o chevrolet corvette atual tem motor central traseiro e esta afirmaçao ainda nao perdeu o impacto por seis decadas e meia o esportivo mais americano de todos sorry dodge viper manteve a mesma receita basica com chassi de metal carroceria de fibra de vidro e um v8 debaixo do capo ele teve seus altos e baixos claro mas o que nao tem altos e baixos ao longo de sete geraçoes o corvette manteve se tao fiel quanto possivel as raizes sempre tentando aproveitar sua formula ao maximo para dar trabalho a esportivos estrangeiros bem mais caros e dai que grande parte de seu publico era de caras de meia idade que jamais o levariam para a pista para os entusiastas o que importava era a possibilidade de domar aquele monstro de oito cilindros a poucos centimetros dos seus pes quase central dianteiro com comando do tipo pushrod e aspiraçao natural no maximo um supercharger no caso do zr1 da geraçao c6 mas os tempos mudam e em busca de uma performance mais proxima dos rivais de todo o mundo de porsche a ferrari passando por lamborghini audi e ate mesmo honda a chevrolet decidiu abrir mao de uma das caracteristicas mais marcantes do corvette nao que nao existissem sinais como ja vimos a fabricante flertava com esta ideia desde a decada de 1960 com o proprio zora arkus duntov o engenheiro responsavel pela adoçao do motor v8 como um dos principais defensores da ideia entao eles decidiram arriscar e colocaram o plano em pratica mas nao sem antes dar ao vette de motor dianteiro uma despedida a altura o corvette c7 inicialmente teve uma recepçao morna por causa de seu visual mais quadrado com o tempo porem ficou claro que seria o auge da evoluçao para ficar melhor so mesmo trocando o motor de lugar para se ter ideia o desenvolvimento do carro começou em 2007 nada menos que sete anos antes do inicio das vendas para o ano modelo de 2014 o plano era coloca lo em produçao ja em 2011 mas a recessao de 2009 obrigou a chevrolet a adiar a estreia que so aconteceu em janeiro de 2013 alias como curiosidade o chevrolet corvette c7 foi alvo de um dos vazamentos mais absurdos da historia da industria automobilistica mundial o design definitivo foi aprovado em 2011 e uma projeçao altamente detalhada foi divulgada pelo jalopnik pouco depois e estava 100% correta apesar do compreensivel ceticismo de todos nos os caras eram bons enfim aquela era uma revoluçao de verdade algo totalmente diferente da transiçao evolutiva do c5 para o c6 a carroceria adotou uma identidade visual completamente nova com formas retilineas farois afilados e lanternas inspiradas no chevrolet camaro por dentro porem havia clara referencia ao facelift de 1990 do corvette c4 na disposiçao dos elementos console saidas de ar porta luvas etc e no geral houve uma perceptivel evoluçao em termos de construçao acabamento e materiais utilizados o corvette c7 ficou maior em todas as dimensoes em relaçao ao c6 o entre eixos foi de 2 685 mm para 2 710 mm; o comprimento passo de 4 435 mm para 4 493 mm e a largura aumentou de 1 844 mm para 1 877 mm e o peso tambem aumentou um pouco indo de 1 460 kg para 1 510 kg no modelo basico que na geraçao c7 voltou a usar o nome stingray mesmo com o uso de fibra de vidro no capo o chassi continuou sendo de aluminio hidroformado e a chevrolet manteve o uso da fibra de vidro nos demais paineis da carroceria incluindo portas tampa do porta malas e teto a suspensao aproveitava o layout antigo com braços triangulares assimetricos na dianteira e mola semi eliptica transversal na traseira porem com novo acerto e novamente amortecedores com controle magnetico eram opcionais o motor por outro lado era novo o v8 lt1 parte da quinta geraçao da familia ls da gm que continuava sendo um small block com comando pushrod porem agora era todo de aluminio as medidas eram as mesmas do ls3 anterior diametro de 103 25 mm e curso de 92 mm assim como a taxa de compressao foi mantida em 11 5 1 mas havia cabeçotes com novo desenho injeçao direta comando de valvulas variavel e desativaçao dos cilindros para economizar combustivel do inicio ao fim do ciclo de vida do corvette c7 o modelo basico dispunha de 460 cv a 6 000 rpm e 63 6 kgfm de torque a 4 600 rpm numeros que iam para 465 cv e 64 2 kgfm de torque quando era instalado o sistema de escape mais livre opcional era o suficiente para ir de zero a 100 km/h em menos de quatro segundos fosse com cambio manual de sete marchas ou automatico de oito marchas https //www youtube com/watch v=hxapt_rhzd8 era a primeira vez que o corvette quebrava a barreira dos quatro segundos no zero a 100 km/h mas nao era so isto a chevrolet preparou para os anos seguintes algumas atualizaçoes interessantes como um sistema de data logger integrado com o navegador por gps capaz de medir tempos de volta e compara