algumas coisas sao muito claras quando se trata de porsche uma delas e a identidade da marca so de ler a palavra porsche voce imagina um 911 — qualquer um deles outra e a robustez e confiabilidade dos carros marca diz que mais de 60% de todos os carros produzidos por ela ainda estao em uso nem e preciso pensar muito para perceber que este e um numero impressionante afinal sao sao bem quanto anos faz que a porsche faz carros ai esta uma pergunta que precisa de alguns rodeios para ser respondida e ai as coisas deixam de ser claras como as formas de um 911 na imaginaçao afinal qual foi o primeiro carro da porsche quando ela foi fundada no inicio do ano foram divulgadas diversas comemoraçoes dos 75 anos da porsche — uma delas e a exposiçao que sera iniciada no american car museum em maio proximo mas em 1939 a porsche ja tinha um carro de corridas antes mesmo da segunda guerra começar se ha 84 anos ja havia um porsche com o nome porsche como a porsche pode estar comemorando 75 anos a pre historia e a origem da porsche sao um tanto confusas se comparadas a historia da ferrari ou da mercedes ou ainda da ford dodge ou toyota estas marcas todas começaram com o trabalho de um ou dois homens que decidiram construir um carro e colocar seu nome nele com a porsche foi diferente ela nao nasceu fazendo carros ela era uma empresa de consultoria que por acaso acabou desenvolvendo seus proprios carros a pre historia ferdinand porsche começou a trabalhar com carros em 1898 exatamente 50 anos antes de fundar a porsche — meio seculo antes da fundaçao de sua propria marca e foi em uma fabricante de carrocerias austriaca chamada jakob lohner & company seus primeiros carros foram o egger lohner c 2 phaeton e o lohner porsche mixte hybrid ambos eram carros eletricos — algo relativamente comum naquele inicio de seculo — e coincidentemente ja tinham caracteristicas que seriam vistas mais tarde nos modelos porsche [caption id= attachment_338749 align= aligncenter width= 1500 ] o mixte hybrid[/caption] o primeiro por exemplo era uma carruagem com um motor eletrico na traseira atras do eixo traseiro como um 356 ou um 911 e era capaz de chegar aos 35 km/h o segundo o lohner porsche mixte hybrid era um hibrido com motores eletricos nas rodas mas em vez de pesadas baterias para alimentar os motores ele usava um motor a combustao feito pela daimler que movia um gerador de eletricidade lançado em 1901 o lohner porsche mixte hybrid e o primeiro carro hibrido da historia e tinha versoes de traçao integral ou traseira foram feitos cerca de 300 chassis deste modelo a maioria usados como caminhoes onibus e carros de bombeiros depois ferdinand foi para austro daimler a subsidiaria austriaca da daimler ali ele desenvolveu uma serie de carros de corrida dentre os quais se destaca o prinz henry de 1910 com o bom trabalho feito na austria ferdinand foi promovido ao cargo de diretor tecnico da daimler e mudou para stuttgart na alemanha seus primeiros projetos ali foram os mercedes w02 e w03 ambos sedas familiares de seis cilindros mas seu maior projeto na fabricante alema foi o ssk o lendario esportivo com motor seis em linha sobrealimentado por compressor que se tornou o carro mais rapido do mundo em sua epoca com velocidade maxima de 190 km/h [caption id= attachment_338751 align= aligncenter width= 2560 ] o mercedes ssk[/caption] no final dos anos 1920 porsche levou ao conselho administrativo da daimler benz uma proposta de carro leve e barato para aproveitar a popularizaçao do automovel os diretores da empresa nao gostaram da ideia porsche disposto a levar seu projeto adiante deixou a daimler e foi trabalhar na steyr ele chegou a desenvolver um carro de luxo chamado 7/100 austria com motor oito em linha de 5 3 litros igniçao por magneto duplo e duas velas por cilindro com sistema servo hidraulico para os freios nas quatro rodas suspensao semi independente na dianteira e independente na traseira mas em 1929 a grande depressao levou a steyr a se unir a austro daimler que matou os projetos de porsche para evitar concorrencia interna com seus proprios carros em 1930 ele deixou a steyr para abrir sua propria empresa a dr ing h c f porsche gmbh konstruktionen und beratungen fur motoren und fahrzeugbau consultoria nao fabricante o nome deixa claro a nova empreitada de porsche era uma empresa de consultoria e construçao de carros e motores e foi isso o que eles fizeram começando por uma serie de motores para a wanderer e por um carro de corridas que nunca correu o p wagen — que acabou usado como carro pessoal de ferdinand porsche por algum tempo a historia começou a mudar em 1933 quando adolf hitler decidiu motorizar a alemanha e mostrar ao mundo a superioridade tecnologica de seu pais ele convocou todas as empresas que tinham expertise para desenvolver um carro e apresentou sua ideia de carro popular o modelo precisaria levar uma familia de cinco pessoas a 100 km/h teria de ser capaz de rodar 14 km com um litro de combustivel precisaria ter arrefecimento a ar pois a populaçao rural nao tinha garagem e acima de tudo precisava custar ate 990 reichsmarks — o preço medio de uma moto comum porsche apresentou seu projeto typ 60 em 1934 e conquistou o contrato com o governo alemao antes mesmo que os carros fossem entregues aos primeiros compradores — eles eram vendidos no sistema de caderneta de poupança com depositos mensais ate que o montante total fosse atingido — hitler decidiu que a polonia era dele e ai voce ja sabe o que aconteceu com um contrato firmado pelo governo alemao porsche acabou envolvido com os esforços de guerra e desenvolveu o tanque elefant alem de auxiliar a