a nao ser que voce tenha passado os ultimos vinte anos numa viagem a urano com certeza ja percebeu que no lugar antes intocavel das motos esportivas de grande cilindrada hoje as mais populares motos premium sao as chamadas big trail motos de grande cilindrada criadas para atravessar desertos bmw gs na maioria mas tambem praticamente toda marca esta nesta area ate pasmem a harley davidson procurando novos clientes ja que sua antiga audiencia fiel bem nao ha outro modo de dizer isso morreu de idade avançada e um fenomeno parecido com o dos suv nos carros; tanto em imagem como utilidade e conforto a big trail e o suv sao hoje em dia a preferencia mundial nao sem razao as motos grandes fora de estrada sao velozes e estaveis como poucas hoje; podem ser menos que as super esportivas mas no mundo real que existe abaixo dos 180 km/h sao boas o suficiente alem disso a posiçao de pilotagem e mais ereta e confortavel cabem coisas nos bagageiros tem banco mais confortavel para garupa a suspensao absorve qualquer irregularidade melhor e fica facil subir no meio fio para estacionar na frente daquele bar da moda onde se encontra os amigos sao na verdade maquinas sensacionais ainda que sua capacidade de excursao desertica fique na maioria das vezes inexplorada afinal de contas a capacidade usada ou nao e o que nos atrai em veiculos de alta performance; nao corremos le mans todo fim de semana tambem mas um carro que pode vencer esta prova e algo que todos queremos o raciocinio e exatamente o mesmo o inventor deste segmento como se pode imaginar se deu bem nessa a primeira moto deste tipo apesar de coisas similares terem aparecido antes foi sem duvida nenhuma a bmw r80 gs de 1980 a bmw entao andava em maus lençois e vendendo pouco; qualquer ideia que acelerasse vendas de alguma forma era bem vinda o sucesso das motocicletas fora de estrada dedicadas nos anos 1970 pequenas e ageis motocross era algo que a bmw queria para si mas nao conseguiria atingir seu unico motor motociclistico disponivel era um bicilindrico contraposto refrigerado a ar ohv ja bem ultrapassado grandao e nada leve sua experiencia fazer motos de estrada basicamente grandes tranquilas seguras e confortaveis suas motos eram feitas para viajar eram grandes potentes e confortaveis mas nao se davam muito bem fora do asfalto e quem quisesse uma motocicleta para curtir estradas de chao batido tinha de se virar com uma maquina rustica simples e que nao ficava a vontade na estrada a bmw tem entao a brilhante ideia de juntar as duas coisas o conceito se chamou gelande/straße que pode ser traduzido livremente como trilha/rua a ideia oferecer ao publico uma moto que nao obrigasse ninguem a fazer compromissos e que encarasse todo tipo de terreno foi assim que apareceu a r80 gs o motor era um flat twin de 797 5 cm³ capaz de entregar 50 cv e 5 7 kgfm de torque acoplado a um cambio de cinco marchas com traçao por carda a suspensao dianteira era convencional com garfo telescopico enquanto a traseira tinha um sistema com monobraço com amortecedor central na dianteira o freio era a disco com 260 mm de diametro enquanto a roda traseira contava com um tambor de 200 mm foi pioneira em oferecer uma moto de alta cilindrada com alguma capacidade off road a roda dianteira grande de 21polegadas e a traseira mais leve graças ao uso do sistema monobraço no qual o carda e o braço da suspensao eram combinados em uma unica peça eram dois de seus trunfos tanto que a suspensao traseira acabou sendo usada em quase todas as motos que a bmw fez a partir dali [caption id= attachment_312864 align= aligncenter width= 999 ] sim e uma harley [/caption] claro que os motociclistas tradicionais chiaram um pato que voa nada e anda mas nao faz nenhuma das tres coisas bem era pesada grande ruim para trilhas truncadas realmente a primeira r80g/s tinha seus 187 kg em ordem de marcha; mas era uma novidade ainda nao muito bem compreendida so isso o que mudaria tudo era uma competiçao