no ultimo dia 1º de março o ultimo ford taurus americano saiu de sua linha de produçao em chicago nao e a primeira vez que o taurus sai de linha — em outubro de 2006 ele foi descontinuado mas o nome voltou em maio de 2007 — mas desta vez o fim do seda parece definitivo uma vez que a ford deixara de produzir sedas nos eua e ja iniciou a reestruturaçao da fabrica para a produçao da nova geraçao do explorer nos eua o taurus ocupava o posto de sedan topo de linha da ford concorrendo com o chevrolet impala o toyota avalon e kia cadenza num mercado em baixa que vem perdendo em vendas para os suv o nome segue vivo na china onde o taurus e um seda grande baseado na plataforma do fusion criado especificamente para esse mercado como nao e exatamente um sucesso de vendas ele tambem nao deve durar muito por la lançado em 1985 o ford taurus chegou com uma missao importante ele seria o carro medio da ford no entao competitivo mercado de sedas medios americanos na epoca a marca estava defasada nessa categoria com o seu ltd um seda medio feito na plataforma fox do mustang ele tinha traçao traseira e uma concepçao antiguada frente os concorrentes de motor transversal e traçao dianteira [gallery type= grid columns= 2 size= large ids= 221158 221159 221160 221161 ] alem de concorrer com os k cars da chrysler e com os carros da plataforma x da gm a ford pretendia enfrentar os japoneses e ate incomodar os importados europeus algo que ela conseguiu em um primeiro momento mas nao por muito tempo como veremos a seguir em sua historia o ford do futuro o desenvolvimento do taurus começou em 1980 liderado pelo designer jack telnack e pelo engenheiro lewis veraldi o seda novo seguiria o desenho aerodinamico que a ford europeia adotou no sierra eliminando as canaletas de chuva e cantos vivos da carroceria a engenharia havia decidido desde o começo que o taurus teria motor transversal e traçao dianteira esse foi o primeiro projeto em que engenharia e design trabalharam juntos; antes do taurus os dois setores trabalhavam separados https //youtu be/g07bz_o_soa os consumidores foram ouvidos em varias clinicas outra pratica que nao era muito comum na industria americana da epoca uma das demandas era ergonomia melhor e mais espaço interno por isso interior do taurus seguia um estilo diferente de tudo que havia nas tres grandes de detroit o painel era envolvente voltado para o motorista e tinha estilo moderno os comandos do ar condicionado ficavam no topo com facil acesso e usava comandos giratorios em vez de deslizantes os paineis de porta seguiam o estilo do painel e tinham comandos do vidro bem posicionados onde a mao repousaria naturalmente o porte do taurus era maior que o dos concorrentes; o espaço interno e o porta malas eram os maiores da categoria mecanicamente o maior avanço era a suspensao traseira independente os concorrentes chevrolet celebrity plymouth caravelle e dodge lancer ainda usavam o antiquado eixo rigido voce leu certo; nem era eixo de torçao os motores eram novos mas a concepçao antiquada um 2 5 de quatro cilindros e um v6 de tres litros ambos com bloco e cabeçote de ferro fundido e comando no bloco em compensaçao contavam com moderna injeçao multiponto e eram robustos e confiaveis apesar de tantas qualidades o taurus dividiu as opinioes da imprensa e dos concorrentes da ford alguns jornalistas e os executivos da chrysler e gm previram que o carro seria um fracasso por causa do estilo lee iacocca que fora da ford mas estava na chrysler disse que o carro parecia uma batata devido as linhas arredondadas para ele o carro compacto ideal era o dodge dynasty na hora de vender o carro contudo a opiniao dos vendas foi provado o contrario no primeiro ano 236 346 unidades do novo medio da ford foram emplacados no ano seguinte o taurus viria a ser o segundo carro mais vendido dos eua ficando atras apenas do escort junto do taurus veio o irmao gemeo mercury sable com estilo igualmente futurista o sable tinha area envidraçada diferenciada com as janelas laterais unidas ao vigia traseiro as caixas de rodas traseiras cobriam parte das rodas os farois dianteiros eram unidos por refletores que usavam lampadas de baixa potencia criando um visual diferenciado a noite que se tornaria marca registrada da mercury nos anos seguintes tanto o taurus quanto o sable tinham uma perua com assento para duas crianças no porta malas o sucesso do taurus e a revoluçao que ele