ha tres ou quatro anos um pouco antes do fim da produçao brasileira da ford fizemos uma revisao da historia da marca por aqui uma materia que lembrou como ela começou a fazer carros de passeio meio que por acaso e nunca se importou em investir muito no mercado brasileiro — ao menos nao como investiu no argentino em vez do taunus por exemplo tivemos o maverick que e um carro legal claro mas nunca foi capaz de enfrentar o opala depois quando começou a era dos sedas medios a ford nao trouxe o sierra como fez na argentina em vez disso derivou o del rey do corcel — que ja era uma adaptaçao sobre um projeto local nos anos 1990 estrahamente ela trouxe o mondeo e o taurus alem do suv explorer mas o mustang so foi desembarcar de forma oficial em 2018 e algo dificil de entender assim como e dificil entender o fim da f 250 no brasil e o fim da courier sem substituta bem como a demora em trazer a f 150 que so esta chegando agora depois de 15 anos de reinado das ram no segmento das picapes grandes quinze anos vendo a concorrencia atender a demanda sozinha e uma demanda que a ford ja atendeu no passado com uma linhagem de ancestrais da propria f 150 — e que construiu a reputaçao solida que as picapes da marca tem ate hoje no brasil a f 150 atualmente e o menor modelo da lendaria f series a linha de picapes e utilitarios da ford nas americas — no plural porque o brasil e paises vizinhos tambem tiveram suas picapes da serie f incluindo o menor de todos os modelos a receber essa denominaçao era sobre isso que estava falando quando mencionei que a ford ja havia atendido essa demanda por picapes grandes no brasil [caption id= attachment_334102 align= aligncenter width= 1280 ] a primeira f 150 familiar nao [/caption] para entender essa linhagem basta conhecer sua historia que começou em 1948 — so nove anos antes da primeira picape ford chegar ao brasil a f 100 ela era praticamente a mesma picape f 100 vendida nos eua ate 1956 porem com alguns retoques visuais para agradar o publico brasileiro so que esta ja era a segunda geraçao da f series americana a f series original foi o primeiro projeto totalmente novo executado pela ford depois da segunda guerra mundial ate entao a picape da ford era chamada simplesmente de ford pickup e era baseada na linha 1941 de automoveis da fabricante a f series por outro lado era construida sobre um chassi feito especialmente para picapes maior mais resistente e mais robusto o nome oficial do modelo era ford bonus built o modelo mais leve capaz de carregar meia tonelada era chamado de f 1; enquanto o mais pesado capaz de levar tres toneladas era chamado f 8 os outros numeros f 2 f 3 f 4 e assim por diante correspondiam a diferentes capacidades de carga e configuraçoes de carroceria [caption id= attachment_334104 align= aligncenter width= 1510 ] a f 100 americana [/caption] a partir da geraçao seguinte lançada em 1952 as versoes começaram a ser chamadas de f 100 f 250 e f 350 dando origem a nomenclatura que se mantem ate hoje alem do visual mais integrado a picape ficou maior e mais confortavel e foi a primeira a romper com o tradicional motor v8 flathead em favor do mais moderno y block que tinha valvulas no cabeçote [caption id= attachment_334105 align= aligncenter width= 1024 ] e a f 100 brasileira[/caption] foi essa geraçao da f 100 que acabou montada no brasil entre 1957 e 1962 por aqui por causa do formato da grade dianteira ela ficou conhecida como vampirinha o motor era um v8 de 4 5 litros 272 pol³ e 167 cv igual ao que em 1967 seria usado nos primeiros galaxie ela foi o primeiro modelo da ford montado no brasil inicialmente com 40% de componentes nacionalizados porem ainda com o motor importado ate 1959 [caption id= attachment_334106 align= aligncenter width= 2560 ] a terceira geraçao americana[/caption] a terceira geraçao da f series foi apresentada nos eua em 1957 e foi a primeira com traçao nas quatro rodas ela chegou ao brasil em 1962 e foi uma mudança drastica no estilo da picape que conheciamos por aqui o capo e a caçamba passaram a ter a mesma largura dos para lamas na dianteira e na traseira deixando o visual da picape mais moderno para a epoca [caption id= attachment_334107 align= aligncenter width= 800 ] a versao brasileira da terceira geraçao[/caption] ela foi fabricada no brasil ate 1971 quando a ford pulou a quarta geraçao da f series e lançou a quinta geraçao americana que estreou nos eua em 1968 ela veio inicialmente como f 100 mantendo