na temporada de f1 do ano passado a adoçao dos novos motores v6 turbo mudou a ordem das coisas no circo e a mercedes amg despontou como maior força na categoria a equipe se mostrou imbativel e antes mesmo da metade do campeonato se tornou a favorita incontestavel ao titulo restou as demais a briga pelo vice campeonato quem seria a segunda potencia da categoria essa curiosa disputa pelo segundo melhor lugar remete ao segmento de sedas medios brasileiro apesar das 13 opçoes de sedas medios oferecidas atualmente no brasil a briga pelo topo do continua entre o toyota corolla e o honda civic — algo que se repete desde o inicio da decada passada quando a dupla japonesa desbancou o vectra e passou a alternar as primeiras posiçoes juntos eles vendem mais que a soma de todos os outros rivais praticamente dividindo a categoria entre a dupla e os demais modelos voce ja sabe que o lider sera um dos dois e almejar a liderança do segmento nao soa apenas ousado mas tambem um tanto pretensioso diante disso cosolidar se na terceira posiçao do segmento pode ser considerada uma vitoria e e exatamente este o objetivo da nissan com o sentra 2016 a atual geraçao do sentra foi lançada no final de 2013 como um passo importante para aumentar a participaçao da nissan no mercado brasileiro — assim como a nova fabrica em resende/rj que nacionalizou a produçao de versa e march para isso a fabricante optou por abrir mao do visual marcante diria ate levemente ousado por lembrar um pouco o cadillac ats e adotou um estilo mais conservador conceitualmente muito parecido com o do corolla a virada de estilo funcionou no ultimo ano da antiga geraçao o sentra estava na oitava posiçao entre os sedas medios em 2014 o novo modelo saltou para a quarta separado dos lideres pelo chevrolet cruze e agora neste primeiro semestre de 2015 chegou a terceira posiçao com mais de 7 000 unidades acumuladas — um aumento de impressionantes 111% como ele conquistou tantos compradores descobrimos a resposta em uma viagem de 180 km entre o rio de janeiro e armaçao de buzios com transito urbano radares uma rodovia bacana pista livre um pouco de garoa e outro tanto de piso irregular versoes equipamentos acessorios e cores nissan sentra 2 0 s mt r$ 69 190 ar condicionado chave presencial e partida por botao volante forrado de couro com controles de audio e computador de bordo direçao eletrica progressiva airbag duplo abs com ebd e assistencia de frenagem de emergencia farois de neblina luzes diurnas e lanternas traseiras de led retrovisores eletricos maçanetas cromadas radio com leitor de cd mp3 player e quatro alto falantes e rodas de 16 polegadas com pneus 205/55 bridgestone turanza nissan sentra 2 0 sv cvt r$ 75 990 acrescenta a lista do modelo s o cambio cvt xtronic com overdrive bancos forrados com couro combina sintetico e natural ar condicionado digital de duas zonas cruise control com ajustes no volante luzes de leitura dianteiras radio com leitor de cd mp3 player entrada auxiliar porta usb display colorido de 4 3 polegadas e seis alto falantes e pacote vehicle dynamic control com sistema auxiliar de frenagem de emergencia e controles de estabilidade e traçao nissan sentra 2 0 sl cvt r$ 82 490 acrescenta a lista do modelo sv airbags laterais e de cortina acendimento automatico dos farois retrovisores externos com rebatimento eletrico radio com leitor de cd mp3 player entrada auxiliar porta usb display colorido de 5 8 polegadas e seis alto falantes camera de re sistema de navegaçao conectividade a internet via pareamento de smartphone e rodas de liga leve de 17 polegadas com pneus 205/50 continental contipremium contact 2 opcional teto solar eletrico r$ 2 500 nissan sentra 2 0 unique r$ 87 490 acrescenta a lista do modelo sl teto solar rodas de liga leve de 17 polegadas com desenho exclusivo pneus 205/50 