comparados aos carros do primeiro mundo os carros brasileiros sao verdadeiras carroças fernando collor de mello bonn alemanha 2 de fevereiro de 1990 a industria automobilistica como qualquer industria capitalista nao opera por principios morais nem deve essencialmente deve ser uma maquina de fazer dinheiro alfred sloan ja dizia isso da gm ha cem anos atras nao estamos no negocio de fazer carros estamos no negocio de fazer dinheiro vendendo carros um raro caso de verdade dita sem pudor o discurso nunca e assim tao explicito nos como entusiastas do automovel e nao do dinheiro nao gostamos de ouvir isso mesmo porque tal coisa acabaria com a criatividade e inovaçao de verdade existiram sim empresas que acreditam que fazer carros deve vir antes do dinheiro dezenas talvez centenas delas algumas ja mortas outras hoje prosperando e invertendo o objetivo original algumas apenas sobrevivendo mas existiram so assim se explica a sobrevivencia da aston martin a cada decada aparece um novo dono para investir na empresa ate ele que se canse de gastar dinheiro e outro apareça para continuar um depois do outro numa fila que nunca acaba e certo que feitas as contas e a media de sua historia todo aston foi vendido com prejuizo devemos agradecer estes mecenas por manter o fluxo de obras de arte de newport pagnell por todos esses anos duvido que mesmo aqui e intençao foi caridosa e apenas vaidade de gente orgulhosa [caption id= attachment_284578 align= aligncenter width= 999 ] antiquado em 1988 mas e dai [/caption] digo isso porque nao quero que pensem aqui que mantenho algum amor ou amizade para com a industria muito menos a multinacional mantida aqui no brasil isoladamente sao empresas apenas toleradas pelas suas matrizes entrepostos avançados la num fim do mundo chamado brazil que interessa manter somente se um bom fluxo de dinheiro continua se movimentando na direçao da sede seu real interesse no pais se algum dia existiu hoje e zero e so ver o que acaba de fazer a ford gostam da gente quando estamos progredindo nos abandonam em crise se fossem gente seriam parias todo mundo chocado com sua falta de compaixao e amizade e a justificativa seria mais chocante ainda voce nao me da mais dinheiro o que quer que eu faça nao empresas nao merecem nossa compaixao sao acefalas apaticas indiferentes ao seu amor ou devoçao fossem gente seriam pessoas horriveis movidas apenas pela ganancia seu relacionamento com a gente limitado apenas a medida que lhe damos grana mas isso nao quer dizer que nao cumprem uma funçao social ou que sejam inerentemente mas sao apenas um reflexo da sociedade sem filtros e das condiçoes socioeconomicas que moldam seus clientes a busca incessante do que o cliente quer garante isso nao sao culpadas de muita coisa no grande esquema das coisas agem de acordo com o que se espera delas um sistema democratico onde o voto e a compra dos produtos importados ou nacionais a industria em si pouco se importa com isso fazendo um dos dois metodos conforme as condiçoes que se apresentam nossa industria sempre foi protegida e multinacional na visao do governo federal sempre ate hoje uma visao inaugurada por getulio e juscelino la atras nos anos 1950 que nunca mudou era entao um pais agrario que precisava se industrializar mas nenhum outro modelo apareceu nos quase 70 anos que se seguiram nao existiu nenhuma politica para transformar esta industria filial multinacional em algo local ao fim dos anos 1980 chegamos a um milhao de veiculos por ano enquanto a china fazia algo na casa de 200 mil carros/ano para uma populaçao dez vezes maior que a nossa em 1992 a china passaria o brasil e nao pararia de crescer a partir de 2009 e a maior do mundo e tudo realmente local multinacionais tendo que se unir com industria local para produzir la algo esta errado aqui e nao esta na industria nunca tivemos uma politica que fomentasse industria realmente local aconteceu por acidente quando a partir de 1976 se proibiu importaçoes de veiculos e componentes para proteçao das multinacionais ja tinhamos uma industria pequena antes disso puma e gurgel os maiores exemplos e elas progrediram durante o fechamento do mercado tentaram crescer ambas com projetos de carros populares mas o governo nunca ajudou realmente e nao e culpa do governo ate hoje fale de ajuda a gente como eles e se torce o nariz a gente nao acredita que somos capazes [caption id= attachment_284572 align= aligncenter width= 999 ] pontiac le mans opel produzido na coreia e vendido nos eua [/caption] deveria ajudar sinceramente nao sei mas um fato historico e importante mencionar em 1990 se cria o carro popular de 1 litro com ajuda estatal via isençao de imposto so a fiat tinha carro de um litro e na epoca estava muito mal em vendas pois todo mundo queria motores maiores a febre dos 1 8 e 2 0 e ela nao os tinha ah a gurgel tentava emplacar o arcaico br800 com 0 8 litro e pleiteava faixa de imposto exclusiva para ele um popular com tecnologia nacional todo mundo riu dela e de seu carro ultrapassado