hoje faz 21 anos que a willliams fw16 de senna teve sua coluna de direçao colapsada bem no meio da entao curva tamburello no autodromo enzo e dino ferrari em imola na italia apesar de ser chamado de grande premio de san marino a prova era realizada a 99 km da republica de san marino um percurso que segundo o google maps leva 1h14 seja como for foi em decorrencia deste acidente que horas mais tarde ayrton senna da silva seria declarado morto para homenagea lo nos do flatout pensamos em contar a voces o que estavamos fazendo no dia dando uma dimensao pessoal daquele momento e permitindo que voces tambem dividam conosco a lembrança daquele momento tao triste para muitos e que afetou de um modo ou de outro toda a nova geraçao de petrolheads juliano barata naquela manha de domingo eu era um telespectador de treze anos de idade sentado no chao gelado da minha sala brigando com a antena de uma cansada televisao mitsubishi de 21 polegadas era a quarta temporada da formula 1 que eu acompanhava integralmente talvez eu gostasse demais de formula 1 para alguem da minha idade com meia duzia de pelos no saco ja tinha assistido grand prix uma dezena de vezes e tinha testemunhado pessoalmente dois dos mais importantes gps do brasil as ediçoes de 1991 e de 1993 justamente na arquibancada g no fim da reta oposta mas durante a semana meu barato era assistir aquela sequencia interminavel de desenhos e programas como no mundo da lua castelo ra tim bum confissoes de adolescente cavaleiros do zodiaco tin tin e anos incriveis … coisas dessa fase seja por sorte ou por relativa evoluçao no aspecto da segurança a morte nao fazia parte do universo da formula 1 quando meu pai e seus amigos falavam do falecimento de gilles villeneuve ou de cevert soava algo distante como falar sobre a queda da bastilha voce sabe que e de alta importancia mas nao mexe um traço de seus nervos por isso quando soube do acidente do barrichello na sexta feira e vi o rapido clipe do jornal nacional fiquei impressionado mas nao da forma como eu ficaria hoje porque hoje eu sei o quao mais grave poderia ter sido a porrada do rubens mas mais do que isso hoje eu compreendo a delicadeza da vida humana no esporte a motor [youtube id= mujoun 90vi width= 620 height= 350 ] e aprendi tudo de uma vez naquele fim de semana eu vi o acidente fatal de ratzenberger ao vivo falamos dele aqui lembro que ele passou pela primeira vez ja consumado e instantes depois em um replay graficamente foi uma coisa horrivel todo mundo sabia que aquele era o trecho mais veloz da pista mas ver o carro despedaçado daquela forma expondo o corpo de roland pela lateral e sua cabeça inerte submissa aos movimentos do carro me deixou paralisado quase todo o atendimento medico — incluindo as tentativas fracassadas de ressuscita lo — foi transmitido ao vivo e talvez essa tenha sido a diferença da minha experiencia com o acidente do rubens reduzida a um clipe de cinco segundos do jornal o ratzenberger morreu naquele momento a formula 1 mudou totalmente de significado para aquele adolescente agora compreendia verdadeiramente o panico que os fittipaldi mencionaram quando falaram sobre o looping de christian no gp de monza de 1993 pra mim aquilo tinha sido incrivel porque tudo era entretenimento como foi a propria capotagem de senna nos treinos do gp do mexico de 1991 mas naquele sabado eu descobri a morte na f1 no domingo havia um certo senso de agora vai apesar do williams fw16 nao ser mais tudo o que foram os fw14 e fw15 porque tudo tinha dado errado pro senna nas provas anteriores por estar sempre no fio da navalha ele tinha essa caracteristica de se envolver com acidentes e incidentes meio bobos ao longo da temporada o acidente que ocorreu na largada do gp de imola foi minha primeira experiencia com a visao de que sim pessoas podiam morrer sem dificuldade acidentes espetaculares deixaram de ser entretenimento visual e passaram a me preocupar seriamente minutos mais tarde o acidente de senna outra vez paralisado o carro com a lateral despedaçada cabeça inerte a voz tremula do galvao lembro de uma filmagem do helicoptero mostrando senna parado como ratzenberger a cabeça dele mexe mas nao volta a se mexer mais minutos depois removem ele do