fabricas normalmente nao sao construidas em lugares bonitos como sao instalaçoes criadas para ganhar dinheiro o local onde sao instaladas deve consumir o minimo possivel dele normalmente sao suburbios longe de areas residenciais procuradas locais esquecidos e longe dos centros de cidade vamos ser claros buracos muquifos lugar onde ninguem quer morar afinal de contas se as tres coisas mais importantes para determinar o valor de um imovel sao localizaçao localizaçao e localizaçao procurar um lugar barato implica em lugares pouco desejaveis mas ha no mundo nosso de veiculos autopropelidos uma fabrica que definitivamente foge desta norma moto guzzi a empresa que ficou famosa fazendo v twins longitudinais com transmissao de desenho automotivo e transmissao final por carda nos anos 1970 e uma empresa localizada por falta de uma palavra melhor para definir num paraiso quase perfeito e a cidade de mandello del lario as margens do magnifico lago de como como definir este lugar o lago de como afirmo sem pestanejar e o lugar mais maravilhosamente bonito e paradisiaco em sua comida clima e populaçao que eu ja conheci e tambem o maior lago da italia e um lugar de veraneio popular no norte da italia a meio caminho entre brescia e verona e entre veneza e milao a beira das montanhas dolomitas o lago e sua costa sao divididos entre as provincias de verona ao sudeste brescia sudoeste e trentino norte e e em mandello no braço sudeste do lago que em 1921 foi fundada a moto guzzi e mais incrivel permanece no mesmo lugar a mais de 100 anos e o fabricante europeu mais antigo em produçao continua de motocicletas portanto embora sempre uma empresa pequena em volume de produçao a moto guzzi tem grande prestigio por suas criaçoes unicas e originais desde 2004 e uma unico azionista uma subsidiaria integral e uma das sete marcas de propriedade da piaggio & c spa a maior fabricante de motocicletas da europa e a quarta maior fabricante de motocicletas do mundo em vendas unitarias embora a marca em seu inicio tenha usado uma miriade de configuraçoes de motor foi o famoso v twin longitudinal que se solidificou como sua maior contribuiçao para o mundo e o motivo de sua fama e sobrevivencia ate hoje e um v twin de 90° refrigerado a ar com uma orientaçao longitudinal do virabrequim e as cabeças dos cilindros transversais do motor projetando se proeminentemente para ambos ambos os lados da moto mais ou menos na altura do joelho do piloto o v twin original foi projetado no inicio dos anos 1960 pelo engenheiro giulio cesare carcano começou como um ohv de 700 cm³ e 45 cv para uma moto de policia seguindo um documento de cotaçao dos carabinieri o sucesso como uma moto de policia impulsionou desenvolvimento de outras versoes o motor carcano original chegaria a 1200 cm³ e 80 cv [caption id= attachment_314538 align= aligncenter width= 999 ] v7 sport a guzzi de rua mais famosa[/caption] a mais famosa versao claro a moto guzzi sport v7 de 1971 redesenhado por lino tonti o motor era agora decididamente esportivo e girador com 750 cm³ e 70 cv a 6300 rpmcom um chassi primoroso foi a moto mais desejada da marca e sobre a qual ate hoje estao os louros e o sucesso de todos os modelos subsequentes mas todo motociclista que faz sua peregrinaçao para mandello del lario pelas paradisiacas estradas que levam a fabrica da moto guzzi o fazem nao somente pela tradiçao nas ruas e o v twin a fama da empresa começou antes em competiçoes de grand prix a moto guzzi sempre foi ativa em competiçao ate que em 1957 os italianos resolvem abandonar a categoria em conjunto para economizar desenvolvimento; para parar uma guerra em escalada de tecnologia e custo uma guerra que a moto guzzi pretendia vencer com talvez a mais exotica moto ja criada a moto guzzi v8 uma moto guzzi v8 de corrida competir contra as moto guzzi de giulio carcano nos anos 1950 me