ha mais ou menos uns 15 anos eu e meu irmao começamos a procurar uma boa kombi corujinha para comprar tinhamos passado por uma experiencia mal sucedida com um fuscao 1500 1972 — o unico resultado possivel para dois jovens aventureiros no universo dos carros antigos — e decidimos que o proximo carro seria uma kombi ja pronta para usar a certa altura da busca topamos com uma kombi clipper que nao estava nos nossos planos mas tinha seis portas sim uma kombi clipper 1977 seis portas eu ja conhecia a kombi corujinha seis portas mas nunca tinha visto a clipper seis portas seria uma kombi batida e com a dianteira e teto trocados ou a volkswagen havia mesmo feito kombi clipper com seis portas hoje e facil descobrir voce acessa o google digita kombi clipper seis portas e encontra dezenas de links contando a historia dela mas em 2006 nao era assim a internet ja tinha uma boa interaçao ja havia varios foruns mas as informaçoes ainda eram escassas na duvida e para nao correr o risco de pegar um carro todo remendado — acabamos deixando passar claro ela nao era barata ja naquela epoca o proprietario pedia r$ 10 000 que era r$ 2 000 mais caro que as boas corujinhas do mercado pensando mais tarde nao seria assim tao dificil descobrir poderiamos ter ido a uma das concessionarias volkswagen da regiao e perguntado o fato e que demoramos para decidir e perdemos uma das kombi mais raras que tivemos a chance de comprar porque nao conheciamos a versao achei uma boa historia para introduzir esta lista com 21 versoes raras de modelos nacionais — assim voce nao corre o risco de fazer a mesma besteira que eu e meu irmao fizemos ah uma observaçao a lista evidentemente nao inclui carros com acessorios ou opcionais raros mas que nao configuram versoes como os chevrolet pintados de rosa pantera o fusca com teto solar ou os fiat uno turbo amarelo modena contudo a lista considera versoes criadas a partir de pacotes opcionais como o tl personalizado chevette pais tropical lançada em 1976 ela foi a primeira serie especial do chevette nao era abençoado por deus mas ate era bonito por natureza oferecido em duas cores — marrom e bege — ele tinha um certo apelo esportivo porem com visual mais discreto que o do gp as rodas eram mais largas com 6 5 polegadas de tala e janelas de ventilaçao circulares como as do gp que tambem cedeu os retrovisores com formato conico por fora ele ainda tinha uma faixa dupla fina na altura do vinco inferior da lateral onde o gp tinha sua larga faixa preta por dentro ele vinha equipado de serie com um toca fitas fm estereo da sharp um requinte comparavel ao sistema mylink oferecido no onix atualmente nao se sabe exatamente quantas unidades foram produzidas ou vendidas muito menos quantas sobreviveram a esses quase 40 anos sem modificaçoes — o que torna ainda mais dificil a identificaçao de um desses modelos assim ele se tornou tao raro que nem mesmo uma foto recente dele conseguimos encontrar para ilustrar este post corsa e celta piquet apesar do nome de piloto da f1 e das rodas do corsa gsi o corsa piquet era basicamente um modelo wind/super com motor 1 0 pintura especial na cor amarela e um emblema estilizado com a tradicional gota do capacete de piquet foram produzidas apenas 120 unidades para a frota da arisco que era patrocinadora do piloto brasileiro na epoca mais tarde em 2003 a chevrolet voltou a criar uma ediçao especial com o nome do piloto mas desta vez usou o celta 1 0 equipado com saias laterais e dianteira rodas de liga leve de 13 polegadas e a mesma pintura amarela e o logotipo piquet o celta e ainda mais raro foram apenas 30 unidades feitas para um sorteio da marca de palha de aço assolan stilo blackmotion 2 4 o stilo blackmotion e um dos grandes misterios dos gearheads e fas brasileiros da fiat isso por que recentemente começaram a aparecer em sites de classificados modelos do stilo blackmotion que foi uma versao