trouxe mudou o mercado dos sedas medios nos eua honda accord e toyota camry tiveram que crescer em tamanho para continuar na briga e a gm atrasou o desenvolvimento do lumina para adequa lo as mudanças trazidas pelo concorrente o taurus inovou mais uma vez em 1989 com o modelo sho uma versao esportiva do sedan medio com motor v6 desenvolvido pela yamaha veja mais aqui na epoca acreditavam que 200 cv era o maximo que um carro de traçao dianteira poderia lidar o sho veio com 233 cv [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 221170 221169 ] ele era um verdadeiro sleeper a aparencia era discreta e tinha poucos detalhes que o diferenciava de um taurus comum o desempenho era matador para a epoca fazia de 0 a 100 km/h em 7 6 segundos e a velocidade maxima era de 230 km/h mudando sem mudar em 1991 a ford lançou a segunda geraçao do taurus que era mais um reestilizaçao mais profunda do carro original dianteira traseira e interior eram novos mas a plataforma e a mecanica permaneciam os mesmos o estilo era uma evoluçao com farois mais finos e estilo mais limpo o motor 2 5 e o cambio manual foram abandonados agora o taurus so era disponivel com o v6 de 3 litros ou o v6 3 8 que ja era disponivel desde 1988 ambos com a mesma potencia de 141 cv a segunda geraçao do taurus teve uma vida curta mas manteve o sucesso da primeira geraçao sendo o carro mais vendido dos eua durante os tres anos que foi fabricada em 1994 a ford brasileira importou ele para concorrer com o chevrolet omega cd o plano era de trazer 1 500 unidades o taurus vinha nas versoes gl e lx e custava a partir de us$ 42 000 como comparaçao o chevrolet custava us$ 48 000 na epoca nessa epoca o taurus ja estava consolidado com um carro medio sensato nao era o mais moderno mas oferecia muito espaço e confiabilidade pelo preço a perua era uma das poucas que ainda oferecia ate 8 lugares o estilo aerodinamico introduzido na decada anterior se manteve atual com as poucas atualizaçoes recebidas engenheiros designers publicitarios e astrologos a concorrencia ja estava chegando ao patamar do taurus toyota camry e honda accord cresceram para ficarem mais competitivos e a chrysler fez uma revoluçao em sua linha com os carros da plataforma lh o chrysler concorde e o dodge intrepid [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 221174 221175 221176 221177 ] a ford decidiu fazer outra uma revoluçao com a terceira geraçao do taurus assim como a primeira o desenvolvimento foi em conjunto entre as equipes de design engenharia e marketing mas desta vez o objetivo da ford era subir o nivel do carro deixando mais proximo dos carros de luxo europeus e afastando da imagem de carro utilitario que esses sedas medios tinham o estilo feito pelo designer doug gaffka certamente pode ser considerado revolucionario mas dividiu muitas opinioes mais ate que o taurus original o carro era todo arredondado e tinha formas ovais por todos os lados farois grade tomadas de ar forma da area envidraçada vigia traseiro retrovisores e ate as maçanetas eram ovais por dentro o tema oval se repetia o painel contava com uma central de comandos oval que integrava o sistema de som com os comandos do ar condicionado o painel e os paineis de porta tinham acabamento soft touch nos modelos mais simples que vinham com banco dianteiro inteiriço e alavanca de cambio na coluna o assento central podia ser virado para servir de console com tres porta copos e porta trecos se na geraçao anterior o taurus tinha duas opçoes de v6 com a mesma potencia agora ele oferecia dois v6 com o mesmo deslocamento o antigo vulcan continuava como opçao de entrada agora produzindo 147 cv no modelo topo de linha lx vinha o novo v6 duratec 30 de 202 cv um motor com bloco e cabeçotes de aluminio comando duplo e quatro valvulas por cilindro a transmissao era sempre automatica de quatro marchas o irmao mercury sable seguiu um estilo mais conservador os farois eram maiores as lanternas eram horizontais e finas o vigia traseiro era retangular e nao havia as janelas da coluna c por dentro o sable seguia o estilo ovoide do interior do irmao os novos taurus e sable foram apresentados no salao de detroit de 1995 suas peruas foram apresentadas no mes seguinte no salao de chicago o carro foi bem recebido pela imprensa os jornalistas gostaram das melhorias no refinamento da suspensao e o acabamento interno o taurus foi um concorrente forte para o premio de