FlatOut!
Image default
Car Culture Zero a 300

Honda fica na IndyCar, novo Subaru BRZ ganha teaser, Toyota pode lançar Yaris S e mais!

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco!

O Zero a 300 é um oferecimento do Autoline, o site de compra e venda de veículos do Bradesco Financiamentos. Nesta parceria, o FlatOut também apresentará avaliações de diversos carros no canal de YouTube do Autoline – então, clique aqui e se inscreva agora mesmo (e não esqueça de ativar o sininho)!

 

Honda confirma permanência na IndyCar

A Honda pegou todo mundo de surpresa ao anunciar, na semana passada, que deixará a Fórmula 1 após o fim da temporada 2021. Mas seus planos para a Fórmula Indy permanecem em pé. De acordo com a organização da categoria, tanto Honda quanto Chevrolet – as duas fornecedoras de motores para a Indy – assinaram contratos de longo prazo “até o fim da década”.

Os mais vendidos de setembro, Honda anuncia saída da Fórmula 1 após 2021, o “novo” Camaro no Brasil e mais!

A notícia veio acompanhada do anúncio da nova configuração para os motores da Indy a partir de 2023. O novo motor será um V6 biturbo de 2,4 litros com tecnologia híbrida e potência entre 900 cv e 1.000 cv. E a Honda parece ansiosa para a novidade – Ted Klaus, presidente da Honda Performance Development, cumprimentou a IndyCar por “este passo em direção ao futuro”, e diz que a nova configuração está de acordo com os esforços da Honda em fabricar motores eletrificados de alto desempenho “em face dos desafios da indústria”.

Para a Honda, manter o foco na Indy é um bom negócio – além dos custos de desenvolvimento menores que na Fórmula 1, a Honda anda muito bem na categoria americana, tendo conquistado dois títulos no campeonato dos fornecedores de motores em 2018 e 2019.

 

Novo Subaru BRZ tem teaser divulgado e estreia ainda este ano

A Subaru, que até agora manteve-se em relativo silêncio quanto ao novo BRZ (gêmeo do futuro Toyota GT86), decidiu provocar os entusiastas com o primeiro teaser do novo carro. A imagem mostra apenas a roda com o emblema da Subaru e parte da carroceria, com destaque para a saída de ar atrás da caixa de roda dianteira.

Não demorou muito para que surgisse no Instagram uma foto um pouco mais reveladora – ainda que escura e com resolução não muito boa. Nela, o carro traz a mesma camuflagem do teaser, e podemos notar que, apesar de a silhueta do teto e o desenho da área envidraçada não mudarem muito, a traseira ganhará um volume mais pronunciado, dando a impressão de ser mais alta e longa.

O carro, de acordo com o que a própria Subaru afirma, será “totalmente novo”, levantando a hipótese de que, afinal, a nova geração possa usar uma variação da plataforma modular TNGA da Toyota. O que contradiz esta possibilidade: em agosto, um exemplar camuflado do suposto GR86 apareceu camuflado em alguns vídeos no Instagram – e tinha exatamente as mesmas proporções do GT86 atual. Ou seja, ao que tudo indica, o carro ainda usava a plataforma antiga, mas tinha dianteira e traseira remodelados.

A nova geração do Toyota GT86, novo Nissan GT-R chega em 2023, BMW M4 flagrado e mais!

De qualquer forma, não vai demorar muito para que coloquemos um fim nas dúvidas – novo BRZ será apresentado em algum momento nos próximos três meses. Só falta divulgarem a data exata.

 

Manhart deixa BMW M4 DTM Champion Edition ainda mais potente

O BMW M4 DTM Champion Edition, apresentado em 2016, era uma edição limitada bem interessante do cupê esportivo alemão. Feito para celebrar o sucesso da BMW na DTM, o carro tinha uma versão de 500 cv e 61,2 kgfm do motor seis-em-linha biturbo de três litros – o mesmo usado no M4 GTS. Eram 70 cv e 5,2 kgfm a mais que o M4 normal. E só 200 exemplares foram feitos.

Agora, quatro anos depois e com um novo M4 recém-apresentado, a Manhart decidiu colocar as mãos no M4 DTM Champion Edition e dar a ele um pouco mais de punch. E, por um pouco mais, queremos dizer 708  cv e 99,9 kgfm de torque.

A potência extra foi obtida através de uma reprogramação na ECU e alguns novos componentes –  intercooler, coletor de admissão de fibra de carbono, novos charge pipes de alumínio, downpipe de competição e um sistema de escape menos restritivo. O câmbio de dupla embreagem e sete marchas também recebeu reforços.

Em outros aspectos, o M4 DTM Champion Edition da Manhart também traz um novo esquema de cores, com mais ênfase nas cores Motorsport que a decoração original do carro, uma asa traseira bem mais alta e novas rodas Manhart Concave One. Estas têm 20×9” na frente e 20×10,5” atrás,  e são calçadas com pneus 255/35 e 295/30, respectivamente. O interior recebeu revestimento de Alcantara no volante, bancos concha Recaro e diversos elementos em fibra de carbono.

