o quadro flatout street se dedica aos carros preparados e customizados estrangeiros e nacionais de todas as epocas e estilos sao materias especiais feitas para serem saboreadas como as das classicas revistas que amamos clique aqui para ver o indice de posts o sonho de 40 anos sao 6 30 voce desperta esfrega os olhos estica o braço e alcança seu smartphone desbloqueia a tela abre qualquer rede social e imediatamente tem dezenas — talvez centenas — de imagens e videos de carros de todos os tipos antes mesmo de levantar da cama e lavar os olhos voce ja viu mais carros diferentes do que seu avo durante um ano inteiro [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 268236 268282 ] as coisas eram um pouco mais dificeis no inicio dos anos 1980 importaçoes proibidas gasolina encarecida pela crise do petroleo as opçoes de zero quilometro nao chegavam a vinte project car era qualquer carro cujo dono tentasse dar a ele um pouco mais de conforto ou desempenho os autodromos tambem nao eram muitos — e poucos eram asfaltados adequadamente mas renato teve a sorte de estar ao lado de um deles o autodromo de cascavel foi la que renato se aproximou do automobilismo e aprendeu a gostar dos carros da velocidade dos opala seis cilindros dos dodge e dos maverick v8 da arrancada e das corridas como todo garoto da epoca renato tambem enxergava nos carros um simbolo de liberdade e nenhum carro representava melhor este ideal de liberdade do que a velha senhora a volkswagen kombi afinal ela e mais que um carro e como seu quarto de adolescente sobre rodas um pedaço do seu mundo que te acompanha para onde sua vontade apontar foi nesse contexto curtindo os v8 na pista e sonhando com a kombi nas ruas que renato entao com cerca de 15 anos acabou chegando ao projeto que levaria 40 anos para realizar plenamente desde aquela epoca eu comecei a imaginar uma kombi com o motor v8 tem um desenho da kombi com os escapes na traseira no caderno de escola conta um rascunho em forma de coruja a ideia começou a ser posta em pratica ainda nos anos 1990 quando os motores v8 eram rejeitados e seus portadores eram meras banheiras beberronas como se dizia na epoca renato agora um engenheiro mecanico comprou uma kombi 1971 um motor dodge 318 e juntou as duas coisas o esboço do seu carro dos sonhos ja estava la o v8 no salao da kombi de teto rebaixado infelizmente durante a execuçao do projeto renato encontrou uma estrutura muito comprometida e acabou abortando a construçao do carro nos anos seguintes montou um dodge magnum e um dodge charger 1977 caracterizado como carro de policia ambos preparados para arrancada usando como base os motores 318 originais quase dez anos depois da primeira kombi renato fez sua segunda tentativa arrematou uma kombi 1986 a alcool e iniciou a segunda construçao daquele seu sonho de adolescente usando o motor 318 aspirado do charger 1977 renato fez a primeira versao de sua nova kombi v8 repetindo a receita do projeto abortado era um 318 com conjunto rotativo forjado cabeçotes de alta performance carburador quadrijet e cambio automatico de tres marchas a caixa a904 original dos dodge v8 nacionais tambem foi nesta primeira fase que a kombi ganhou sua nova suspensao traseira mais adequada e sem duvida necessaria para lidar com a nova distribuiçao de massa a transferencia de peso e claro o novo patamar de potencia desta vez com mais experiencia o projeto nao teria como dar errado especialmente porque tudo seria montado pelo proprio renato de acordo com as exigencias do projeto e de seu proprio padrao de qualidade pessoal tentativa e acerto foi assim que em 2010 renato decidiu evoluir o projeto trocando o 318 por um motor mais moderno com mais potencial para preparaçao entra em cena o motor 360/5 9 do jeep grand cherokee zj originalmente com 249 cv o motor chegou aos 465 cv depois que renato instalou um trem de valvulas sob medida cabeçotes de alta performance e um carburador quadrijet note que a receita e muito semelhante a primeira o que evidencia uma curva de experiencia adquirida ao longo do projeto a moda antiga experimentando para manter o que funciona e substituir o que nao da certo renato concluia a fundaçao de seu projeto foi nessa fase por exemplo que a transmissao deu sinais de que estava chegando ao seu limite e exigiu componentes reforçados abundantes nos eua que foram importados pontas de eixo e demais componentes foram feitos pela depauli um dos fornecedores de confiança de renato com a transmissao reforçada a kombi v8 atingiu um novo patamar de desempenho — e renato preparou a base para a proxima etapa a sobrealimentaçao nao ha substituto para as polegadas cubicas em 2012 o motor 5 9 ganhou uma nova configuraçao um kit stroker foi trazido dos eua e o v8 magnum passou a deslocar 408 polegadas cubicas — 6 7 litros o conjunto rotativo e totalmente forjado porque renato ja tinha em seus planos atingir o numero magico de quatro digitos de potencia os 1 000 cv em um