carro do ano da motor trend perdendo para a minivan dodge caravan [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 221182 221181 ] apesar de ser o produto principal da ford o taurus so começou a ser vendido uma semana depois do sable o motivo disso foi uma consulta que os engenheiros da ford fizeram com um astrologo californiano para saber a melhor data para começar as vendas do carro essa consulta nao ajudou muito no primeiro ano o taurus conseguiu manter o posto de carro mais vendido dos eua mas 51% das vendas eram para frotistas a imprensa pode ter gostado do carro mas o publico o rejeitou por causa do estilo a ford tentou melhorar as vendas lançando um modelo mais simples e dando bonus e descontos para donos de accord e camry na troca em 1997 do taurus caiu para a terceira colocaçao nas vendas atras dos concorrentes da toyota e honda e nao conseguiu mais retomar o sucesso houve uma tentativa de vender o taurus no japao e na australia usando a frente do mercury sable e com a direçao no lado direito mas nao foi bem sucedida na australia ele custava mais caro que o ford fairmont um sedan local maior e de traçao traseira no japao a falta de sucesso foi causada pelo tamanho do carro ele pagava mais imposto que carros equivalentes e era pouco pratico no transito congestionado da epoca no brasil o taurus teve uma segunda chance em 1997 veio importado oficialmente pela ford apenas no modelo topo de linha lx em 1998 a ford encerrou as importaçoes do taurus depois de vender 5 800 unidades foi um sucesso moderado para uma categoria de pouco volume no pais sucesso das locadoras a quarta geraçao do taurus veio no final de 1999 para corrigir as polemicas do modelo anterior assim como a segunda geraçao ela era mais uma reestilizaçao do que uma geraçao nova a frente ganhou farois e grade maiores seguindo o estilo new edge na traseira a mudança foi mais profunda o porta malas ficou mais alto as lanternas passaram a ser triangulares e o taurus passou a adotar o vidro traseiro retangular do sable a perua contudo manteve a traseira intocada o interior tambem ficou mais convencional os comandos do ar condicionado continuam integrados aos do som mas agora ocupando um espaço maior do painel na mecanica os motores continuaram basicamente os mesmos a unica mudança foi um coletor de admissao novo no vulcan que rendeu mais 10 cv para o antigo v6 o estilo mais convencional nao se traduziu em vendas o taurus continuou com o terceiro lugar no segmento em 2005 caiu para quarto atras do nissan altima a maior parte das vendas continuavam sendo para frotas principalmente de locadoras com isso o ford fusion foi lançado em 2005 como sucessor do taurus no competitivo mercado de carros medios seu estilo moderno conseguiu trazer de volta para a ford os consumidores a perua parou de ser fabricada em 2004 em 2006 o taurus parou de ser oferecido para pessoas fisicas e tambem parou de oferecer o v6 duratec 30 o taurus teve seu fim decretado em 27 de outubro de 2006 como parte de um plano de reestruturaçao da marca a ultima unidade foi vendida para s truett cathy o dono da rede de restaurantes chick fil a o fim do taurus gerou descontentamento um carro que começou como o queridinho das familias chegou ao fim da vida como carro de frota funcionarios das fabricas de atlanta e chicago onde o carro era fabricado desde 1986 disseram a imprensa que o carro foi negligenciado pela ford segunda chance a aposentadoria do taurus durou pouco em maio de 2007 a ford ressuscitou o nome na versao reestilizada do sedan grande five hundred lançado em 2004 como substituto do crown victoria fora do mercado de frotas o five hundred assim como o fusion veio como um medio mais desejavel que o taurus ele era feito na plataforma d3 que era derivada da arquitetura p2 da volvo usada na primeira geraçao do s80 o novo taurus diferenciava se do five hundred apenas pela dianteira nova os farois tinham formato diferente e a grade adotava o conceito das tres barras cromadas estreado pelo fusion o nome sable tambem ganhou uma segunda vida o five hundred tinha um irmao na mercury que chamava montego alem da dianteira nova ele recebeu lanternas traseiras transparentes [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 221189 221188 221191 221192 ] na mecanica as mudanças eram poucas a transmissao cvt foi trocada por uma automatica comum de seis marchas e o v6 duratec 30 deu lugar para o novo v6 