A Manhart não revela preços e nem diz quantos carros serão feitos. Mas não deverão ser muitos – a preparadora alemã garante que a ideia do projeto é tornar o M4 DTM Champion Edition ainda mais exclusivo.

 

Toyota Yaris S: versão especial deve ser lançada em breve

O Toyota Yaris, a caminho de tornar-se o modelo de entrada da fabricante, deve ganhar uma série especial em breve. De acordo com os colegas do Autos Segredos, o novo Yaris S deverá ser lançado em breve.

O carro deverá ter tiragem limitada em 450 unidades, e terá acabamento diferenciado acompanhado de uma lista generosa de equipamentos. O visual deverá ser inspirado no Yaris GR-S, conceito apresentado pela Toyota no Salão do Automóvel 2018, em São Paulo (SP), que tinha detalhes em preto e vermelho na carroceria (as cores da Toyota Gazoo Racing), body kit mais agressivo e rodas exclusivas. O interior deve trazer acabamento preto com costuras vermelhas.

A publicação diz que o Yaris S ficará posicionado entre as versçoes de topo da família, a X-Way e a XLS. A oferta de equipamentos deve incluir ar-condicionado, banco traseiro com encosto rebatível, chave presencial, computador de bordo com tela colorida e 16 funções, direção elétrica progressiva, retrovisor interno eletrocrômico com antiofuscamento, retrovisores externos com rebatimento elétrico, cruise control, central multimídia com tela de 7” e sistema de som com quatro alto-falantes e dois tweeters.

O Toyota Yaris de visual esportivo será equipado com a central multimídia multimídia Toyota Play+ com tela sensível ao toque de 7″, AM/FM, função MP3, entrada USB (no console central), Bluetooth e conexão para smartphones e tablets através do espelhamento SDL9, Android Auto e Apple CarPlay. O sistema de áudio é composto por quatro alto-falantes e dois tweeters.

O carro deverá custar R$ 89.990, segundo o Autos Segredos, mas a data de lançamento exata ainda não é conhecida.

 

SCG 004S: versão de rua do supercarro de James Glickenhaus aparece em Nürburgring

Durante as 24 Horas de Nürburgring 2020, realizadas no final de setembro sem a presença de público, a Scuderia Cameron Glickenhaus – a equipe/fabricante do colecionador James Glickenhaus – aproveitou para esticar as pernas da versão mais recente de seu SCG 004S, superesportivo de homologação da categoria Hypercars da FIA. O carro de corrida chama-se SCG 004C, e também já foi flagrado em outras ocasiões.

Nas imagens, feitas pelo fotógrafo Hide Ishiura e publicadas pela imprensa estrangeira, vê-se que o SCG 004 tem componentes aerodinâmicos mais discretos que a versão de rua – ainda que isto não signifique que ocarro em si é discreto. Ao contrário: ele tem proporções bem radicais e uma interessante traseira que coloca as lanternas no contorno da asa, com formato de bumerangue.

Foto: SB-Medien/Motor Authority

Também foram publicadas fotos do interior, e elas mostram que o SCG 004S terá três lugares com o motorista no centro e os passageiros ao seu lado, em posição mais recuada – como o McLaren F1 e o ainda fresco GMA T.50, ambos projetos de Gordon Murray. E, ao menos neste protótipo, o interior parece bem espartano, sendo praticamente desprovido de revestimentos na fibra de carbono, com apenas um display digital e algumas saídas de ar e botões no painel.

Foto: SB-Medien/Motor Authority

É possível notar, também, a alavanca de câmbio manual com manopla de metal. Sim, o SCG 004S terá uma caixa manual com padrão em H fornecida pela italiana Graziano (hoje parte do grupo Dana) – ligado a um V8 supercharged de 660 cv sem qualquer tipo de assistência elétrica. Vale lembrar que, na versão de corrida SCG 004C, o carro terá tecnologia híbrida por força do regulamento.

 

Lamborghini provoca com imagem de supercarro aberto

A Lamborghini postou em suas redes sociais no último final de semana a imagem de um supercarro misterioso – camuflado, sem teto e nem para-brisa, e com uma enorme asa traseira. Junto da foto, apenas uma legenda enigmática: Attenzione Macchina Veloce Aperta.

Mas o que esta máquina aberta veloz pode ser? Uma possibilidade é que seja uma versão barchetta do recém-revelado Essenza SCV12, que usou uma camuflagem parecidíssima em sua própria campanha de teasers. Por outro lado, o desenho da traseira é diferente e o balanço traseiro parece melhor, o que pode indicar que este é um projeto diferente. O ângulo da imagem dá margem para diferentes interpretações.

Agora, caso seja mesmo um SCV12 sem teto, o roadster deverá ser um especial de pista feito em quantidade limitadíssima (no caso do cupê, são 40 unidades) e equipado com um V12 de 6,5 litros e 830 cv. Conhecendo a Lamborghini, apostamos em mais uma sequência de teasers e informações divulgadas a conta-gotas nas próximas semanas.