eu estava dirigindo com as janelas abertas disse me o engenheiro e product planner bob hall ao telefone e jurava que havia uma ferrari atras de mim com as janelas fechadas voce nao conseguia ouvir porra nenhuma raphael orlove jalopnik [caption id= attachment_276158 align= aligncenter width= 999 ] o futuro mazda 6 possivelmente[/caption] parece que a mazda hoje planeja ser a bmw japonesa movendo se um pouco acima de seus outros pares japoneses o mais esperado de seus lançamentos atuais nao e outro miata ou a volta do motor rotativo; e um novo mazda 6 que reporta se tera um seis em linha com a tecnologia skyactiv e traçao traseira uma estrategia interessante principalmente se se concentrar em ser o que era a bmw nao o que e; um pouco acima do normal somente particularmente mesmo sabendo que a marca dificilmente voltara oficialmente a nossa republiqueta torço para esta nova estrategia dar certo principalmente porque seis em linha e traçao traseira numa epoca que nem a bmw esta dedicada a isso e profundamente mazda a empresa desde seu inicio foi profundamente ligada a fazer diferente [caption id= attachment_276125 align= aligncenter width= 999 ] rx7 mazda aperfeiçoa o wankel [/caption] a mazda se fosse por vontade do governo japones dos anos 1960 se juntaria a algum dos grandes fabricantes de entao como toyota e nissan mas a capacidade tecnologica da pequena empresa de hiroshima foi provada quando conseguiu fazer funcionar o motor wankel; a empresa apostou tudo na tecnologia licenciada da nsu alema e foi a unica a ter sucesso com ele mesmo se comparada a gigantes como a gm e a daimler benz kenichi yamamoto um dos engenheiros que trabalharam no wankel ficou profundamente marcado pela maneira com que este investimento em tecnologia diferente mudou sua empresa se tornou um proponente desta maneira de encarar a industria tecnologias unicas e pensar diferente de todos era seu mantra yamamoto se torna presidente da mazda em 1985 e presidente do conselho em 1987 [caption id= attachment_276132 align= aligncenter width= 999 ] yamamoto a alma da mazda[/caption] e e conversando com yamamoto que o jornalista e engenheiro americano bob hall da a sugestao que mudaria o futuro da empresa a mazda devia fazer um roadster pequeno leve e barato como os britanicos costumavam fazer mas um que funcione confiavelmente todo dia nascia o mx5 miata um carro tao bem feito para sua missao que hoje 30 anos depois continua a seguir a risca esta missao e ter um mercado praticamente cativo [caption id= attachment_276133 align= aligncenter width= 736 ] miata em desenvolvimento o maior sucesso da marca [/caption] do rx7 ao mx3 com um minusculo v6 de apenas 1 8 litros a mazda sempre foi uma companhia que seguia o seu proprio caminho sem nunca seguir ninguem enquanto yamamoto esteve na liderança mas nem sempre foi coberta de sucesso e nem esta subida atual a um mercado de luxo e a primeira tentativa talvez seu maior fracasso foi justamente quando criou uma marca de luxo para os mercados de exportaçao nos anos 1990 mas nao conseguiu lança la a amati mazda pensa grande nos anos 1980 se via uma mudança drastica nas atuaçoes dos japoneses nos mercados de exportaçao com a adoçao de cotas voluntarias de exportaçao para os eua seu maior mercado os japoneses resolvem começar a vender carros mais caros e sofisticados ja que se podem exportar menos que seja com produtos de maior valor agregado para tentar manter o mesmo fluxo de grana a qual estavam acostumados some se a isto o que hoje chamamos de a bolha economica japonesa dos anos 1980 e vemos um fluxo incrivel de carros sensacionais saindo da ilha do sol nascente sabemos como culmina isso tudo em 1992 a bolha estoura e o japao passa quase 20 anos em recessao mas nao sem antes nos dar uma serie inigualavel de carros hoje adorados como classicos lexus ls400 infinity q45 toyota supra nissan 300zx turbo honda nsx mazda miata e rx7 turbo e uma serie de outros tudo era possivel no japao da segunda metade dos anos 1980 a mazda porem era uma empresa comparativamente pequena diferente das outras apesar de tambem viver uma epoca de vacas gordas nao tinha o volume de dinheiro de uma toyota mesmo assim tem planos ambiciosos; planeja ser o terceiro fabricante japones e para isso começa uma serie de açoes entre elas o projeto do miata no japao diversifica seus canais de venda com as marcas autozam kei car eunos luxo no idioma europeu e a estranhamente grafada ɛ̃fini luxo tradicional e na subsidiaria americana sediada em irvine na california e lançado o projeto pegasus para investigar a possibilidade de se criar uma marca de luxo da mazda era algo em voga entao toyota gastariam uma fortuna para criar a lexus e os seus produtos iniciais o ls400 e o sc300/400 a toyota chega ao cumulo de alugar uma mansao na california cheia de espioes para