regular na virada desta decada com o motor 2 4 fivetech em vez do 1 8 de origem gm algumas pessoas imaginaram que fossem apenas emblemas do marea colados na lateral do carro outros assumiram que eram modelos especiais para executivos da fiat nenhuma das duas esta certa a historia e que a fiat planejava lançar a versao blackmotion com o mesmo motor 2 4 do abarth ele chegou ate mesmo a ser homologado — e por isso que ao consultar a documentaçao do blackmotion 2 4 voce encontrara o nome da versao e o motor de 2 4 litros — mas acabou decidindo lançar a versao com o motor 1 8 por motivos nunca esclarecidos oficialmente esses poucos carros com motor 2 4 — entre 5 e 7 unidades nao ha informaçao oficial — foram feitos para a frota de imprensa aquela que a fabrica cede aos jornalistas para as primeiras impressoes no lançamento e posteriormente para avaliaçoes completas como o carro nunca foi lançado eles acabaram usados como frota interna e mais tarde vendidos aos funcionarios da fabrica e hoje podem ser encontrados a venda se voce tiver sorte oggi css e pierre balmain um fiat oggi ja e raro de se encontrar hoje em dia imagine entao se estivermos falando de duas versoes limitadas produzidas em volume baixissimo e exatamente o caso destas duas versoes do pequeno seda italo mineiro a primeira delas a css e a mais conhecida pelos gearheads e pela turma da ferrugem trata se de uma versao esportiva criada para homologar o oggi para o campeonato brasileiro de marcas e pilotos de 1985 que exigia um minimo de 300 unidades produzidas assim a fiat criou a versao comfort super sport vestida apenas na cor preta com faixas vermelhas rodas de liga leve piscas dianteiros transparentes um spoiler na tampa do porta malas e outro acima do vidro traseiro o motor tinha cilindrada aumentada para 1 490 cm³ originalmente era 1 415 cm³ e cabeçote retrabalhado para produzir 78 cv o cambio era mais curto e de cinco marchas e ligado a semi eixos com juntas homocineticas reforçadas a suspensao tinha barra estabilizadora mais grossa bandejas novas na traseira e cambagem negativa nas quatro rodas por dentro ele tinha veludo nos bancos e nas portas com costuras e filetes vermelhos assim como os cintos de segurança a fiat fez apenas o minimo para homologa lo mas ao longo dos anos eles se perderam ou foram descaracterizados mas ainda e possivel encontra los com muita sorte o oggi que e praticamente impossivel de ser encontrado e a serie especial pierre balmain que teve apenas 50 unidades produzidas o modelo foi direcionado ao publico feminino — provavelmente o primeiro a fazer isso no brasil — e era uma associaçao a marca do estilista frances pierre balmain ele era baseado na versao cs mas tinha itens exclusivos de acabamento interno como o acabamento monocromatico bancos e portas com forraçao de veludo e painel para choques e volante na cor marrom chocolate o oggi pierre balmain usava o logotipo pb da grife nas laterais e no painel e vinha com duas malas estilizadas pelo frances foi vendido somente sob encomenda entre janeiro e março de 1984 somente na cor bege aureo foto condeterranova blogspot tl personalizado o tl personalizado era um carro esquecido ate bem pouco tempo atras quando ele voltou a aparecer muita gente duvidou de sua originalidade mas os clubes de antigos e especialistas em volkswagen ja sabiam do que se tratava um tl com opcionais oferecidos no catalogo de 1973 da volkswagen os opcionais em questao eram estas faixas pretas por todos os lados do carro e o volante esportivo de tres raios como os do fusca 1600s o bizorrao embora seja chamado de tl sport nao ha registro oficial da marca a respeito deste nome o catalogo da volkswagen o trata apenas como personalizado por ser uma versao baseada em um pacote opcional tambem nao se sabe exatamente quantos foram produzidos foto neotti/tlsport com fusca 1300 gl o fusca 1300 gl foi uma tentativa da volkswagen