carro lembro de ter visto sangue no chao embora as cameras tentassem esconder o quanto possivel por que esse sangue por que toda aquela demora pra tirar ele dali o williams dele estava danificado mas nem de longe ao estado que ficou o simtek de ratzenberger o fim da transmissao do gp de san marino deixou uma nuvem negra no ar ja se sabia que o estado de senna era grave e que sua vida estava em risco [youtube id= ylohki1neo0 width= 620 height= 350 ] naquela epoca a internet era apenas um feto o grande barato eram as bbs nao nao a rodas e nao havia cobertura jornalistica on line ficamos presos a tv sem almoçar toda hora tomando um choque com aquela musica morbida do plantao da globo ate hoje toda vez que ela toca lembro daquele primeiro de maio a cada plantao noticiado menores ficavam as esperanças e entao veio o plantao derradeiro roberto cabrini noticiou o falecimento de ayrton senna da silva os sons da minha familia chorando e da vizinhança gritando ecoam na minha cabeça ate hoje horas mais tarde eu e meu pai fomos assistir a uma partida de corinthians x palmeiras a qual so fomos porque os ingressos ja estavam comprados o silencio sepulcral da massa de dezenas de milhares de torcedores caminhando cabisbaixas na av jorge joao saad em direçao ao estadio e algo que dificilmente se repetira na historia antes da partida lembro que o minuto de silencio foi seguido por um emocionante e longo coro ole ole o la senna senna em casa novamente mais lagrimas lembro de ter chorado ate dormir e de ter acordado muito mal aquela semana foi um lixo nunca torci para o ayrton senna desde que comecei a acompanhar a formula 1 fiquei intrigado com um cara de capacete branco vermelho e azul talvez primeiro porque todo mundo o odiava e eu nao entendia o por que depois porque ele ia tao rapido suave e parecia se esforçar tao pouco que ele parecia ter o total controle de tudo sempre alain prost o cara que o povo amava odiar porque era a grande ameaça ao idolo mas no fundo ambos pilotos eram contrapartes perfeitas talvez fosse por isso que eu tivesse sentido o luto do ayrton tao fortemente tao amargo quanto o primeiro de maio em si foram as provas seguintes especialmente porque o gp posterior ao de san marino foi o de monaco ver os carros alinhando no grid e se dar conta de que o cara do capacete amarelo nao iria aparecer no spot onde foi coroado como rei apelido herdado de graham hill me lembrou da sensaçao simultanea de presença pode chegar a qualquer momento e falta nunca mais chegara que ocorre no quarto vazio de um ente falecido piquet mansell e prost se aposentaram em 1991 1992 e 1993 respectivamente entao ja havia um traço dessa sensaçao a cada inicio de temporada o paradigma dos top runners estava mudando rapidamente mas senna foi arrancado do grid desapareceu no ar no intercurso da historia sem se despedir e por isso a teimosa sensaçao de que ele iria alinhar no grid ficou por toda a temporada pra mim ayrton senna e um assunto excepcionalmente dificil porque a polarizaçao e inevitavel muitos de seus odiadores o vincularam a uma imagem ufanista como se ele fosse produto da globo artificialmente formado um equivoco alienado e infantil muitos de seus apaixonados criaram uma especie de divindade um ser humano iluminado messianico o que tambem e infantil sua determinaçao fe e excesso de convicçao em disputas sempre dividirao as opinioes em dois extremos eu quanto mais recordo e mais pesquiso sobre senna mais me impressiono com a sua tecnica e precisao sua determinaçao e perfeccionismo estimulam muitas pessoas que conheço a batalhar todos os dias ate hoje e confesso que ainda hoje tenho dificuldades para lidar com o material que circula sobre aquele primeiro de maio em especial com este abaixo [youtube id= g fcw_vea84 width= 620 height= 350 ] leonardo contesini em 1º de maio de 1994 eu tinha quase 10 anos mas diferentemente do juliano nao acompanhava a formula 1 quero dizer na epoca a f1 nas manhas de domingo era algo meio automatico no brasil entao nao e dificil lembrar do tema da vitoria tocando na sala enquanto eu arremessava uma bola contra minha tabela de basquete era a epoca do bulls bicampeao de 92 93 a primeira febre da nba no brasil ou enquanto eu e meu pai