FlatOut!
Image default
Car Culture

A volta ao mundo com Lotus Seven

O Lotus Seven. Criado numa tarde de domingo por Colin Chapman e Gilbert “Mac” McIntosh para escapar de lavar a louça, o Seven acabaria, quem diria, sendo a mais popular e duradoura criação de Chapman. Todos nós lemos sobre seus carros de F1, a admiramos Esprits, Europas e Elites, mas na verdade, o Lotus mais amado e conhecido, o mais próximo da gente, é o Seven. Claro: é um carro extremamente simples e relativamente barato; usa qualquer mecânica de tração traseira disponível. É uma maneira de, via peso baixo, e desprezo às mínimas características de conforto e isolamento, conseguir desempenho de supercarro com orçamento de sedã familiar. O Seven é, desde o nascimento, também um bastardo. Motores, transmissões e toda sorte de componentes são canibalizados de outros carros de produção em série. O desenho é meramente funcional, desprezando tanto a ciência aerodinâmica quanto a arte do design. O carro nem é fabricado com método repetitivo em fábricas; na maioria das vez