hoje em dia ninguem pensa nisso mas eu me lembro bem ar condicionado e direçao hidraulica era coisa de gente sem fibra moral gente que preferia trocar algum conforto por menos velocidade parece ridiculo visto de hoje mas e como eramos [caption id= attachment_363505 align= aligncenter width= 999 ] chevrolet bel air coupe 1957[/caption] naquela epoca os carros eram muito mais lentos e dinamicamente inferiores a qualquer coisa hoje; mesmo um dodge v8 tenho certeza nunca poderia alcançar qualquer 1 0 turbinho de hoje mas veja bem andavamos muito mais rapido entao as ruas eram mais vazias radares eram inexistentes e todo mundo queria ser mais veloz que o vizinho se hoje as pessoas gostam de ostentar carros caros a baixa velocidade quando eu era jovem o unico modo de ostentar era sendo mais rapido e a gente tirava prova sim competiçoes nas ruas eram comuns nao nao e algo que me orgulho mas acontecia eram outros tempos e valores especialmente entre os entusiastas do automovel some isso com escassas possibilidades de preparaçao e qualquer pequena vantagem em velocidade era perseguida com zelo o carro mais caro e equipado e so o que o povo compra hoje mas veja so em 1986 meu pai encomendou um opala basico quatro portas mas com o motor seis cilindros a alcool e cambio manual de quatro marchas na concessionaria chevrolet de niteroi rj onde moravamos era bem mais veloz que os mais comuns mas mais pesados e equipados comodoro e diplomata ainda posso sentir o calor do respeito de meus pares ao me ver chegar na flor dos meus 17 anos com aquela maquina que era obviamente o mais rapido e veloz carro brasileiro entao e que custava preço de escort no calor senegales do rio suava em bicas atras do volante e as coisas pioravam ao estacionar um exercicio para o qual hoje se cobra fortunas em academias para se fazer mas nada disso importava o carro era uma fera leve e potente e invencivel e com uma cara de taxi exacerbada pela sua cor prata e as rodas de aço ta em 1988 meu pai trocou esta fera por outro opala standart mas agora verde metalico com rodas de aluminio ralinho quatro cilindros cinco marchas e com ar condicionado e direçao hidraulica parte de um processo de mudança sociologica mundial que o grande filosofo jose rezende mahar definiu como o abaitolamento progressivo das instituiçoes [caption id= attachment_363507 align= aligncenter width= 999 ] o bel air 1957[/caption] mas divago a historia de hoje diz respeito nao aos opalas de meu pai mas sim outro chevrolet mais antigo e americano mas um que mostra claramente como era conseguida velocidade nesses tempos de carros mais lentos e motoristas mais destemidos o maior motor possivel no mais leve e simples carro possivel o chevrolet v8 antes de chegarmos nele temos que falar um pouco de seu motor o chevrolet v8 de bloco pequeno tente imaginar primeiro o mundo de 1955 quando foi lançado quase exatamente 70 anos no passado motores de valvulas laterais eram comuns ainda e duplo comando de valvulas existia quase que somente na formula 1 carburadores se aboletavam em todas as admissoes turbocompressores nao existiam e enormes sedas americanos com rabos de peixe vagavam pelas pradarias livres leves e soltos como dinossauros que eram a caminho da extinçao a chevrolet ate entao a marca de velho dos eua recebia novo sopro de vida quando o lendario engenheiro ed cole torna se o presidente em 1952 o criador do v8 americano vareteiro com o cadillac de 1949 cole faria em poucos anos a chevrolet uma marca entusiasta e de sucesso nas pistas e alem do mais baixo bonito leve e sofisticado chevrolet 1955 conseguiu isso basicamente com um motor; o novo v8 da marca o v8 chamado de small block era realmente pequeno para seu deslocamento essa e sua principal vantagem pouco peso por sua potencia mas existem muitos outros criado com tecnicas modernas de fabricaçao era baixo e compacto cabendo em qualquer lugar era simples mas com diametro de pistao grande e curso curto para maior area de valvula e facilidade de giro era ohv mas explorava as vantagens disso baixo peso e baixo centro de