o nome americano mas acabou transformada na f 1000 quando recebeu mudanças para transportar 1 tonelada de carga [caption id= attachment_334110 align= aligncenter width= 931 ] a f 100 de quinta geraçao nos eua[/caption] f 1000 f series para 1 000 kg esta e uma das razoes para a distinçao de nomenclatura no brasil e nos eua ate a criaçao da f 1000 a f 100 brasileira tinha capacidade de carga proxima da f 100 americana — 660 kg na brasileira e meia tonelada na americana [caption id= attachment_334108 align= aligncenter width= 1998 ] a f 100 de quinta geraçao 1970 que inspirou a f 100 brasileira e a f 1000[/caption] a versao americana capaz de transportar 1 tonelada como a f 1000 era a f 350 porem ela era uma picape completamente diferente da f 1000 com entre eixos maior e rodado duplo na traseira a f 1000 foi criada para poder usar um motor diesel uma vez que a legislaçao de 1976 exigia capacidade de carga minima de 1 000 kg para que um modelo fosse equipado com estes motores o salto de geraçoes acabou compensado nos anos seguintes enquanto nos eua a f series ganhou uma sexta geraçao em 1973 e a setima em 1980 a f 1000 se manteve baseada na quinta geraçao americana ate 1992 o visual original americano de 1967 se manteve quase intocado no brasil ate 1985 [caption id= attachment_334112 align= aligncenter width= 1300 ] a f 1000 em 1991[/caption] em 1986 a ford fez um facelift trocando a grade e os farois por um conjunto inspirado na setima geraçao da f series americana lançada seis anos antes [caption id= attachment_334113 align= aligncenter width= 850 ] a f 150 de setima geraçao que inspirou o facelift da f 1000[/caption] a sexta geraçao americana foi a primeira a ter o modelo f 150 que foi criado como um modelo intermediario da f 100 e da f 250 para pagar menos impostos deu certo a f 150 acabou se tornando a versao mais vendida da serie e de quebra o veiculo mais vendido nos eua [caption id= attachment_334114 align= aligncenter width= 1458 ] a oitava geraçao da f 150 reconhece [/caption] em 1987 os americanos receberam a oitava geraçao da f series que demorou bem menos para chegar ao brasil — foi ela quem entrou no lugar da velha f 1000 derivada da f 100 de 1967 foi um salto evolutivo que a transformou na picape mais moderna do brasil com um design muito mais bem resolvido que o da rival chevrolet — ainda baseado no modelo dos anos 1980 nao por acaso a f 1000 de segunda geraçao chegou ao brasil justamente no ano em que ela saiu de linha nos eua e a ford lançou a nona geraçao da f series por la ela e a picape que inspirou a terceira geraçao da f 1000 lançada em 1996 e produzida ate 1999 naquele ultimo ano da f 1000 a ford ja preparava o lançamento da f 250 por aqui caminhos separados em 1996 a ford decidiu dividir a linha f series em dois segmentos a f 150 se tornou um modelo mais voltado ao uso nao comercial enquanto a f 250 e superiores passaram a integrar a linha super duty na linha de entrada estavam a f 150 e a f 250 light duty com o mesmo visual — que conhecemos aqui pelas lightning de importaçao independente — e na linha super duty estavam a f 250 f 350 f 450 f 550 f 650 e f 750 a nossa f 250 era uma super duty assim como o caminhao f 4000 uma f 350 com rodado duplo — e foi por isso que ela veio com a nomenclatura e a capacidade de carga iguais as da picape americana a nova missao da serie f light duty ficava evidente no visual ela era mais proxima dos suv explorer e expedition com capo arredondado e carroceria curvilinea embora nao fosse inedita sua versao esportiva consolidou essa vocaçao mais urbana de passeio afinal a f 150 svt lightning tinha um v8 de 5 4 litros e compressor eaton com 367 cv e 61 2 mkgf moderados por uma uma caixa automatica de quatro velocidades que leva a potencia para as rodas traseiras atraves de um diferencial de deslizamento limitado a lightning era capaz de chegar aos 100 km/h em 5 8 segundos com maxima de 222 km/h e percorrer o quarto de milha em 15 2 segundos — e se tornou a picape mais rapida de seu tempo e seu motor ainda serviu de base para o revival do ford gt em 2005 um fato curioso — e que pouca gente sabe ou percebe — e que a linha super duty da ford so deixou de ser oferecida no brasil em 2019 quando as ultimas f 350 e f 4000 foram vendidas agora elas retornam — tardiamente — na forma da f 150 que quer um pedaço do bolo das ram se depender da tradiçao sao 66 anos de estrada
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