a segunda guerra mundial iniciada em 1939 e terminada em 1945 tornou a decada de 1940 em um periodo atipico para a industria automobilistica ela simplesmente parou o que foi bastante inoportuno para as fabricantes e seus departamentos criativos que tiveram de interromper a lenta porem constante evoluçao do design nos carros como abordamos na primeira parte deste especial com o fim do conflito em 1945 o retorno a normalidade foi gradual e a produçao de carros aos poucos voltou a ser prioridade contudo nos primeiros anos boa parte das fabricantes apenas retomou a fabricaçao de projetos anteriores a segunda guerra consequentemente nao ocorreram grandes revoluçoes no design dos automoveis no maximo pequenas atualizaçoes de estilo para nao faze los parecer parados no tempo pegue por exemplo um chevrolet fabricado em 1939 e outro em 1945 no inicio e no fim da guerra e voce vera que a carroceria dos dois e muito parecida mudando apenas na dianteira [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 272911 272912 ] contudo nao foi preciso mais que alguns anos para que a industria começasse a se mexer de verdade ainda que o ritmo fosse diferente dependendo do local nos estados unidos que foram considerados vencedores na segunda guerra mundial o retorno das tropas para casa e o subsequente aquecimento da economia interna trouxe diversas consequencias de acordo com a biblioteca do congresso americano o ato de reajuste de 1944 g i bill of rights aprovado em 1944 forneceu dinheiro para que os veteranos fossem a faculdade comprassem casas e adquirissem fazendas o impacto geral de tais politicas publicas foi quase incalculavel mas certamente ajudou os veteranos que retornavam a se reerguer e começar a formar familias com filhos em numeros sem precedentes mas o animo da economia nos anos 1950 nao foi a unica coisa nova naquela decada ela veio acompanhada de um clima geral de otimismo em relaçao ao futuro e uma ansia muito grande para que ele chegasse logo com os campos da ciencia e das artes incluindo o design acompanhando esta tendencia nao por acaso os anos 1950 fora a chamada jet age era a jato nos eua periodo no qual aconteceram os primeiros voos comerciais com avioes a turbina muito mais velozes e economicos capazes de atravessar o atlantico sem escalas em um unico dia ver o mundo ficou mais facil e rapido tambem na decada de 1950 aconteceu a corrida espacial periodo que começou em 1957 com o lançamento do satelite sputnik 1 pelos sovieticos e culminou com a chegada do homem a lua em uma nave americana fincando a bandeira dos estados unidos na superficie lunar embora tenha ocorrido na segunda metade da decada a corrida espacial teve grande influencia na cultura de forma geral e em especial nos eua paralelamente a tudo isto a cultura do rock and roll estava nascendo com rebeldia elvis presley james dean chuck berry e pin ups em alta https //www youtube com/watch v=n qjc17kesc&list=plw4gzu2beon2 ngny0_nhuu_loam3x6tb&index=2 se voce se pergunta o que isto tem a ver com design de carros saiba que nao e tao complicado o retorno dos veteranos e o clima de otimismo que veio apos a guerra fez com que se comprassem bens incluindo carros mais caros e em maior quantidade atendendo a esta demanda do mercado as fabricantes passaram a desenvolver automoveis cada vez maiores mais potentes e mais luxuosos com inspiraçao visivel nos avioes e isto ficava completamente visivel em seu design em um processo que ficou realmente perceptivel na virada da decada de 1940 para a decada de 1950 afinal era preciso ter um carro que combinasse com os foguetes avioes a jato e cinemas drive in onde all shook up nao saia da jukebox os carros americanos da decada de 1950 eram enormes tanto que popularmente ficaram conhecidos como banheiras ou barcas e nao havia limites para a criatividade dos designers que começaram a criar formas cada vez mais rebuscadas e cheias de detalhes complexos alem de um exagero de superficies cromadas na carroceria e no interior [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 272886 272887 ] lançado exatamente em 1950 o chevrolet bel air e um otimo exemplo disto embora ainda trouxesse elementos da decada de 1940 como os para lamas dianteiros mais baixos que o centro do capo resquicio dos para lamas destacados dos carros mais antigos ; sua postura mais assentada a traseira mais longa e os tres volumes bem definidos o formato da area envidraçada e do teto alem da nada discreta grade cromada na dianteira eram todos elementos que se tornariam comuns nos carros dos eua a segunda geraçao lançada em 1955 e produzida ate 1957 e considerada um dos carros mais iconicos da decada de 1950 e a cara dos automoveis americanos da epoca um detalhe interessante nos eua da decada de 1950 praticamente nao existiam carros compactos ou mesmo modelos medios o bel air era o modelo de entrada da chevrolet e tambem era um full size os outros carros eram ainda maiores mais caros e mais rebuscados a gm na verdade foi uma das fabricantes que mais lançaram tendencias nos estados unidos nos anos do pos guerra ja em 1948 o cadillac 1948 foi o primeiro carro americano com o chamado rabo de peixe para lamas que traziam barbatanas na parte superior onde geralmente ficavam as lanternas os rabos de peixe tornaram se quase onipresentes nos carros americanos a partir dali ficando cada vez maiores e mais extravagantes olhe so as peças do cadillac eldorado 1959 [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 