como ririam de kei cars japoneses e tantos outros exemplos de origens humildes joao augusto conrado do amaral gurgel fica doente e some com sua fabrica e a fiat vende mais mille que pao de queijo quentinho nas manhas frias de betim carroças mas falem o que quiser de collor sua atuaçao no meio foi a ultima vez que realmente se mexeu no setor se tentou algo diferente o fechamento do mercado nao poderia continuar principalmente por causa de eletronica estavamos impossivelmente defasados aqui um campo que definiria o progresso do automovel a partir dos anos 1980 o carro popular aumentou o volume de produçao e o pais se tornou interessante para novas industrias a importaçao trouxe novidades mil para o consumidor o que aconteceu imediatamente foi o fim da industria local puma na verdade ja tinha morrido sozinha apesar de multiplas tentativas de revive la gurgel como sabemos tentou dar um pulo adiante com o br800 e sem ajuda ou empatia fracassou todo o resto teve fim parecido muita gente diz que foi bem feito que era tudo ruim que nao sabemos fazer carros mas sera toda esta historia de carroça apesar do fundo de verdade tem para mim um grande componente de nosso famoso complexo de vira lata ate hoje vejo para todo lado se dizer que so tinhamos porcarias aqui que la fora era tudo melhor mas na verdade tirando se eletronica injeçao e melhoria de qualidade possiveis apenas com investimentos em produçao mais alta nao colocaria nossos carros na categoria de carroças nao mesmo na epoca fiquei ofendido com o quao mal se falava do que faziamos aqui uma caracteristica do brasileiro que nunca vi em nenhum outro povo essa entre si os ingleses por exemplo falam mal da inglaterra; senso de humor eles tem mas fale voce mal do pais deles vai dar briga assim e com a vasta maioria dos paises e nacionalidades mas aqui falamos do brasileiro como uma entidade abstrata que nada tem a ver conosco eu nao eu sou civilizado e desenvolvido o problema e do brasileiro gente vamos arrumar uns espelhos ai por favor chega a ser ridiculo o senso de distanciamento desse tipo de coisa mesmo se for morar no alaska voce e brasileiro [caption id= attachment_284567 align= aligncenter width= 999 ] fusca nao era carroça ja tinha morrido em 1986[/caption] mas eram os brasileiros carroças vamos começar com o emblematico fusca todo mundo dizia que era um anacronismo de nosso mercado ainda te lo convenientemente esquecendo que apesar da produçao alema acabar em 1978 ainda era vendido na europa pela vw ate 1985 produzido no mexico acabou praticamente junto com o nosso voltou da tumba depois em 1996 mas isso e uma outra historia maluca a europa consumiu vorazmente citroen 2cv ate 1990 tambem entao esse tipo de coisa nao era exclusividade do brasil ou do fusca [caption id= attachment_284582 align= aligncenter width= 999 ] uno 1984 mesmo ano da italia [/caption] uno foi lançado aqui em 1984 junto com a europa um pouco diferente usando peças do 147 para economizar mas algo que mostra apenas que sabiamos trabalhar com pouco dinheiro o carro ainda era excelente como sua longa vida mostrou derivamos varias versoes nossas dele premio elba picape e furgao seriam inclusive exportados para a italia a elba com algum sucesso a produçao na europa para so em 1995 um carro contemporaneo [caption id= attachment_284566 align= aligncenter width= 999 ] escort contemporaneo aos eua e europa[/caption] o escort tambem era um contemporaneo ao que se vendia na europa e eua ah mas o motor era ruim um velho renault sim mas nao pior que o que era usado nos outros mercados o universalmente odiado sohc cvh um projeto que ninguem realmente gostou e que nao resolveria o problema do cht nosso como ele so ia ate 1 6 litros o cht e um projeto brasileiro do time de luc de ferran e era perfeito para aquela aplicaçao este time muito depois criaria o ecosport outra criaçao brasileira importante [caption id= attachment_284574 align= aligncenter width= 999 ] renault r18 evoluçao do corcel na frança [/caption] o corcel e del rey eram antigos tambem mas tal qual o renault 18 e 21 e o ford granada na europa nesta categoria sempre preço acabamento e economia de combustivel eram mais importante que modernidade nem o granada nem o r18 as variaçoes europeias da linhagem que fez nosso del rey eram carros modernos entao com a adoçao dos motores vw mais modernos a partir de 1989 ficaram carros muito bons o del rey era ultrapassado mas pacientemente desenvolvido pela ford era um carro muito bom todo mercado tem carros antigos mas baratos e duraveis e que vendem bem [caption id= attachment_284560 align= aligncenter width= 800 ] fod granada[/caption] o chevette tambem era considerado um anacronismo; era realmente antigo mas tinha sido vendido nos eua ate 1987 e na europa era amado pelos entusiastas que reclamavam como eu de sua troca em 1979 por um carro inferior dinamicamente de traçao dianteira e se esquecia que seu substituto contemporaneo a europa e aos eua como pontiac le mans o kadett estava a venda aqui