continental contipremium contact 2 soleira iluminada alarme volumetrico vidros com funçao one touch e anti esmagamento moldura da porta na cor do veiculo tapetes em carpete claro interior e bancos de couro na cor bege cores disponiveis preto premium solida prata classic azul grafite metalicas branco diamond perolizado mudanças discretas apelo racional as novidades para a linha 2016 do nissan sentra se resumem a pequenas atualizaçoes para melhorar sua relaçao custo/beneficio para o comprador mais racional ele agora conta com o pacote de segurança ativa vehicle dynamic control vdc com assistente de frenagem de emergencia e controles de traçao e estabilidade — algo que o civic oferece apenas nas versoes lxr e exr e que o toyota corolla inexplicavelmente dispensou no brasil — e ganhou uma nova versao topo de linha chamada unique que se diferencia pelo teto solar soleira iluminada rodas exclusivas e interior em dois tons o motor e o mesmo 2 0 16v de 140 cv a 5 100 rpm e 20 mkgf de torque a 4 800 rpm que estreou no modelo em 2013 exclusivo para o mercado brasileiro la fora ele usa um 1 8 de 132 cv embora o torque maximo e a potencia maxima estejam muito proximos na faixa de rotaçoes 90% do torque ja esta disponivel a partir de 2 000 rpm segundo a nissan alem disso o cambio e um cvt puro sem simulaçoes de marcha com uma boa amplitude de relaçoes a mais curta e 2 63 1 e a mais longa 0 37 1 com diferencial 5 097 1 e uma programaçao esperta capaz de responder rapidamente com uma relaçao adequada as intençoes do seu pe direito a versao que dirigi nessa curta viagem foi a sv nao resisti a tentaçao de chama la ironicamente de super veloce equipada com rodas de 16 polegadas pneus bridgestone turanza 205/55 e o pacote vdc la dentro o visual e comportado sem grandes ousadias no console central voce tem as saidas de ar logo acima do radio e mais abaixo em frente a alavanca de cambio os comandos do ar condicionado as linhas sao simples e ha um aplique plastico metalizado que tenta dar um ar refinado ao interior mas a impressao realmente e que ele esta em um patamar abaixo do dos rivais toyota corolla citroen c4 lounge honda civic e chevrolet cruze os paineis dos rivais do sentra entre o conta giros e o velocimetro esta o display do computador de bordo que mostra uma barra de economia de combustivel para te ajudar a dosar o acelerador consumo instantaneo ou consumo medio na versao unique a parte inferior do painel e os bancos sao na cor bege aparentemente o consumidor brasileiro acha a cor mais luxuosa e as demais versoes tem o interior todo preto que me pareceu combinar melhor com o aplique metalizado o painel tem instrumentos de fundo escuro com iluminaçao branca simples e direto apesar do visual pouco inspirado os materiais sao de boa qualidade a parte superior do painel e emborrachada e o volante paineis das portas e apoio de braço do console central sao forrados com couro na hora de ajustar a posiçao de dirigir achei o banco do motorista um pouco alto mesmo ajustado para a posiçao mais baixa talvez uma demanda do publico que gosta da posiçao de dirigir mais elevada ou ainda uma forma de garantir um pouco mais de espaço para o banco traseiro — um recurso comum nos compactos altinhos a coluna de direçao tem regulagem de altura com boa amplitude mas a de profundidade e um pouco limitada com o banco ajustado para a minha altura 1 85 m pulei para o banco de tras para checar o espaço que restou para os eventuais passageiros o acesso foi facil consegui entrar sem precisar dobrar demais os joelhos nem raspar o pe na porta e os 2 70 m de entre eixos — o segundo maior da categoria ao lado do corolla e apenas 1 cm menor que o do citroen c4 lounge — proporcionam espaço suficiente para os joelhos nao encostarem no banco da frente me acomodei confortavelmente no banco algo