no post anterior contamos como os irmaos fred e augie duesenberg decidiram abrir sua fabricante de automoveis em 1913 logo antes do inicio da primeira guerra mundial com o estouro do conflito eles foram obrigados a fornecer motores para o exercito mas nao sem antes tentar a sorte na indy 500 de 1914 apos a guerra a ligaçao com o automobilismo da duesenberg continuou forte depois de conquistar um decimo lugar na indy 500 o piloto eddie rickenbacker continuou pilotando os duesy depois da guerra e se deu bem venceu as ediçoes de 1924 1925 e 1927 da indy 500 como se nao bastasse o piloto jimmy murphy ja havia vencido o grande premio da frança em 1921 isto nao era pouca coisa nunca um americano havia vencido a corrida que era disputada no circuito de la sarthe melhor ainda ele o fez ao volante de um carro americano em plena frança era bom nao brincar com eles acontece que como ja comentamos os irmaos duesenberg nao eram tao bons nos negocios quanto construindo motores e automoveis o duesy model a lançado em 1921 era um grande carro com um motor incrivel o straight eight de 4 3 litros com comando no cabeçote e 88 cv nas primeiras configuraçoes so que a fabrica nao conseguia atender a demanda de 100 carros por mes mal completando um carro por dia alem disso o model a era bem mais caro do que a concorrencia com isto as entregas aos clientes se atrasavam a reputaçao da duesenberg ia por agua abaixo e assim o caixa da companhia simplesmente secou com o tempo se voce acha que nao havia como piorar sempre ha aquela altura os irmaos duesenberg nao faziam mais do que continuar aperfeiçoando o motor straight eight e participar da produçao de automoveis fred e augie eram registrados como funcionarios na empresa que eles proprios haviam fundado e esta controlada por um grupo de investidores que viram no negocio uma oportunidade de faturar em cima do talento dos irmaos duesenberg e da força que a marca adquiriu vencendo corridas quando a situaçao financeira da duesenberg passou a ser intoleravel os investidores abandonaram o barco e o entregaram de volta a fred e augie poderia ser o fim caso errett lobban cord nao viesse intervir interessado nas habilidades dos irmaos duesenberg o entao presidente da auburn automobile comprou a companhia e foi o responsavel pela mudança de foco em vez de tentar produzir carros velozes em serie por que nao atacar o segmento dos automoveis de luxo mais exclusivos e feitos com mais esmero e cuidado e l cord desafiou fred duesenberg pessoalmente a cosnstruir o melhor maior mais rapido e mais caro carro que pudesse a fim de disputar mercado com o melhor que a europa podia oferecer caras como hispano suiza isotta fraschini mercedes benz e rolls royce dificil nao para quem ja havia criado um dos motores mais avançados do planeta anos antes ele so precisava de um empurraozinho para fazer tudo funcionar direito a primeira coisa que cord fez foi dividir a duesenberg começando em 1926 fred seria o vice presidente da companhia e tambem o chefe do departamento de engenharia dos carros de rua augie por sua vez seria o responsavel por desenvolver os carros de corrida e coordenar sua construçao em um empreendimento a parte a estrategia deu certo em 1928 foi apresentado o duesenberg model j e a sorte da empresa começou a mudar o dinheiro injetado pela empresa de cord permitia prazos mais tranquilos e mais experimentalismos na hora de projetar os automoveis tambem foi o que contribuiu para que o model j tivesse duas estreias no fim de 1928 no salao de nova york e no inicio de 1929 em paris se a duesenberg queria conquistar os europeus que fosse para a europa o novo chassi partia do projeto do model a porem com dimensoes maiores e mais reforços estruturais ha quem diga que um chassi do model j era tao rigido quanto o chassi das melhores picapes modernas e tao grande quanto por padrao o chassi do duesenberg model j tinha 3 9 metros de entre eixos na versao comum e 3 62 metros na versao curta o motor straight eight teve o deslocamento ampliado de 4 3 para 6 9 litros o diametro e curso passaram a 94 mm x 129 mm e o cabeçote passou a usar quatro valvulas por cilindro em vez de apenas duas o resultado foi um salto de potencia para cerca de 185 cv — embora a duesenberg divulgasse 265 cv um numero bastante otimista na verdade apenas o chassi e o motor foram apresentados nos eua e na frança isto porque a duesenberg tambem decidiu aumentar o foco na exclusividade obviamente voce so comprava o chassi pois a carroceria e o interior eram feitos sob encomenda de acordo com suas exatas especificaçoes e nao faltavam opçoes se voce acha que o negocio das carrozzerie coachbuilders nos eua era popular apenas na europa esta bem enganado nos eua as mais solicitadas da epoca eram nomes como derham holbrook judkins le baron murphy rollston walker weymann e willoughby duesenberg j by rollston