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Trânsito & Infraestrutura

As mortes no trânsito aumentaram em 2019 – e desta vez não dá para culpar a velocidade

Aconteceu de novo. Desde que transformaram a velocidade em bandeira política, a discussão descambou para a paixão ideológica e a realidade não é tão importante. É a tal da pós-verdade, a "palavra do ano" de 2016, que sumiu tão rapidamente quanto apareceu. Falei sobre isso em 2013, quando questionei qual a real finalidade dos limites de velocidade no Brasil. Continuei falando (sozinho) ao longo de 2014 e 2015. Em 2016 voltei a falar sobre isso, prudentemente no dia seguinte à eleição que mais evidenciou esse tema até hoje. Em 2017 continuei de olho, assim como em 2018 e em 2019. Chegamos a 2020, os limites de velocidade das Marginais de São Paulo já não são mais um problema, pelo jeito. Ninguém parece ter reparado que as duas vias tiveram o menor índice de mortes dos últimos 20 anos — pelo menos. Onde está toda aquela gente preocupadíssima com as vidas perdidas por nada? Acho que encontrei. Eles estavam duas ruas depois do Twitter, logo ali, entre o Facebook e o Instagram,