ajustavamos o banco e o guidao da minha bicicleta mas aquele primeiro de maio foi diferente estavamos todos sentados na sala escurecida pela veneziana fechada nao lembro onde estavam meus irmaos mas lembro que meus pais estavam no sofa e eu no chao sem dividindo a atençao entre alguma outra coisa desimportante e a corrida na tv [youtube id= r52abyc7al0 width= 620 height= 350 ] quando a williams bateu nao entendi por que os socorristas demoraram tanto para atender senna mas lembro de ouvir minha mae uma enfermeira experiente dizer quase que imediatamente e com aquela frieza dos profissionais da saude que o negocio havia sido grave mesmo assim ficamos la esperando senna sair do carro como naquela imagem que ganhou a internet ha alguns anos o que infelizmente nao aconteceria nao lembro exatamente como nem quando veio a noticia mas lembro claramente de ter ficado chocado nao apenas por senna mas por ter sido o segundo no sabado quando os jornais mostraram a cena da batida fatal de ratzenberger lembro de algum comentario morbido da minha mae sendo sincero minha memoria da cena da morte do austriaco e mais chocante que a de senna nos vimos o sangue e os movimentos da cabeça sem vida de ratzenberger enquanto senna estava perseguindo schumacher em um segundo depois vemos o carro sendo destruido no muro como tantos outros em que os pilotos sairam vivos e no segundo seguinte ele estava la imovel no cockpit do williams fw16 a tv ocultou o pior [youtube id= 3 lwl74leno width= 620 height= 350 ] mais tarde veio o anuncio da morte cerebral de senna a impressao imediata e que o pais inteiro se calou por um momento como diz o cliche um silencio ensurdecedor nao se ouvia carros nem vizinhos nem nada mas eu estaria mentindo se dissesse que fiquei abalado com a morte de senna fiquei chocado obviamente mas o idolo ainda nao tinha um significado especial para mim quando se foi na verdade 1994 e um ano muito nebuloso em minha memoria; muita coisa aconteceu naqueles 365 dias comemorei a classificaçao para a copa dener morreu senna morreu me despedi dos amigos e mudei de cidade de casa de escola sofremos um acidente de carro na viagem da mudança procuramos muitas casas novas aprendi a andar de onibus consertamos o carro comecei a torcer para o bec o dinheiro mudou o brasil foi tetra o mussum morreu achei uma pequena fortuna no chao conheci os bmw e36 na concessionaria da cidade peguei recuperaçao em matematica pela primeira vez na vida e lembro da morte do tom jobim antes do fim do ano e muita coisa para a memoria de um moleque de nove anos e meio guardar em detalhes mas as mortes de senna e ratzenberger por outro lado me aproximaram da formula 1 de repente o jovem rubens barrichello aquele cara que morava na minha geladeira numa caixinha de ketchup arisco se tornou o novo candidato a heroi brasileiro e cara como eu torci pelo rubens sem essa admiraçao por ayrton senna em vida ele e como alfred hitchcock e john lennon para mim sou fanatico por sua obra mas e um cara que se foi muito antes de eu conhece la e compreende la e por isso minha admiraçao tende a ser mais racionalizada bem menos passional e tambem por isso nao esqueço que naquele fim de semana a formula 1 perdeu nao apenas um mas dois herois um quase desconhecido outro no auge de sua carreira ambos em busca do mesmo sonho gustavo henrique ruffo no dia 1º de maio de 1994 domingo fui com meus pais a casa dos meus avos paternos no belem em sao paulo para almoçar sempre davamos um pulo para visitar nossos velhinhos nos finais de semana e aquela era quase uma despedida da casa pouco tempo depois eles se mudariam para a saude para uma casa que ficava perto do metro e que ia tornar a vida dos dois muito mais tranquila como de costume meu pai ligou a tv para assistirmos a corrida eu ja estava um bocado chocado com o acidente do barrichelo e com a morte de ratzenberger ja tinha ouvido falar dos perigos das corridas da morte do gilles villeneuve mas aquilo tudo pra mim era distante pacas ninguem mais morria em corrida na minha cabeça ninguem pelo menos nao ate aquele sabado dos infernos comecei a assistir meio cabreiro [youtube id= xo73eczb7ik width= 620 height= 350 ] com meus 17 anos eu cobrava de senna um desempenho melhor