que nunca consegui fazer no civic mas a queda do teto deixou pouquissimo espaço para a cabeça melhor voltar para o banco do motorista na estrada um cara certinho a caminho de buzios o sentra fez tudo direitinho contornou curvas rapidas sem sustos mostrou folego em ultrapassagens e conforto em velocidades de cruzeiro um destaque e o isolamento acustico nao se ouve ruidos da suspensao nem das caixas de roda e praticamente nada do vento o ruido do motor tambem e discreto e so invade a cabine quando voce afunda o acelerador e faz o motor girar acima das 4 000 rpm e nessa faixa que o cambio coloca o 2 0 quando voce exige mais potencia e torque para uma retomada ou ultrapassagem — ou se quiser andar com o pe embaixo caso contrario o cvt se vale de suas relaçoes mais longas para manter o motor girando baixo e aqui aparece aquela estranha relaçao entre velocidade do carro e do motor a 120 km/h com pouca carga do acelerador e overdrive ativado o conta giros marca 2 000 rpm a 140 km/h o ponteiro mostra pouco mais que isso a 160 km/h o motor gira 2 500 vezes por minuto nesse ritmo o consumo medio estava na casa dos 13 km/l a media obtida pela aferiçao do programa de etiquetagem inmetro e 12 9 km/l e continuaria subindo se eu nao tivesse afundado o acelerador de uma vez ao fazer isso em qualquer velocidade o ponteiro salta para 4 000 rpm quase instantaneamente e o motor libera boa parte dos seus 20 mkgf de torque para empurrar os 1 322 kg do seda decididamente porem com suavidade aquela empurrada forte que voce sente em uma reduçao de marchas mesmo em cambio automatico simplesmente nao existe por falar em reduçoes o cambio xtronic do sentra tambem leva em consideraçao o angulo de viragem do volante para manter uma determinada rotaçao do motor mesmo nas curvas alem de usar a leitura de velocidade do motor das rodas e a carga do acelerador na pratica se voce afundar o pe no meio de uma curva ele nao faz aquela mudança radical de relaçao que mencionei acima para encher o motor isso permite que voce mantenha o carro mais controlavel no contorno da curva o sentra tambem se mostrou equilibrado dentro das condiçoes normais de uso de um seda medio; a rodagem e macia mas voce sente pouco a rolagem da carroceria lembrando muito o atual corolla por outro lado em frenagens mais fortes a dianteira mergulha consideravelmente a traseira fica leve e balança um pouco alem do ideal sobre o piso irregular tao comum por aqui a suspensao fez um bom trabalho amortecendo as vibraçoes e impactos algo conseguido com o acerto de suspensao exclusivo para o brasil que adotou amortecedores com tubos de maior diametro e maior volume de oleo bottom line a impressao que tive depois de dirigir o sentra por esses 180 km e considerar preços e versoes e que ele abriu mao de sua personalidade e adotou a receita tradicional do corolla ficou maior e mais espaçoso com desempenho satisfatorio — sem grandes destaques mas adequado em todos os aspectos — e se tornou mais atraente a uma fatia maior do publico tendo na estrategia de preços seu maior apelo uma forma de ilustrar isso e comparando o com o corolla o seda da toyota continua vendendo muito e se tornou um carro melhor em termos dinamicos e de qualidade de construçao mas tambem ficou mais caro e por isso deixa a desejar em equipamentos por isso ele ja nao tem mais a mesma relaçao custo/beneficio da geraçao anterior a versao gli couro automatico parte de r$ 76 360 r$ 350 a mais que o sentra sv e nao tem cruise control controle de estabilidade nem ar condicionado de duas zonas alem de ser equipado com motor 1 8 de 144 cv e 18 6 mkgf para ter o motor 2 0 de 153 cv e 20 7 mkgf e preciso optar pela versao xei que custa r$ 11 310 a mais que o gli e r$ 280 a mais que o sentra unique mas nao traz teto solar nem controle de estabilidade/traçao a versao topo