ha alguns dias falamos sobre como os crossovers compactos estao mudando a cara dos carros eles provavelmente vao dominar o mundo mas isto nao quer dizer que a gente odeie todos os suvs e obvio que nao alias sequer odiamos os crossovers podemos nao gostar de todos os carros que existem mas nao odiamos nenhum [gt40 content search= jeep widget= 1 title= os jeep do gt40 ] mas tambem e obvio que nos identificamos muito mais com os utilitarios das antigas e nenhum utilitario e mais das antigas do que o jeep que foi lançado em 1945 logo depois do fim da segunda guerra mundial onde sua versao militar serviu ao exercito estados unidos da america e mostrou sua capacidade de enfrentar terrenos dificeis e condiçoes adversas foi com o primeiro jeep que começou toda esta historia de utilitario esportivo e foi a jeep a fabricante que usou pela primeira vez o termo sport utility vehicle suv para se referir a um de seus modelos de forma oficial sua influencia foi sentida por decadas e na verdade continua sendo e por isso que neste post vamos começar a contar a historia da jeep e por onde se começa pelo começo claro ja contamos aqui no flatout como foi que surgiu o jeep cj entao aqui vai um pequeno resumo o jeep começou a ser desenvolvido em 1941 naquela epoca nao existiam veiculos off road dedicados e a traçao nas quatro rodas costumava ser usada em veiculos militares estes eram adaptados de veiculos comuns e foram usados na primeira guerra mundial entre 1914 e 1918 sua aparencia era rudimentar e seu visual puro fruto da necessidade jeffery quad o um dos primeiros 4x4 da historia acontece que naquela epoca os automoveis evoluiam muito rapido se nos anos 10 eles realmente lembravam carruagens sem cavalos nos anos 30 eles ja pareciam automoveis com os outros tipos de veiculos como caminhoes foi a mesma coisa nos anos 30 eles ja demonstravam certa preocupaçao com o design e tambem foram adaptados para traçao integral por empresas como a american bantam divisao da britanica austin nos eua e a marmon harrington que construiam veiculos 4x4 com mecanica ford entao em 1939 a segunda guerra mundial começou os eua tomaram parte no conflito ao lado dos aliados em 1940 e para que pudessem faze lo enviaram uma proposta para 135 fabricantes americanas convidando as a apresentar um veiculo off road que pudesse ser usado pelas tropas havia algumas exigencias o veiculo deveria ter traçao integral; lugar para tres soldados em um entre eixos de no maximo 1 905 mm; bitolas de no maximo 1 194 mm; para brisa dobravel e carga util minima 299 kg alem disso o motor deveria entregar pelo menos 11 7 mkgf de torque tudo isto em um veiculo que nao pesasse mais que 980 kg quando vazio com tantas diretrizes apenas tres companhias aceitaram o convite a ja citada american bantam a willys overland e a ford no fim das contas o prototipo da american bantam foi eliminado porque a empresa que passava por dificuldades financeiras nao teria condiçoes de atender a demanda de produçao a escolha entao recaiu sobre o projeto da willys que tinha o motor mais potente dos tres o quatro cilindros go devil de 2 2 litros e 60 cv havia urgencia em julho de 1941 um ano depois do inicio do projeto o governo norte americano encomendou um lote de 16 000 exemplares como a willys sofreu para atender a demanda a ford foi chamada para fornecer mao de obra extra ate o fim da segunda guerra mundial foram fabricados 363 000 exemplares do chamado willys mb de military vehicle b e outros 280 000 da versao da ford chamada gpw o g era de government o p era a letra usada pela ford para identificar seus projetos com entre eixos de 80 polegadas e o w era de willys nao havia nada de general purpose e a sigla nao deu origem a palavra jeep como ja explicamos algumas vezes aqui no flatout vamos relembrar tambem o termo jeep era uma giria militar usada desde os anos 1910 e no inicio era usada para se referir a qualquer coisa insignificante boba ou estranha durante a primeira guerra mundial os mecanicos do exercito americano começaram a chamar de jeep qualquer maquina nova que chegasse a suas maos de motosserras a avioes resumindo o termo seguiu sendo usado nos anos 30 e 40 e durante a segunda guerra mundial nao demorou para que os mecanicos e soldados passasem a chamar os novos utilitarios de jeep o nome pegou e a willys decidiu registrar a marca jeep em 1943 antes mesmo do fim do conflito prevenidos eles ha documentos historicos que registram um veiculo chamado willys cj 1 civilian jeep 1 rodando em maio de 1944 de acordo com a historia o cj 1 era um mb com teto de tecido um engate e