de fazer uma versao mais luxuosa do besouro ele foi lançado em novembro de 1981 e saiu de linha menos de um ano depois os tais equipamentos mais luxosos do fusca gl eram desembaçador do vidro traseiro acendedor de cigarros relogio ar quente bancos com encosto de cabeça vidros traseiros basculantes revestimento acarpetado tampa do tanque de combustivel com chave e acabamento de borracha nos para choques por ser uma versao mais cara e produzida por pouquissimo tempo estima se que existam entre 60 e 200 1300 gl fusca pe de boi em 1965 o governo criou uma linha especial de credito para carros zero quilometro que tinha como principal requisito um preço baixissimo para aproveitar o filao de consumidores os fabricantes criaram versoes super despojadas de seus modelos e a aposta da volkswagen foi um exercicio de depenaçao maxima de um carro que acabou dando origem ao termo pe de boi para baratear o custo de produçao o fusca pe de boi tinha somente o essencial para colocar o carro em movimento dentro da lei nao tinha frisos nem piscas dianteiros nem emblemas nem tampa do porta luvas nem instrumento medidor de combustivel — que era substituido por uma escala de madeira os bancos nao tinham regulagem do encosto as portas nao tinham descanso de braço o acelerador nao tinha capa de borracha e tambem nao havia para sol nem iluminaçao interna todos os cromados foram substituidos por tinta branca e os para choques perderam o chamado poleiro aqueles arcos elevados dos fusca dos anos 1960 sendo um carro ridiculamente pelado ele nao fez muito sucesso e saiu de linha em 1966 com apenas um ano de produçao os proprietarios do modelo aos poucos o equipavam com as peças que faltavam por isso ao longo dos anos eles acabaram descaracterizados — ou caracterizados como modelos mais completos se preferir — de forma que novamente e dificil encontrar um destes original ou ate mesmo identificar um pe de boi sem uma inspeçao minuciosa ironicamente hoje eles sao um dos modelos mais valiosos entre os fusca alem da volkswagen dkw willys e simca tambem embarcaram na onda dos populares e fizeram cada uma as suas versoes espartanas o pracinha o teimoso e o profissional respectivamente todos eles sao extremamente raros pelos mesmos motivos que o fusca mas tambem por terem sido menos populares que o volkswagen foto blog do flavio gomes esplanada gtx no fim dos anos 1960 a chrysler comprou a simca e passou a controlar a marca tambem no brasil um dos poucos carros fabricados por aqui como chrysler foi o esplanada gtx ele foi idealizado como uma evoluçao esportiva do simca chambord e foi lançado em 1968 como modelo mais caro da linha chrysler no brasil como o nome sugere o esplanada gtxe era um esportivo porem a moda antiga brasileira o motor era um v8 mas os 2 4 litros deslocados produziam apenas 130 cv que o levavam a pouco mais de 165 km/h depois de chegar aos 100 km/h em 15 4 segundos as faixas pretas na carroceria as rodas cromadas e os bancos individuais anatomicos garantiam o visual esportivo acontece que em 1969 a chrysler estabeleceu a dodge no brasil e começou a vender os modelos baseados em sua plataforma b americana com a chegada dos novos modelos o esplanada gtx saiu de linha naquele mesmo ano depois de uma curta produçao de aproximadamente 670 unidades corcel ii van embora pareça uma belina esta perua sem janelas traseiras e na verdade o desconhecido e esquecido corcel ii van no começo dos anos 1980 a pampa ainda nao havia sido inventada mas a ford precisava de algo para combater o fiat 147 pick up/city e o fiorino entao eles decidiram transformar a belina em uma van mas para nao vincular o nome de sua perua familiar a um carro de trabalho eles decidiram que o nome daquela belina furgao seria corcel ii van logicamente quem adorou foram os hospitais e prefeituras e gerentes de frota a maioria desses carros teve dois fins sucata depois de trabalhar pesado