no acervo do flatout mais de 11 mil materias em sete anos temos algumas materias especiais sobre os carros de paises que nao sao exatamente conhecidos por sua industria automobilistica como o ira a antiga iugoslavia e a polonia na serie lasanhas sem fronteiras mas existe o outro lado da moeda as fabricantes desconhecidas ou fracassadas de paises com forte tradiçao em carros como alemanha italia frança eua e japao e e exatamente destas fabricantes que vamos falar nessa nova serie o lado b da industria automobilistica fabricantes que podem ate em alguns casos ter uma longa historia mas que por uma razao ou outra jamais decolaram em popularidade ou ficaram famosas tornaram se nomes obscuros notas de rodape na historia do automovel começando agora com uma desconhecida fabricante alema a bitter cars coisas interessantes podem acontecer depois de conflitos e rupturas em 1961 um grupo de engenheiros rebelou se contra enzo ferrari que sem pestanejar demitiu carlo chitti giotto bizzarrini e romolo tavoni entao os tres se juntaram para fabricar seus proprios carros e vencer corridas dando o merecido troco ao commendatore em ultima instancia a briga deu origem a duas fabricantes de esportivos a automobili turismo e sport ats e a bizzarrini como o leo contesini contou muito bem nesta materia os italianos alias sao mestres nestas tretas como a disputa entre enzo ferrari de novo e ferruccio lamborghini que inspirou o segundo a fazer seus proprios esportivos so para provar que os da ferrari eram uma porcaria ou o desentendimento entre o argentino horacio pagani e a lamborghini onde ele trabalhava na decada de 1980 pagani queria comprar uma autoclave para curar peças de fibra de carbono mas a lamborghini nao quis e por isso ele acabou saindo da empresa para fundar sua propria fabricante de supercarros com autoclave e tudo assim a historia de hoje envolve a italia mas nao italianos seu protagonista e na verdade alemao erich bitter um nome que talvez seja estranho para a maioria mas e importantissimo para os fas da opel a opel classica fique claro que fazia parte da general motors o alemao erich bitter nasceu em 1933 e começou a trabalhar muito cedo na loja de bicicletas de seu pai a proximidade com as bikes o levou a se tornar ciclista profissional mas ele abandonou os pedais a contragosto em 1958 por problemas de saude entao erich decidiu dedicar se a sua segunda grande paixao as corridas de automoveis ele pilotou diversos carros em competiçoes entre 1958 e 1969 incluindo mercedes benz porsche ferrari e abarth mas foi ao volante dos opel que ele se encontrou em 1968 ele foi um dos pilotos do opel rekord preto e amarelo que ficou conhecido como schwarze witwe ou viuva negra em alemao com motor 1 9 cih cam in head de 200 cv o seda era um oponente a altura de carros mais tradicionais em pista como os porsche e bmw da epoca e apesar de ter sido feito por uma equipe de engenharia de forma clandestina sem o apoio da fabricante o opel rekord viuva negra teve excelentes resultados e ajudou erich bitter a aproximar se da diretoria da gm tornando se amigo pessoal de bob lutz que na epoca tinha a opel sob sua supervisao na epoca bitter tambem tinha uma revenda de automoveis que trabalhava com diversas marcas e era o importador oficial da intermeccanica para a alemanha quem leu a materia do marco antonio oliveira vai lembrar a intermeccanica foi uma fabricante fundada na italia em 1959 e mudou se para o canada pouco tempo depois seu fundador frank reisner era canadense com ascendencia hungara seus carros ou eram esportivos com motor v8 americano principalmente ford ou projetos mirabolantes que envolviam refazer completamente a carroceria de automoveis que ja existiam como o mustang perua em 1969 porem a intermeccanica firmou uma parceria com a opel tudo graças a erich bitter no salao de frankfurt de 1969 foi apresentado o opel cd um cupe feito com base no enorme seda diplomat que era o pet project de bob lutz ele simplesmente adorava o carro mas a opel nao estava disposta a produzi lo em serie lutz estava no salao junto com bitter bem como frank reisner com o intermeccanica italia seu mais novo lançamento e bitter quem promove o encontro entre bob lutz e frank reisner e o resultado e um acordo para produzir um novo cupe com chassi e carroceria da intermeccanica design de franco scaglione e motor v8 chevrolet de 5 3 litros que a propria opel utilizava com o diplomat seu nome intermeccanica indra o carro deveria ser o opel cd que a fabricante nao quis fazer foi o que bastou para convencer bob lutz da ideia o carro seria ate vendido pelas concessionarias da opel com direito a atendimento pos venda de padrao alemao um contrato com uma gigante como a gm era o que reisner acreditava ser necessario para que a intermeccanica enfim decolasse e ele so podia agradecer a eric bitter seu amigo em comum com bob lutz acontece que o intermeccanica indra sofria com os problemas de controle de qualidade que sempre foram comuns a fabricantes pequenas mesmo com o respaldo da opel isto acabou manchando a imagem do carro aos olhos da propria opel e nao demorou para que a companhia percebesse que a ideia tinha sido um erro motivado pelo calor do momento assim o indra nao dura muito mas erich bitter percebe que a ideia de um cupe esportivo com mecanica opel tem potencial e logo faz um acordo a empresa projetaria um novo carro nos mesmos moldes do intermeccanica indra porem com todos os recursos que a opel podia oferecer engenheiros e designers testes de qualidade e infraestrutura de venda e manutençao reisner foi em bom portugues passado para tras tudo foi feito pelas suas costas e ele foi forçado a mudar se para os eua a fim de recomeçar a