gravidade as camaras de combustao triangulares em seçao wedge permitiam taxa alta e alta eficiencia era realmente leve pesou de 200 a 280 kg durante sua longa historia o motor e tao excepcional que se tornaria o mais produzido da historia o maior vencedor de corridas e seria instalado em veiculos zero km ate 2003; ainda esta em produçao como peça de reposiçao e para preparaçao o motor de maior sucesso da historia em 1955 quando lançado media 95 25 × 76 2 mm o motor tinha 4 3 litros ou como era conhecido 265 cid a distancia entre centros de cilindro nunca mudaria desde este primeiro motor 4 4 polegadas ou 111 8 mm tinha 162 cv com carburador duplo mas de cara duas opçoes mais potentes 180 cv no power pack com carburador quadruplo roichester ou no corvette 195 cv rapidamente o motor pequeno para os padroes americanos se mostrou um monstro de velocidade era o mighty mouse apelido tomado do popular desenho animado em 1957 recebe aumento no diametro dos cilindros para 98 43 mm; agora era o 283 ou 4 6 litros este ano a grande novidade era uma incrivel inovaçao da gm injeçao a unidade rochester ramjet era mecanica mas funciona como uma injeçao moderna duto de alta pressao comum injetores individuais nos coletores as vantagens eram as que conhecemos hoje mas presentes ja em 1957 funcionamento a frio perfeito menos emissao mais economia de combustivel e mais potencia mas era carissimo claro ainda e [caption id= attachment_363496 align= aligncenter width= 999 ] com injeçao rochester ramjet[/caption] com injeçao o motor fuelie dava 283 cv ou um cv por cada polegada cubica um marco em eficiencia praticamente todos foram montados em corvette; mas era um caro e raro opcional para os sedas da marca tambem o que abriu uma interessante possibilidade para o entusiasta atento a viuva negra em 6 de junho de 1957 a ama automobile manufacturers association uma coalizao dos fabricantes americanos de automoveis proibiu formalmente os seus membros de participarem de competiçoes de velocidade de qualquer tipo na verdade qualquer promoçao de velocidade foi proibida ate propaganda fornecer pace cars e outras atividades de marketing [caption id= attachment_363504 align= aligncenter width= 999 ] o guia para se fazer um stock car[/caption] isso ocorreu em resposta a forte pressao do congresso americano apos o famoso acidente nas 24 horas de le mans em 1955 que matou mais de 80 pessoas quando um carro saiu do curso e bateu nas arquibancadas explodindo em uma bola de fogo possivel de ser vista do espaço sideral tambem ha de se levar em conta o conservadorismo extremo dos executivos da industria americana isolados que eram no bucolico e provinciano meio oeste daquele pais [caption id= attachment_363508 align= aligncenter width= 999 ] o one fifty utility base[/caption] mas proibir nunca evitou qualquer atividade de continuar acontecendo; ela apenas se move para a clandestinidade a general motors contrata o engenheiro de competiçao da hudson vince piggins e o transfere para atlanta onde estabelece uma empresa de nome southern engineering and development co ou sedco que era administrada pela nalley chevrolet uma concessionaria de atlanta o objetivo dessa empresa era continuar o programa de competiçao da gm sem parecer que era a gm por baixo dos panos [caption id= attachment_363521 align= aligncenter width= 999 ] black widow carro de corrida de fabrica[/caption] era a continuaçao do que fora lembrado famosamente por zora arkus duntov como nao podemos impedir que os hot rodders entrem em corridas com corvettes ou chevys talvez seja melhor ajuda los a fazer um bom trabalho nisso a primeira tarefa de piggins era criar um pacote para que a chevrolet continuasse competitiva nas corridas de stock car lembre se que stock car na epoca era stock mesmo so peças de produçao normal podiam ser usados nos carros de competiçao a sedco publica um folheto detalhando tudo que os competidores deveriam fazer para criar seu proprio carro de corrida ao encomenda lo a chevrolet chamava se 1957 chevrolet stock car competition guide redigido por robert lund