em nossa incessante busca pelas origens automotivas ja descobrimos quem inventou o test drive as rodas de liga leve o teto solar de onde vem os nomes das carrocerias e ate mesmo quem causou os primeiros acidentes de transito chegamos a pensar que nao havia mais questoes a serem feitas quando topamos com a mais obvia e existencial de todas ao menos quando se fala de carros quem inventou a roda embora a roda seja mais associada aos veiculos motorizados ou nao e bem provavel que a humanidade nao tivesse evoluido tao rapidamente sem ela imagine todas as maquinas e utensilios que tem seu funcionamento baseado em rodas antigos moinhos roldanas e polias tornos e rodas de oleiro amoladores motores a vapor locomotivas prensas tipograficas esteiras industriais a roda esta por todos os lados e e parte importante no desenvolvimento de tecnologia na historia da humanidade por isso e facil imaginar que ela existe desde os primordios da civilizaçao nao e mesmo so que a historia nao foi assim os humanos modernos surgiram ha cerca de 200 000 anos no lugar que hoje conhecemos como africa e adotou o comportamento atual ha cerca de 50 000 anos contudo o conceito de roda e eixo so foi criado ha pouco mais de 5 000 anos — equivalente a ano passado na historia do homo sapiens os motivos para tanta demora sao simples a roda nao existe na natureza e a humanidade simplesmente demorou para precisar dela boa parte das invençoes foram inspiradas pelo contato do homem com a natureza mas a roda foi um conceito desenvolvido unicamente pela experiencia humana obviamente os humanos da epoca conheciam o conceito de rolagem como se observava em pedras circulares ou troncos de arvore mas essa rolagem era inutil sem algo que a mantivesse estavel seria como tentar se equilibrar sobre uma bola e achar que isso e mais facil que caminhar ou montar um camelo atualmente acredita se que as primeiras rodas surgiram nao apenas em um lugar mas em varios pontos isolados um do outro na segunda metade do quarto milenio antes de cristo — entre 3500 e 4000 a c alguns arqueologos creditam a invençao da roda aos povos cucuteni que viveram em um territorio que hoje pertence a ucrania e a romenia em escavaçoes foram encontradas rodas de oleiro feitas com fatias transversais de troncos de arvores com um furo no meio alem de figuras de animais feitas de ceramica com rodas nas pontas das patas nesse mesmo periodo os sumerios civilizaçao que habitava a mesopotamia na epoca tambem desenvolveram uma serie de dispositivos que resultariam na criaçao do conjunto de roda e eixo aquela altura a humanidade ja havia desenvolvido varios conceitos e inventos mais complexos como a agricultura agulhas de costura tecidos de trama canalizaçao de agua cordas barcos e navios e ate instrumentos musicais relativamente complexos como a flauta ou a harpa tambem ja tinhamos descoberto como domesticar e arrebanhar animais que nos serviram como transporte alimento e força de trabalho o negocio começou a mudar com a necessidade de transportar objetos pesados demais para homens e animais foi quando os sumerios perceberam que ao apoiar um objeto pesado sobre uma tora ele poderia ser movido com mais facilidade para continuar o movimento bastaria colocar outra tora a frente da primeira e assim sucessivamente ate que a carga chegasse ao local pretendido isso nao era muito pratico e por isso os sumerios acabaram desenvolvendo uma especie de treno com as pontas curvadas para o alto para facilitar o deslizamento funcionou bem exceto em terrenos muito ondulados ou rochosos a soluçao usar o treno sobre as toras rolantes o atrito do treno com a tora resultava em um sulco nesta ultima com este sulco os trenos se mantinham mais firmes sobre a tora o que agilizava o transporte apesar da facilidade eles ainda precisavam de muita gente para empurrar o peso sobre as toras e reposiciona las a frente do treno diante deste problema eles passaram a remover a madeira entre os dois sulcos para tornar as toras mais leves e aqui as toras começam a tomar a forma de rodas eles tambem passaram a usar travas para manter a tora girando em seu proprio eixo em vez de rolar o treno por cima dela foi uma questao de tempo para que eles evoluissem para um sistema de roda livre apoiado em um eixo contudo a evidencia mais antiga deste sistema nao foi encontrada na mesopotamia e sim na polonia onde os arqueologos encontraram um pote de ceramica com a ilustraçao de uma carroça com dois eixos e quatro rodas possivelmente feito por volta do ano 3600 a c abaixo as primeiras evidencias de rodas na mesopotamia datam do ano 3500 a c — cem anos mais tarde as primeiras rodas completas com eixos contudo foram encontradas na eslovenia elas eram feitas de carvalho e freixo mediam cerca de 28 polegadas de diametro e foram feitas por volta de 3300 a c eram muito parecidas com esta roda abaixo feita 200 anos mais tarde e encontrada na inglaterra em 2013 a primeira evoluçao da roda como conhecemos hoje aconteceu cerca de 1 000 anos depois de sua criaçao as rodas raiadas bem elas nao eram exatamente raiadas mas os egipcios descobriram que era possivel remover partes da superficie interna da roda para reduzir o peso de suas carruagens de combate tornando as mais leves ageis e rapidas — e ajudando aquela civilizaçao a levantar seu imperio a vantagem das rodas mais leves tornou sua fabricaçao uma habilidade valiosa nessa epoca — por volta do ano 1000 a c surgem os primeiros fabricantes de rodas que tambem evoluiram o conceito usando couro madeira e ferro para torna las mais resistentes e robustas as primeiras rodas com aro de metal externo foram feitas pelos celtas este tipo de roda se tornou tao eficiente que permaneceu inalterada por quase 3 000 anos elas so voltaram a evoluir no final do seculo 18 por volta de 1790 quando as armas modernas de guerra como canhoes de ferro fundido se tornaram pesadas demais para as rodas de madeira e elas passaram a ser feitas de ferro fundido dez anos mais tarde em 1802 o alemao g f baur registrou a patente das primeiras rodas de aço com raios tensionados que foram usadas nas bicicletas e tambem nos primeiros carros
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.