quatro cilindros quatro tempos ha quem diga que esta e a formula perfeita para um motor de moto e que todas as outras configuraçoes deixam a desejar em um ou outro aspecto mas va falar isso para um fa das seis cilindros sim porque tambem existem motos seis canecos uma configuraçao tao rara que quando aparece vira instantaneamente classica e a primeira delas das produzidas em serie ao menos veio la da italia seu nome benelli sei a benelli e uma das fabricantes de motocicletas mais antigas da europa a empresa foi fundada em 1911 quando uma senhora viuva chamada teresa benelli decidiu investir em um negocio para garantir o sustento de seus seis filhos giuseppe giovanni francesco filippo domenico e antonio conhecido como tonino giuseppe e giovanni foram enviados para a suiça para estudar engenharia no inicio a empresa era apenas a garage benelli especializada em consertar motos e bicicletas o diferencial era que os irmaos fabricavam a maioria dos componentes utilizados nos reparos com isto na primeira guerra mundial a benelli foi uma das empresas que trabalharam nas maquinas usadas pelo exercito italiano com a experiencia adquirida no serviço militar a benelli apresentou em 1921 sua primeira motocicleta que como diversas motos da epoca era pouco mais que uma bicicleta com um motor monocilindrico de 98 cm³ adaptado o primeiro garoto propaganda das motos benelli foi o proprio tonino benelli que começou a competir em 1923 e logo se mostrou extremamente talentoso e competitivo vencendo o campeonato italiano de motociclismo quatro vezes em cinco anos em 1927 1928 e 1930 com uma benelli 175 de comando simples no cabeçote e em 1931 com uma versao de comando duplo [caption id= attachment_295296 align= aligncenter width= 1024 ] benelli tn4[/caption] mas corridas sao perigosas em 1932 veio a primeira tragedia um acidente durante uma corrida obrigou tonino a abandonar as pistas cinco anos depois em 1937 ele perdeu a vida em um acidente de moto na rua passado o luto em 1939 a benelli apresentou uma four moto de corrida com motor quatro cilindros de 250 cm³ com supercharger depois de estrear no tourist trophy de isle of man em 1939 a moto deveria competir na temporada de motovelocidade naquele ano o inicio da segunda guerra mundial porem os obrigou a mudar seus planos do fim da segunda guerra em 1945 ate a decada de 1960 a benelli fabricou motos com deslocamento de 98 125 350 e 500 cm³ sempre com motor monocilindrico acontece que no fim deste periodo as coisas estavam complicadas para as fabricantes de motos europeias as companhias japonesas com suas maquinas mais leves e com motores de dois e quatro cilindros mais leves potentes e elasticas começaram a dominar o mercado foi por conta disto que em 1973 alejandro de tomaso na foto abaixo com sua propria benelli de seis cilindros comprou a benelli e uma de suas maiores rivais no mercado a moto guzzi sim estamos falando do engenheiro argentino radicado na italia que criou um superesportivo com design italiano e motor americano o de tomaso pantera com seu v8 de ford mustang alejandro de tomaso nunca teve medo de expandir seus negocios e depois do sucesso do pantera decidiu que era hora de investir nas motos o plano de de tomaso era renovar a linha da benelli com motocicletas modernas que enfim fariam frente as invasoras japonesas que chegaram ao ponto de roubar clientes das motos italianas nos eua nao dizem que para derrotar o inimigo e fundamental conhece lo pois bem segundo consta o proprio de tomaso adquiriu uma honda cb500 four uma das motos de quatro cilindros mais bem sucedidas da epoca e a entregou a seus engenheiros para que eles se inspirassem foi assim que surgiu a benelli quattro que tinha versoes com motor de 350 500 e 650 cm³ sempre com quatro cilindros em linha e comando simples no cabeçote o design da benelli quattro ficou por conta das carrozzerias ghia e vignale ambas adquiridas por de tomaso mais ou menos na mesma epoca mas e a moto de seis cilindros a benelli sei sei e seis em italiano caso nao tenha notado que nos interessa o motor da benelli sei era praticamente uma copia do projeto da honda four porem com dois cilindros a mais resultando em um deslocamento de 750 cm³ com tres carburadores dell orto os mesmos usados pela cb500 o seis em linha transversal entregava 76 cv que iam para a roda traseira atraves de uma caixa manual de cinco marchas a transmissao era por corrente o seis cilindros era capaz de levar a moto ate os 193 km/h o desenho do estudio ghia para a benelli sei tambem era marcante ate o fim dos anos 60 as motos ainda tinham visual arredondado e digamos assim a benelli sei foi uma das primeiras a apostar nas formas mais retilineas que marcaram o design das motos setentistas algo que foi explorado ainda mais a fundo pela suzuki com sua katana como contamos aqui e tambem foi a responsavel por mostrar que as fabricantes italianas ainda tinham condiçoes de rivalizar com as novidades do oriente o seis cilindros da benelli foi uma verdadeira sensaçao nos primeiros anos especialmente por conta do ronco incrivel produzido pelas seis saidas do escapamento https //www youtube com/watch v=slz2go16kvy