imagine por um momento que as organizaçoes responsaveis pelas principais categorias de corrida do mundo conseguiram eliminar completamente sem deixar um traço sequer as chances de um piloto perder a vida em um acidente seria interessante ver o que os pilotos fariam com seus carros se tivessem a certeza de que sairiam vivos de uma manobra verdadeiramente estupida por cinco minutos quando nao ha nada em jogo ha mesmo sentido em jogar esta certo que este exercicio mental beira o absurdo mas serve para exemplificar como o risco e algo inerente ao esporte a motor saber que existe uma chance mesmo que pequena de nao voltar para casa depois de uma corrida e parte do apelo e nao adianta dizer que nao porque e da natureza humana e faz parte da vida em sociedade entre as muitas razoes pelas quais alguem decide se tornar piloto de corridas uma das mais comuns e o desejo de testar os proprios limites o rush de adrenalina saber que voce esta colocando sua vida em risco a 300 km/h sobre o asfalto aspero e algo que te faz se sentir vivo tenho certeza e para quem ve de fora aqueles caras sao corajosos ousados heroicos ate afinal eles estao proporcionando um espetaculo para o resto do mundo ou para quem sabe apreciar ao menos pedro e ricardo rodriguez eram pilotos de corrida os dois partiram cedo demais fazendo o que gostavam eram ousados corajosos e da para chama los de herois porque mesmo sem tanto tempo assim para demonstrar o que podiam fazer foram eles que colocaram o mexico no mapa mundial do automobilismo se isso nao e um feito heroico nao sei o que poderia ser pedro nasceu em 1940 e ricardo em 1942 ambos na cidade do mexico os irmaos foram estimulados desde cedo pelo pai que era piloto acrobata de motocicletas a gostar de velocidade deu certo logo na infancia os dois começaram a carreira nas corridas sobre duas rodas e nao da para contar a historia de um sem mencionar o outros os hermanos rodriguez permaneceram juntos do inicio ao fim pedro o mais velho saiu na frente aos oito anos de idade começou a correr de bicicleta conquistando seu primeiro campeonato nacional em 1950 aos dez em 1952 ja com uma moto adler de 125cc o garoto conquistou o titulo mexicano em sua categoria feito que repetiu dois anos depois em 1954 aquela altura ele tambem ja andava de carro participou de seu primeiro rali aos 12 ao volante de um ford sem muito sucesso e em 1953 com apenas 13 estava com um jaguar xk120 no grande premio de avandaro assim que pegou idade ricardo rodriguez começou a aprontar das suas aos 11 anos depois das corridas infantis de bicicleta ele migrou para as motos aos 14 ja participava de competiçoes nacionais e vencia e depois passou a acompanhar o irmao foi em 1957 que a dupla correu junta pela primeira vez foi quando os rodriguez viajaram ate o caribe para participar do bahamas speed week um evento enorme com uma serie de categorias e a participaçao de grandes nomes do automobilismo pedro e ricardo correram com uma ferrari 512tr e com um porsche 550 spyder rs disputando diversas provas com resultados impressionantes para dois moleques tao jovens definitivamente promissores eles começaram a sonhar alto assim em 1958 ja partiram direto para as 24 horas de le mans havia bem menos burocracia e regulamentaçao naquela epoca pedro recebeu o aval da organizaçao para participar mas ricardo ainda nao havia completado 18 anos e foi impedido pelo regulamento pedro entao juntou se ao frances jose behra naquele ano mas a dupla nao conseguiu terminar a corrida com sua ferrari tr no ano seguinte eles conseguiram colocar o plano em pratica dividindo um osca 750 mas nao conseguiram terminar a prova ricardo teve mais sorte em le mans em 1960 quando finalmente conseguiu terminar a corrida mais do que isso ao lado do belga andre pillete chegou em segundo lugar com sua ferrari 250 testa rossa foi um feito e tanto com 18 anos e 133 dias de idade ele se tornou o mais jovem piloto a subir no podio do circuito de la sarthe esse recorde ainda nao foi superado e dificilmente sera o desempenho do irmao mais novo continuou impressionando nas corridas que se seguiram em 1961 como piloto convidado pela ferrari ele foi o piloto mais jovem a largar na primeira fileira do gp de monza ao se classificar em segundo ele brigou ferozmente pela ponta com phil hill durante toda a corrida e poderia ter vencido nao fosse por um problema na bomba de combustivel de qualquer forma o