de linha altis chega a r$ 100 990 e acrescenta ajustes eletricos ao banco do motorista farois com luzes diurnas de led chave presencial e interior em dois tons como o do sentra unique posto isso ainda que o corolla esteja liderando o segmento fica claro que o sentra conseguiu ganhar mercado com uma boa estrategia comercial para atrair os clientes com perfil mais racional em busca da melhor relaçao custo/beneficio isso fica evidente quando se compara o sentra com o civic que tem uma lacuna de preços de r$ 10 000 entre a versao intermediaria lxr e a topo de linha exr e nesse gap de preços que a nissan encaixa suas duas versoes de topo sl e unique com listas de equipamentos praticamente identicas as do honda a situaçao se repete na comparaçao com o cruze oferecido somente em duas versoes lt e ltz o chevrolet tem uma diferença de r$ 14 960 entre elas uma faixa de preços em que a nissan oferece tres versoes do sentra — tambem com uma lista de equipamentos equivalente a do cruze topo de linha que sai por r$ 89 150 r$ 1 660 a mais que o unique se eu fosse escolher uma versao do sentra para levar seria a sv por r$ 75 900 — preço do cruze e do civic de entrada ja oferece bancos de couro e controles de traçao e estabilidade e se o teto solar fosse indispensavel para fechar a compra ai e apenas uma questao de gosto voce quer bancos pretos sl ou bege unique um rival que adota uma estrategia de preços e versoes semelhante a do sentra e o citroen c4 lounge que parte de r$ 66 290 e vai a r$ 89 490 — novamente com uma lista de equipamentos semelhante a do nissan as opçoes de motorizaçao sao melhores um 2 0 flex de 151 cv nas versoes mais baratas e o 1 6 thp de 173 cv nas versoes de topo mas o frances tem como ponto negativo o preço das revisoes de 10 000 a 60 000 km r$ 4 971 ante r$ 2 244 do sentra e exatamente esse o tipo de analise que o comprador do sentra ira fazer antes de bater o martelo e apertar a mao do vendedor nao importa que o visual nao seja o mais ousado nem que o interior nao seja o mais bem resolvido ou que o desempenho nao seja o mais empolgante o sentra consegue oferecer um pouco de tudo por um preço mais equilibrado que os rivais e com seu posicionamento estrategico de preços ele vem conquistando o cliente de perfil mais racional que nao procura nada alem de um carro confiavel confortavel e bem equipado serviço clique aqui para visitar o site do nissan sentra 2016 agende test drive localizador de concessionarias e solicitaçao de orçamentos ficha tecnica nissan sentra sv 2 0 cvt motor quatro cilindros em linha transversal bloco e cabeçote de aluminio 1 997 cm³ 16v cabeçote com duplo comando de valvulas variavel na admissao flex potencia 140 cv a 5 100 rpm etanol/gasolina torque 20 mkgf de torque a 4 800 rpm etanol/gasolina transmissao automatico cvt suspensao dianteira do tipo mcpherson e traseira tipo eixo de torçao com barra estabilizadora freios discos ventilados na frente e solidos atras com abs e ebd pneus bridgestone turanza 205/55 r16 dimensoes 4 62 m de comprimento 1 76 m de largura 1 50 m de altura e 2 70 m de entre eixos capacidade do porta malas 503 litros peso 1 322 kg itens de serie nesta versao ar condicionado dual zone chave presencial e partida por botao volante forrado de couro com controles de audio e computador de bordo direçao eletrica progressiva airbag duplo abs com ebd e assistencia de frenagem de emergencia controles de estabilidade e traçao farois de neblina luzes diurnas e lanternas traseiras de led retrovisores eletricos maçanetas cromadas rodas de 16 polegadas cruise control com ajustes no volante luzes de leitura dianteiras radio com leitor de cd mp3 player entrada auxiliar porta usb display colorido de 4 3 polegadas e seis alto falantes preço r$ 75 990 julho de 2015
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