convenceu que ele e um dos mais brilhantes engenheiros de motocicletas de todos os tempos supostamente as minhas mv agusta eram mais potentes mas eu tinha que trabalhar forte para manter as guzzi atras de mim john surtees se as monocilindricas de carcano ja davam trabalho a surtees imagine entao o que aconteceu quando em 1955 a moto guzzi apareceu para competir nas provas de gp de 500 cm³ com algo nunca antes visto uma moto com motor v8 e um evento ate hoje lembrado colocou o mundinho da moto gp de cabeça para baixo em 1954 ano que o v8 foi projetado as norton monocilindricas ainda eram um sucesso em gp a gilera seria campea em 1954 com sua moto de quatro cilindros em linha entao a revoluçao multi cilindrica estava começando com a mv agusta prestes tomar o lugar da gilera mas mal se acostumava com quatro cilindros e vinha guzzi dobrar a conta era demais para a cabeça de todos a moto desenhada por carcano era realmente incrivel e ate hoje e considerada um marco na historia carcano percebera que os monocilindricos e bicilindricos estavam obsoletos e como teria que fazer algo novo de qualquer forma decidiu tentar algo diferente dos quatro em linha da gilera seis em linha era muito comprido e um v6 tinha problemas de desbalanceamento inerentes que carcano nao desejava para seus puro sangue de corrida entao a resposta por mais maluca que soasse era um v8 entao em seis meses em sua pequena oficina em mandello del lario junto com mais dois engenheiros e dez mecanicos carcano tinha um v8 em dinamometro era como um trabalho de relojoaria um motor pequeno compacto mas extremamente complexo e sofisticado ficava montado transversalmente na moto e medindo 44 x 41 mm dava exatos 499 cm³ ou 62 cm³ por cilindro o virabrequim inicialmente era plano um trem de seis engrenagens transmitia rotaçao para dois comandos em cada cabeçote que comandavam duas valvulas opostas por cilindro e vela central ainda era raro nessa epoca em motocicletas mas o guzzi v8 era refrigerado a agua com um radiador a frente do motor cada um dos cilindros tinha seu proprio carburador um minusculo dell’orto de 20 mm todos eles montados no vale do v este incrivel artefato tinha um barulho ensurdecedor perto de seu limite de giro de 13000 rpm e dava 78 cv a 12000 rpm ou 156 cv/litro em 1955 lembre e sem sobrealimentaçao a moto depois receberia um virabraquim normal de v8 com angulo de 90° entre as manivelas para resolver problemas de vibraçao; em pouco tempo estava dando 80 cv de 12000 a 13000 rpm esta potencia era transmitida por um cambio de competiçao com varias relaçoes possiveis e com 4 5 ou 6 marchas os 80 cv iam ao chao atraves de finos pneus 3 00 x 20 e o peso total da moto era de 148 kg a seco desses 48 kg eram do v8 ajudava a penetraçao aerodinamica os estudos que a moto guzzi realizava em seu proprio tunel de vento na fabrica de mandello em tamanho real a empresa e uma das primeiras a ter seu proprio tunel de vento uma ideia de carcano tambem a v8 tinha uma enorme carenagem dianteira o que permitia a ele chagar a mais de 300 km/h trinta anos depois ainda era a moto gp mais veloz da historia o v8 correu pela primeira vez em 1956 e de cara colocou medo em todos por sua velocidade; apenas uma serie de problemas de durabilidade os impedia de vencer em 1957 o motor voltou bem mais confiavel mas outros problemas apareceram na verdade a tecnologia de pneus freios e suspensao ainda nao estavam no nivel de força do v8 e a moto rapidamente ganhou fama de dificilima para tocar apenas alguns pilotos mais habilidosos ou mais corajosos foram capazes de domar a fera; ken kavanagh por exemplo se recusou a pilotar a motocicleta apos a corrida de 1956 em spa francorchamps varios dos pilotos sofreram quedas espetaculares some isso ao acidente de bill lomas na categoria 350 cm³ ele o maior piloto da guzzi e as gilera continuavam sua dominaçao