A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture FlatOut Revival

Além da embreagem: outras funções do pé esquerdo ao dirigir

Há 80 anos os pedais e controles dos carros são exatamente como conhecemos e usamos hoje: embreagem na esquerda, freio no meio, acelerador na direita. A maioria dos carros usa essa configuração ou a variação simplificada dela, que elimina o pedal de embreagem graças ao câmbio automático, liberando sua perna esquerda para fazer o que quiser enquanto a direita trabalha. Bem, nem sempre. Em alguns carros — com embreagem ou sem — o pé esquerdo tem uma função extra além de acionar a embreagem ou descansar no pedal de apoio. Quais?   Frear Sim, frear. Os ratos de autódromo e pilotos de video-games já sabem muito bem como a frenagem com o pé esquerdo ajuda a ser mais rápido nas pistas. É uma das técnicas básicas de pilotagem, usada principalmente para controlar a transferência de peso nas transições de direção, uma vez que é possível acionar os freios sem o breve momento de freio motor ao se soltar o pedal do acelerador. Nos carros de corrida sem embreagem o

Matérias relacionadas

O Bugatti Atlantic moderno que a VW desistiu de fabricar

Dalmo Hernandes

12 cilindros em fúria: o ronco do insano Alfa Romeo 33TT12 dos anos 1970

Dalmo Hernandes

Os carros (e motores de carro) feitos pela Yamaha

Dalmo Hernandes