a subaru e conhecida e adorada pela linhagem do impreza wrx ou so wrx em sua ultima geraçao os cupes sedas peruas e hatchbacks sim todos eles com motor boxer turbo e traçao nas quatro rodas sao lendas dos ralis e tem muito credito nas ruas alem de serem excelentes bases para preparaçoes — das mais basicas as mais extremas nao da para nao gostar do wrx na verdade e mesmo os fas do mitsubishi lancer evolution seu eterno rival o respeitam [gt40 content search= subaru widget= 1 title= proud of boxer ] no entanto a subaru nunca deixou de se aventurar por outras vertentes automotivas no japao seus kei cars os minicarros com motor de ate 660 cm³ que tem alguns beneficios fiscais sao bastante populares e modelos como o legacy e o outback e o legacy outback gozam de boa reputaçao entre os fas de crossovers valentes agora no inicio dos anos 90 a subaru decidiu entrar em um segmento diferente o dos grand tourers com bom desempenho e luxo para agradar a quem nao abria mao de bom desempenho e luxo o resultado foi o alcyone svx de subaru vehicle x um carro completamente diferente de qualquer outro subaru que veio antes ou depois quer dizer em 1985 a subaru apresentou o alcyone xt um cupe com linhas retas na carroceria para lamas alargados farois escamoteaveis traçao dianteira ou integral e um motor boxer quatro cilindros 1 8 que podia ser naturalmente aspirado de 97 cv ou turbinado de 112 cv ele tinha o interior inspirado pelas aeronaves com instrumentos digitais e ate um pequeno radar com uma versao em pixels ambar do carro sobre um fundo preto o volante nao era simetrico e os comandos para o motorista ficavam em satelites ao lado do volante nos estados unidos ate houve uma versao com motor boxer de seis cilindros chamada xt6 no entanto para todos os efeitos o subaru alcyone xt nao era muito mais que um fruto dos anos 80 ha outros parecidos com ele como o toyota mr2 de primeira geraçao por exemplo agora o alcyone svx nao apresentado em 1989 durante o salao de toquio o sucessor do xt so tomou emprestada a configuraçao mecanica basica suas formas eram completamente diferentes feitas sob medida para a nova decada que estava para chegar o projetista do carro foi giorgetto giugiaro do estudio italdesign pegando emprestados elementos de outros conceitos seus como o ford maya e o oldsmobile incas os dois ai embaixo claro o svx tinha linhas mais proximas de um carro real e as formas do conceito foram traduzidas para a versao de rua de forma quase 100% fiel e isto incluiu diversos elementos marcantes de design tanto na versao conceitual de 1989 quanto no modelo de rua lançado em 1991 pode se ver os farois que formam uma unica peça de acrilico ainda que a versao de produçao tivesse uma entrada de ar para o motor largos a asa traseira que nasce das laterais e talvez o mais importante o teto ao estilo canopi todo feito de vidro no conceito as janelas se abriam apenas na porçao inferior como era no delorean ou no mclaren f1 por exemplo mas as portas de abriam noralmente e nao como asas de gaivota [youtube id= n6t6ddg_tx4 width= 620 height= 350 ] o grande barato do subaru vehicle x era bem que ele nao era barato suas formas mais modernas e aerodinamicas o cx era apenas 0 29 excelente nao apenas marcavam a chegada de uma nova decada mas tambem a ruptura com tudo o que era a subaru nos anos 80 carros quadrados econonomicos e acessiveis ainda nao havia a tradiçao dos ralis nem a reputaçao que veio com ela o svx foi o primeiro subaru maior que um carro compacto no japao o que permitia que ele utilizasse um motor maior que dois litros de acordo com a legislaçao japonesa com isto a subaru meteu logo o pe na porta com um flat 6 de 3 3 litros e 230 cv acoplado a uma caixa automatica de quatro marchas nao havia outra opçao de motor era aquilo ou voce era livre para escolher outro carro e o motor nao foi usado em nenhum outro subaru com a plataforma era a mesma coisa o svx foi desenvolvido do zero e nao derivava de nenhum outro subie era suficiente para ir de zero a 100 km/h em 7 3 segundos com quarto de milha em 15 4 segundos a 149 km/h e maxima de 248 km/h sim era um carro veloz para sua epoca tanto que a subaru o colocava como alternativa as versoes basicas do porsche 911 ou o bmw serie 3 e36 cupe parece estranho sim mas e verdade tanto que ele custava mais ou menos o mesmo que um e36 de fato o svx teve diversas coisas bacanas para sua epoca por exemplo alem de bipartidas as janelas tem desembaçadores nas portas nao era exclusividade do para brisa como em um carro normal o cd player tinha uma disqueteira no painel coberta por uma capa plastica o que era raro pois naquela epoca as disqueteiras ficavam no porta malas isto se o carro tivesse cd player para começar os cintos eram daquele tipo que se movia quando voce entrava no carro por um trilho na parte superior da abertur das portas os farois de neblina eram integrados aos farois principais a tampa do porta malas tinha amortecedores e dobradiças que nao invadiam o compartimento de bagagem o que e algo que nos deixa felizes ate hoje quando descobrimos em um carro novo [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] e ele ainda tinha a opçao pela traçao integral e suspensao independente nas quatro rodas o que tornava seu comportamento dinamico exemplar digno de carros com mais pegada esportiva o que lhe impedia de ser realmente empolgante era a curva de potencia relativamente plana do motor que chegava ao pico a 5 400 rpm so havia um grande problema com todas estas caracteristicas algumas delas revolucionarias na epoca mas datadas hoje em dia o svx era duas coisas carissimo e dificil de manter seus componentes eram caros manutençao altamente especifica e baixissima compatibilidade de peças com outros modelos da subaru e isto falou mais alto do que o fato de ser um carro bonito e que envelheceu bem diga se moderno e bom de guiar para piorar as coisas foi justamente no inicio da fabricaçao do alcyone svx que a bolha economica do japao estourou tornando o processo todo extremamente dispendioso para a subaru e elevando os preços de todos os automoveis para o consumidor como resultado o subaru svx vendeu mal no japao e la fora em seu primeiro ano de mercado foram pouco mais de 5 000 exemplares vendidos seu ultimo ano de fabricaçao foi 1996 mas em 1997 ainda havia unidades nos estoques foram vendidos 640 carros naquele ano no mundo todo [youtube id= eh39n2gvcvq width= 620 height= 350 ] alcyone ao contrario do que se possa pensar nao foi uma homenagem da subaru a alguem com esse nome e sim a propria subaru em seu emblema a fabricante japonesa traz como muitos sabem a subconstelaçao das pleiades que consiste de seis estrelas e faz parte da constelaçao de touro cada uma destas estrelas tem um nome e a mais brilhante delas se chama alcyone o subary alcyone svx foi feito de certa forma para ser a estrela mais brilhante da subaru mas teve seu brilho apagado talvez por ter chegado cedo demais alem de nao ter tradiçao alguma no segmento a subaru foi ousada demais em sua estreia foi por isso que depois de sua carreira meteorica o subaru svx saiu de cena e nao deixou sucessor a subaru ainda insistiu em mante lo em linha mas ainda assim nao conseguiu recuperar o que investiu em seu desenvolvimento ao mesmo tempo o subaru impreza wrx começava a despontar nos ralis e a fabricante viu que aquele era o caminho o alcyone acabou entrando para a historia da marca como um ponto fora da curva o que e uma pena
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