resultado garantiu lhe um posto na ferrari para a temporada seguinte — que seria sua ultima enquanto isto seu irmao pedro continuava sua carreira nas corridas de longa duraçao por 14 anos seguidos ele participou das 24 horas de le mans e em 1968 foi vencedor ao lado do belga lucien bianchi com o ford gt40 na frente dos porsche alfa romeo e ferrari a temporada de 1962 nao marcou apenas a estreia de ricardo na formula 1 mas tambem a inauguraçao do autodromo de magdalena mixhuca no mexico e a primeira corrida de formula 1 no pais foi uma temporada razoavel para o rodriguez mais jovem que nao conseguiu terminar a primeira corrida — o gp da holanda mas marcou pontos em spa francorchamps na belgica; e em nurburgring nordschleife na alemanha terminando em quarto e sexto lugares respectivamente so que aquela nao foi uma das melhores temporadas para a ferrari devido ao fraco desempenho da equipe nao disputou boa parte das corridas naquele ano e isto incluia as provas que nao faziam parte do campeonato como o proprio gp do mexico ricardo fez questao de correr em casa e as pressas conseguiu negociar um posto temporario na lotus infelizmente porem ricardo nem chegou a participar daquela corrida aconteceu na curva mais veloz do circuito de magdalena mixhuca a peraltada — a ultima do traçado de pouco mais de quatro quilometros o carro de ricardo perdeu o controle sob circustancias que jamais foram esclarecidas nao se sabe se a causa do foi uma falha na suspensao ou se os pneus nao suportaram tanta velocidade assim no dia 1º de novembro de 1962 ricardo rodriguez morreu nos treinos para a primeira corrida realizada no primeiro circuito de formula 1 do mexico ele tinha apenas 20 anos de idade e o autodromo de magdalena mixhuca foi rebatizado como autodromo ricardo rodriguez em sua homenagem sabendo disso ate da para entender por que pedro rodriguez entao com 22 anos considerou abandonar o automobilismo de uma vez os dois cresceram juntos envolvidos neste mundo e alem de tudo ricardo era considerado um potencial campeao na formula 1 mas pedro continuou correndo e seu desempenho em spa e em nurburgring foi uma das poucas coisas que deram orgulho a scuderia na temporada de 1962 pelo resto da decada de 60 ele sentou ao volante de monopostos da ferrari da cooper e da lotus entre outras equipes acumulando duas vitorias e outras duas subidas ao podio — isto sem falar na vitoria de 1968 em le mans e nas corridas de turismo na europa em 1970 ele assinou um contrato com a brm para substituir john surtees que havia saido para fundar sua propria equipe no mesmo ele teve a chance de dar a porsche a pole position nos 1 000 km de spa francorchamps prova que na epoca era mais importante que a corrida de 24 horas na belgica no ano seguinte ele foi o vencedor ao lado do britanico jackie oliver https //www youtube com/watch v=ud dz_xlfeg a brm foi sua ultima casa na f1 — pedro rodriguez morreu no dia 11 de julho de 1971 aos 31 anos e nem foi ao volante de um carro de formula 1 mas sim de uma ferrari 512m durante uma prova de longa duraçao no circuito de norisring em nuremberg na alemanha ele brigava pela ponta quando foi ultrapassar um carro mais lento e acabou sendo empurrado contra o muro ele foi declarado morto poucos minutos depois de ser removido da ferrari que pegou fogo se nao tivesse morrido ele poderia ter sido um dos grandes pilotos que povoaram a categoria nas duas decadas seguintes consideradas por muita gente emerson fittipaldi jim clark graham hill e niki lauda certamente teriam um nome de peso a seu lado e o autodromo claro foi rebatizado novamente passou a se chamar autodromo hermanos rodriguez qualquer um que nao entende a chama que se acende quando alguem se descobre fa de automobilismo provavelmente diria que esta e uma historia tragica e que melhor seria mesmo se magicamente o perigo fosse removido do automobilismo isso nunca vai acontecer a palavra magicamente esta ali por uma razao afinal e impossivel saber o tamanho do sofrimento de pedro rodriguez com a morte do irmao e tambem muito dificil entender como ele teve forças e coragem para continuar ganhando a vida ao volante de carros de corrida apos o ocorrido mas certas coisas nao se explicam racionalmente e algo que vem de dentro de o nome que quiser perseverança garra força de vontade nao importa isso os hermanos rodriguez tinham de sobra
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.