mais do que um dos melhores pilotos de todos os tempos ayrton senna e um icone uma lenda alem de sua pilotagem cuja tecnica e elegancia beiravam o absurdo a imagem de ayrton e muito forte e irremediavelmente ligado a esta imagem estava seu capacete sempre amarelo com dois filetes horizontais um verde e outro azul com uma area amarela entre eles as cores da bandeira brasileira que o acompanharam por toda a carreira ate o ultimo dia de sua vida ontem 23 de setembro de 2019 completaram se 40 anos da primeira vez em que ayrton usou um capacete com estas cores foi no campeonato mundial de kart realizado em portugal no autodromo do estoril o mesmo alias onde senna conquistou sua primeira vitoria na formula 1 em abril de 1985 com o lotus 97t nem sempre ayrton senna usou capacetes amarelos nos primeiros anos em que competiu oficialmente na primeira metade da decada de 1970 senna usou alguns capacetes brancos as vezes com detalhes em azul foi so no campeonato mundial de kart de 1978 que o brasileiro adotou a cor amarela com uma linha longitudinal no topo e o brasao da confederaçao brasileira de automobilismo nas laterais na epoca senna ja era um dos expoentes brasileiros no kartismo e conquistou seu primeiro titulo no campeonato brasileiro de kart o piloto tambem foi a frança para participar do campeonato mundial de kart e foi o sexto colocado no ano seguinte porem senna começou a usar um capacete diferente com todas as quatro cores da bandeira brasileira azul verde amarelo e branco de baixo para cima nesta ordem foi com este capacete que senna correu no brasileiro de kart sagrando se bicampeao este capacete porem nao durou muito tempo no campeonato mundial de kart que em 1979 foi realizado no autodromo do estoril em portugal a cada ano um pais diferente sediava a competiçao era preciso que todos os membros da delegaçao que no caso do brasil eram quatro utilizassem capacetes iguais e a cor principal deveria ser diferente para cada pais e e ai que entra sid mosca o fundador da sid special paint sid pintava capacetes havia pelo menos seis anos e ja havia feito a pintura dos capacetes de emerson fittipaldi e nelson piquet ele foi o encarregado de criar as cores para a delegaçao brasileira no mundial de kart e como contou seu filho alan mosca em um video feito pela mclaren no fim de 2018 teve menos de uma semana para criar o design e executa lo alan mosca atualmente e quem comanda a empresa fundada pelo pai https //www youtube com/watch v=lytyvqozcvc para sua sorte sid era adepto de temas discretos quase minimalista e trabalhava com cores alegres e marcantes logo de cara sid imaginou um tema com listras horizontais em uma reinterpretaçao do capacete usado por senna em 1978 de acordo com alan por mais que a delegaçao fosse composta por quatro pilotos o foco estava em ayrton a ideia inicial era que o capacete fosse verde com uma faixa amarela e outra azul saindo da regiao dos olhos no entanto logo sid chegou a conclusao de que um tom de verde parecido com o da nossa bandeira ficaria escuro demais e nao daria destaque aos pilotos brasileiros os outros paises ja usavam cores escuras o capacete dos franceses era azul o dos italianos vermelho por isso sid decidiu trocar a ordem das coires e colocou o amarelo no fundo em destaque o branco ficava mais discreto em filetes nas bordas das faixas o mundial de kart foi disputado entre os dias 18 e 23 de setembro mas so no ultimo dia senna usou o capacete novo ele terminou a competiçao em segundo lugar seu melhor resultado internacional ate aquele momento por conta disto ayrton senna decidiu manter o design criado por sid mosca como sua marca pessoal ele pediu autorizaçao ao artista a partir dali senna nao utilizou nenhuma outra pintura no casco isto posto existiram algumas versoes diferentes da classica pintura geralmente coincidindo com mudanças de patrocinador por exemplo entre 1979 e 1982 periodo durante o qual senna competiu na formula ford e na formula 2000 britanicas seu capacete era o arai quantum f o amarelo era de um tom mais fechado e as faixas verde e azul tambem eram mais escuras a partir de 1983 quando começou sua bateria de testes na formula 1 senna passou a o bell m3 permanecendo com ele ate 1989 ou seja o bell m3 foi usado por senna na toleman na lotus e na mclaren o que mudava era a cor do capacete dependendo da equipe em que senna estava as tonalidades originais foram usadas ao longo do periodo de senna na toleman em 1985 quando foi contratado pela lotus senna trocou o amarelo ouro por uma tinta fluorescente que favorecia o contraste com a pintura preta da equipe inglesa depois que ayrton senna deixou a lotus no fim de 1987 o amarelo voltou a ser mais fechado em 1990 senna trocou a bell pela rheos permanecendo com ela ate 1992 quando começou a usar capacetes shoei em 1993 seu ultimo ano pela mclaren senna tornou a usar capacetes bell empresa que tornou se a ultima a fornecer um capacete a ayrton senna alias um dos ultimos capacetes usados por ayrton senna e tambem um dos mais curiosos um bell vortex tyle ss penske modelo 93/94 que segundo informaçoes da casa de leioes era mais popular entre os pilotos da formula indy ayrton nao se acostumou com o formato do capacete e so o utilizou durante alguns testes no circuito de paul ricard em março de 1994 dois meses antes do acidente que tirou sua vida o capacete foi colocado a venda pela silverstone auctions em 2012 mas nao chegou a ser arrematado atualmente e muito comum que se encontre replicas do capacete de ayrton a venda embora a unica empresa que oficialmente tem permissao de reproduzir a pintura original e a propria sid special paint mas e bem mais raro ver uma peça autentica usada pelo piloto em uma corrida quando isto acontece geralmente e em um leilao em fevereiro de 2019 por exemplo um rheos usado por senna em 1990 com marcas de uso foi vendido pela rm sotheby s por £ 162 000 mais de r$ 840 000 em conversao direta
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.