produçao de veiculos como o schwimmwagen e o kubelwagen usados pelos militares alemaes o envolvimento com os nazis acabou custando a porsche alguns anos na prisao — um fato que acabou alavancando a transformaçao do escritorio de engenharia do dr porsche na porsche que conhecemos hoje a porsche que conhecemos hoje durante a segunda guerra mundial o risco de bombardeamento da cidade de stuttgart fez com que ferdinand porsche transferisse seu departamento de projetos para gmund na austria enquanto isso seu filho ferry porsche permaneceu na alemanha com a equipe de engenharia com o fim do conflito em 1945 ferdinand foi chamado a frança para dar continuidade aos trabalhos no volkswagen como parte das reparaçoes de guerra contudo em poucos meses ele acabou divergindo do governo que pressionado pelos fabricantes locais acabou prendendo porsche seu genro anton piech e seu filho ferry porsche ferry foi libertado depois de seis meses ja em 1946 enquanto os dois mais velhos continuaram presos em liberdade ferry retomou os negocios da familia em gmund na austria consertando carros bombas de poço e guinchos ate que o piloto e empresario italiano piero dusio o procurou para desenvolver um carro de corridas para disputar os grandes premios da epoca o resultado foi o type 360 cisitalia um dos primeiros monopostos de traçao integral da historia [caption id= attachment_338750 align= aligncenter width= 2048 ] o cisitalia[/caption] no fim o carro nunca correu mas o dinheiro recebido pelo projeto foi suficiente para libertar seu pai e seu tio da prisao impedidos de voltar a alemanha eles mantiveram a porsche em gmund aquela altura ferry tambem estava desenvolvendo um outro carro um modelo proprio que receberia o nome da familia colocando em pratica um velho sonho de seu pai ferdinand queria que o primeiro modelo produzido em serie por sua marca fosse um esportivo como os tantos que ele havia feito para outras fabricantes — e como o primeiro carro a usar o seu nome lembra dele de 1939 esse carro era o porsche type 64 ele começou como uma proposta para um esportivo — quando foi contratado pelo governo alemao para desenhar o volkswagen ferdinand porsche planejou uma versao esportiva para ele com uma versao de 1 5 litro e 50 cv do motor boxer de quatro cilindros usado pelo primeiro fusca que tinha apenas um litro e 25 cv com uma carroceria de aluminio de perfil muito mais aerodinamico o esportivo imaginado por porsche deveria ser capaz de atingir pelo menos 160 km/h mas havia um problema a volkswagen entao uma companhia estatal alema nao podia vender componentes a uma empresa privada em 1938 ferdinand porsche e seu filho ferry decidiram redesenhar o projeto para usar apenas componentes porsche incluindo um motor v10 de 1 493 cm³ com arrefecimento liquido e 72° entre as bancadas de cilindros o motor deveria ficar montado em posiçao central traseira e o carro seria usado para conseguir publicidade por meio de corridas e recordes de velocidade com o inicio da produçao em serie do volkswagen a ideia acabou colocada de lado por alguns meses ate que em agosto de 1939 tres prototipos foram feitos pela reutter karosserie os carros usavam o fusca como base e por isso foram batizados porsche typ 60 k10 o typ 60 era o codigo interno da porsche par ao projeto do fusca enquanto o k10 era karosserie 10 ou seja a decima versao de carroceria para o projeto type 60 — que mais tarde acabou rebatizado porsche typ 64 o motor boxer 1 5 acabou nao acontecendo mas a porsche conseguiu preparar o motor 1100 do fusca para entregar 33 cv era o bastante para atingir velocidades entre 130 km/h e 160 km/h dependendo da configuraçao o primeiro prototipo foi destruido em um acidente nos primeiros anos da segunda guerra mundial pelo que se conta nas maos de um oficial da ss os outros dois permaneceram na familia para uso principalmente de ferry porsche mas tiveram destinos diferentes o carro nº 2 foi usado por ferry porsche e levado para um deposito quando os porsche foram para a austria apos a guerra o carro acabou encontrado por um grupo de soldados norte americanos que usaram o carro ate que ele parou de rodar e foi abandonado com o teto cortado o terceiro carro foi para a austria com a familia porsche e seguiu sendo guiado por ferry porsche ate 1949 este carro acabou vendido a um piloto chamado otto marthe juntamente dos restos do carro destruido pelos soldados americanos tendo usado o typ 64 por quase dez anos ferry porsche estava convencido de que era mais sensato ter um carro leve com potencia suficiente do que um carro grande com potencia exagerada inspirado pelo typ 64 ele construiu um prototipo do esportivo com carroceria conversivel e o mesmo motor boxer de quatro cilindros de 1 1 litro do typ 64 que era o mesmo do volkswagen porem preparado para desenvolver 40 cv o cambio tambem era o mesmo nao sincronizado o chassi era completamente novo o que fica evidente pela posiçao central traseira do motor mais largo e mais baixo o carro foi elogiado pela imprensa especializada na epoca o que motivou ferry porsche a colocar o carro em produçao a unica diferença e que ele veio como um cupe de motor traseiro em vez de um roadster de motor central traseiro foi assim que em 1948 começou a ser fabricada a primeira serie de esportivos da porsche ha exatos 75 anos nao se sabe ao certo quantas unidades foram produzidas — algo entre 48 e 52 sendo que por volta de 50 e a resposta mais aceita essa primeira leva do porsche 356 ficou conhecida como gmund em 1950 a porsche voltou para a alemanha e se instalou em zuffenhausen onde esta ate hoje
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