los com o estado do carro em tempo real coisas que so a evoluçao tecnologica dos carros na ultima decada possibilitou agora embora o corvette stingray ja fosse uma amostra do quao evoluida a setima geraçao estava quem roubou mesmo a cena foram as versoes mais especializadas z06 e zr1 que realmente levaram ao limite o poderio do conjunto como ja foi dito para supera los somente mudando o motor de lugar o corvette z06 foi apresentado no salao de detroit de 2015 e seu maior trunfo era o novo motor supercharged de 6 2 litros o compressor era um eaton de 1 7 litro e ajudava o v8 a entregar 659 cv a 6 400 rpm e 66 3 kgfm de torque a 3 600 rpm o motor podia ser ligado tanto ao cambio manual de sete marchas quanto ao automatico de oito marchas bons tempos e o conjunto era capaz de levar o z06 ate os 298 km/h entre as mudanças tecnicas estavam a nova geometria da suspensao dianteira o teto de fibra de carbono amortecedores magneticos de serie diferencial com autoblocante eletronico e rodas de 19x10 polegadas frente e 20x12 polegadas traseira calçadas com pneus michelin pilot sport 285/30 na frente e 335/25 atras exigindo um aumento de 56 mm nos para lamas dianteiros e 80 mm nos traseiros os freios brembo usavam discos de 371 mm na frente e 365 mm atras a aerodinamica do z06 tambem foi retrabalhada adotando um novo spliter frontal com winglets laterais como opcional e um spoiler traseiro funcional obviamente fora isto a chevrolet tambem oferecia o pacote opcional z07 que incluia elementos aerodinamicos de fibra de carbono discos maiores de carbono ceramica e pneus michelin pilot sport cup 2 com isto o z06 tornou se um belo devorador de curvas a chevrolet jamais divulgou tempos de volta oficiais em nurburgring por exemplo mas aferiçoes independentes mostraram que do que ele era capaz em 2017 a revista alema sport auto levou um z06 para nurburgring e conseguiu um tempo de 7min13s19 so 1 2 segundo atras do porsche 911 gt3 991 2 7min12s7 e pouco menos de 1 segundo mais rapido que o lexus lfa com o nurburgring package que virou 7min14s64 https //www youtube com/watch v=o8pbfrveimg em 2017 a chevrolet ainda lançou o corvette grand sport que aliava o motor do stingray com as melhorias aerodinamicas e de chassi do z06 mas a grande novidade veio para 2018 o novo zr1 o mais potente valente e rapido de todos os c7 seu motor tinha o mesmo deslocamento e pertencia a mesma familia mas tinha outro codigo lt5 o motor do z06 era o lt4 a chevrolet usou como ponto de partida o motor do corvette z06 porem com um supercharger de deslocamento maior e que gira menos e consequentemente gera menos calor alem de um sistema de injeçao dupla composto por um arranjo principal de injeçao direta e um arranjo suplementar de injeçao multiponto tradicional resultado 765 cv a 6 300 rpm e 98 85 kgfm de torque a 4 400 rpm alem disso o zr1 ganhou quatro novos radiadores na dianteira que somados aos intercoolers e outros radiadores ja existentes levavam o numero de elementos trocadores de calor a 13 com cambio manual de sete marchas ou automatico de oito marchas o zr1 era capaz de ir de zer a 100 km/h em 2 9 segundos com velocidade maxima de 345 km/h o corvette mais veloz de fabrica https //www youtube com/watch v=3cvngbpshbo o visual tambem mudou e com funçao aerodinamica a dianteira trazia um para choque totalmente novo com enormes entradas de ar para alimentar os radiadores extras splitter de fibra de carbono e um volumoso capo no mesmo material que a chevrolet chamava de halo hood a peça em forma de u so cobria parte do motor e conta com um extrator de calor de fibra de carbono a cobertura do supercharger ficava exposta e tambem era de fibra de carbono se movendo com o motor em funcionamento era uma nova interpretaçao mais radical da janela de acrilico do zr1 anterior a asa dianteira trabalhava em conjunto a asa traseira para produzir downforce e reduzir o arrasto o corvette zr1 começou a ser vendido em 2018 ja como modelo 2019 na pratica ele so durou dois anos pois em 2019 ficamos conhecendo o corvette c8 na epoca falava se que o zr1 seria capaz de bater a marca dos sete minutos em nurburgring o que acabou nao se confirmando seu melhor tempo aferido foi de 7min04s um belo tempo diga se sendo mais rapido que o porsche 911 gt2 rs e seus 7min05s aquela altura porem a chevrolet ja estava com o desenvolvimento do corvette c8 bem adiantado e agora o vette e um supercarro propriamente dito com 500 cv e cambio de dupla embreagem ja na versao de entrada que por enquanto e a unica conhecida os mais otimistas esperam que o novo z06 seja revelado ainda este ano e nos nao poderiamos estar mais ansiosos para saber como se desenrolara este novo capitulo na historia do corvette
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