na categoria em 1957 o famoso acordo entre as empresas italianas faz com que todas elas exceto a mv agusta saiam da categoria a v8 e encostda num canto da fabrica e la fica por decadas mas nos anos 1980 alguns veteranos da fabrica resolvem restaurar a moto quando ficou pronta em 1987 apareceu em varios eventos e hoje e parte do museu da marca em 1987 tambem john surtees agora um senhor aposentado andou na moto surtees era piloto da mv agusta e depois foi campeao de formula 1 mas embora tenha corrido contra as guzzi nunca tinha sentado numa v8 disse ele para a revista cycle world entao foi a minha vez de provar a unica moto de corrida de oito cilindros ja feita sai dos boxes ao redor de 3 000 rpm o motor funcionando com qualquer coisa entre seis e oito cilindros estava sob instruçoes estritas para nao deixar a temperatura da agua exceder 85° ou fazer o motor passar de 10 000 rpm entao minha volta inicial foi apenas para conhecer a maquina minha impressao imediata foi da qualidade excepcional da moto e da suspensao misano e um circuito acidentado e ha muitas imperfeiçoes desagradaveis na pista mas a guzzi parecia alheia a esses problemas e quando cheguei a 7000 rpm na segunda volta fui recompensado com aquele inconfundivel som de v8 e muito diferente das mv gilera e benelli de quatro cilindros que sao muito mais altos o mais proximo dela que me lembro sao os carros de corrida ferrari v8 no inicio dos anos sessenta antes de passarmos a usar um sistema de exaustao de megafone agora eu poderia começar a aumentar o ritmo a 7500 rpm a maquina estava carburando bem e obviamente começando a puxar com todos os oito cilindros entao a 8 000 rpm houve um subito aumento de força mas super suave o motor realmente pega neste ponto entao eu tive que subir uma marcha para garantir que nao excedesse nosso limite de rotaçao de teste acordado na sua epoca o motor foi podia chegar as 12000 rpm mas a moto guzzi me disse que nao havia queda de potencia mesmo as 13000 rpm aqui estava o segredo da tremenda velocidade da moto com carburaçao uniforme a partir de 7 000 rpm e uma força fenomenal de 8 000 a 13 000 rpm o piloto podia ter certeza de encontrar força toda vez que subia uma marcha carcano especificou uma caixa de seis velocidades para seu primeiro v8 temendo que fosse uma maquina com uma banda de potencia extremamente estreita mas quando ele percebeu a ampla distribuiçao de potencia que o motor estava dando ele foi para uma caixa de quatro velocidades para economizar peso e adicionar simplicidade a caixa de cinco velocidades instalada na maquina de teste foi um compromisso entre os dois extremos apesar da sua aparente complexidade a guzzi nao exige mais esforço fisico do piloto do que uma maquina de 250cm³ carcano sabia que um layout de sua moto manteria o motor estreito e sua massa localizada centralmente se carcano e moto guzzi tivessem continuado com o v8 eles provavelmente poderiam ter alcançado 100 cv e 18000 rpm no inicio dos anos 1960 uma caixa de cambio de seis marchas seria necessaria entao para lidar com a faixa de potencia inevitavelmente mais estreita e carcano teria que usar pneus mais largos nos anos 50 ja haviamos abandonado o estilo tradicional de pilotagem e estavamos usando a força dos quatro em linha gilera e mv para destracionar a traseira pelas curvas de maneira moderna ha um velho ditado do automobilismo que diz que um bom oito cilindros sempre vence um bom quatro cilindros acho que isso se aplicaria aos guzzi nunca vamos saber mas e o que acredito se tivesse tempo para desenvolvimento mas uma coisa e clara sobre o a moto guzzi v8 era e ainda e uma conquista fantastica e temos a sorte de que a moto guzzi a tenha guardado assim os motociclistas desta e das futuras geraçoes podem admira la e quem sabe como eu andar com ela um dia
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