ao lado do pioneiro ford mustang e do dodge challenger o chevrolet camaro faz parte da santissima trindade dos pony cars que e como alguns costumam chamar os muscle cars relativamente compactos baratos potentes e estilosos que definiram a cultura automotiva americana nos anos 1960 e 1970 assim como o mustang o camaro foi um dos unicos muscle cars que ao longo de toda a sua existencia jamais deixaram de oferecer versoes equipadas com motores v8 ainda que em tempos de crise do petroleo estes fossem bastante estrangulados para economizar combustivel sem duvida esta demonstraçao de fidelidade as raizes ajudou o camaro a se tornar um icone com reputaçao firme entre seus fas mas esta nao foi a unica coisa o camaro tambem conquistou pelo design e neste quesito ao contrario do mustang que teve uma desastrosa segunda geraçao perdendo a essencia e as versoes de alto desempenho o camaro sempre fez questao de se manter fiel as origens mesmo quando nao parecia para provar este ponto a chevrolet chamou alguns de seus designers que contribuiram para dar ao camaro a cara que ele teve em cada uma de suas geraçoes para analisar separadamente cada uma das geraçoes em anos especificos e apontar semelhanças e diferenças entre elas e uma verdadeira aula de design e sobre o estilo do pony/muscle engravatado primeira geraçao mustang fighter a chevrolet nunca escondeu que o primeiro camaro foi um carro feito as pressas o mustang fez sucesso entre os baby boomers os jovens nascidos no pos guerra que estavam com vinte e poucos anos e tinham dinheiro para gastar graças ao crescimento economico que aconteceu de meados dos anos 1950 ao fim dos anos 1960 a gm precisava de um concorrente a altura e rapido o camaro foi concebido as pressas aproveitando uma plataforma ja existente a do chevrolet nova e a propria gm admite que este foi um risco muito alto o camaro poderia ter sido um fracasso a plataforma do nova limitou algumas proporçoes especialmente a altura e o comprimento do capo mas isto nao impediu a equipe de design de empregar algumas soluçoes bastante eficientes para ilustrar a chevrolet pegou como exemplo o camaro 1969 a ideia era fazer um carro compacto e esguio porem que passasse a impressao de ser largo e musculoso assim o perfil garrafa de coca cola foi complementado por para lamas traseiros salientes e ligeiramente mais altos que o resto da carroceria o painel traseiro tem lanternas retangulares e largas reforçando esta impressao quando o carro e visto por tras a dianteira por sua vez formava um bico segundo a chevrolet para tornar a dianteira mais interessante que se tornou uma marca do design do camaro e foi incorporado de diferentes maneiras em todas as geraçoes enquanto o capo tinha um discreto scoop do tipo cowl induction que apesar de funcional tambem servia para deixar claro que debaixo dele estava um v8 de alto desempenho fosse ele um small block 350 ou como vimos na historia do camaro yenko um grande e potente big block de sete litros [youtube id= uedeordvrse width= 620 height= 350 ] o big red camaro e seu motor de 9 8 litros e 1 300 cv outras caracteristicas marcantes do camaro 1969 eram os vincos que percorriam as laterais e as entradas de ar falsas nos para lamas traseiros recursos estilisticos que foram empregados na quinta geraçao de 2010 para o atual vice presidente do departamento de design da gm ed welburn o fato de o camaro de primeira geraçao nao ter sido inspirado em nenhum outro design foi o que o ajudou a ser tao marcante — a ponto de servir como inspiraçao para a atual geraçao do modelo ele era original e distinto nao foi inspirado em nenhum outro design e isto o ajudou a manter o visual bonito e atemporal mas o terceiro ano da primeira geraçao tambem foi o ultimo em 1970 o camaro seria totalmente reformulado e a segunda geraçao conseguiu ser ainda mais original segunda geraçao uma nova identidade a segunda geraçao do camaro foi desenvolvida sobre uma plataforma propria o que lhe ajudou a desenvolver uma nova identidade e ha quem a considere a mais bonita de todas foi uma mudança radical em relaçao a primeira geraçao comenta ken parkinson que comanda o departamento de design de utilitarios da gm a nivel global a equipe de design criou uma expressao poderosa do que e um muscle car americano com influencias da estetica