cyclone de 3 5 litros e 269 cv a traçao podia ser dianteira ou integral acompanhado desses sedas veio a reestilizaçao do crossover freestyle em 2008 que ganhou o nome taurus x o entao presidente da ford alan mulally disse em uma entrevista na epoca que foi um erro ter descontinuado o taurus que o five hundred deveria ter recebido esse nome desde o começo mas ainda assim o carro nao deslanchou a quinta geraçao do taurus vendeu menos da metade que o anterior vendia e os numeros so cairam ate sair de linha em 2009 a segunda morte do taurus a sexta e ultima geraçao do taurus chegou logo em seguida com a missao de corrigir as falhas do modelo anterior o design seguia o estilo kinetic era bem mais ousado e moderno a linha de cintura baixa e ampla area envidraçada foram substituidas por um estilo mais moderno com linha de cintura mais alta e janelas menores inspirado no chrysler 300c os farois eram afilados e a grade de tres barras nao era mais completamente cromada na traseira as lanternas ficaram menores e retangulares remetendo aos galaxie dos anos 60 [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 221195 221196 ] o espaço interno era o maior trunfo do taurus anterior mas no modelo novo foi um pouco sacrificado o novo console inclinado que se integra ao painel era largo e roubava espaço para as pernas na traseira o teto baixo roubava espaço para a cabeça dos ocupantes o taurus de sexta geraçao veio recheado de tecnologia foi o primeiro carro da ford americana com detector de ponto cego cruise control adaptativo sistema de frenagem automatica e assistente de faixa a plataforma era a mesma d3 herdada da volvo o motor cyclone e a opçao de traçao integral tambem foram mantidos de inicio as vendas subiram mas longe de ter o sucesso que o modelo tinha antes apesar de toda tecnologia empregada no carro ele acabou tendo mais sucesso em frotas que com consumidores como aconteceu nas geraçoes anteriores junto de um facelift em 2012 o taurus ganhou uma versao de policia para suceder o famoso crown victoria a viatura recebia apenas o nome de ford police interceptor sedan e vinha com suspensao reforçada alavanca de cambio na coluna de direçao parte eletrica reforçada e interior com assoalho emborrachado para facilitar a limpeza o motor poderia ser o v6 3 7 de 309 cv do mustang ou o v6 3 5 ecoboost de 370 cv nesse facelift o taurus ganhou grade e farois novos as lanternas passaram a ser de led e o modelo comportado passou a ter opçao do motor 2 0 ecoboost o interior ficou mais moderno trocando os botoes do painel por teclas capacitivas painel de instrumentos configuravel central multimidia com touch screen da sony e bancos com massageador com a chegada da versao de policia as vendas cairam ainda mais os consumidores nao queriam ser confundidos com policias a ford chegou a cogitar tirar o taurus de linha em 2015 mas as vendas corporativas eram fortes e adiaram o fim do taurus nesse mesmo ano foi apresentado um taurus novo no salao de shangai desenvolvido em conjunto entre a changan e a ford australiana na plataforma cd4 do fusion esse taurus novo e exclusivo para o mercado chines e feito para atender as demandas locais por isso tem um longo entre eixos de 2 949 mm em abril de 2018 a ford anunciou que nao renovaria a linha de sedas nos eua para focar em suv crossovers e caminhonetes em setembro ela cortou toda a publicidade de seus sedas e no primeiro dia deste mes o taurus saiu da linha de produçao [caption id= attachment_221199 align= aligncenter width= 800 ] o ultimo taurus da historia sera [/caption] em seus 34 anos de estrada o taurus vendeu quase nove milhoes de unidades no final da vida era apenas uma sombra do que o nome ja foi no mercado em 2018 apenas 36 088 unidades foram emplacadas bem longe do seu auge em 1997 quando 463 104 unidades foram vendidas como comparaçao o suv e irmao de plataforma explorer vendeu 261 571 unidades em 2018 o fim do taurus talvez seja o maior simbolo do fim desta era para a ford nos eua o modelo nasceu como um sucesso explosivo que ajudou a marca a tomar a dianteira do mercado foi se tornando decadente ate morrer pela primeira vez quando voltou pronto para enfrentar alguns rivais estrangeiros era tarde demais ele ja havia perdido a atençao do publico para os suv e se tornou apenas um carro de locadoras e policiais que talvez nem deixe saudade no publico
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