No último fim de semana aconteceu a 52ª edição das 24 Horas de Daytona. Cerca de três horas depois do início, um acidente deixou dois pilotos gravemente feridos, a Ferrari e a Audi trocaram farpas, e as cores dos carros e luzes deram um show à parte.
O acidente aconteceu quando o piloto italiano Matteo Malucelli reportou à equipe uma perda de tração em sua Ferrari 458 e começou a reduzir a velocidade, finalmente parando na beira da pista. O mexicano Memo Gidley vinha logo atrás e não viu o carro de Malucelli, batendo na traseira da Ferrari a cerca de 190 km/h e destruindo totalmente a frente de seu Corvette. A Ferrari foi atirada em direção ao muro, e a corrida ficou sob bandeira vermelha durante 90 minutos antes de seguir normalmente.
O site Carthrottle levanta a hipótese de que o sol do fim da tarde tenha impedido que Gidley visse a Ferrari na sua frente, o que é perfeitamente plausível. Veja abaixo o vídeo da colisão — o impacto é realmente muito forte:
Depois do acidente, Gidley foi levado ao hospital e passou por cirurgias no braço e na perna esquerdos. Malucelli também foi internado às pressas, porém seu caso é mais complicado: o italiano sofreu uma forte concussão cerebral. Por sorte, os médicos não consideram seu estado crítico. Ambos os pilotos estão conscientes e descansando no hospital.
O acidente, porém, não foi a o único momento tenso da corrida. No fim da prova, em uma disputa tête-a-tête entre Markus Winkelhock, em um Audi R8 LMS, e Alessandro Guidi em sua Ferrari 458 Italia, o Audi de Winkelhock a dar saiu da pista e deu um passeio pela grama. Guidi aproveitou o momento para saltar à frente e cruzar a linah de chegada primeiro.
Acontece que Winkelhock alegou que Guidi foi quem o empurrou para fora da pista. “Ele tentou me empurrar para a grama, porque ele sabia exatamente que eu estaria do lado de dentro na próxima curva, e venceria. Acho que aconteceu um pouco de contato, mas com certeza não foi um contato muito forte”.
A Ferrari foi punida e a vitória da categoria GT Daytona foi para as mãos da Audi — e foi assim até a manhã de hoje, quando os oficiais da IMSA reverteram a penalidade. Ainda não foi divulgada a razão da reversão, mas a organização diz que “se arrepende da confusão” e “agradece pela paciência dos fãs.”
O primeiro lugar na classificação geral ficou com o Corvette Daytona Prototype #5 da Action Express , pilotado por Christian Fittipaldi, Sébastien Bourdais, João Barbosa e Burt Friselle.
Mas nem só de acidentes e polêmicas vivem as provas de endurance. Toda corrida de longa duração sempre deixa imagens memoráveis — principalmente as fotos noturnas. Separamos aqui algumas das melhores, clicadas por Trevor Andrusko e Halston Pitman da MotorSport Media.