vida lutz pulou fora mudando se para a bmw em 1971 por outro lado naquele mesmo ano nascia uma nova companhia a bitter cars sediada na cidade alema de schwelm a empresa foi criada com o apoio da propria opel e o diretor do departamento de design da fabricante david r holls encorajou bitter a levar a diante a ideia partindo do projeto do opel cd foi criado o bitter cd que assim como o conceito original usava a mecanica do diplomat como base mas era bem mais avançado com carroceria monobloco e design proprio assinado por erich bitter apresentado no salao de frankfurt de 1973 o bitter cd foi um sucesso usava um v8 small block chevrolet de 5 4 litros e 230 cv suspensao independente mcpherson na dianteira e eixo de dion atras e impressionou exatamente 176 pessoas que encomendaram seus exemplares ali mesmo parecia promissor contudo como sabemos o ano de 1973 trouxe a crise do petroleo e levou embora o entusiasmo de boa parte do mundo por carros esportivos com motor grande e preço alto erich bitter planejava vender 200 carros por ano mas no fim das contas apenas 395 unidades foram produzidas entre 1974 e 1979 [gallery type= grid link= file size= medium ids= 269020 269021 269019 ] apesar do fracasso do bitter cd a bitter cars continuou sua colaboraçao com a opel e por vezes com outros braços da general motors por anos em 1979 erich bitter apresentou um novo modelo o bitter sc que desta vez utilizava como base o opel senator maior carro que a opel vendia na epoca e antecessor do conhecido omega inicialmente oferecido como cupe o bitter sc ganhou carroceria conversivel em 1981 e em 1984 uma versao seda [gallery type= grid link= file size= medium ids= 269029 269033 269032 orderby= rand ] o bitter gt coupe era um carro muito muito parecido com a ferrari 400 da epoca o modelo 2+2 com carroceria de tres volumes da ferrari que tinha design pininfarina a dianteira era baixa com farois escamoteaveis as portas e area envidraçada tinham praticamente o mesmo contorno com proporçoes identicas [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 269030 269025 ] o que mudava era o interior que no caso do bitter sc ainda era totalmente opel sem o mesmo refinamento esportivo da ferrari e claro a mecanica enquanto a 400 tinha um v12 de 4 8 litros o bitter sc era movido por motores seis cilindros opel de tres ou 3 9 litros como o bitter cd antes dele o sc vendeu pouco 461 cupes 22 conversiveis e cinco sedas em dez anos saindo de linha em 1989 ainda assim paralelamente ao sc houve outros projetos interessantes e pouco conhecidos hoje em dia em 1976 houve o bitter blazer que usava a chevrolet blazer como base para um suv de luxo em 1984 foi apresentado o bitter rallye gt feito sobre a plataforma do opel manta de segunda geraçao um roadster compacto com um que de alfa romeo spider que acabou cancelado porque o manta b saiu de linha ja em 1988 foram feitas cinco unidades do bitter type 3 sucessor do natimorto rallye gt que surpreendia ao adotar a plataforma do opel omega e seu motor de tres litros em um roadster esportivo [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 269013 269014 ] ha quem acredite que a bitter cars falhou por em plenos anos 80 investir em de carros artesanais com mecanica de outra fabricante na pratica a empresa era uma encarroçadora e as encarroçadoras haviam vivido seu auge ate a decada de 1960 na decada de 1990 erich bitter trabalhou em alguns conceitos como o bitter tasco de 1991 que era um supercarro que deveria usar motores v8 ou v12 atras dos bancos mas nunca passou de um modelo estatico houve tambem o seda berlina mostrado em 1994 que tinha a plataforma do omega b e novamente cara de ferrari parecia uma f355 com quatro portas por fim uma ultima tentativa foi feita atraves do bitter gt1 prototipo revelado em 1998 que tinha uma semelhança mais que suspeita com o lotus elise gt1 abandonado pela fabricante britanica pouco antes a bitter comprou dois chassis que haviam sobrado os esticou e colocou neles o motor v10 do dodge viper acertado para entregar mais de 630 cv porem depois de tentar participar do campeonato de longa duraçao da fia e fracassar por problemas mecanicos a erich bitter se cansou e decidiu que so se dedicaria a suas vendas acontece que nao demorou para que ele voltasse atras e tentasse novamente entrar para o mercado dos carros produzidos em pequena escala assim em 1993 foi apresentado o bitter cd ii cupe feito sobre a plataforma do holden monaro porem cotado para receber um motor v12 com desenho pouco inspirado que parecia um fiat coupe com proporçoes e linhas mais conservadoras o automovel ate foi sondado por investidores mas nunca passou de um conceito [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 269023 269024 ] os ultimos projetos mais ousados da bitter foram versoes do holden caprice e do opel insigna com carroceria levemente modificada novos para choques e acabamento mais sofisticado no interior nem de longe carros ambiciosos como os de antigamente depois deles em 2014 foi apresentado o opel adam by bitter que nao passa de um kit estetico com acabamento externo bicolor e interior revestido com tecidos de padronagem alegre e vibrante [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 269007 269008 269009 269011 ] com compra recente da opel pela psa o futuro imediato da bitter e incerto erich bitter esta com seus 87 anos de idade e possivelmente nao tem mais interesse em colocar suas ideias em pratica mas ele ainda comparece com certa frequencia a eventos de classicos na alemanha em especial aqueles dedicados aos opel antigos onde revive as glorias do passado junto aos fas do opel rekord viuva negra
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