voce chegou ha tanto tempo e foi tao presente na minha rotina que nem lembro direito quando foi que nos vimos pela primeira vez sei que faz uns dez anos ou seja foi ali entre 2011 e 2012 lembro que tinha um filho recem chegado e que para me dar uma força meu pai deixou o carro dele comigo emprestado lembro bem um mille elx 1995 branco quatro portas tenho certeza que aquele fiasa tinha algum veneno mas meses depois de me emprestar o uno meu pai comprou outro carro outro uno voce meu amigo na epoca semi novo menos de quatro anos de vida e menos de 40 000 km rodados sempre em rodovias por uma senhorinha de 50 ou 60 anos a carroceria vermelho alpine reluzente os para choques e molduras de plastico cinza ainda bem corados farois e lanternas ainda cristalinos tecido impecavel nos bancos calotas que pareciam novas os bancos estavam impecaveis o volante parecia nunca ter sido usado e juro que havia ate um resquicio do famigerado cheirinho de carro novo em seu interior foi uma surpresa se me recordo direito sua antiga dona te ofereceu ao meu pai como quem nao quer nada como meu pai tinha tempo livre e um dinheirinho sobrando topou dar uma olhadinha tambem sem compromisso e te trouxe para casa eu havia acabado de ganhar um carro e meu pai tinha um uno novo de novo o terceiro da familia em sequencia [caption id= attachment_283289 align= aligncenter width= 620 ] voce chegou assim[/caption] assim tinhamos dois uno na familia due uno e eu dividi meu tempo entre os dois era divertido ficar caçando as coisas que os dois tinham de igual o que eles tinham de diferente e onde um era melhor que o outro os bancos do elx me desculpe eram melhores que os seus mais macios maiores com um tecido mais chique e ele andava mais mesmo sendo mais antigo estou te dizendo que tinha algo naquele fiasa mas voce era absurdamente confiavel e fazia completa justiça ao emblema economy na tampa traseira sua suspensao era mais alta sua direçao era mais leve e voce rodava mais silencioso a suspensao mais alta com um pouco mais de curso te fazia o carro perfeito para o asfalto ruim do inteiror paulista e uma delicia em estradas de terra entao quando inevitavelmente meu velho decidiu comprar outro carro outro fiat uma idea adventure com a qual esta ate hoje voce veio parar nas minhas maos isto sim eu sei exatamente quando foi no fim de 2015 quando eu ja te conhecia muito bem e seu hodometro ja tinha passado dos 80 000 km voce se tornou meu segundo carro quando o flatout ja existia e quando eu ja era um motorista bem melhor mas foi com voce que eu adquiri mais horas de volante trabalho em home office ha mais de dez anos e nao preciso sair com o carro todos os dias para ir ate o escritorio mas isto nao significa que voce nao foi usado e talvez um pouquinho abusado as primeiras viagens longas a lugares desconhecidos com porta malas cheio e gps no painel foram com voce as expediçoes para o meio do mato por estradas de chao que eu nunca havia explorado antes eram um passeio no parque para voce sem falar nas escapulidas para dirigir sem motivo e com vontade pelas rodovias da regiao estreitas e cheias de curvas deliciosas em um carro de 800 kg vazio com 60 cv e pneus novos [caption id= attachment_283290 align= aligncenter width= 999 ] mirante das tres pedras botucatu sp 2017[/caption] e assim passaram se cinco anos cinco anos ao longo dos quais voce e o flatout foram a unica constante da minha vida voce viu meu filho nascer viu o dia em que ele se mudou para uma cidade distante testemunhou quatro mudanças de endereço e ajudou a levar coisas em todas elas me acompanhou na minha primeira cobertura do salao do automovel que morro de medo de ser a ultima e ate figurou em algumas materias para o site voce sempre esteve la e nunca reclamou nunca exigiu nada alem de manutençao em dia gasolina de qualidade e um banho aos fins de semana hoje seu hodometro marca pouco mais de 135 000 km e a maioria esmagadora e minha com toda a certeza e o carro que eu mais dirigi na vida e que agora nao poderei mais dirigir voce foi embora no ultimo sabado 6 de março de 2021 pouco mais de cinco anos desde que se tornou meu segundo carro [caption id= attachment_283295 align= aligncenter width= 705 ] a ultima foto que sequer foi tirada por mim[/caption] voce pode nao e um carro esportivo nas curvas ha outros hatchbacks baratos que se saem melhor o ford fiesta o chevrolet corsa e o renault clio para dizer so tres o motor nao e espetacular faz seu trabalho e macio e gosta de girar bebendo pouco por isto mas e um 1 0 999 cm³ para ser exato e como tal exige que se explore com vontade a curva de torque e demanda reduçoes nas ladeiras e ultrapassagens o uno te ensina a nao ter medo de fazer o motor gritar e nao tolera motoristas preguiçosos houve um uno automatico na italia mas devia ser tenebroso sem querer ofender seus parentes claro mas voce foi feito direito foi pensado para ter o maior espaço interno possivel no menor pacote concebivel custando pouco e aguentando muito ainda mais no seu projeto brasileiro com suspensao traseira mais robusta abre mao de muita coisa para isto claro como o acabamento interno extremamente simplificado e a ausencia completa de equipamentos de serie dos opcionais voce so veio com travas e vidros eletricos e quente demais no calor frio demais no inverno e basico em qualquer ocasiao e com isto e leve a falta de potencia vira trunfo quando voce tem que embrear meter a terceira marcha e sentar a bota novamente para ultrapassar um caminhao a 100 km/h nao pelo trabalho todo obviamente mas porque voce sempre precisa extrair o maximo do carro se quiser fazer as coisas direito entao voce aprende a gostar ate porque da para ouvir tudo la de dentro acrescenta a experiencia voce nao foi feito para ser esportivo e fazer curvas muito bem mas quando se aprende a apreciar todos os aspectos do ato de conduzir um automovel e dificil nao apreciar a natureza analogica classica e mecanica de dirigir um uno way economy 2008 flex vermelho duas portas um carro como voce e isso vai fazer falta nao costumo compactuar com a ideia de humanizar os carros antropomorfiza los atribuir personalidade e dar apelido para mim um carro e muito mais parecido com o fiel cavalo de um cowboy solitario ou nao do velho oeste voce pode trata lo bem e ate conversar com ele mas e uma relaçao diferente e ainda assim ca estou eu sentado a frente do meu computador escrevendo uma carta para voce que ja nao e mais meu carro talvez seja um pouco de culpa por todas as vezes em que reclamei da sua falta de conforto pelos pequenos acidentes de percurso por voce ter dormido sob o sol por um ano inteiro por nao estar na cidade quando seu novo dono foi busca lo talvez por ver seus para choques esbranquiçados suas calotas despedaçadas suas lanternas traseiras novas com piscas da cor errada e a pintura queimada de sol alias nao rolou nem uma foto de despedida e isto me entristece entao acho que voce merece este ultimo elogio publico te devo essa por ora sou um flatouter sem carro e membro do clube dos sem uno meu proximo carro nao sera como voce nao apenas porque preciso conhecer outros veiculos mas tambem porque voce e insubstituivel
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.