o quadro flatout street se dedica aos carros preparados e customizados estrangeiros e nacionais de todas as epocas e estilos sao materias especiais feitas para serem saboreadas como as das classicas revistas que amamos clique aqui para ver o indice de posts do it yourself durante quase 20 anos fomos completamente proibidos de importar carros no brasil nao era apenas dificultado mas completamente proibido no inicio entre meados dos anos 1960 e 1976 as importaçoes eram desestimuladas pela tributaçao mas depois foi completamente proibido o unico jeito de se ter algumas coisas por aqui era fazendo por conta propria foi assim e por isso que varios fabricantes independentes e empresas de acessorios de personalizaçao surgiram entre os anos 1970 e o fim dos anos 1980 havia o passat quattro conversoes do chevette para carroceria targa como seu primo alemao teve nos anos 1970 modificaçoes de modelos volkswagen ao estilo dos vw europeus e claro os suv americanos feitos a partir das picapes disponiveis por aqui a abertura das importaçoes felizmente nos deu um pouco mais de liberdade de mercado de repente era possivel importar qualquer carro novo e praticamente tudo o que queriamos para nossos carros recuperamos uns 50 anos em apenas cinco a unica coisa que nao nos permitiram foi importar carros usados ou seja boa parte daqueles carros que nao tivemos entre 1976 e 1990 continuou proibida por mais algum tempo nao era exatamente um problema a importaçao de carros com 30 anos ou mais ja era prevista entao os carros de interesse historico podiam entrar os demais nao quem quisesse um carro com menos de 30 anos que nao veio novo para o brasil precisava esperar as tres decadas se completarem ou dar um jeito como no passado foi o que o marcio proprietario desta polo variant vr6 turbo acabou fazendo a variante que faltou nos anos 1990 a volkswagen teve uma linha quase experimental no brasil podiamos comprar o santana mas tambem podiamos ter o passat importado os esportivos eram pointer gti golf gti gol gti e voyage sport em 1994 vieram os primeiros modelos da seat o cordoba e o ibiza em 1997 veio o polo classic que era um seat cordoba vestido de volkswagen e a primeira geraçao do modelo oferecida no brasil dois anos mais tarde os espanhois receberam um facelift e duas novidades a van inca e a perua vario que ocupava o espaço entre a parati a quantum e a passat variant foi um periodo um tanto curioso ja que a volkswagen ofereceu a familia polo inteira no brasil mas nao na forma de polo e sim dos seat ibiza polo hatch seat cordoba polo seda e seat vario polo variant quando o polo finalmente veio para ficar e formar familia ele chegou na forma de hatch e seda na quarta geraçao que nem poderia ter uma perua porque ela nunca existiu o motivo pelo qual a volkswagen nao trouxe o polo logo em 1994 quando decidiu vender os seat certamente teve alguma relaçao com os conturbados momentos finais da autolatina com isso o brasil chegou a ter duas geraçoes da perua golf — algo impensavel nos anos 1990 — mas jamais teve uma perua do polo e foi justamente sua substituta que ajudou no nascimento desta polo variant brasileira a historia começa quando marcio estava preparando um polo classic com um motor vr6 doado de um golf gti mk3 que ainda receberia uma preparaçao turbo e deparou se com a oportunidade de comprar um seat vario automatico com o cambio quebrado a perua embora danificada era relativamente rara e poderia ser uma boa base de preparaçao afinal ela usava o mesmo conjunto mecanico do polo e do golf da epoca e os componentes ainda sao abundantes no mercado brasileiro marcio sempre teve modelos da volkswagen e das demais marcas do grupo e ainda que nao fosse um colecionador tinha mais de 20 exemplares na epoca e precisou liberar algumas vagas no galpao que alugou para guardar os carros com isso ele se desfez dos modelos menos raros e valorizados ate que chegou a hora de decidir se venderia o seat vario ou o polo classic enquanto pensava a respeito um amigo falou sobre o polo variant que havia sido oferecido na europa e que era a base usada para a seat fazer a perua vario interessado no modelo marcio conversou com seus mecanicos de confiança e decidiu desfazer o que a seat fez ele transformaria sua vario em uma polo variant usando o polo