FlatOut!
Image default
Car Culture

A história da guerra dos hot hatches em Nürburgring

Medir o tempo de volta dos esportivos em Nürburgring é coisa de alemão. Até meados dos anos 1990 somente alguns poucos testes independentes e a imprensa alemã cronometravam o tempo de volta dos esportivos de rua no circuito. Deste período pré-mainstream, destacam-se a lendária volta do Ruf CTR Yellowbird em 1989, registrada no vídeo Faszination on the Nürburging e o primeiro registro abaixo dos oito minutos em 1996, com o Nissan Skyline GT-R R33, uma volta usada pela fabricante japonesa como ação promocional do esportivo -- afinal, ele era o recordista no circuito mais desafiador do planeta, ainda que naquela época o Nordschleife já estivesse um tanto esquecido pelos fãs da Fórmula 1 e ainda não tinha o hype trazido pelos games. https://www.youtube.com/watch?v=3U26ddkVw2Q No final dos anos 1990 o Supertest da revista alemã Sport Auto, sob o comando do editor Horst von Saurma, começou a comparar os tempos de volta dos esportivos de rua no circuito, iniciando uma tradição que, logo