no geral o publico fa de motocicletas esta bem servido no brasil ao menos quem curte as motos de maior cilindrada de 500 cm³ para cima boa parte dos grandes lançamentos mundiais acaba chegando ao nosso mercado mesmo que com alguns meses de atraso e as opçoes sao muitas em diversos segmentos das superesportivas e naked as aventureiras fora de estrada e touring ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] por outro lado quem busca uma moticicleta menor e mais acessivel esta mais limitado os modelos de 300 a 400 cm³ ate oferecem opçoes fora da caixa bacanas como a yamaha mt 03 as kawasaki ninja 400 e z400 e ate mesmo a royal enfield himalayan mas nao se encontra motos menores com uma proposta esportiva mais seria as que melhor se aproximam disto sao a honda twister e a yamaha fazer ambas com motores monocilindricos de 250 cm³ e que no fim do dia sao motos street com elementos das naked e quando o assunto sao as pequenas na faixa dos 125 a 160 cm³ nao pode fugir de figurinhas carimbadas honda cg yamaha fazer e as diversas scooters que explodiram em popularidade nos ultimos anos e por isso que sempre que dou uma olhada nas motocicletas que se pode comprar em outros paises especialmente na europa sinto uma pontinha de inveja no velho mundo um segmento bastante popular e o das motos esportivas de 125 cm³ que por fora lembram muito as superesportivas maiores de 900 cm³ ou mais elas sao feitas para motociclistas menos experientes que buscam o estilo e a experiencia de conduçao de uma moto maior porem sem o desempenho bruto que pode ser um risco para quem nao tem tanto tempo muito tempo de estrada elas nao sao tao baratas quanto as 125cc normais mas compensam com suspensao mais sofisticada e acabemento mais caprichado e nao faltam opçoes um dos melhores exemplos por colocar em perspectiva as nossas motos pequenas e as mini esportivas europeias e a atual cb125r ela e a moto de entrada da familia neo sports cafe da honda que no brasil e representada pelas cb650r e cb1000r trazendo o mesmo visual com toque retro tanque robusto farol redondo com lampadas de led e posiçao de pilotagem esportiva ela tem suspensao monochoque na traseira garfo showa e cambio de seis marchas tudo amarrado por um motor monocilindrico sohc de 13 cv a 10 000 rpm embora tenha arrefecimento liquido algo que nao se ve nas motos pequenas nacionais trata se de um motor de concepçao bastante simples e com foco no desempenho em medias rotaçoes oferecendo boas retomadas e agilidade e e o suficiente para tornar a moto de apenas 126 kg bem esperta para quem quer algo mais extremo visualmente falando existem outras opçoes ainda mais radicais como a dupla yzf r125 e mt 125 da yamaha esportiva e naked usam a mesma base um chassi diamond e um motor de 124 7 cm³ com 14 7 cv a 9 000 rpm mas cada uma tem um estilo a yzf r125 e claramente inspirada na yamah r1 enquanto a mt 125 tem o mesmo visual robotico das demais representantes da familia mt estas motos tem destaque na europa por uma razao simples la a habilitaçao para conduzir motocicletas e mais segmentada que no brasil por aqui temos a cnh de categoria a para motos e a ab para motos e carros sem separaçao por tipo de motocicleta em teoria a primeira moto de um condutor habilitado pode ser uma esportiva grande de 1 000 cm³ ou mais ainda que seja uma pessima ideia dar a um motociclista recem habilitado uma moto tao potente na europa a categoria mais baixa de habilitaçao para motos e am que permite que se conduza ciclomotores e scooters de ate 50 cm³ depois dela o proximo passo e a habilitaçao a1 que da direito a conduçao de motos de verdade com deslocamento de ate 125 cm³ e potencia inferior a 14 75 cv as esportivas pequenas foram criadas para atender ao publico que se enquadra nesta categoria e quer algo mais descolado [caption id= attachment_271422 align= aligncenter width= 999 ] kawasaki ninja 125 da para dizer que e uma 125 [/caption] no brasil como nao existe esta divisao e como as motos de 125 cm³ a 160 cm³ sao encaradas como veiculos de baixo custo usados para trabalho e locomoçao diaria as esportivas de pequena cilindrada simplesmente nao encontrariam demanda grande o bastante para justificar sua oferta no brasil seriam motos mais caras de nicho e certamente acabariam encalhando nas concessionarias mesmo