do departamento de vendas da chevrolet dizia este guia da stock car e a primeira publicaçao do genero no pais e contem informaçoes que podem ser usadas para ajudar individuos que planejam participar de corridas de stock car este valioso folheto e fornecido para familiarizar os revendedores bem como os individuos interessados em alto desempenho com as tecnicas que permitem maior valor de segurança e entretenimento para todos que gostam de competir em stock car nas mais altas tradiçoes do esporte sim um guia para especificar um carro de corrida que podia muito bem tambem ser um carro de rua para la de interessante o carro que especificaram e hoje tratado como um modelo especial raro e cobiçado no mercado de classicos e conhecido como black widow o manual que foi enviado para 411 concessionarias chevrolet em todo o pais continha 170 peças individuais fabricadas pela gm que eram necessarias para converter um carro de rua em um carro de corrida nascar completo a base era o chevrolet one fifty utility sedan one fifty era a carroceria mais simples e leve com acabamento basico abaixo do two ten e do bel air o utility sedan era um carro vendido para algo entao comum hoje desaparecido vendedores e caixeiros viajantes era excepcionalmente simples e nao tinha banco traseiro para ser usado como espaço para carga o motor era claro o 283 fuelie o mais potente disponivel o guia dizia embora alguns especialistas em motores de competiçao defendam a reconstruçao completa para competiçao a experiencia real provou que o motor chevrolet corvette v8 de 1957 e capaz de produzir desempenho competitivo na stock car sem modificaçao de qualquer tipo o chevy v8 tinha compressao de 10 5 1 o duntov hi lift cam injeçao e 283 cv o cambio era o manual de tres marchas sim com comando na coluna na versao heavy duty e com relaçoes close ratio acompanhadas de embreagem de 11 polegadas heavy duty o eixo traseiro era o da picape de ¾ de tonelada e duas relaçoes finais eram possiveis 2 94 1 ou 2 21 1 tudo peça de prateleira assim tambem como era um pacote de radiador melhor criado como opcional especialmente para os black widow embora a chevrolet nao fabrique carros de corrida dizia o guia a experiencia prova que um carro de passageiros normal com os opcionais certos pode ser transformado em um stock car vitorioso ate a pintura era discutida no folheto quase qualquer cor de carroceria e satisfatoria tons mais claros tendem a reduzir a temperatura interna em dias quentes o verde e um tabu na maioria dos circulos automobilisticos americanos esta ultima observaçao uma antiga superstiçao a maioria deles era em preto e branco dai o apelido de aranha peçonhenta a chevrolet tambem incluiu no pacote rodas reforçadas de aço 15x6 de seis parafusos calotas nunca sao usadas em competiçao dizia o guia o tanque era o maior disponivel de 75 litros e nao havia radio ventilaçao interna isqueiro ou apoio de braço nos paineis de porta mas um rollbar e um cinto de segurança deviam ser instalados para competiçao claro; o banco permanecia inteiriço na frente o peso estimado era de 1400 kg os black widow correram com sucesso durante toda a temporada em 1957 os tres pilotos mais proeminentes foram buck baker jack smith e speedy thompson baker venceria o campeonato da nascar em 1957 com thompson terminando em terceiro em pontos e smith em quinto coletivamente o trio acumulou 16 vitorias em corridas e 63 resultados entre os cinco primeiros durante a temporada de 1957 no meio da temporada a injeçao foi proibida e os motores receberam carburadores ninguem sabe exatamente quantas viuvas negras foram construidas ou quantas sobreviveram e os detalhes do carro sao uma fonte de fascinio sem fim entre os fas mais radicais nao voltariam para 1958; a nascar sabia bem o que a chevrolet fazia e antes que algo vazasse para a ama a chevrolet fechou a operaçao mas o sedan continua uma prova clara de que o carro mais barato da linha muitas vezes pode ser o mais veloz de todos e bom a gente prestar atençao no que escolhe
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.