tambem nova o rali paris dakar a bmw ganhou a prova com sua gs em 1981 1983 1984 e 1985 e com isso calou seus criticos agilidade e tamanho contido nao eram sempre vantagens e a gs era agora um puro sangue melhorado em competiçao se tornou um grande sucesso e com o sucesso claro vem as imitaçoes praticamente todos tentaram sua versao da big trail a partir dali; criando tambem sucessos proprios seja em competiçao ou mesmo somente em vendas o fato e que a primeira geraçao de big trails ligadas como sao na maioria das vezes aos ralis africanos ficaram tao famosas que ate hoje sao relembradas e reeditadas vale a pena lembra las bmw r80g/s a primeira a original genese olhando de hoje a gs original parece minuscula agil pequena; algo quase inacreditavel imaginar o quao enorme parecia em 1980 o mundo realmente mudou desde entao a bmw r80g/s original foi produzida ate 1987 quando a bmw decidiu expandir a familia e introduzir algumas alteraçoes ao projeto a partir de 1980 a r80g/s passou a utilizar a suspensao traseira paralever variaçao do sistema monolever no qual um braço extra entre a transmissao e o carda combatia o movimento de shaft jacking no qual a suspensao traseira se levantava ligeiramente no momento da aceleraçao o significado da sigla tambem mudou de gelande/straße para gelande sport em 1993 a bmw apresentou a r1100 gs primeira grande atualizaçao da linha agora com 1 085 cm³ o flat twin desenvolvia 80 cv e 9 9 kgfm e pela primeira vez contava com um sistema de arrefecimento misto ar para o bloco e oleo para os cabeçotes que tambem passaram a contar com quatro valvulas movidas por um unico comando acionado por corrente nunca mais perdeu o seu posto da rainha deste tipo de moto yamaha xt600 tenere lançada em 1983 a tenere e um classico da categoria o nome tenere e o primeiro de muitos que seriam ligados ao deserto africano uma relaçao clara e obvia o nome significa literalmente deserto na lingua touareg e e uma regiao desertica no centro sul do saara a moto tem o tanque grande de praxe e um monocilindrico enorme de 95 x 84 mm para um total de 595 cm³ e 46 cv refrigerado a ar claro foi uma opçao mais popular e conhecida mundialmente as bmw era tambem mais leve estreita e agil que a bimmer; o que a fez mais palatavel aos que gostam de agilidade com suas big trail aprilia touareg 600 os grandes monocilindricos seriam uma constante nesta categoria no inicio principalmente por combinar pequenas dimensoes e alto torque ambos desejaveis neste tipo de moto sua altura avantajada nao era problema aqui tambem a tuareg vaio depois da tenere e como ela era desertica no nome o nome e o de um grupo etnico de beduinos do sahara toda aprilia fora de estrada era touareg mesmo as de 125 cm³ no inicio esta era parecida com a yamaha com uma tipica roda dianteira de 21 polegadas e suspensao longa tinha tambem um monocilindrico de 600 cm3 honda xrv650/750 africa twin a primeira moto criada especificamente para vencer o rali paris dakar foi a honda nxr750 v twin desenvolvida pela hrc venceu pela primeira vez em 1986 e venceria de novo em 1987 88 e 89 em parte para comemorar este sucesso mas tambem para capitalizar comercialmente a enorme popularidade do evento a honda lançou uma replica de produçao em 1988 o primeiro africa twin foi um enorme sucesso e e altamente valorizado hoje a africa twin e uma moto grande movida por um motor v twin bem tranquilo e suave tinha farois duplos um para brisa e um assento duplo longo que se estende desde o tanque ate um suporte de aluminio revestido de plastico para o bagageiro uma proteçao de aluminio protege a parte inferior do motor de pedras e impactos o motor e um v twin a bem fechado a 52° 650 e depois 742 cm³ 6 valvulas quatro velas de igniçao e refrigerado a liquido a suspensao de longo curso isola o piloto de superficies irregulares os freios sao discos duplos na dianteira e disco simples na traseira a moto elevou o nivel da categoria; ate a bmw parou e prestou