muita gente se pergunta de onde veio a verve esportiva do sandero r s e uma surpresa na realidade para os brasileiros que nao acompanharam de perto a longa historia da empresa em competiçoes e com carros esporte mas trata se de uma tradiçao longa na verdade basta lembrar que na primeira decada do seculo passado um par entusiasmado de pilotos/construtores os renault freres marcel e louis competia nas epicas provas entre cidades percussoras dos grand prix e da formula 1 eram eventos fantasticos com novas e incriveis maquinas capazes de velocidades nunca vistas publico assistindo ao lado das estradas por centenas de quilometros e manchetes em jornal mundo afora [caption id= attachment_279849 align= aligncenter width= 999 ] jean redele numa pose que mostra claramente o seu pais natal [/caption] mas marcel depois de ganhar a paris viena em tempo recorde em 1902 vem a falecer num acidente logo no inicio da paris madrid ao realizar uma ultrapassagem dentro da usual nuvem de poeira de seu oponente nao viu uma curva chegar e acertou uma vala a mais de 100 km/h seu renault deu uma volta completa no ar de frente antes de cair de cabeça para baixo com marcel ainda ao volante morreu algumas horas depois ali mesmo na beira da estrada louis renault nunca mais foi o mesmo nunca mais pilotando um carro de corrida em competiçao e o seu esforço mudou para crescer sua fabrica apenas a ponto de logo se tornar o maior fabricante de veiculos da frança louis renault teria um fim tragico depois de ser heroi nacional na primeira guerra com seu famoso tanque leve e o episodio dos taxis de marne na segunda guerra ao optar a continuar operando sob o controle alemao virou um paria era agora um vil colaboracionista sua fabrica se torna estatal e vem a falecer na prisao [caption id= attachment_279852 align= aligncenter width= 735 ] com o a110 em dieppe no auge [/caption] mas e um carro que desenhara durante a guerra que alçado a gloria por um jovem piloto ambicioso de dieppe faria a renault voltar as competiçoes e carros esporte o renault 4 rabo quente era apenas um moderno carro barato para as familias francesas mas seria o trampolim para um retorno glorioso da renault ao mundo entusiasta um retorno tao entusiasmado e importante que ate hoje sentimos sua influencia claramente sem jean redele e a sua alpine nao existiria a r s que conhecemos hoje talvez a revoluçao do turbo nunca viesse a f1 sem a alpine o mundo seria bem pior do que e jean redele o pai de jean redele começou sua vida exatamente no mesmo lugar e ao mesmo tempo que louis renault emile redele foi mecanico do piloto ferenc szisz um dos companheiros de marcel e louis renault ao volante dos renault mesmo quando os dois param de competir e as provas de grand prix passam a acontecer em circuito fechado szisz continua a pilotar renaults com sucesso e o vencedor do grande premio de la sarthe em 1906 em le mans e segundo colocado no grande premio de l a c f em dieppe em 1907 [caption id= attachment_279850 align= aligncenter width= 999 ] um dos 4cv de corrida de redele rabo quente de verdade[/caption] logo emile consegue uma licença para abrir uma lucrativa concessionaria renault na sua dieppe natal; la prospera se casa e tem filhos o mais velho nascido em 1921 se chamava jean e herdaria do pai o talento para as pistas e o amor ao automovel de alta performance jean vai estudar economia e negocios em paris e com influencia do pai consegue um estagio na renault onde seu talento e logo reconhecido jean redele seria mais um executivo da renault se nao tivesse que voltar para dieppe para tomar conta do negocio da familia aos 24 anos ao fim da segunda guerra era o mais jovem concessionario renault da frança mas jean tinha o virus do esporte motor e nao era o fato de que a renault nao tinha carros esporte em produçao que iria impedi lo de dar vazao a este impeto começa a competir com o humilde 4cv rabo quente mesmo com todos os seus 750 cm3 e 17 cv começa sem muito sucesso mas lentamente vai modificando o pequeno renault e os resultados vao melhorando em alguns anos era um conhecido vencedor nas categorias ate 750 cm3 com uma sucessao de carros cuidadosamente preparados as vezes com ajuda da renault alguns tinham carroceria de aluminio e cambio de cinco marchas modificaçoes que dificilmente fez sozinho sua relaçao umbilical com a renault era obvia desde entao em 1952 encomenda a giovanni michelotti na italia uma carroceria especial para competiçao nasce o primeiro cupe baseado em 4cv de redele durante o ano de 1953 tem grande sucesso com o carro mais leve e aerodinamico que os sedans e a semente de sua marca de carro esporte [caption id= attachment_279872 align= aligncenter width= 800 ] o