dizem que em menos de dez anos todos os carros novos produzidos na europa serao eletricos nos estados unidos fala se a mesma coisa e e fato que vivemos em um momento de transiçao muitas fabricantes europeias ja se comprometeram a eliminar os motores e combustao de suas linhas ate 2030 nos eua a meta e fazer o mesmo ate 2035 para garantir que em 2050 90% dos carros rodando no pais sejam eletricos se e viavel ou nao especialmente em paises menos aptos a adotar os carros eletricos em grande escala por questoes de infraestrutura como bem o nosso e outra historia o fato e que agora essa transiçao esta acontecendo e tende a acelerar nos proximos 10 ou 15 anos ha quem diga que se trata apenas de um ciclo se fechando isso porque no começo do seculo ocorreu uma situaçao contraria os carros eletricos que dominavam foram cedendo espaço para a combustao interna que ate entao nao era eficiente o bastante para ser usado de forma pratica mas sera que uma transiçao como esta e assim tao simples do vapor aos eletrons como ja exploramos em outra ocasiao a genese do carro passa pelos trens e locomotivas os primeiros veiculos movidos por seus proprios meios a circular pelas estradas eram derivados das locomotivas a vapor e como tal usavam motores a vapor chamados de steam engines eles eram bem parecidos com as locomotivas e abriram caminho para a ideia de um veiculo menor para uso pessoal sem depender de traçao animal os motores a vapor que funcionavam com uma combustao externa podiam ate ser bons para trens e outros veiculos grandes em veiculos menores porem a combustao externa com carvao e uma caldeira para gerar vapor de agua nao era nem um pouco pratica motores eletricos sempre tiveram uma vantagem sua simplicidade poucos componentes moveis e tamanho reduzido faziam deles os motores perfeitos para mover veiculos de passeio e assim aconteceu os primeiros carros eletricos comercialmente viaveis surgiram no final do seculo 19 ja em 1881 o inventor frances gustave trouve levou um carro eletrico de tres rodas para a exposiçao internacional da eletricidade em paris engenheiro por formaçao trouve ja era um entusiasta de longa data da eletricidade em 1865 ele abriu uma oficina para realizar experimentos com a tecnologia e um de seus primeiros inventos foi uma pequena bateria de carbono zinco que cabia no bolso e podia ser usada em uma serie de miniaturas eletricas que ele mesmo fabricava e vendia na decada de 1870 ele concentrou seus esforços na comunicaçao a distancia na epoca trouve inventou um telegrafo militar portatil com alcance de um quilometro extremamente util na comunicaçao entre bases militares proximas entre si ; e tambem aperfeiçoou o telefone criado por alexander graham bell para melhor qualidade de som com o tempo trouve ficou conhecido como um excelente melhorador de invençoes e foi como ele criou seu triciclo eletrico que na verdade era um triciclo movido a pedais fabricado por um certo james starley do reino unido equipado com um motor siemens tambem modificado por trouve para ficar mais eficiente e mais importante com baterias recarregaveis de chumbo acido esse tipo de bateria foi desenvolvido pelo tambem frances gaston plante em 1865 e e considerado o primeiro tipo de bateria comercialmente viavel apos mais de um seculo de desenvolvimento continuado por uma serie de empresas as baterias de chumbo acido ainda sao muito utilizadas em veiculos eletricos que so agora começam a migrar com mais consistencia para as baterias de ion de litio de tamanho relativamente compacto as baterias usadas na era vitoriana nao demoraram para se tornar o padrao em diferentes veiculos como os carros eletricos de thomas parker que tiveram varios prototipos construidos entre 1884 e 1887 e sao considerados por muitos historiadores os primeiros automoveis de passeio eletricos comercialmente viaveis embora nunca tenham passado de um laboratorio parker os utilizava como meio de transporte pessoal mas acabou investindo em outros usos para a eletricidade em 1888 o inventor alemao andreas flocken começou a fabricar seu proprio carro eletrico o flocken elektrowagen sonoro sem duvida hoje o veiculo e amplamente aceito como o primeiro automovel eletrico produzido em serie nas duas decadas seguintes houve uma proliferaçao impressionante de veiculos eletricos com caracteristicas semelhantes um ou dois motores eletricos de no maximo 2 cv cada velocidade maxima na casa dos 30 km/h e autonomia na faixa dos 40 km algo que convenhamos nao os deixava muito atras de microcarros eletricos de baixo custo vendidos atualmente parece ridiculo hoje em dia mas era tudo que um carro precisava oferecer quando sequer se tinha certeza quanto ao futuro dos carros de forma geral eles estavam mesmo vindo para ficar o que importava era que os carros eletricos faziam exatamente a mesma coisa que os carros a vapor que ainda permaneceram em alta nas primeiras duas decadas do seculo 20 mas isso nao durou muito tempo sim o benz patent motorwagen foi o primeiro carro com motor de combustao interna colocado a venda e e mesmo o ancestral comum de praticamente tudo que veio depois mas isso so foi possivel porque outros antes de karl benz deram suas contribuiçoes embora a propria existencia do carro ja fosse avanço suficiente para a sociedade na virada do seculo 20 alguns ja se incomodavam com o principal ponto fraco dos carros eletricos a recarga a baixa autonomia tambem era inconveniente mas de qualquer forma nao se esperava muito ambos os problemas podiam ser parcialmente resolvidos com baterias substituiveis mas quando as baterias extras nao estavam disponiveis a soluçao era uma so empurrar ate a saida de energia mais proxima e elas nao eram nem de longe tao comuns quanto hoje em dia ja por volta de 1860 veja bem 30 anos antes do patent