dos grand tourers europeus esta influencia fica clara ao observarmos que o camaro ii tem linhas mais suaves capo mais longo cabine recuada e traseira mais curta a chevrolet optou por linhas mais limpas simples e elegantes ao mesmo tempo em que nao acabou com o espirito americano do design a grade ficou mais larga e estreita praticamente um retangulo entre os quatro farois como fica evidente no carro usado como exemplo o camaro z28 rs 1970 uma das caracteristicas mais marcantes do camaro de segunda geraçao e o para choque dianteiro dividido em duas peças nos modelos mais potentes mas nao e a unica por exemplo para deixar o carro mais musculoso sem repetir soluçoes empregadas no modelo anterior em vez de tornar os para lamas traseiros mais largos a equipe decidiu aplicar uma curva para dentro na parte inferior da carroceria deixando os pneus mais expostos e contribuindo para um stance mais agressivo e firmado no chao [youtube id= w dfvijslgq width= 620 height= 350 ] a traseira tambem ficou mais simples com um caimento mais suave e a partir de 1974 vidro traseiro envolvente as lanternas agora eram quatro peças redondas duas de cada lado de desenho mais simples elas complementavam o visual da traseira sem se tornarem o elemento principal a segunda geraçao do camaro durou doze anos de 1970 a 1981 e no meio do caminho passou por uma reestilizaçao bastante dramatica a dianteira ficou mais longa e pronunciada e a traseira ganhou grandes lanternas retangulares alem do ja citado vidro traseiro envolvente era uma tendencia na epoca e a medida que a nova decada de aproximava abriu caminho para uma bem vinda reformulaçao total ao menos do ponto de vista estetico terceira geraçao a cara dos anos 80 ha apenas dois tipos de opiniao sobre os anos 1980 ha quem pense que eles foram a melhor decada da historia e quem pense exatamente o contrario curiosamente pelos mesmos motivos de qualquer forma para o camaro as coisas nao iam bem afinal os doze anos vivendo a base de reestilizaçoes acabaram evidenciando a idade do projeto assim o novo camaro para a nova decada era radicalmente diferente [youtube id= btunkf8 n_a width= 620 height= 350 ] a terceira geraçao do camaro sempre sera um simbolo cultural da decada de 1980 porque seu visual incorporava todas as tendencias culturais hi tech da epoca comenta john caparo diretor executivo do departamento de design global da gm ele tambem se tornou um esportivo mais serio e com isto suas formas foram pensadas sobre uma estrutura projetada para um novo nivel funcional trocando em miudos mais do que nunca a carroceria deveria nao so ser bonita mas contribuir para o desempenho do camaro assim a dianteira era mais baixa e em formato de cunha para aumentar o downforce alem disso a influencia dos grand tourers europeus desapareceu dando lugar a um design totalmente americano e contemporaneo algo que pode ser constatado quando se observa os instrumentos digitais e a tampa traseira tipo hatchback algo inedito no camaro mas muito popular nos anos 80 a chevrolet dançou conforme a musica e criou um camaro futurista — ou ao menos o que na epoca seria chamado como tal de qualquer forma o foco aqui e o design e ha inumeras marcas de estilo que fazem o camaro de terceira geraçao merecer ser chamado de futurista para começar ele foi um dos primeiros carros americanos produzidos em massa a usar seus elementos aerodinamicos para melhorar o desempenho como os carros de competiçao o vidro traseiro curvo que tomava quase toda a area da tampa do porta malas tambem era um grande avanço tecnologico enquanto as grandes lanterias traseiras tricolores deixavam claro que o camaro havia mudado mesmo um discreto aceno ao passado porem estava presente na dianteira que continuou com um bico ainda que bem mais discreto havia gente de dentro da propria chevrolet que achava que o design era radical demais a ousadia porem deu certo em 1982 o novo camaro z28 foi eleito o carro do ano pela revista motor trend — mesmo com um v8 de cinco litros com carburador de corpo quadruplo e apenas 145 cv mesmo assim quando se fala em camaro classico e esta geraçao que vem a mente junto com o modelo original dos anos 1960 quarta geraçao a evoluçao do conceito a impressao que temos ao olhar o camaro de quarta geraçao — especialmente o modelo escolhido pela