ou a conversao em belina com janelas laterais da perua e um banco traseiro willys itamaraty executivo quando a ford lançou o galaxie no brasil o presidente da willys william max pearce decidiu criar uma versao limusine do itamaraty para ofuscar o lançamento do seda da ford eles eram baseados no willys itamaraty — o modelo mais luxoso da marca — que tinha seu entre eixos alongado para 3 54 m o comprimento de um ford ka de prmeira geraçao e era feito artesanalmente tres versoes presidencial especial e standard o primeiro como sugere seu nome foi cedido a presidencia da republica e tinha equipamentos especiais como transmissor de radio hastes para bandeira televisao velocimetro na cabine de passageiros e brasoes da republica nas colunas a versao especial tinha bancos traseiros individuais e um console central com barbeador e gravador todos os modelos eram equipados com motor seis em linha de tres litros e 134 cv toca fitas ar condicionado e apoio para os pes e custavam uma pequena fortuna em 1969 a ford comprou a willys overland do brasil e ordenou que o executivo fosse tirado de linha em dois anos de produçao foram fabricados apenas 27 unidades da limusine e apenas 21 sobreviveram a essas cinco decadas chevrolet monza hi tech em 1993 a chevrolet lançou uma serie especial do monza recheada com uma serie de tecnologias pouco comuns para a epoca seu nome era monza hi tech e ele justificava esse apelido que hoje soa absurdamente datado com freios a disco nas quatro rodas e abs computador de bordo painel digital e injeçao eletronica no motor 2 0 logicamente o preço tambem era hi assim como seus compradores foram feitas apenas 500 unidades do modelo que e um dos mais raros da linha mais ate que o 500 ef ou o barcelona e o club citados pelos leitores ford escort xr3 75 special edition em 1994 para comemorar seus 75 anos de operaçao no brasil a ford criou uma versao especial do escort xr3 conversivel batizada 75 special edition mecanicamente era identico a todos os outros xr3 de sua geraçao mas era diferenciado pela pintura em dois tons — preto na parte superior e champanhe na parte inferior por dentro ele tinha luxos como cd player com equalizador digital e modulo amplificador bancos recaro retrovisores e capota eletrica e regulagem e altura do banco do motorista e o volante foram feitas apenas 175 unidades uma para cada concessionaria da ford na epoca fotos reginaldo de campinas chevrolet diplomata collector depois de uma historia de 24 anos no brasil o opala se despediu do mercado nacional com uma serie especial de apenas 100 unidades batizada collector ele era um diplomata se com alguns detalhes especiais e acompanhado de alguns mimos aos 100 colecionadores que arremataram os carros da serie especial esses mimos eram uma pasta de couro legitimo com uma carta de apresentaçao do modelo uma fita de video e uma revista com a historia do opala e um relogio e uma caneta com a inscriçao collector em dourado o carro recebia os logotipos diplomata se na lateral em dourado e o emblema collector em dourado no volante todos eles vinham equipados com o motor 4 1 e cambio automatico e podiam ser comprados nas cores preto azul e vermelho ford escort xr3 formula o xr3 formula foi uma serie especial limitada do esportivo da ford que vinha equipado com controle eletronico de amortecedores — que passaram a ser oferecidos como pacote opcional em todos os xr3 em 1992 esteticamente ele se diferenciava dos demais xr3 por duas faixas laterais em vermelho e laranja e pelas rodas de liga leve com acabamento usinado sem pintura sobre o aluminio ele podia ser comprado em apenas duas cores vermelho munique e azul denver ambos limitados a 377 unidades cada que totalizam 754 xr3 formula produzidos considerando que boa parte deles teve os amortecedores originais substituidos por peças convencionais e os adesivos removidos/perdidos esta e uma das versoes mais