primeiro cupe michelotti[/caption] em 1955 abre uma pequena fabrica para fazer carrocerias especiais de fibra de vidro para seus 4cv preparados e cria uma marca propria para vende los alpine jean queria que seus compradores tivessem tanto prazer ao dirigir quanto ele nas competiçoes nos alpes onde se sentia feliz como em nenhum outro lugar nao existe experiencia mais divertida e gostosa do que cruzar os alpes em um dos meus renault 4cv e isso me deu a ideia de chamar meus futuros carros de‘ alpines ’ era importante para mim que meus clientes experimentassem este mesmo prazer de dirigir ao volante do carro que eu queria construir [caption id= attachment_279864 align= aligncenter width= 999 ] a106 e apresentado na renault 1955[/caption] o primeiro alpine chamado a106 ainda era baseado em 4cv foi lançado em 1955 e muito poucos deles foram feitos o objetivo principal era ainda competiçao apenas o carro perdia ao redor de 40 kg em relaçao ao sedan pesando um total de 540 kg debaixo da carroceria em fibra de vidro um parrudo chassi tipo espinha dorsal e duplo y em aço seria uma tradiçao da alpine o a106 sempre era equipado com versoes preparadas a mao do motor de quatro cilindros em linha ohv e 750cm3 do 4cv a basica vinha com 21cv mas versoes de 30 e 46cv eram opcionais esta ultima um motor praticamente de corrida com marcha lenta alta e embaralhante e dois carburadores duplos em 1960 e 1961 seus ultimos anos receberia uma versao de 59cv do motor do dauphini com 904 cm3 [caption id= attachment_279874 align= aligncenter width= 943 ] o a108 o nosso interlagos [/caption] em 1957 um grande esforço para aumentar as vendas leva a alpine a lançar um novo carro desenhado por michelotti o a108 agora usava a mecanica do mais moderno dauphini um motor maior que partia de 850 cm3 o carro tambem era lindissimo um daqueles desenhos atemporais que se fosse lançado hoje ainda faria queixos cairem pesando 600 kg o a108 era minusculo porem ainda menor e mais leve que o ja pequeno dauphini/gordini o volume de produçao inicialmente era muito baixo somente em 1960 com o fim do a106 que começa a aumentar era oferecido como o carro anterior com versoes preparadas do motor do seda 850 900 e 1000cm3 [caption id= attachment_279875 align= aligncenter width= 1000 ] jean paul belmondo e um a108 dois icones franceses[/caption] foi este carro que recebemos aqui no brasil licenciado pela willys como era o renault dauphini/gordini aqui recebeu o nome de willys interlagos e nas pistas brasileiras se tornou uma lenda era vendido em versoes coupe conversivel e berlinetta e 822 deles foram fabricados pela willys de 1962 ate 1966 o a108 teve na frança tambem uma versao diferente chamada 2+2 oferecido como cupe ou conversivel com um outro desenho de carroceria seu chassi maior e mais reforçado seria usado no posterior a110 [caption id= attachment_279853 align= aligncenter width= 884 ] 2+2; o a108 mais raro [/caption] a110 o apice da marca em 1962 com o simples expediente de melhorar o a108 acaba com um carro profundamente alterado um chassi mais parrudo para lamas alargados alem de outros detalhes de estilo alem da mecanica do maior e mais potente renault 8 o resultante a110 seria um verdadeiro marco na historia da marca; tanto que ao revive la em 2018 a renault escolheu este carro como tema para o novo alpine nao e a toa equipado com motores preparados por gordini os a110 se tornaram eximios vencedores de rali por quase dez anos uma imensa quantidade de motores renault foi montada em sua traseira e o carrinho se mostrou um matador de gigantes da melhor especie seus motores foram de um r8 1 1 litro e 55cv ao lançamento ate versoes realmente nervosas do motor de aluminio ohv hemi do r17 ts com 1 6 litros e mais de 140 cv a partir de 1974 continuava um carro pequeno 3850 mm de comprimento num entre eixos de 2100mm e um peso mesmo nas mais potentes versoes 1600 cm3 de apenas 770 kg nao era um carro de qualidade alema claro era feito em pequenas quantidades artesanalmente um carro para quem queria realmente ganhar corridas ou andar muito rapido em estradas truncadas sem muita consideraçao com luxo uma versao 2+2 maior como no carro anterior tambem foi oferecida um pouco para este publico atras de um carro mais usavel no dia a dia mas sem muito sucesso por motivos obvios mas o imenso sucesso em competiçoes da empresa de dieppe com o a110 chama definitivamente a atençao da renault a partir de 1967 se torna responsavel por todo o esforço de competiçao da renault uma quantidade consideravel de dinheiro injetada na empresa a alpine expande fisicamente e tecnologicamente levando seus horizontes mais adiante que simples ralis [caption id= attachment_279876 