chevrolet para realizar sua analise de estilo o z28 de 1996 — e que a equipe de design pegou todas as linhas retas da geraçao anterior e as transformou em curvas e mais ou menos como se o chefe tivesse dito ok caras voces ja perceberam que os anos 1980 acabaram e a onda agora sao as linhas arredondadas curvas sacaram entao deem um jeito nisso e façam um camaro arredondado e so prestar atençao nas proporçoes nos farois os elementos internos sao praticamente identicos apesar da mudança na forma das molduras no vidro traseiro curvo e no perfil baixo e aerodinamico contudo ha diversos detalhes que fizeram a quarta geraçao envelhecer melhor que a terceira [youtube id= nzwonywuu0y width= 620 height= 350 ] mais de 20 anos depois do lançamento a quarta geraçao do camaro ainda e tao bonita quanto qualquer outro carro nos showrooms das concessionarias de hoje em dia comenta kirk bennion diretor de design responsavel pela carroceria do camaro ele era muito agressivo que tinha a intemçao de desenvolver as proporçoes da terceira geraçao com um visual mais provocativo e desempenho aerodinamico ainda melhor pudera o novo camaro tinha um para brisa inclinado em 68º que parecia formar uma linha continua com o capo alem disso o scoop se projetava para a frente formando uma linha continua com o bico do carro e se voce esta procurando a grade do radiador saiba que ele nao tinha o ar era direcionado ao radiador por baixo da dianteira e resfriava o liquido de arrefecimento com a ajuda de dois ventiladores e um dos maiores cliches de todos os tempos mas na epoca ainda nao era a ideia era dar ao carro um formato de cunha que passasse a impressao de que o carro estava andando rapido mesmo quando parado — especialmente quando analisado em conjunto com a linha ascendente da traseira que ganhou um spoiler curvo projetado apos diversas sessoes em um tunel de vento as rodas de 17 polegadas tambem foram as maiores ja usadas no camaro ate entao quinta geraçao de volta as raizes em 2010 o camaro voltou a fazer parte da linha da chevrolet depois de um hiato de oito anos novamente foi uma reaçao ao mustang que em 2005 inaugurou a tendencia dos muscle cars retro e curiosamente a abandonou em 2015 segundo tom peters que dirigiu a equie que projetou a quinta geraçao apesar de ser um carro inspirado em outro ja existente nao foi um trabalho facil capturar a essencia do camaro 1969 para usa la em um carro moderno e totalmente novo o design final conseguiu ficar exatamente em cima da linha fina entre o retro e o moderno diz peters a chevrolet escolheu a versao de antes da reestilizaçao realizada em 2013 que e a mais fiel ao modelo de 1969 para destacar os pontos chave do design da quinta geraçao a grade em forma de bico as guelras na traseira e as lanternas divididas em duas seçoes retangulares a traseira mais larga e musculosa e o capo com o scoop do tipo cowl induction tambem se fazem presentes mas as proporçoes tornaram a area envidraçada mais estreita na lateral para alguns exageradamente [youtube id= 9peureitdku width= 620 height= 350 ] se a quinta geraçao fosse a ultima poderiamos dizer que o camaro de quinta geraçao fechou um ciclo contudo cinco anos mais tarde a chevrolet começou a preparar um camaro totalmente novo sexta geraçao apontando para o futuro no auge da onda retro nos perguntamos qual sera o futuro deles afinal voce nao pode ser retro para sempre a chevrolet respondeu isso olhando para o futuro o visual da sexta geraçao ainda traz as proporçoes classicas do camaro porem com elementos que somente um carro do seculo 21 poderia ter — e que ele precisa ter a dianteira elevada com uma grade principal entre os farois e outra auxiliar no para choques deu lugar a um bico mais incisivo com a grade superior estreita para otimizar a aerodinamica os farois ficaram mais afilados e as tomadas de ar do para choques dianteiro e algo que so se via em supercarros quando a geraçao anteriror foi lançada as laterais tambem ficaram mais musculosas e vincadas uma forma de trabalhar o fluxo aerodinamico a favor do desempenho na traseira que ficou mais truncada e curta tambem modelada pelo vento restou apenas um aceno a era classica do camaro com suas lanternas retangulares e o quadril saliente como na primeira geraçao
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