fala galera do flatout beleza bom vim contar para voces a terceira e ultima parte da restauraçao da minha caravan de luxo 1977 apenas para relembrar no primeiro post contei a minha paixao sobre carros e como cheguei a essa caravan ja no segundo post contei pra voces a saga que foi encontrar um funileiro bom e que estivesse a fim de trabalhar e em compensaçao o otimo serviço de tapeçaria que encontrei agora chegou a parte final e mais importante a montagem do carro frisos peças que faltavam e detalhes de acabamento vamos nessa o processo todo de restauraçao da caravan foi demorado pelos posts e pela historia nao da pra se ter a noçao do tempo mas eu gastei quase cinco anos desde o dia que comprei ate ela estar praticamente pronta quem ja restaurou um carro por mais comum que opalas e caravans sejam sabe que o dinheiro gasto nao e pouco por isso precisei ir devagar e aos poucos mas vamos ao que interessa o primeiro obstaculo logo apos o carro passar por funilaria e pintura foi o documento com a nova cor da carroceria fui orientado por um despachante a conseguir a nota do serviço de pintura mais o documento do carro em dia e deixar com ele para que ele fizesse a troca ah se tudo fosse simples como na teoria na verdade eu nao tive muitos problemas o documento saiu de primeira e sem empecilhos apesar da burocracia enorme que esse pais tem o problema mesmo foi a demora foram quase dois meses para receber o documento mas comparado a funilaria isso nao foi nada o proximo passo foi a montagem do carro mas muitas peças nao podiam ser reaproveitadas e para piorar um pouco um vidro foi quebrado quando eu os retirei para levar o carro para restauraçao o vidro quebrado foi o que fica na lateral do porta malas e nao foi tao facil acha lo na regiao da minha cidade todos os opala e caravan foram simplesmente depenados e nada tinha sobrado nos ferros velhos por sorte uma loja especializada em vidros conseguiu encontrar um para mim depois de dois meses de procura e pelo que me lembro o preço nao foi caro algumas outras peças que precisei encontra para a montagem do carro e para o funcionamento total da parte eletrica maçanetas fechaduras e chaves novas; tampa do tanque de combustivel; boia de combustivel; motor do limpador de parabrisa; frisos laterais para choques um eu encontrei original em um ferro velho e outro comprei paralelo ; lanternas e farois novos borrachas com frisos para os vidros borracha externas e internas das portas borrachas do capo alavanca de seta emblemas e por ai vai a lista foi grande bem maior do que eu imaginava durante esse periodo de compras perdi a conta de quantas vezes fui e voltei para sao paulo e outras cidades atras de peças a cada dia que passava a oficina que estava encarregada da montagem me ligava lembrando de alguma peça que ficou pra tras ou de alguma era original mais nao servia mais e assim foi o processo durante tres semanas de montagem quando fui buscar o carro nem acreditava que finalmente podia andar com ele mas pra ficar do jeito que queria ainda faltavam algumas coisas pneus cooper cobra na traseira de medidas 235/60 r14 e aquela necessaria descida para mais proximo do chao — nada demais apenas alguns centimetros pois nao gosto de exageros mas tambem nao precisa parecer um jipe outra mudança estetica foi a pintura da grade que estava totalmente apagada com a ajuda de um amigo fiz a pintura em casa mesmo mais problema chato e dificil de resolver mesmo depois do carro ser montado era o alinhamento das postas e do porta malas — as borrachas novas nao deixavam a porta encaixar perfeitamente depois de muita luta consegui alinhar as duas portas de uma maneira simples na verdade as borrachas faziam muita pressao para fechar mas nao eram as culpadas pelo alinhamento existia ate uma folga entre a borracha e a lataria na hora de fechar mas demorei muito para perceber entao fui a um borracheiro e comprei uma camera de ar usada cortei um pequeno pedaço para cada porta e com uma cola para borracha eu as colei no batente acabando com a folga existente e pronto as portas estavam incrivelmente alinhadas ainda e preciso gastar as borrachas pois a pressao para abrir a porta e grande mas acredito que com o tempo elas se gastem e melhorem ainda mais o porta malas eu demorei mais tempo mas tambem consegui resolver o batente e bem diferente — e um pedaço de ferro que com o passar do tempo se gasta e a porta acaba ficando com um jogo enorme e consequentemente um barulho muito grande ao andar com o carro depois de algumas visitas ao ferro velho consegui achar um batente mais novo e pronto fim do barulho existem varios pequenos detalhes de acabamento para serem feitos ainda mas como um todo o carro esta pronto e ja chama atençao inclusive em encontros e feiras possiveis proximos passos rodas cragar e o famoso seis canecos 4 1 mas como tudo nesse pais o antigomobilsmo esta virando algo para quem tem muito dinheiro e cada vez e mais dificil reformar e manter um carro desses por isso vou manter o carro desse jeito e curtir por algum tempo antes de encosta lo novamente bom galera creio que contei de maneira bem resumida e simples esse meu sonho realizado espero que tenham gostado e que tenha inspirado alguem a realizar uma restauraçao desse tipo agradeço tambem a galera do flatout pelo espaço cedido a minha historia abraços por caio fernandes project cars #155 uma mensagem do flatout caio o que dizer sobre este project car voce salvou uma perua e um classico nacional ao mesmo tempo — e conseguiu realizar um sonho no processo as poucas modificaçoes ficaram de extremo bom gosto e e facil entender por que ele faz sucesso nas feiras e encontros agora faça um favor a si mesmo termine sua leitura diaria do flatout encha o tanque da caravan e nao pare antes de esvazia lo parabens
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.