align= aligncenter width= 999 ] em dieppe na fabrica sucesso nos anos 1960 [/caption] em 1971 aparecia o substituto do a110 o a310 o ultimo carro criado pela alpine independente pessoalmente por jean redele o a110 ainda estava destruindo a competiçao em ralis entao foi mantido em produçao ate 1977; um erro estrategico pois agora com ambos os carros usando mecanica igual r17 ts o mais antigo era mais leve mais rapido mais veloz mais barato mas a ideia do a310 era ser um carro mais usavel um 2+2 no idioma do porsche 911 com acabamento superior era realmente um carro incrivel fincado na modernidade dos anos 1970 e nao no passado como o 911 e apenas ligeiramente maior que o a110 4180mm de comprimento num entre eixos de 2270mm [caption id= attachment_279890 align= aligncenter width= 512 ] o primeiro a310 4 cilindros [/caption] mas eventos totalmente nao relacionados na ordem mundial intervem decisivamente para acabar com o sonho independente de redele a crise mundial do petroleo faz os preços do combustivel disparar na europa em 1973 e os carros da alpine simplesmente param de vender uma queda de 50% das vendas alpine renault a salvaçao vem com a compra da empresa pela renault em 1973 desde 1967 os carros ja eram chamados alpine renault mas ali o sentido se tornava invertido se o nome ainda nao o novo dono começa imediatamente a investir o esforço de competiçao aumenta o que faria a marca um heroi nacional em le mans 1978 um a442 b dirigido por didier pironi e jean pierre jaussaud terminou em primeiro lugar a frente dos favoritos da porsche a revoluçao turbo da renault em competiçao começava uma que levaria a empresa a vencer na formula 1 tambem o a310 tambem recebia um face lift pelo famoso robert opron ao mesmo tempo que era re engenheirado pela renault e ganhava um potente v6 prv para realmente se tornar o competidor do 911 que sempre quis ser se tornava um carro luxuoso ao mesmo tempo que bravo e entusiasmante com apenas 930 kg o v6 criado para os renault grandes tinha torque de folga a todas rotaçoes fazendo dele um carro agil e interessante inicialmente o compacto v6 de aluminio dava 150 cv de 2 7 litro em 1982 recebia alem da suspensao traseira do r5 turbo e para lamas alargados para pneus e rodas maiores um v6 de 2850 cm3 com uma belissima bateria de tres weber duplos 42dcnf e 193 cv a 6000rpm para a sua despedida o gt pack o proximo alpine claro foi totalmente projetado pela renault lançado em 1984 como renault alpine gta refletia ja no nome a nova ordem mas era ainda um alpine de estirpe claramente um desenvolvimento do conceito inaugurado pelo a310 mas maior mais espaçoso e mais potente agora o carro basico ja seria v6 e o topo de linha v6 turbo de 2 5 litros trazendo finalmente esta tecnologia de competiçao para os alpine de rua o gta era um carro bem maior 4330mm num entre eixos de 2339mm e pesava agora 1187 kg na versao turbo de 200 cv [caption id= attachment_279883 align= aligncenter width= 999 ] renault alpine gta[/caption] mas era um carro bem mais sofisticado luxuoso e com bancos traseiros ate generosos para um 2+2 e era mais veloz 0 100 em 6 5 segundos e 240 km/h de final finalmente era um concorrente realmente a altura do 911 mas ninguem notou era um renault vendido em concessionarias da marca e fez pouco sucesso evolui eventualmente para o alpine a610 uma tentativa de elevar o nivel com o nome da marca famosa e nao renault agora usava um prv v6 de 3 litros 24 valvulas turbo e 250 cv o que permitia 0 100 km/h na casa dos 5 segundos e 265 km/h de final [caption id= attachment_279861 align= aligncenter width= 999 ] a610 ultimo alpine de dieppe[/caption] mas infelizmente foi o ultimo dos alpine tradicionais sua produçao se encerra em 1995 somente o incrivel retorno atual com o novo a110 traria a marca novamente a gloria mais de vinte anos depois o legado da alpine a renault sport e formada em 1976 uma junçao da alpine especialista em chassi e competiçao e a gordini sua especialista em motores de competiçao mas esta divisao tem como sua fabrica particular a alpine em dieppe la sao feitos lendas como o renault 5 turbo e o r5 gordini mas mesmo depois do fim dos carros esporte alpine ela continua o renault sport spider e o clio v6 foram feitos la em dieppe a lista e enorme renault clio williams renaultsport megane and renaultsport clio apesar de hoje nenhum carro sair de la ainda e uma planta ativa para pequenas series e competiçao o lar espiritual da r s e do alpine a110 moderno uma das melhores reinterpretaçoes modernas de um classico que ja se viu a lenda recomeça e tem futuro novamente uma grande alegria para os fas desta carismatica marca francesa
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