investigar o modo de vida dos ricos americanos e criar carros fabricas e uma organizaçao totalmente nova e separada para a lexus a honda fazia a acura e o nsx queria rivalizar a ferrari e a porsche a nissan fazia seu infinity q45 talvez o mais avançado carro japones de seu tempo [caption id= attachment_276140 align= aligncenter width= 999 ] anos 1990 o rx7 turbo[/caption] mas foi o sucesso incrivel e muito maior que o esperado do miata em 1989 que realmente deu força para as ambiçoes da mazda o projeto pegasus oficialmente se torna a divisao amati em 1989 com o executivo dick colliver como presidente amati e uma palavra que em italiano significa amados entes queridos mas e facil de notar tambem que e um anagrama de miata tudo que se sabe desta marca que obviamente nao foi lançada se deve basicamente a alguns comentarios de ex funcionarios americanos e de comentarios na imprensa da epoca o fim da marca antes de seu lançamento parece que foi um trauma violento no japao e mesmo no museu da marca nao ha traço ou mençao dela ninguem quer falar dela e fotos e material sao escassos [caption id= attachment_276131 align= aligncenter width= 999 ] eunos cosmo[/caption] mas se sabe o plano basico tres sedas de luxo e um cupe um carro grande de traçao traseira no idioma do lexus ls400 e do infinity q45 como topo da marca dois outros sedas de traçao dianteira o cupe seria basedo no incrivel eunos cosmo do mercado japones apenas jdm basicamente o mesmo que a lexus e a infinity em linhas gerais mas a mazda sendo mazda muito diferente no detalhe os carros da amati primeiro no motor parece que todos seriam da mesma familia a unica duvida ficando no cupe originalmente o eunos cosmo teve o maior motor wankel ja colocado a venda um tres rotores de dois litros dois turbocompressores 304 cv e 41 mkgf nao se sabe se este motor permaneceria neste futurista e louco cupe quando se tornasse amati ou se ganharia um outro motor convencional [caption id= attachment_276128 align= aligncenter width= 999 ] o eunos cosmo 3 rotores [/caption] no salao de toquio de 1989 a mazda mostrou um w12 de quatro litros em 3 bancadas individuais de quatro cilindros em linha todos acreditaram que era o motor do futuro seda grande amati mas na verdade era apenas um engodo; em 2018 em entrevista ao site jalopnik bob hall entao funcionario da mazda e envolvido no projeto conta a verdade o carro nunca teve w12 sempre foi um v12 aquele motor foi so para enganar mesmo [caption id= attachment_276124 align= aligncenter width= 999 ] o miata com duas versoes do v6 amati 1 8 mx3 e 2 5 mx6 [/caption] na realidade os motores dos amati seriam todos derivados do v6 da serie k da mazda que conhecemos por exemplo em versao 1 8 litro no mx3 por isso este motor quando finalmente apareceu depois da morte da amati era estranhamente over engineered um super compacto v6 todo em aluminio com virabrequim bielas e pistoes forjados duplo comando de valvulas e quatro valvulas por cilindro opostas a angulo fechado 27° era um motor de curso curto e diametro generoso superquadrado sempre girador vocal e suave como poucos um motor de carro de luxo caro que acaba sob o capo de mazdas bem mais mundanos [caption id= attachment_276121 align= aligncenter width= 999 ] mazda sentia de 2a geraçao a carroceria do amati 1000 talvez [/caption] o v6 que conhecemos em varios mazda a partir de 1991 ia de 1 8 litros 75 × 69 6 mm ate 2 5 litros 84 5 × 74 2 mm mas no topo de linha o planejado amati 1000 seria um v12 baseado na arquitetura de dois v6 podia portanto ir de 3 6 a 5 litros mas o deslocamento planejado inicialmente para os eua era de 4 6 litros e 284 cv se toyota e nissan tinham v8 a mazda nao podia ser igual hall reporta ao jalopnik que o berro era de ferrari e o desempenho equivalente ao do lexus ls400 mais rapido em retomada um pouco mais lento de 0 100 km/h [caption id= attachment_276141 align= aligncenter width= 999 ] sentia de 1a geraçao que conhecemos como mazda 929 baseado no amati 1000[/caption] o carro teria uma nova plataforma de traçao traseira e nunca o vimos em toda sua gloria mas parece que a segunda geraçao do mazda sentia vendida somente no japao portanto jdm e a carroceria do amati 1000 com suspensoes barateadas o sentia da geraçao anterior que recebemos aqui no brasil com o nome mazda 929 parece que era tambem baseado na plataforma do amati 1000 mas em tamanho reduzido de entre eixos desenho externo diferente e com o v6 mais simples e antigo da serie j com tres litros [caption id= attachment_276147 align= aligncenter width= 999 ] mazda xedos 6 o amati 500 barateado [/caption] o amati mais barato seria um seda de traçao dianteira do tamanho do civic que se chamaria amati 500 uma versao dele foi lançada em 1992 como eunos 500 no japao e em mercados de exportaçao como mazda xedos 6 mas nao foram exportados