na williams nao entendia muito porque ele estava indo tao mal no campeonato e culpava tanto o carro quanto o piloto pelo mal desempenho achava que senna estava enferrujando sem saber tudo que havia mudado no carro e o quanto isso o havia prejudicado desde moleque eu amava automoveis mas nunca tive uma ligaçao com competiçoes a nao ser pelo senna assistia por causa dele mas perdia tempo mesmo lendo sobre os segredos no jornal do carro e comprando a quatro rodas para ler testes e avaliaçoes meu barato sempre foi mais no produto do que nas corridas a nao ser por aquele piloto que mostrava um brasil vencedor um de que eu sentia orguho lembro de ve lo em um show em melbourne da tina turner e de aquela mulher cantar simply the best apontando para o cara [youtube id= ngljpkgqsiy width= 620 height= 350 ] pombas era de matar de orgulho logo no começo da corrida um porrao bandeira amarela limpa a pista e toca a corrida começar de novo senna desembesta na frente fiquei com esperança de ver o cara voltar a se dar bem em corridas mesmo com aquele alemao metido a besta do schumacher na cola dele eu tinha um bode violento do schumacher… passou com o tempo hoje torço para o heptacampeao se recuperar da lesao cerebral que sofreu em uma pista de esqui que ironia besta essa de senna e schumi sofrerem justamente acidentes na cabeça a televisao transmitia a camera on board do alemao quando o carro de senna bateu no muro nao nao tenho a memoria tao boa a ponto de me lembrar tanto de tudo mas as sensaçoes voltaram ao rever a corrida neste video ele evidencia pra quem nao viveu aquilo tudo a tensao em torno do que poderia ter acontecido a senna [youtube id= knyybuzbtmi width= 620 height= 350 ] achei a principio que nao havia sido nada grave e fiquei esperando o piloto tirar o volante e sair do carro como acontecia em acidentes do tipo mas ele nao saiu galvao bueno repetia que a batida tinha sido muito forte que o resgate demorava muito a chegar e eu e meu pai ficamos de olhos grudados na tv uma imagem aerea mostrou senna dentro do carro e ele mexeu a cabeça o narrador exaltou o fato e sentimos que ele talvez so estivesse atordoado e a demora no atendimento eu tambem nao entendia por que ja nao tinha alguem ali em volta quando chegou sir sid watkins e os para medicos tentaram tirar o capacete de senna e imediatamente fizeram um bloqueio em volta do piloto a porcaria do helicoptero ficava rodeando a cena e filmando ora o carro ora um monte de arvores quando mostrava um pouco melhor senna sendo retirado do carr ja logo mostrava a p&*%$ das arvores de novo mostra o senna cacete meu pai dizia ao meu lado e eu pedia a mesma coisa os medicos o puseram no chao e a tv mostrava pouco o que acontecia so uma tensao violenta no ar nao saia de cena em momento nenhum nao dava para saber como senna estava ele continuava estendido no chao com aquele monte de gente em volta reginaldo leme dizia que o atendimento era assim que senna estava sendo bem cuidado mas ninguem falava do sangue no chao ou do lençol azul que era usado para esconder a parte de cima do corpo dele quando o levaram para o helicoptero falei lascou se meu pai ainda tentou ter uma atitude mais otimista para ele ia dar tudo certo nao desgrudei da televisao dali em diante queria noticias enquanto almoçavamos veio a confirmaçao senna havia tido morte cerebral a primeira coisa que pensei foi morreu imolado dias depois saiu uma charge com senna crucificado em seu carro de f1 feita por chico caruso voltamos para casa e no radio so se falava da morte dele eu ouvia tudo lia tudo que pudesse trazer mais alguma luz ao caso ou que confirmasse o que havia acontecido tambem estava dificil de acreditar por que houve o acidente por que nao deu para salva lo foi quando vieram as explicaçoes sobre a barra de suspensao que invadiu o capacete a pericia o dr watkins dizendo que havia se despedido de senna na pista mesmo pela gravidade do acidente os relatos de que ate milesimos de segundo antes de seu acidente senna ainda havia tentado frear prova de seus reflexos sobre humanos o rolo da familia dele com a namorada da epoca adriane galisteu tudo que pudesse envolver o piloto ganhou uma dimensao monstruosa nada naquela semana foi do mesmo modo