raras da ford em suas especificaçoes originais fiat brava hgt 2 4 https //www youtube com/watch v=an sf7pi09i assim como seu sucessor o fiat brava tambem ganhou uma versao secreta com o motor fivetech 2 4 de fabrica a historia e nebulosa a fiat supostamente fez apenas tres exemplares do modelo sendo que dois foram dados/vendidos a dois jornalistas brasileiros e um terceiro ficou na fabrica como prototipo para uma eventual versao especial comemorativa dos 25 anos da fiat no brasil um deles o que ficou na fabrica teria sido destruido em um acidente enquanto os outros dois estariam circulando por ai sem muita bandeira uma vez que nao ha nenhuma dica visual de que eles tem um motor de cinco cilindros no lugar do 1 75 italiano volkswagen karmann ghia conversivel o karmann ghia nunca foi um carro muito popular no brasil — especialmente se voce comparar seus numeros de vendas com os demais volkswagen entre 1962 e 1972 foram vendidos 23 577 exemplares mas somente 177 eram conversiveis originais de fabrica e isso foi ha 42 anos a conversao do karmann ghia foi uma modificaçao relativamente comum antes de ele se tornar um classico raro e desejado e por isso eles os modelos conversiveis mais comuns encontrados a venda ha tambem os modelos importados originais mas a unica forma de identificar um legitimo karmann ghia conversivel nacional original e pela numeraçao do chassi e se voce decidir procurar um desses saiba que em 2007 eles ja esbarravam nos r$ 100 000 em bom estado de conservaçao foto estadao/jornal do carro renault clio f1 team em 2005 e 2006 a renault venceu o mundial de f1 com sua antiga equipe de fabrica com fernando alonso ao volante para comemorar os titulos a fabricante francesa lançou uma versao especial batizada clio f1 team com apenas cinco unidades que foram sorteadas entre os clientes da financeira renault ele foi baseado no modelo hatch de duas portas com motor 1 6 16v flex e recebeu rodas de liga leve de 15 polegadas kit sport com saias laterais e spoiler dianteiro lanternas traseiras tipo cristal saida de escape em inox e aerofolio traseiro a versao tambem pode ser identificada pelos adesivos exclusivos clio f1 team e soleira exclusiva com a mesma inscriçao — que tambem e bordada nos bancos de couro volkswagen kombi 6 portas em 1961 a volkswagen produziu uma versao da kombi exclusiva para o brasil a kombi seis portas a versao foi criada com foco no transporte de passageiros algo cada vez mais comum com o crescimento das cidades e o aumento do numero de taxis e lotaçoes embora facilitasse o embarque de passageiros por ter uma porta individual para cada fileira de bancos e nos dois lados da carroceria as portas dificultavam o uso da kombi como veiculo de carga mesmo assim o modelo continuou em produçao ate o fim dos anos 1970 ja com a nova frente a chamada clipper estes ultimos modelos sao ainda mais raros — tao raros que muita gente nem sabe que eles existiram fotos fuscaclassic com br ford belina 4x4 nos anos 1980 a ford ja nao tinha mais um veiculo 4x4 para oferecer aos clientes do jeep willys/ford e decidiu trabalhar em uma versao off road da picape pampa e da perua belina com direito a marcha reduzida e roda livre o problema e que diferentemente dos modelos awd consagrados o sistema 4x4 nao tinha diferencial central para compensar a diferença de velocidade dos eixos em curvas e o diferencial traseiro acabava quebrando com a confiança do publico abalada pela baixa confiabilidade do sistema — que so deveria ser acionado em linha reta sobre pisos de baixa aderencia e a ate 60 km/h — a ford tirou a belina 4x4 de linha em 1987 apenas dois anos depois de seu lançamento tanto a pampa quanto a belina sao raras mas nos dois anos de vendas a perua nao chegou as 600 unidades vendidas por isso hoje e relativamente facil encontrar uma pampa 4x4 mas nao uma belina 4x4
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