para os eua como no caso do 929 era uma versao simplificada do que seria o amati equipado inclusive com motor de quatro cilindros em linha os v6 de 1 8 e 2 0 litros opcionais apenas um amati dos quatro planejados seria vendido sem praticamente nem uma alteraçao alem da mudança de marca para mazda claro amati 800 vira mazda millenia o unico amati que conhecemos inteiro e um seda do tamanho do accord lançado em 1994 como mazda millenia nos eua eunos 800 no japao e mazda xedos 9 na europa e na verdade uma espiadela no que seria a marca mesmo nao sendo seu principal carro [caption id= attachment_276152 align= aligncenter width= 999 ] mazda millenia/xedos 9 o amati 800[/caption] a primeira coisa que chama a atençao e o desenho sofisticado e o interior de qualidade superior em seu lançamento concorria direto com o mais simples e menos sofisticado mas maior 929; um carro desenvolvido a partir do amati 1000 mas para ser um mazda com acabamento mais simples em breve o 929 deixaria de ser vendido nos eua permanecendo o millenia apenas ate que ele tambem deixaria de existir em 2002; nunca foi grande sucesso mas era um carro que john phillips iii julgou na car and driver como uma direçao mais progressiva e uma alavanca de cambio tradicional distante da perfeiçao em seda phillips tambem disse que o v6 parecia mais com um v8 o motor era uma versao bem diferente do v6 ‘k deslocando apenas 2 3 litros 80 3 × 74 2 mm operava segundo o ciclo miller nao otto para tanto era equipado com um compressor mecanico tipo lysholm e resfriador de ar de admissao intercooler ar/ar o ciclo miller fora inventado nos anos 1940 pelo engenheiro americano ralph h miller e na verdade e um otto modificado com compressor fornecendo pressao elevada a valvula de admissao fica aberta mais tempo que o normal reduzindo o curso de compressao mas nao de expansao grandes ganhos de eficiencia sao conseguidos assim o v6 miller era um pioneiro no dowsizing com apenas 2 3 litros dava potencia de 3 0 litros mas com muito mais economia de combustivel 210 hp a 5300 rpm e 29 mkgf a 3500rpm o carro grande de 4821mm num entre eixos de 2751 mm pesava 1537 kg e com o cambio automatico de quatro marchas fazia segundo a car and driver 0 96 km/h em 7 4 segundos e chegava a 233 km/h tudo isso retornando economia de combustivel melhor que toda a concorrencia inclusive o ate entao campeao bmw 325i e36 o carro tinha suspensoes sofisticadas tambem independente nas quatro rodas por colunas mcpherson modificadas com multiplos braços de controle freios a disco ventilados nas quatro rodas com abs e pneus exclusivamente michelin xgt v4 na medida 215/55 r16 completavam a configuraçao de primeira linha um carro interessantissimo que nos da uma ideia do potencial de uma mazda que nao se preocupa tanto com o preço de venda da uma certa esperança para o futuro deste novo caminho morro acima que a empresa trilha o fim da amati mas como sabemos a amati nao viu a luz do dia a marca chegou a ser anunciada oficialmente para a imprensa em agosto de 1991 visando um lançamento em 1994 mais de setenta concessionarios nos eua estavam contratados e começando a investir para suas lojas amati no japao dizem que o v12 e a carroceria do amati 1000 ja estavam ferramentados obviamente os modelos 500 e 800 tambem estavam avançados cinquenta bilhoes de yens investidos no total [caption id= attachment_276145 align= aligncenter width= 999 ] xedos um arremedo de amati[/caption] mas no inicio de 1992 a bolha japonesa estoura e o pais entra em recessao nos eua tambem uma pequena recessao ao fim da guerra do golfo diminui muito o mercado de carros de luxo ja saturado de novas marcas e a mazda começa a ficar sem dinheiro para financiar a reta final da amati cortes aparecem de todos os lados o primeiro o vitorioso programa de competiçoes que ganhara la mans primeira vez para o japao em 1991 em outubro de 1992 a marca finalmente e cancelada e seus funcionarios demitidos [caption id= attachment_276130 align= aligncenter width= 999 ] isto com o v12 do amati 1000 seria deveras interessante [/caption] um trauma enorme para os japoneses desacostumados a dizer que vao fazer algo e nao conseguir a empresa enfrenta uma epoca dificil perder tanto dinheiro para o tamanho da mazda certamente nao foi facil a ford motor company que detinha uma participaçao de 24% na mazda comprou 12% adicionais em 1995 para dar a mazda uma injeçao de capital novo as marcas autozam eunos e ɛ̃fini seriam todas descontinuadas antes do final da decada subir os degraus do mercado em direçao ao ar rarefeito onde vivia a bmw e entao um ato de coragem depois de um trauma assim mas esperamos nada menos que isso da mazda ser corajosa e diferente e parte dela se der errado pelo menos ninguem pode dizer que ela nao tentou
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