ficou tudo meio silencioso em compasso de espera o corpo de senna so foi liberado pelo iml da italia na terça feira como relata livio oricchio em sua excelente serie de reportagens no uol sobre tudo que aconteceu naqueles dias se voce viveu aqueles dias a leitura pode marejar os olhos ou despejar algumas lagrimas foi o que aconteceu comigo relendo e revivendo tudo fica o alerta o esquife so chegaria a sao paulo no dia 4 e seria velado na assembleia legislativa na quarta feira a cidade parou para receber o caixao assisti o transporte pela tv com o caixao em um carro do corpo de bombeiros foi de chorar e bastante amigos meus do cursinho muitos dos quais so falavam do acidente mataram aula para ir se despedir do tricampeao eles me chamaram mas nao quis ir as filas duravam horas para passar diante de um caixao lacrado soube anos depois que isso se devia ao inchaço em sua cabeça que desfigurou seu rosto acabei me despedindo de senna a meu modo assistindo em casa ao velorio e rezando para que ele tivesse amparo espiritual na passagem assisti depois a seu enterro no cemiterio do morumby em sua lapide esta escrito nada pode me separar do amor de deus mas e algo que eu soube de ler por ai ja passei perto do cemiterio e nunca tive coragem de visitar seu tumulo os dias seguintes foram marcados por luto na epoca achei que a menina que eu namorava estava insensivel demais ao que havia acontecido indiferente terminei com ela poucos dias depois tambem me separei da f1 nunca mais assisti a uma corrida inteira via trechos ficava sabendo dos resultados mas perdi qualquer interesse fui duas vezes assistir a prova em interlagos por pura curiosidade e com convite ganho na primeira na segunda a trabalho sai antes de a corrida terminar a possibilidade de testemunhar mais alguma morte pela televisao talvez tenha sido decisiva nesse afastamento que dura ate hoje ainda mais depois daquela sensaçao ruim de que e tudo apenas negocio que fica cada dia pior depois de 21 anos noto que aquele foi meu primeiro contato com a morte de alguem querido ainda que fosse um estranho absoluto pouco tempo depois em janeiro de 1995 eu teria um encontro mais proximo com essa realidade dificil aconteceu com a morte de minha avo a mesma em cuja casa eu assisti ao acidente desatenta ela atravessou a rua sem olhar e foi atropelada quebrou a bacia e parecia que ia se recuperar bem do acidente mas morreu dias depois ja em sua casa nova de embolia pulmonar foi uma experiencia mais dura sim mas a sensaçao de perda foi bastante parecida quando terminei o cursinho fui para a faculdade de direito e por acaso acabei me tornando jornalista especializado em automoveis graças a deus ainda pago oab so para alguma eventualidade nestes anos de profissao uma das entrevistas mais legais que ja fiz foi com sir stirling moss que comemorou ontem os 60 anos de sua vitoria nas mille miglia em um carro muito pior que o de senna em estradas comuns eu me lembro bem de duas coisas que ele me disse a primeira e que era uma fatalidade senna ter morrido em um carro seguro foi morto por causa da segurança dos muros das medidas de proteçao tomadas no circuito para torna lo mais seguro se ele tivesse simplesmente atravessado a pista talvez ele ainda estivesse vivo ele morreu por causa das medidas que outras pessoas tomaram para protege lo disse moss e era verdade a segunda e que ele stirling moss havia se tornado piloto porque queria fazer algo heroico perigoso e emocionante conseguiu [caption id= attachment_51448 align= aligncenter width= 1280 ] senna e lauda conversam na manha de 1º de maio[/caption] niki lauda retratado no filme rush pensava justamente na margem de segurança que tinha e nao aceitava ir alem do que achava razoavel acabou se envolvendo em um dos acidentes mais terriveis a deixar algum sobrevivente senna morreu fazendo o que amava ainda competitivo e nada daquilo ca entre nos era heroico mas era especial dava orgulho era o tipo de coisa que 21 anos depois ainda merece uma exibiçao como esta que vai rolar neste final de semana e no proximo na fonte multimidia do parque do ibirapuera as 20h e as 20h30 e e isso que talvez tenha tornado senna nao um heroi mas um mito um idolo para todo um pais que via em suas