em 2013 depois do evento de lançamento do toyota rav4 um grupo de jornalistas perguntou pro pessoal da toyota — meio despretensiosamente mas tentando aproveitar a informalidade do momento para fisgar alguma informaçao — se eles tinham algum plano para o gt86 no brasil nao lembro exatamente a resposta mas ela deixava claro que a marca tinha planos para o esportivo tanto que eles trouxeram um exemplar que foi avaliado por quase todos os veiculos de imprensa — incluindo o flatout https //flatout com br/aceleramos o toyota gt86 a experiencia viciante de ver o mundo de lado/ passados sete anos o gt86 acabou de ganhar uma nova geraçao mas nao ha o menor sinal de que ele acabe um dia vendido oficialmente por aqui os modelos que voce ve flagrados nas redes sociais sao todos importados de forma independente quase sempre o subaru brz o fato de o toyota gt86 nunca ter vindo para o brasil nao deixa ninguem coçando a cabeça e um carro de nicho que concorreria com diversos outros tipos de esportivos de uma marca que começava a construir sua imagem como fabricante de carros hibridos mas a partir de 2018 a toyota decidiu apostar em uma pegada mais esportiva com aquela historia da gazzo racing masters of nurburgring eles ate lançaram uma hilux decorada como a picape do rally dakar e colocaram um toyota corolla na stock car — e hoje voce pode ate comprar um corolla com a grife gr sport nao e um esportivo propriamente dito mas ele tem um visual mais invocado e suspensao mais firme que os demais corolla ja e um avanço comparado ao que a toyota sempre ofereceu no brasil como esportivo mas se a intençao e dar uma esportivada na marca por que nao concretizar os planos de trazer o gt86 como fizeram na argentina eu sei que voce esta pronto para dizer que o gt86 saiu de linha no final de 2020 e que nao seria uma boa ideia vender um carro destes em fim de carreira porque isso seria um tiro no pe em termos de marketing mas voce lembra daquele hot hatch fdpmente insano que a toyota lançou em 2020 o gr yaris pois e e antes que voce pense em falar alguma coisa depreciativa sobre o publico brasileiro sobre o perfil do comprador de carros esportivos sobre as dificuldades impostas pelo sistema tributario/fiscal/economico local e como isso inviabiliza o lançamento do carro no brasil e blablabla permita me colocar na mesa alguns fatos em fevereiro de 2021 a bmw anunciou a chegada do m2 cs ao brasil o carro teria pre venda mas o lote de 15 unidades foi totalmente vendido antes mesmo do anuncio apenas pelos canais de relacionamento com clientes vip foram so 15 unidades mas a r$ 399 950 cada https //flatout com br/novos renault sandero e logan tem futuro incerto bmw m2 cs esgotado no brasil antes da pre venda mclaren e alphatauri apresentam seus carros para 2021 e mais/ dois meses depois a ford fez o mesmo eles anunciaram o mustang mach 1 no brasil o lote de 80 unidades foi todo comprado em 24 horas por r$ 499 900 e claro que novamente nao estamos falando de 80 pessoas que correram ate a ford em 24 horas para comprar o carro mas de um trabalho de relacionamento com o cliente que deve ter começado com um bom tempo de antecedencia e so teve o sinal depositado no dia do lançamento ainda assim a ford planejou trazer 80 carros calculou o custo fez a campanha definiu o preço encontrou 80 compradores trouxe o lote e o vendeu https //www youtube com/watch v=refuonzmypa no mes seguinte em maio foi a audi quem fez algo semelhante o eletrico rs e tron gt foi trazido em um lote de 35 unidades custando r$ 949 990 — por extenso para nao ficar duvida novecentos e quarenta e nove mil novecentos e noventa reais quase um milhao os 35 carros foram endereçados em 24 horas certamente no mesmo esquema do relacionamento e negociaçao antecipada ao lançamento saindo dos esportivos temos mais tres exemplos ram 1500 volkswagen taos e chevrolet bolt — tres carros de segmentos muito distintos entre si a picape americana veio em um lote de 100 unidades e foi oferecida em sistema de pre venda por r$ 420 000 com sinal de r$ 20 000 o lote durou 18 horas https //www youtube com/watch v=fhz0olg8kmw o taos foi ainda mais impressionante 300 unidades de r$ 154 000 esgotadas em sete minutos de novo e quase certo que foi negociado com antecedencia mas nao da para negociar um carro inedito com tanta antecedencia assim a volkswagen encontrou 300 clientes para seu suv inedito 300 pessoas que sequer haviam dirigido o carro e agora mais recentemente a chevrolet anunciou que esgotou o lote de 20 unidades do seu eletrico bolt em apenas 24 horas cada um custando r$ 317 000 acho que ficou claro o que estou tentando dizer nao o custo do carro ficaria inviavel seria pouco competitivo sera mesmo que nao da para trazer um pequeno lote do novo gr86 e encontrar compradores