uma porta traseira para carga logo em seguida 45 prototipos do chamado cj 2 foram construidos para testes em 1944 e 1945 e enviados a fazendas para serem avaliados na pratica eles nao foram vendidos ao publico mas pelo menos um punhado de exemplares caiu nas maos de civis e sobrevive ate hoje eles serviram como base para a versao de produçao definitiva que começou a ser produzida em serie ainda em 1945 esta primeira leva era chamada willys overland cj 2a ou entao de universal jeep o projeto original serviu como base para diferentes modelos ja a partir de 1946 e o veiculo fez tanto sucesso que na verdade a willys ate demorou um tempo para voltar a fabricar carros de passeio apenas nos anos 50 como willys aero mas nos ja vamos falar disso o caso e que o cj foi o carro chefe da willys por todo este tempo dando origem ao jeep station wagon de 1946 que se tornaria nossa ford rural alguns anos depois ; ao jeep truck em 1947 e ao jeepster em 1948 este ultimo era o mais curioso um roadster com estilo semelhante ao do cj e a mesma mecanica porem com suspensao mais baixa portas e um acabamento mais luxuoso o station wagon e o truck continuaram sendo produzidos ate 1965 mas o jeepster saiu de linha ja em 1950 aquilo foi encarado como um sinal do rumo que a willys deveria tomar com a marca jeep uma linha de veiculos robustos e rusticos feitos para quem quer real capacidade off road e nao faz muita questao de luxo ou conforto a decada de 50 foi bastante agitada para a willysna verdade para começar eles so conseguiram ter total propriedade sobre a marca jeep depois que a american bantam pediu falencia ao governo americano visto que legalmente eles eram os detentores dos direitos de propriedade intelectual do projeto so porque o prototipo deles havia sido apresentado primeiro depois havia a questao da identidade da marca antes de se concentrar nos utilitarios a willys overland ainda tentou fabricar automoveis com o aero willys que veio inclusive ao brasil mas nao fez muito sucesso os americanos ainda preferiam as tres grandes de detroit quando o assunto eram carros de passeio entao passando por problemas financeiros a willys foi adquirida em 1953 pela pequena kaiser motors de detroit na epoca a marca jeep era o bem mais valioso da willys e a kaiser sabia disso entao a companhia passou a se chamar willys motors e a fabricar o jeep e seus derivados a fusao entre as duas empresas foi valiosa pois deu folego para que a linha jeep se expandisse ainda mais em 1957 foi lançado o jeep fc de forward control um caminhao feito com base no cj com a cabine deslocada para a frente sobre o eixo dianteiro a fim de aumentar a area util para carga havia versoes com motor quatro cilindros seis em linha e v8 e o forward control foi fabricado ate 1965 em 1962 ainda sob propriedade da kaiser foi a vez de um dos lançamentos mais importantes da historia da jeep o wagoneer lançado como modelo 1963 o wagoneer era chamado oficialmente de jeep sj ele ainda usava a construçao basica do jeep station wagon e consequentemente da nossa rural porem tinha uma carroceria muito mais elegante com visual muito mais parecido com os carros de passeio da epoca e uma enfase muito maior no conforto a bordo por esta razao e amplamente aceita a ideia de que o wagoneer foi o primeiro suv americano existe ate quem diga que ele foi o primeiro suv moderno e ainda havia a versao picape chamada gladiator [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] ambos os veiculos traziam primazias que jamais haviam sido vistas em um 4x4 como direçao assistida suspensao dianteira independente e radio seu comportamento dinamico era melhor no asfalto e seu apelo mais luxuoso lhe colocava em uma categoria a parte dos rivais [youtube id= 2sakhae5rqs width= 620 height= 350 ] ainda em 1963 a willys motors passou a se chamar kaiser jeep em uma tentativa de explorar o sucesso da marca no entanto apesar de seus bons produtos e do sucesso de seu modelo mais tradicional o cj a kaiser jeep tinha problemas de administraçao e nao conseguia obter muitos lucros mais ou menos nesta epoca teve inicio a relaçao da jeep com outra fabricante americana que brigava com as tres grandes de detroit a american motors corporation ou simplesmente amc na epoca a amc concentrava sua produçao em cupes esportivos com motor v8 e em 1965 começou a vender seu motor de 327 pol³ 5 3 litros para a kaiser jeep que o empregava no wagoneer a cooperaçao resultaria tres anos mais tarde na compra da jeep pela amc mas esta historia vai ficar para o proximo post
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