lamborghini que ele praticamente tinha carta branca como foi no caso do jota eu pedi a stanzani para ir ate o chefe pedir autorizaçao para criar este prototipo especial stanzani disse que ao passar o pedido lamborghini apenas abanou a mao e disse deixe bobby fazer o que quiser com o chefe confiança uma prova dessa liberdade e tambem o processo de alteraçoes nos carros wallace diz que se a fabrica e eu concordavamos com alguma alteraçao ela era feita sem autorizaçao de ninguem sem burocracia sem nada; a gente ia la e mudava qualquer um que ja trabalhou na industria ri ao ouvir isso lamborghini jota com carroceria de aluminio e depenado o jota de wallace pesava apenas 900 kg junte a isso um v12 especialmente preparado com escapamentos abertos do tipo megafone com 400 cv reais e se tem algo realmente de dar medo; wallace diz que era capaz de 300 km/h reais em 1970 o conta giros de 10 000 rpm foi posicionado de forma que as rotaçoes maximas fossem diretamente visiveis na posiçao vertical e o velocimetro marcava 320 km/h tres medidores secundarios acompanhavam as duas unidades principais no painel a coluna de direçao teve seu alojamento completamente removido deixando apenas o eixo visivel e o volante em si era um item de competiçao com capa de couro sem emblema central o escapamento do jota e o barulho os funcionarios da fabrica mesmo 30 anos depois riam a se lembrar que o carro era audivel mesmo ha um km da fabrica dentro dela onde quer que voce estivesse quando wallace ligava o jota tudo tremia o chao tremia e as janelas balançavam disse um deles com o fim do desenvolvimento do countach em 1975 wallace ja estava cansado do clima industrial ruim da italia das greves intrigas das politicagens internas da empresa alem disso com as novas normas de impacto e emissoes vindas dos eua o desenvolvimento de automoveis prometia complicar sobremaneira tirando o romantismo e a diversao decide que a graça tinha acabado bob wallace e o urraco se muda para os eua onde abre uma oficina para cuidar de carros italianos exoticos perto do aeroporto de houston texas onde vive uma vida boa e tranquila ate seu ultimo dia 17 de setembro de 2013 no seu lugar na lamborghini fica seu aprendiz um certo valentino balboni ao seu tempo outra lenda o que podia ter sido um artista imagina o miura jota na targa florio quando perguntado se se lembra com carinho ou tristeza de seu tempo na italia e na lamborghini wallace sempre respondia tristeza nunca eu tinha o melhor emprego do mundo
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