atençao; e um dos motivos do aparecimento da reprojetada a r1100 gs em 1993 kawasaki klr650 tengai possivelmente uma das menos convincentes das primeiras replicas de paris dakar a kawasaki nunca entrou oficialmente na famosa corrida do deserto entao a tengai de 1989 e uma replica de nada essencialmente apenas uma moto de trilha klr650 modificada a tengai e no entanto bem razoavel em uso se reporta como a klr normal ela e tem um monocilindrico de 651 cm e 48 cv mas diferente dela tem um tanque de plastico de 24 litros e carenagem de turismo integral mas nao e a toa que diferente das outras motos aqui nao existem mais kawasaki tengai em produçao moto guzzi quota 1000 a bmw italiana nao poderia ficar muito tempo atras de sua grande rival; em 1989 aparecia a tentativa da moto guzzi de usar seu v twin refrigerado a ar e carda numa moto off road a quota mas se a bmw fez sua conversao de forma primorosa os italianos apenas adaptaram suspensoes mais altas na moto existente; a moto foi chamada de grande demais alta demais desajeitada demais pesada demais mas longe de ser um fracasso permaneceu em produçao e ate hoje existem versoes dela bem melhor projetadas claro; mas mostra o potencial da categoria yamaha xtz750 super tenere a resposta da yamaha a africa twin da honda provou ser uma das melhores motos de todo o genero o design clean foi centrado em torno de um novo bicilindrico paralelo de cinco valvulas que mais tarde seria usado nas lendarias tdm850 e a trx850 o motor de 70 cv era robusto mas flexivel e a moto tinha desempenho decente em curvas para uma maquina de estilo de trilha com roda dianteira de 21 polegadas era decentemente equipada e muito bonita provou se menos duravel do que sua rival honda mas ainda assim um classico da categoria cagiva elefant 900ie lucky explorer muitos ainda consideram esta a melhor de todas as motos de aventura italianas a elefant conseguiu misturar uma herança propria elefant era o nome que a cagiva deu as suas motos de trilha desde a original 125cc em 1983 com o sempre sensacional v twin refrigerado a ar da ducati comenta se inclusive que a elefant e o motivo da cagiva comprar a ducati em 1985 tinha tambem uma genuina credibilidade vinda do paris dakar venceu com o patrocinador lucky strike em 1990 dai o nome lucky explorer uma moto diferente interessante e ainda hoje cobiçada suzuki dr 800s o fama da dr 800 e de sua predecessora a dr 750 de 727 cm³ vem de um dado apenas e o maior monocilindrico ja vendido em um moto de produçao seriada eram nada menos que 105 x 90 mm para um total de 779 cm³ nao quase exatamente 800 cm³ mas perto o suficiente era tambem uma versao de uma competidora do paris dakar ainda que sem vitorias o motor era refrigerado a ar comando unico no cabeçote e quatro valvulas por cilindro o que resultava em 54 cv a 7000 rpm e 6 mkgf a 5500 rpm era alta com 880 mm do chao ao assento e 230 mm de vao livre; tambem carregava 24 litros de combustivel corrente de 1990 a 1999 e uma das mais amadas motos deste tipo ate hoje especialmente por sua longevidade triumph tiger 900 esta moto como a kawasaki nao tem pedigree do paris dakar nenhuma triumph nunca entrou na classica prova em deserto mas a 900 tiger de 1993 e uma moto importante mostrou que uma moto fabulosa para as ruas pode sair de uma big trail e que nao existe necessidade de se manter com motores estreitos neste caso a tiger tinha um grande tricilindrico refrigerado a agua de 900 cm³ e 85 cv atravessado transversalmente no quadro fez a big trail ainda maior e ainda mais popular nas ruas provou que desempenho em estradas mesmo que a custa de tornar a moto enorme e menos agil era o futuro da categoria previu o futuro que vemos hoje na maioria das motos da categoria apenas a aparencia de moto de deserto numa moto boa mesmo para as estradas com motor forte de verdade mas que consiga subir pelo menos aquele famoso meio fio em frente ao bar
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.