primeiro momento o motor foi montado apenas com admissao atmosferica com taxa de compressao sutilmente menor 9 1 ante 10 1 do 5 9 original porque a segunda etapa da preparaçao do 408 começaria somente em 2015 foi quando o blower 6 71 chegou para coroar o v8 e levar esta kombi aonde nenhuma outra kombi brasileira jamais chegou nem para um supercharger a preparaçao do motor foi feita com um esmero quase obsessivo por renato montando todos os componentes por conta propria — e sendo um engenheiro mecanico ainda mais experiente — ele sabia que nao se chega aos 1 000 cv de forma confiavel sem esse tipo de cuidado e atençao aos detalhes foi por isso que ele proprio fez o balanceamento do conjunto considerando os centesimos de grama — sim centesimos de grama as folgas dos aneis dos pistoes tambem foram conferidas e ajustadas individualmente cada um dos aneis dos oito pistoes e um tipo de cuidado inviavel para oficinas comerciais renato conta que cada pistao leva uma manha inteira para ter seus aneis ajustados [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 268259 268257 268261 268254 ] a dedicaçao pessoal tambem tem uma outra motivaçao como todos os sistemas e conjuntos do carro sao montados por ele proprio renato sabe exatamente onde e como agir para acertar o carro e melhora lo durante as provas de arrancada sem os ruidos de comunicaçao inevitaveis quando um piloto alheio ao processo de construçao explica aos mecanicos alem disso quando se fala neste nivel de potencia uma pequena falha tem um potencial destrutivo enorme durante um teste do carro em dinamometro a malha de aço de um dos filtros da bomba de combustivel acabou entupindo o proprio filtro levando a uma falta de combustivel a 6 500 rpm que resultou em dois pistoes furados e o tipo de tentativa e erro — e eventualmente acerto — mencionado algumas linhas acima agora para minimizar o risco de falha na alimentaçao a kombi usa quatro bombas eletricas a quebra alias resultou em um aumento sutil no deslocamento que passou de 408 para 410 polegadas cubicas ainda 6 7 litros [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 268260 268259 268261 268264 ] o carburador quadrijet tambem foi substituido por um sistema de injeçao eletronica programavel da injepro inicialmente lidando com etanol mas agora modificado para metanol o conjunto pode girar ate 8 000 rpm mas renato optou por limita lo a 7 500 no momento em que esta materia e escrita alias renato esta aguardando as novas valvulas injetoras chegarem dos eua para completar a conversao elas serao posicionadas antes do blower que tera tambem o papel secundario de fazer a homogeneizaçao da mistura [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 268285 268246 268247 268243 ] outro problema durante a preparaçao do motor foi o cambio mesmo reforçado ele ja nao suportava mais a brutalidade da potencia sobrealimentada entao renato começou a procurar uma soluçao e a encontrou na forma de uma flange de capa seca uma flange que permitia a instalaçao do cambio th 350 da gm nos motores magnum da chrysler reforçado para tolerar ate 1 100 cv e ele quem transmite a força do motor para o eixo traseiro a traseira claro foi totalmente modificada para a passagem do carda para a instalaçao do novo eixo traseiro e para a ancoragem do para quedas de frenagem — afinal ele arrancaria a traseira da kombi quando aberto ao final dos 201 metros [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 268276 268274 268278 268280 ] durante a corrida alias e preciso cuidado redobrado com a aceleraçao algumas marchas tem trocas antecipadas para manter o equilibrio pois mesmo com a distribuiçao quase ideal 51/49 a traseira tenta levantar a dianteira o tempo todo 1 000 cv 40 anos ao ver um projeto destes praticamente concluido acelerando na pista e cobrindo os 201 metros em menos de 6 segundos o relato de renato faz tudo parecer facil mas quando voce começa a organizar os fatos as fases do projeto o salto temporal entre cada uma delas a realidade começa a clarear a percepçao da primeira kombi ate o atual estagio do projeto se passaram 25 anos some isso aos 15 anos decorridos entre aquele desenho no caderno riscado em alguma aula desinteressante e o primeiro passo deste projeto e teremos 40 anos de dedicaçao — afinal neste intervalo renato ainda se tornou um engenheiro nem foi preciso perguntar sobre as dificuldades ao longo do projeto os 40 anos falam por si este e mais que um projeto de arrancada mas um projeto de vida o renato que começou aquela kombi de 1995 nao e o mesmo renato que acelera o v8 de 1 000 cv em 2020 nao se faz um projeto deste sozinho da noite para o dia e sem dias ruins no fim das contas e como um album de fotos voce nao guarda os dias de chuva em que tudo deu errado mas os dias de sol que valeram a pena alias sao estas as fotos que voce encontra quando abre as redes sociais deitado na cama pela manha nao
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