atuaçoes aos domingos um motivo de orgulho em um pais com tao pouco de que se orgulhar foi isso que se perdeu naquele domingo dia 1º de maio de 1994 e que ate hoje ninguem conseguiu resgatar dalmo hernandes no dia 1º de maio de 1994 eu tinha acabado de completar dois anos e oito meses e apesar de algumas pessoas se lembrarem de coisas que aconteceram quando tinham menos de tres anos de idade este nao e o meu caso nao faço a minima ideia de onde estava quando o fw16 de ayrton senna se acidentou em imola e nao vi o idolo competir ate varios anos depois ja em meados dos anos 2000 assim nao posso contar a voces o significado que a morte de ayrton teve para mim mas acho que o fato de me referir a ele pelo primeiro nome ja quer dizer algo mesmo que eu nunca nao tenha visto nenhum de seus titulos pela tv e nao me lembre de ouvir o galvao bueno gritando seu nome nas manhas de domingo sei que o cara era diferente [vimeo id= 41639567 width= 620 height= 350 ] as ultimas horas de ayrton senna na verdade talvez esta seja uma manifestaçao da forma como enxergo ayrton senna como nao o vi correr e na verdade so fui me interessar mais pelo automobilismo de forma geral depois que comecei a escrever para o jalopnik brasil la em 2010 tudo o que sei sobre ayrton veio da internet e das coisas que os mais velhos incluindo todos os meus companheiros de redaçao contam quando ayrton morreu eu mal sabia falar na verdade eu nao sabia quase nada muito menos o que era uma corrida de formula 1 portanto da para dizer que eu cresci em um mundo onde ayrton senna ja era um mito duas palavras que mais do que o nome de um grande piloto eram sinonimos de um exemplo de ser humano ou ate algo maior e mais puro do que um ser humano nao vi como ele se tornou o maior piloto de todos os tempos pois desde que me entendo por gente e assim anos depois quando tardiamente comecei a me aprofundar mais na historia do automobilismo e da formula 1 foi que entendi o tamanho do significado de ayrton nao apenas para a categoria ou para o automobilismo mas para o mundo e talvez como reaçao natural ao que nos e posto como verdade me perguntava se ayrton merecia mesmo ser lembrado desta forma [caption id= attachment_51452 align= aligncenter width= 800 ] senna no cockpit antes da largada[/caption] a cada sessao de pesquisa a cada conversa com gente que acompanhou toda a carreira de ayrton a cada video assistido no youtube especialmente depois da homenagem do top gear e do lançamento do documentario senna em 2011 eu entendia um pouco melhor aqueles que acreditam que nunca existiu e nunca existira um piloto tao bom no sentido mais amplo da palavra quanto ayrton senna atualmente sei que ele tinha uma capacidade sobre humana de se tornar um so com a maquina hoje um pouco mais cedo o juliano me disse que senna era o cara que muitas vezes conseguia falar quantos decimos conseguiria tirar naquela curva se fizesse determinado acerto no carro ou quantas libras a menos ou a mais tinha um dos pneus eu nao duvido e sei que ayrton era o tipo de cara que operava verdadeiros milagres ao volante e que tudo o que ele fez na sua vida serve de inspiraçao para muita gente ate hoje eu compreendo e respeito isso so que eu prefiro guardar comigo a imagem de um ayrton humano aquele cara tao obcecado com perfeiçao que acabava se arriscando demais e errando sozinho aquele cara que foi morar na europa no inicio da carreira e aproveitou a grana extra na conta para comprar um carro bacana gosto daquela foto de ayrton ao lado de um escort xr3 e gosto de saber que se quiser e tiver paciencia para procurar eu posso comprar um carro igual ao do ayrton senna e sei que isso pode ser meio superficial mas e tudo o que eu tenho agora pensando bem eu ate que escrevi bastante para quem sequer viu ayrton correr nao e mesmo talvez porque ao falar dele seja inevitavel acabar refletindo e falando sobre nos mesmos e isto sem duvida e o tipo de coisa que faz um idolo como voce notou cada integrante do flatout reagiu a morte de ayrton senna de forma diferente e tem memorias diversas e voce onde estava e quais sao suas lembranças daquele que foi o fim de semana mais sombrio da historia da formula 1
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