para ele ou do gr yaris sera possivel nao haver 300 brasileiros dispostos a pagar r$ 300 000 por um dos carros mais especiais lançados nos ultimos tempos em ultimo caso ha o supra — pode ser o 2 0 para ter uma aliquota menor de ipi e ficar mais barato a bmw vende o z4 no brasil regularmente sem lotes sem limitaçao tanto com o motor 2 0 quanto com o motor seis cilindros [caption id= attachment_296436 align= aligncenter width= 1356 ] o irmao de plataforma e desenvolvimento do supra e vendido no brasil so porque e bmw ou porque ha publico para esse tipo de carro por esse preço [/caption] e antes que o pessoal da toyota pense que esta e uma critica a eles eu preciso mencionar a chevrolet a renault e a nissan marcas que investiram nos esportivos mas agora parecem desinteressadas — ainda que tenham colhido frutos saborosos deste investimento em termos de imagem de marca a chevrolet hoje parece manter o camaro apenas para manter posiçao diante da oferta do mustang mas ela tem o corvette um carro que tem uma legiao de fas no brasil mas nunca foi trazido oficialmente um pequeno lote de corvette e realmente inviavel nao teria seu valor nem mesmo como algo para agregar valor aos demais carros da marca — incluindo o proprio bolt a nissan ofereceu o 350z e mais tarde o gt r — talvez o modelo mais radical de uma fabricante popular ja oferecido no brasil foi uma decisao um tanto surpreendente ja que ele chegou somente em 2016 quando o hype do carro ja havia passado e as ruas estavam cheias de gt r trazidos por importadoras independentes agora eles tem o novo z ou 400z se preferir que e um carro que devera custar us$ 40 000 — praticamente o mesmo que um nissan leaf ainda que o leaf seja isento de ipi pelo governo federal e o novo z se enquadre na aliquota mais elevada do imposto a nissan consegue viabilizar a operaçao de um carro de baixissima demanda como o leaf o z e tao inviavel assim e pra ficar ali na aliança temos a renault que esta encerrando o ciclo de um dos carros mais espetaculares da historia dos esportivos no brasil mas ainda produz la fora claro o belissimo e desejavel alpine a110 — que tem uma ligaçao historica com os esportivos brasileiros alias o carro e mais barato que o porsche 718 la fora — e o 718 chega por r$ 450 000 ao brasil nao precisa muitos renault alpine carro de rua da equipe de formula 1 nao e todos estes carros certamente certao trazidos por importadores independentes o alpine ja foi alias e talvez seja isso o que as fabricantes levem em consideraçao quem quer um desse nao precisa da gente imagino que seria um raciocinio hipotetico dos responsaveis mas vamos la pessoal os carros nao estao exatamente em alta no momento essa historia de vender serviços de mobilidade nao esta colando em lugar nenhum do mundo porque nao faz sentido se voce fabrica carros voce vende carros as pessoas querem carros e as pessoas querem carros que sejam incriveis ver essa foto no instagram uma publicaçao compartilhada por leonardo contesini @leocontesini e elas querem carros incriveis porque estamos vivendo a era da imagem e da prosperidade online e um leaf um bolt e um zoe nao sao incriveis eles sao entediantes influencers querem carros f8das e seus seguidores admiram esses carros com esta qualidade quer ver a hashtag #renaultzoe foi usada em 45 300 publicaçoes no instagram sabe quantas postagens tem #alpinea110 73 200 com a nissan acontece o mesmo 127 700 publicaçoes com #nissanleaf; 200 000 com #nissanz — duzentas mil sobre um carro que foi lançado ha menos de 48 horas chevrolet bolt tem 12 200 publicaçoes com sua hashtag #chevybolt — #chevroletbolt tem menos de 1 000 o corvette c8 tem 105 000 somente com o #corvettec8 e mais 113 000 com #c8corvette — 222 000 no total [gallery type= single slider link= file columns= 2 size= large ids= 296437 296438 ] isso nao significa nada nestes tempos de metricas curtidas influenciadores imagem etc sera demais entregar ao publico um produto pelo qual ele esteja interessado temos fatos aos montes — e eles incluem dinheiro saindo do bolso dos compradores para as contas das fabricantes vamos continuar fingindo que o conceito postiço criado na agencia de marketing e mais valioso que um carro que fascina as pessoas e seus seguidores alem disso nao estamos pedindo muito nao estamos falando para matar os suv e lançar somente carros esportivos de alto desempenho com dinamica incomparavel o que estamos perguntando e nao pedindo e se nao e possivel considerar um pequeno lote com algumas dezenas de exemplares ou sera melhor reduzir a compra do carro a uma equaçao racional como a escolha de um micro ondas o tipo de coisa em que a marca fica em segundo plano havera futuro para os carros se isso acontecer
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