as poucas esportivas com motores maiores como a kawasaki ninja 250 tiveram sucesso limitado no brasil mas existe no brasil a possiblidade de comprar uma moto esportiva de verdade com motor de 125 cm³ seu nome e cagiva mito 125 e ela foi importada para o brasil em pequena quantidade pela agrale na decada de 1990 trata se de uma das motocicletas mais raras do pais seguramente menos de 100 delas foram vendidas e uma das mais interessantes tambem a cagiva mito 125 foi lançada em 1989 bem antes que a categoria a1 para habilitaçao de motociclistas impusesse o limite de 14 75 cv assim seu motor de 124 7 mkgd chegava tranquilamente aos 33 5 cv a 10 500 rpm para se ter ideia a atual twister com motor 250 tem 22 4 cv a 7 500 rpm era um motor dois tempos alimentado por um carburador dell orto de 28 mm que ligado a um cambio de sete marchas era capaz de levar a motocicleta ate os 165 km/h a mito 125 era na epoca a moto 125 mais veloz do mundo https //www youtube com/watch v=vrvuwqjxcc8 a moto era construida sobre um chassi do tipo berço duplo de aluminio extrudado o que garantia resistencia e leveza mesmo com dimensoes volumosas a moto pesava 125 kg com fluidos o mesmo que as 150 e 160 modernas e suas proporçoes garantiam agilidade ela tinha braço oscilante do tipo monochoque na traseira e garfo telescopico na dianteira e freios a disco com 320 mm na frente e 230 mm atras a cagiva mito original ja impressionava pelo design era praticamente uma copia das ducati com motor de 900 cm³ e acima com a mesma pegada esporte fino e o estilo limpo das esportivas italianas em 1994 porem promoveu se uma reestilizaçao assinada por ninguem menos que massimo tamburini o lendario engenheiro por tras das mais emblematicas motocicletas da ducati e fundador da excentrica bimota que fabricava motos com braço oscilante na dianteira https //www youtube com/watch v=pyttlvts_xi a chamada mkii assim ficou ainda mais parecida com as ducati em especial a 916 que tambem era um projeto de massimo tamburini o formato do tanque e da rabeta o desenho do para lama dianteiro e principalmente a identidade visual da carenagem dianteira eram quase identicos com o motor oculto era impossivel dizer que se tratava de uma moto com motor tao pequeno a introduçao da mito mkii tambem trouxe outra novidade um jovem piloto chamado valentino rossi recem saido das minimotos foi contratado pela cagiva naquele ano para representar a empresa no campeonato italiano de motovelocidade e conseguiu um podio logo em seu primeiro ano em 1995 ainda com a mito ele conquistou o titulo rossi tinha 16 anos de idade e no ano seguinte para buscar seu primeiro titulo mundial acabou migrando para a aprilia arquirrival da cagiva [caption id= attachment_271425 align= aligncenter width= 798 ] valentino rossi e a cagiva mito 1994[/caption] mesmo sem valentino rossi como garoto propaganda a cagiva mito prosperou ela foi vendida ate 2012 sem alteraçoes radicais passando apenas por algumas reestilizaçoes quase anuais o que mudou mais foi o motor a partir de meados dos anos 2000 com a chamada serie 525 a mito recebeu modificaçoes em seu dois tempos para reduzir poluentes e consequentemente era menos potente tinha apenas 24 cv ainda assim bem mais que a potencia das 125 atuais o cambio passou a ter seis marchas como forma de conter custos e adequar se melhor ao novo motor a cagiva mito tambem recebeu uma versao naked chamada planet 125 lançada em 1997 e descontinuada em 2003 ela era feita sobre o mesmo quadro da mito porem com design inspirado pela ducati monster com farol redondo e rabeta que remetia as cafe racer assim como a mito a planet foi importada em pequena quantidade pela agrale ocasionalmente ambas aparecem anunciadas nos sites de classificados custando a partir de r$ 20 000 um valor ate que acessivel considerando a raridade e o quanto estas motos sao especiais alias se alguem tiver um exemplar disponivel para um test ride e so chamar leia mais https //flatout com br/massimo tamburini trajetoria do designer por tras das bimota ducati cagiva e mv agusta/ https //flatout com br/bimota a historia das motos fora de serie que quebraram paradigmas parte 1/ https //flatout com br/bimota a historia das motos fora de serie que quebraram paradigmas parte 2/
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