classic do projeto vr6 turbo seria na pratica uma fusao dos dois carros la conversion transformar a seat vario em um polo variant parece tarefa facil troque a dianteira os emblemas volante e rodas e pronto e e quase isso o problema e a traseira do carro que seguia o visual da familia cordoba/ibiza pre facelift com as lanternas unidas por um aplique refletivo na tampa traseira o seda e o hatch perderam este aplique no facelift mas a perua nao isso torna a tampa do porta malas do vario diferente da tampa do polo variant diz o ditado que a sorte favorece os ousados e a conversao de um modelo raro em um modelo inexistente no brasil certamente e um projeto que exige ousadia marcio encontrou um conjunto de lanternas traseiras do polo variant e a tampa do porta malas da perua ja no brasil importadas sabe se la por que propondo uma troca por um jogo raro de rodas bbs rf ele conseguiu os componentes mais dificeis do projeto e ainda levou para casa as rodas que acabaram instaladas no carro [gallery type= grid link= file size= medium ids= 286595 286593 286592 286599 286581 286580 ] dai para fazer sua seat vw polo variant foi apenas uma questao de soltar e apertar parafusos o mais legal dessa fusao e que voce pode fazer facilmente na garagem de casa usando apenas uma chave combinada 13 e boa vontade explica marcio em poucos dias a conversao estava concluida e marcio tinha na garagem a unica polo variant brasileira — ainda que nao fosse tecnicamente uma polo variant transplante do coraçao a transformaçao da perua contudo era apenas a metade da fusao a outra metade consistia no transplante do coraçao do polo o vr6 12 valvulas 2 8 do golf vr6 a intençao era montar um vr6 turbo mais civilizado aproveitando peças de outros modelos da garagem que tem preparaçao mais extrema foi o caso dos pistoes wiseco que foram importados na medida errada para outro projeto das bielas crower que foram trazidas por um amigo que interrompeu um projeto na metade ambos formam parte do conjunto reciprocante do vr6 o cabeçote de 12 valvulas foi mantido original mas teve suas valvulas substituidas por semelhantes de inox e os tuchos hidraulicos foram trocados por um conjunto mecanico para lidar com o comando de valvula de 280 graus desenvolvido pelos preparadores do carro os irmaos nelson e robson ferretto [gallery type= grid link= file size= medium ids= 286555 286560 286561 286557 286553 286554 ] o coletor de escape foi feito de ferro fundido pela spa e o turbo escolhido foi um borgwarner k27 plus de fabricaçao nacional e ja usado ha algum tempo por marcio quando disputava provas de arrancada o coletor de admissao do vr6 foi mantido original o motor e controlado por uma ecu injepro s8000 que comanda as seis valvulas injetoras da bosch e de 160lb/h e as duas bombas walbro 450 a instalaçao ficou a cargo do eletricista edu bueno e o acerto foi feito pelo heraldo bueno [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 286572 286566 ] para lidar com a brutalidade do vr6 turbo marcio usou no cambio a mesma receita de seu jetta 2 5 turbo de 760 cv terceira e quarta marchas forjadas sem bloqueio do diferencial o carro tambem recebeu pinças brembo do porsche cayenne e rodas de porsche boxster de 17 polegadas colhendo os frutos com o carro pronto marcio começou a circular foi convidado pela volkswagen a tomar parte no salao do automovel junto de outros proprietarios de modelos raros da marca e claro foi ao bom e velho bubblegun treffen entao o maior evento de modelos vag da america latina onde foi premiado por unanimidade como o melhor carro do evento naquele ano de 2018 depois da premiaçao marcio continuou usando o carro como se espera que um carro desse seja usado contudo apesar de ter um dinamometro em sua garagem seguia adiando consecutivamente o acerto do carro e a mediçao da potencia real do motor vr6 turbo entao em 2020 veio a pandemia e adiou forçadamente os planos foi somente em uma das janelas da quarentena que marcio finalmente levou o carro para a mediçao o resultado para nossa surpresa o carro rendeu impressionantes 750 whp com 85 kgfm de torque era a cereja que faltava no bolo pois a relaçao de equipamento x resultado foi excelente como costumo brincar dizendo que este e meu vr6 stage 1
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