produzida entre 1974 e 1978 a benelli sei foi a unica moto de seis cilindros disponivel no mercado ate a chegada da honda cbx exatamente em 1978 foram produzidos exatamente 3 100 exemplares da motocicleta antes que em 1979 a benelli lançasse uma versao ainda mais potente a benelli 900 sei como o nome indica a evoluçao da 750 sei tinha motor de 904 cm³ conseguido ao se aumentar o diametro×curso da moto de 56×50 6 mm para 60×53 4 mm com isto a potencia chegou aos 80 cv e a velocidade maxima aos 204 km/h https //www youtube com/watch v= yqnop32e 0 a benelli 900 foi produzida entre 1979 e 1989 mas sua vida foi marcada por problemas de confiabilidade talvez porque ela fosse uma moto avançada demais sem o controle de qualidade necessario a situaçao agravada pela fabricaçao artesanal apenas 2 000 exemplares foram feitos em dez anos e a produçao foi encerrada sem muito alarde ao final daquela decada a fabrica da benelli que ficava em pesaro na italia foi vendida em 1996 o empresario italiano andrea merloni comprou os direitos sobre o nome benelli e toda a estrutura original a fim de relançar a marca no mercado ele presidiu a companhia ate 2005 e sob seu comando a benelli apresentou novos modelos de motos esportivas merece destaque a benelli tornado tre 900 que tinha este nome porque seu motor quatro cilindros de 900 cm³ tinha nao um nao dois mas tres comandos de valvula dito isto jamais a fabricante italiana voltou a brincar com a ideia de uma moto com seis canecos honda cbx1000 gold wing e valkyrie como comentamos ali em cima os japoneses levaram quatro anos para superar os italianos lançada em 1978 a honda cbx1000 foi a primeira rival de seis cilindros da benelli sei seu motor considerado enorme para a epoca deslocava 1 047 cm³ para entregar 105 cv a 9 000 rpm levando a moto ate os 215 km/h o motor tinha comando duplo no cabeçote quatro valvulas por cilindro e nada menos que seis carburadores a honda cbx1000 foi produzida entre 1978 e 1982 e nao deixou sucessora https //www youtube com/watch v=mbbskqcgs_o a honda so voltou a colocar um seis cilindros em uma moto em 1987 quanfo foi lançada a quarta geraçao da estradeira gold wing batizada gl1500 e nao qualquer seis cilindros mas um flat six de 1 520 cm³ criado para ser silencioso suave e bom de torque enclausurado sob as pesadas carenagens o motor entregava 100 cv a 5 200 rpm e 15 2 kgfm de torque a 4 000 rpm o motor era alimentado por dois carburadores keihin e pela primeira vez a gold wing tinha marcha a re que na verdade era possibilitada pelo uso do motor de partida para ajudar a manobrar a motocicleta https //www youtube com/watch v=jnfa76l5zqg nos ultimos trinta e poucos anos a gold wing jamais abandonou o flat six a cada nova geraçao ele so aumentou de tamanho e ficou mais potente a nova gold wing primeira a contar com cambio de dupla embreagem e trocas automaticas foi lançada em 2019 com um motor de 1 832 cm³ 120 cv a 5 500 rpm e 17 3 kgfm de torque https //www youtube com/watch v=gvv8lhjl_hm mas a gold wing nao foi a unica moto da honda a usar o flat six em 1996 a fabricante japonesa decidiu invadir o terreno da harley davidson e apresentou a valkyrie que era uma custom mais tradicional sem as enormes carenagens com estilo classico e ela pegou emprestado o motor de 1 5 litro da gold wing porem com seis carburadores individuais o que dava a moto mais folego nas arrancadas a valkyrie foi vendida ate 2003 mas foi considerada redundante com a gold wing e por isso acabou descontinuada kawasaki z1300 se a resposta da honda a benelli sei foi a cbx1000 a resposta da kawasaki foi a z1300 que tambem tinha um motor de seis cilindros em linha transversal mas aqui com eixo carda em vez de corrente fabricada por exatos dez anos de 1979 a 1989 moto quadradona dispunha de um propulsor de com tres carburadores mikuni de corpo duplo com 120 cv a 8 000 rpm e 11 7 kgfm de torque suficientes para ir ate os 222 km/h de acordo com a kawasaki https //www youtube com/watch v=z7cd_vymd m por alguma razao a kawasaki z1300 foi considerada pelas autoridades francesas perigosa demais para circular em vias publicas pouco depois do lançamento o governo da frança decidiu impor um limite de 100 cv a todas as motos vendidas no pais dizem que a ideia era estimular outros paises da europa a fazer o mesmo o que nunca aconteceu mas ainda assim a frança manteve o limite ate 2016 quando finalmente concordou se que a restriçao nao fazia sentido algum e so prejudicava o mercado bmw k1600 a mais recente adiçao ao seleto grupo de motos de rua com motor de seis cilindros e a bmw k1600 com um seis em linha transversal de 1 649 cm³ ela foi concebida para encarar diretamente a gold wing https //www youtube com/watch v=n_lvpe2xqbs a k1600 chegou ao mercado em 2011 e desde entao nao recebeu alteraçoes significativas no projeto pudera com seus 160 cv a 7 750 rpm e 17 8 kgfm a 5 250 rpm ela ja nasceu mais potente e torcuda que a honda e considerando a fidelidade que os fas da bmw motorrad tem para com suas motos favoritas dificilmente o comprador de uma k1600 consideraria troca la por uma gold wing
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.