o processo de compra de um duesenberg model j era demorado e caro primeiro voce tinha de pagar us$ 8 5 mil o equivalente a us$ 120 mil em dinheiro de hoje por um chassi rolante e depois envia lo para o coachbuilder de sua preferencia e desenbolsar pelo menos mais us$ 5 000 us$ 70 mil pela carroceria em media um duesenberg pronto nao saia por menos de us$ 15 mil no fim dos anos 1920 o que equivale a us$ 215 mil em valores atuais se voce realmente quisesse gastar dinheiro porem um duesenberg model j podia custar ate us$ 25 mil o equivalente us$ 350 mil em 2017 o que voce comprava por esta grana isto duesenberg j convertible by bohman & schwartz duesenberg j french true speedster by figoni uma carrozzeria francesa duesenberg j dual cowl phaeton by rollston duesenberg j torpedo berline by rollston duesenberg j torpedo berline by rollston duesenberg j dual cowl phaeton by murphy duesenberg j coupe convertible swb by murphy por outro lado se voce quisesse havia a possibilidade de comprar um duesenberg ja pronto com carroceria de fabricaçao propria cerca de 50% dos duesenberg vendidos eram assim a partir de 1931 a duesenberg passou a oferecer como opcional um supercharger para o motor straight eight sobrealimentado o oito em linha atingia 330 cv declarados embora uma mediçao recente feita com um motor restaurado tenha chegado a cerca de 215 cv de qualquer forma era suficiente para acredite chegar muito perto dos 200 km/h as fotos acima sao do duesenberg sj town car limousine com supercharger repare no tamanho do motorista em comparaçao com o carro e no espaço para os ocupantes do banco traseiro chamado de sj o modelo com compressor era ainda mais caro um chassi com motor custava us$ 9 5 mil us$ 135 mil em dinheiro de hoje e voce ainda precisava encomendar a carroceria por esta razao apenas 36 exemplares foram fabricados havia ainda o duesenberg jn nao era um nome usado oficialmente pela fabricante mas refere se a uma serie de carros com carroceria da rollston com apenas dez exemplares fabricados eles tinham rodas menores de 17 polegadas em vez de 19 polegadas e uma visual mais baixo e esbelto tudo isto fazia dos duesenberg carros mais caros e exclusivos ate mesmo que os rolls royce da epoca o que por si so ja e um grande feito e diversas celebridades da epoca fizeram questao de adquirir seus exemplares o mafioso al capone as atrizes greta garbo e mae west cark gable howard hughes e ate membros da realeza europeia como o principe nicolau da romenia a raina maria da iugoslavia e os reis victor emanuel da italia e alfonso xiii da espanha [youtube id= jr3x0x73naa width= 620 height= 350 ] sem falar e claro em leonardo di caprio em o grande gatsby mas o duesenberg sj tambem tinha vocaçao para correr e provou isto na meca da velocidade dos eua as planicies de sal de bonneville o sj 557 mormon meteor speedster foi construido em 1935 para ab jenkins que foi um dos pioneiros dos recordes de velocidade no deserto de sal como contamos neste post e tinha um straight eight preparado ate o limite pelo proprio august duesenberg com taxa de compressao elevada e dois carburadores especiais para passar dos 400 cv com ele ab jenkins assegurou dois recordes de velocidade em outubro 1935 um deles quando rodou por uma hora em um circuito de bonneville a uma velocidade media de 247 8 km/h; e o outro ao rodar a uma velocidade media de 218 2 km/h por 24 horas depois disto o carro foi convertido para uso nas ruas recebendo uma carroceria especial e sendo dirigido por ab jenkins ate 1943 depois de trocar de dono algumas vezes o mormon meteor foi vendido a uma coleçao particular em 1959 e ficou la ate 2004 o novo dono restaurou o carro e o devolveu seu visual de carro de competiçao que preserva ate hoje no fim das contas o mormon meteor foi uma especie de canto do cisne para a duesenberg desta vez porem a culpa nao era dos irmaos fred e augie mas sim da economia americana a verdade e que a maioria dos chassis do model j e do model sj foi fabricada entre 1929 e 1930 e os carros foram vendidos ao longo dos anos seguintes a grande depressao de 1929 impedia que as coisas fossem melhores e a longo prazo minou os lucros da duesenberg mesmo vendendo carros tao caros o golpe final veio em 1937 quando a empresa de e l cord faliu a fabricante ainda tinha de construir mais dois carros que ja estavam encomendados e fez isso ate 1940 quando fechou as portas definitivamente no total 481 exemplares do model j contando todas as suas versoes foram fabricados dos quais cerca de 380 existem ate hoje sao carros rarissimos e se bem preservados custam uma pequena fortuna este duesenberg j roadster da foto acima por exemplo foi oferecido pela mecum auctions no ano passado durante o concours d elegance pebble beach por um valor estimado entre us$ 3 5 milhoes a us$ 4 5 milhoes
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