motorwagen o belga etienne lenoir criou o primeiro motor de combustao interna funcional do qual hoje em dia so existem replicas e esquemas tecnicos era um motor a vapor estacionario convertido para queimar uma mistura de ar e gas de carvao produzindo força nos dois ciclos mas ainda pouco pratico para uso em veiculos embora lenoir tenha tentado foi preciso mais 16 anos ate que nicolaus otto criasse o motor de combustao moderno de quatro tempos admissao compressao explosao e escape a partir dai paralelamente gottlieb daimler e karl benz passaram a merecer credito pela invençao do carro com motor a combustao daimler criou o chamado riding car em 1885 uma especie de moto com rodinhas e o motor quatro tempos de nicolaus otto karl benz no ano seguinte criou o patent motorwagen e claro o patenteou mais tarde daimler daria inicio a uma batalha na justiça alegando que benz havia copiado seu projeto de igniçao por tubo quente benz acabou vencendo o processo mas os dois inventores jamais fizeram questao de conversar e menos ainda de trabalhar juntos o que e ironico ja que anos mais tarde as empresas formadas a partir dos dois se juntaram para formar a hoje gigante daimler benz e so para uma pincelada a mais de ironia as invençoes de ambos permaneceram amplamente utilizadas por decadas mas de forma invertida os motores quatro tempos se tornaram a norma nos carros enquanto os dois tempos ainda sao vistos em muitas motocicletas especialmente as de trilha transiçao no fim das contas foi o carro de karl benz que saiu na frente comercialmente falando o efeito foi imediato ao custo de colocar um tanque de combustivel podia se ganhar dezenas de quilometros de autonomia em poucos minutos ja em 1892 o parisiense rudolf diesel desenvolveu um motor movido a oleo combustivel com igniçao por compressao com maior eficiencia energetica e mais torque em baixas rotaçoes o motor de rudolf diesel foi desenvolvido inicialmente como substituto para os motores a vapor estacionarios mas era tao melhor em tudo que acabou sendo aproveitado tambem em veiculos grandes nos quais a economia de combustivel e a força sao primordiais ate mesmo locomotivas com motor a diesel foram criadas entao nada mais justo que chamar o combustivel usado de oleo diesel nao e mesmo [caption id= attachment_288258 align= aligncenter width= 1200 ] motor a diesel wartsila usado em embarcaçoes[/caption] o que ocorreu contudo nao foi uma frente organizada contra os carros eletricos e a favor da combustao interna simultaneamente dezenas de empresas ou ate centenas delas começaram a adotar os motores a combustao simplesmente porque eles eram mais praticos na hora de abastacer o desempenho era semelhante ao dos eletricos assim como a autonomia o proprio benz patent motorwagen por exemplo era capaz de rodar cerca de 10 km por litro de combustivel com um tanque de 4 5 litros a autonomia ficava em cerca de 45 km sem preocupaçoes ambientais com emissoes de gas carbonico nem a noçao de que os combustiveis fosseis sao um recurso finito foi natural a migraçao em massa dos eletricos para a combustao por conta disso a evoluçao dos carros a combustao ocorreu de forma exponencial nas tres decadas seguintes as invençoes de gottlieb daimler e karl benz nao houve espaço para que os eletricos se desenvolvessem com a mesma velocidade e por muito tempo eles estacionaram a popularizaçao do ford modelo t lançado em 1908 e creditado como o primeiro automovel produzido em serie a partir de 1913 a preços acessiveis e vista universalmente como o catalisador do fim dos eletricos depois disso os carros a bateria abandonaram o mainstream e ficaram relegados a ocasionais experimentos e so voltaram a receber atençao de grandes fabricantes no inicio da decada de 1950 impulsionados pelo otimismo pos guerra e pelo futurismo ocasionado pelo inicio da corrida espacial fechando o ciclo ou nao hoje em dia os carros eletricos caminham para voltar a ser a norma na industria por mais que muitos narizes se torçam e acredite muitos deles nao se torcem a toa por pura implicancia mas sim por uma questao muito simples os carros eletricos de hoje em dia sao infinitas vezes superiores no começo dos anos 2000 a tesla criou o primeiro carro movido a baterias de ion de litio produzido em serie o tesla roadster baseado no lotus elise o esportivo mostrou que era possivel fazer carros eletricos em grande quantidade com uma experiencia tao boa quanto a de um carro a gasolina ha aspectos muito positivos como o torque instantaneo a modularidade e a simplicidade tecnica do powertrain e a autonomia ja se compara a dos motores tradicionais que queimam ar e combustivel https //flatout com br/o carro eletrico sera viavel em escala universal/ o maior problema e que as vantagens convivem com o mesmo problema de antigamente o tempo de recarga e agora no seculo 21 ainda temos questoes ambientais que englobam a dificil logistica de produçao e descarte de baterias e a busca por fontes de energia sustentaveis e ainda existem os prejuizos tecnicos como peso elevado e superaquecimento em uso severo que tem a ver com as expectativas que criamos apos mais de um seculo usando e desenvolvendo a combustao interna sendo assim ainda que por certo angulo o esforço de governos e fabricantes para acelerar o tal futuro 100% eletrico de resultados o tal fechamento do ciclo a retomada dos eletricos como padrao faz parte de um processo mais delicado em um mundo mais complexo ha um pensamento generalizado rodando em segundo plano de que os carros eletricos finalmente atingiram todo seu potencial mas nao e a toa que existem donos de eletricos voltando para a gasolina e pelo mesmo motivo que os motores a combustao foram adotados em primeiro lugar la no começo do seculo 20
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