272891 272892 ] a cadillac tambem introduziu outra tendencia os chamados dagmar bumpers peças metalicas com o formato de torpedos porem batizadas pela sua semelhança com os sutias usados por dagmar nome artistico de virginia ruth egnor uma das artistas de tv mais populares dos eua naquela epoca entretanto e visivel a influencia da jet age e dos temas espaciais mesmo carros esportivos que naturalmente consideramos mais despojados e simples traziam estes elementos de design pesados como o chevrolet corvette c1 de 1953 que compensava usando uma carroceria de fibra de vidro e o ford thunderbird lançado em 1954 para combate lo aquela altura a identidade visual dos carros americanos era mais forte e marcante abandonou se de vez os contornos da decada de 1940 para que fossem adotados farois elevados grades mais largas e baixas para brisas envolventes e estepes montados atras do carro o chamado continental tire popularizado pelo lincoln continental agora os carros norte americanos podem ate ser os mais lembrados na hora de compor uma paisagem automotiva das decadas de 1940 e 1950 mas eles nao foram os unicos que estabeleceram tendencias de design contraponto a simplicidade europeia do outro lado do atlantico na europa as coisas nao iam tao bem como nos eua paises como frança alemanha e italia sofreram bastante com o conflito a incerteza economica nos anos apos a segunda guerra aguçou o senso de economia dos europeus que tomaram um caminho bem mais frugal com seus automoveis os carros europeus ja eram menores que os americanos por questao geografica com ruas estreitas em cidades com seculos de existencia e estradas cheias de curvas nas montanhas rodovias largas com longos trechos de reta como as autobahnen alemas eram exceçao as barcas americanas seriam pouco praticas e sua sede por combustivel tambem nao era uma caracteristica desejada alem do mais os europeus nao estavam na corrida espacial e nao estavam muito interessados no otimismo e na recem encontrada opulencia americana em vez disso as decadas 1940 e 1950 na europa foram os anos em que os principais carros populares surgiram mas isto nao quer dizer que eles nao tinham seus proprios elementos marcantes de design o fusca adiantou se neste aspecto e começou a ser fabricado ja em 1938 tornando se tambem o principal carro pequeno nos estados unidos anos depois o frances citroen 2cv foi quase seu contemporaneo começou a ser projetado no fim da decada de 1930 mas a fabricaçao so teve inicio em 1948 tres anos depois do fim da guerra o fiat nuova 500 so substituiu o antiquado topolino em 1957 e o mini cooper veio em 1959 de cara nota se que cada um destes nomes possivelmente os mais importantes da industria automobilistica europeia na epoca tinha sua propria identidade visual o citroen 2cv era certamente o mais peculiar entre todos eles chegando a ser motivo de piada quando foi revelado ao publico e a imprensa e ganhando o nada galante apelido de guarda chuva sobre rodas no caso do fiat 500 e do mini havia formas mais racionais e limpas ambos eram extremamente simpaticos com proporçoes diminutas balanços curtos e dianteira amigavel e todos eles eram facilmente reconheciveis de longe como se compensassem a falta de tamanho e potencia com doses cavalares de personalidade o mini ainda tinha um carater inovador um seda de dois volumes ele tinha o motor na dianteira em posiçao transversal o conjunto mecanico ocupava menos espaço e a perda de torque pela transmissao era menor foi este o template que praticamente todos os carros compactos que vieram depois dele adotaram e com razao este lado mais discreto e minimalista dos europeus porem tambem sabia ser criativo muito criativo na verdade o ford anglia de segunda geraçao nao estava restrito apenas aos carros populares modelos mais caros e luxuosos tambem adotavam uma estrategia de design completamente diferente dos americanos nos modelos produzidos em serie talvez o maior expoente fosse o citroen ds lançado em 1955 com sua carroceria compacta e aerodinamica com dianteira baixa traseira mais estreita que a dianteira e caimento fastback no teto ele tornava evidente o quanto seu antecessor o traction avant era antiquado em design os esportivos europeus tambem tinham uma pegada completamente diferente o jaguar xk por exemplo adotava formas mais limpas e aerodinamicas com uma discriçao elegante em vez do desenho espalhafatoso de thunderbird e corvette a linhagem db da aston martin iniciada em 1948 tambem apostava nesta linha mais classica com proporçoes tipicas dos grand tourers que continuaram populares ate a decada seguinte e elementos esteticos bem mais discretos embora o db4 de 1958 ate tivesse sua propria versao bem mais acanhada do rabo de peixe na alemanha o mesmo designer do fusca começava a fabricar seus proprios carros ferdinand porsche que abriu uma empresa com seu sobrenome e lançou em 1948 o 356 seu primeiro modelo com ele a simplicidade era ainda maior o motor traseiro dispensava a grade na dianteira que recebia apenas farois redondos alguns poucos frisos e um capo sorridente a traseira era elegante minimalista com fendas para arrefecimento e pequenas lanternas horizontais uma estetica back to basics que ficava ainda mais acentuada no 550 spyder versao esportiva de pista que teve 90 exemplares produzidos entre 1953 e 1956 certos americanos na verdade ate preferiam o estilo alemao de fazer carros sem saber o que os aguardava
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