tambem produzido no brasil bem como o monza tambem estado da arte tecnologica da gm entao e nao posso deixar de falar comparados a um chevette 1 6/s a alcool de 1988 em diante kadett e monza eram mais bem acabados civilizados e confortaveis mas eu experimentei todos na epoca se existia uma carroça aqui nao era o chevette ultrapassado desenvolvido por engenheiros brasileiros o chevette era um excelente carro ainda e ainda hoje uma das melhores experiencias ao volante esportivo e o opala ate hoje e exemplo de como estavamos atrasados um carro de 1968 mais que isso 1966 na europa e ainda a venda aqui em 1990 uma verdade mas nada acontece a toa o carro competia com carros modernos atuais na europa sem problemas era apenas a estrutura basica do opel rekord 1966 mas era um carro diferente especialmente ajustado a nossa realidade um carro leve com motores simples e baratos de manter mas ainda assim extremamente potentes seu compromisso conforto/estabilidade era otimo para o tempo e era barato compramos em 1988 um opala sl com ar condicionado e rodas de aluminio pelo mesmo preço de um escort com a/c nao o ghia um escort normal com ar condicionado ultrapassado podia ser mas sobreviveu porque era uma otima proposta de venda maverick landau dodge e ate o alfa romeo 2300 nao conseguiram sucesso onde o opala conseguiu e os americanos eram contemporaneos a modelos dos eua e nao e que nao tivesse concorrencia moderna existia o santana um audi contemporaneo com logo vw sim nao tinha o cinco em linha mas tinha um dois litros bem saudavel somente em 1988 na europa foi substituido pela geraçao b3 com arquitetura de golf motor transversal; audi permaneceria como nosso passat para mim de novo estavamos melhor com o nosso [caption id= attachment_284570 align= aligncenter width= 640 ] maverick contemporaneo ao primeiro mundo nao quer dizer acertado ao nosso mercado [/caption] e o gol criado por brasileiros para brasileiros sempre foi difamado por uma multidao de detratores mas a realidade e que era mais barato que o golf tinha uma carroceria de desenho interessante parecido com o cupe scirroco e a frente toda derivada do passat que sabemos ser o audi 80 o passat por sinal foi lançado aqui junto com a europa tambem em 1974 a versao seda e perua do gol seriam ate vendidos nos eua como carro de entrada o fox com algum sucesso e uma multidao de fas ate hoje entre coreanos e japoneses baratos era o carro esporte da turma o golf anos depois veio para ca e foi embora mas o gol permanece mudado e diferente mas herdeiro daquele o gol como o fox pq24 a ecosport o onix original e tantos outros provam que o brasileiro nao e burro e sabe projetar carro que vende bem e pode ser exportado para qualquer lugar me ofende chamar eles de lixo subdesenvolvido sinceramente nao eram carroças do gol gti ao chevette 1 6/s do opala ao puma nao mesmo nem em 1990 nem hoje antiquados mesmo eram apenas o corcel opala chevette e fusca mas sobreviveram porque eram carros ainda viaveis uma olhada em como os tres ultimos sao amados ainda hoje muito acima de seus contemporaneos mais modernos o que acaba com a teoria de nostalgia apenas prova o quanto pelo mesmo motivo o uno sobrevive ate 2013 em mercado agora aberto o que faltava no fim dos anos 1980 era injeçao turbo abs a eletronica esta sim um outro erro paralelo de nossa politica tecnologica nos tempos de ditadura os carros em si eram modernos ou antigos que mereciam seu lugar como em qualquer mercado do mundo e o tal cartel malvado das 4 fabricantes se deu mal pelo menos claro que nao quem morreu mesmo foi a industria local e qualquer mençao de que ela poderia ser um dia algo mais que apenas coadjuvante para as multinacionais foi apenas mais do mesmo sim o opala e o omega outro contemporaneo europeu feito aqui mas ja com mercado aberto nao conseguiam mais competir com mercedes benz e bmw mas qual a novidade aqui na europa tambem nao conseguiram o que acabou foi um monopolio de quatro empresas este monopolio foi quebrado os ricos podiam comprar suas ferraris e porsches de novo e conseguimos mais opçoes de compra importadas e transplantadas mas o que faltava ali um plano de longo prazo sobre a industria de automoveis nem que seja acabar com ela e zerar sobretaxa nos importados ainda e totalmente ausente e a julgar pela situaçao atual mesmo o nosso tradicional modelinho chinfrim de trazer multinacionais para produzir aqui esta se esgotando carroças talvez para o sr collor que passou a comprar ferrari eram mesmo para mim nao mudou nada no meio de tanto apoio a ele na epoca apenas fiquei triste me parecia velho autodesprezo dos brasileiros a crença inabalavel de que nao sabemos fazer nada direito aqui que tudo de bom vem de fora que a unica saida e o aeroporto e mesmo assim que tristeza e descobrir que nos olhos do resto do mundo onde quer que o aviao pouse e diga seu passaporte diferente o que quiser voce continua brasileiro por mais feio que esse nome soe para voce
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