sabe qual o elemento principal da realizaçao de um project car os pes no chao a noçao de que realizar e aproveitar a realizaçao e melhor e mais importante do que um plano de voo alto que nao decola quantos projetos voce conhece ou ja tentou fazer e nao foram adiante porque miraram muito alto e por isso que voce precisa dos pes no chao saber o que e possivel o que e viavel o que cabe no seu orçamento e na sua rede de profissionais que irao executar o projeto conhecer o carro e seu ecossistema — familias de motores componentes compartilhados com outros modelos etc — seus problemas e defeitos pontos criticos qualidades e pontos fortes esta e a intençao desta serie sobre as receitas de preparaçao mais populares dos motores vendidos no brasil a intençao aqui nao e ensinar o passo a passo — isso varia de acordo com o carro e o codigo do motor porque ha variaçoes sutis de um mesmo motor de acordo com o modelo e o ano de produçao mas com este pequeno guia voce tera as receitas consagradas de cada motor podera ter uma noçao do que e preciso para extrair mais potencia quais as opçoes para cada tipo de motor voce tambem podera fazer uma cotaçao dos preços dos componentes e ter uma ideia de quanto ira custar cada preparaçao ou ate comparar qual tipo de preparaçao ira atender melhor sua expectativa na primeira parte desta serie conhecemos as receitas mais populares para os motores ford zetec duratec e zetec rocam agora e a hora do motor mais popular do brasil o volkswagen ea 827 o nosso velho conhecido alta performance ou ap https //flatout com br/como preparar seu ford zetec duratec e rocam/ o motor como bem sabemos foi oferecido no brasil com tres deslocamentos diferentes — 1 6 1 8 e 2 litros — e embora usem o mesmo bloco e projeto de cabeçote cada um tem suas caracteristicas proprias destes o mais apto a preparaçao e o 1 6 por ter uma relaçao r/l mais baixa menor velocidade media de pistao e paredes mais grossas ele e uma boa opçao para quem procura durabilidade https //flatout com br/volkswagen ap afinal como surgiu o motor mais popular do brasil/ no outro extremo esta o 2 0 que tem uma r/l alta alta velocidade media do pistao e paredes mais finas na america do norte e na europa o ea 827 de dois litros usou um bloco mais alto com bielas mais longas — o motor do passat e do golf mk3 oferecidos aqui justamente para evitar esta caracteristica do nosso ap2000 isso contudo nao significa que ele seja um motor inadequado a preparaçao como o gol gti deixou claro ao longo de sua historia https //flatout com br/aceleramos este gol gti 1989 impecavel na estrada dos romeiros/#disqus_thread na zona intermediaria esta o ap1800 que equilibra as caracteristicas dos outros dois ele tem mais material entre os cilindros tem mais deslocamento mas ainda nao tem uma relaçao r/l desfavoravel nem uma velocidade media de pistao muito elevada as receitas que voce vera aqui contudo podem ser aplicadas a qualquer um destes tres motores https //flatout com br/como a relacao entre diametro e curso define as caracteristicas do motor/ ap turbo esqueça o meme a receita mais popular usa turbo com baixa pressao porque e possivel manter o conjunto rotativo original — que tem robustez suficiente para lidar com a pressao do turbo o projeto começa com a escolha do motor o ap teve duas taxas de compressao diferentes os carburados e monoponto usavam 8 5 1 os injetados multiponto mi usavam taxa 10 5 1 nos dois casos a preparaçao turbo ira exigir o uso de etanol mas no primeiro caso nao sera preciso fazer nenhuma modificaçao do motor no segundo talvez seja preciso reduzir a taxa de compressao embora um mapa de injeçao e igniçao bem acertado permita o uso confiavel do motor turbo com a taxa de compressao 10 5 1 o primeiro passo e claro abrir o motor para verificar virabrequim trocar bronzinas verificar o estado das paredes de cilindro aneis pistoes trocar junta de cabeçote e verificar o cabeçote e nesse momento que voce podera escolher se ira usar a taxa de compressao original ou substituir os pistoes para reduzir a taxa independentemente da opçao o motor e fechado com uma nova junta de cabeçote de aço devido as maiores temperaturas que serao atingidas o sistema turbo usa claro um coletor de escape redimensionado e preparado para receber o turbocompressor e o restante do escape e feito com tubos de 2 5 polegadas as opçoes de turbo sao diversas mas as mais comuns sao o apl 42/48 da garrett ou seus clones para os motores 1 6 e 1 8 e o 50/48 para os 2 0 [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 288032 288035 ] no cabeçote troca se o comando de valvulas as opçoes sao o 49g ou o 027 2 se os tuchos forem mecanicos e 027 7 ou 026be se os tuchos forem hidraulicos a alimentaçao depende do motor original e da decisao do proprietario evidentemente um motor originalmente carburado pode usar o brosol 2e7 mas atualmente a opçao mais comum e o sistema de injeçao original do motor mi fornecido pela marelli com uma injeçao programavel auxiliar a bomba de combustivel precisa ser modificada devido a maior demanda do motor turbo normalmente usa se a bomba externa bosch original do gol gti ou a bomba interna da dinamica mais eficiente as linhas de combustivel sao substituidas por mangueiras de tecalon e o fluxo e controlado por um dosador para a igniçao se o motor originalmente for um mi pode se manter a bobina original caso seja um motor mais antigo carburado ou nao e recomendavel a instalaçao da bobina do motor mi feita por marcas de primeira linha a preparaçao ainda envolve a revisao do sistema de arrefecimento e a instalaçao de um manometro de pressao do turbo lubrificante e combustivel — a menos que voce tenha uma injeçao programavel mais eficiente e avançada tambem e preciso usar uma sonda wideband para monitoramento do sensor de oxigenio ou no minimo um hallmeter o ganho de potencia tambem exige atençao para o sistema de transmissao e possivel usar o cambio original mas recomenda se o uso das relaçoes mais longas dos cambios com codigo ps pvd ou px deve se evitar o cambio px por ter relaçoes demasiadamente curtas para a preparaçao turbo quanto a embreagem idealmente se usa a original fornecida pela zf sachs com disco de 215 ou 210 mm e possivel usar uma embreagem de lona trançada mas muitos proprietarios recomendam o uso da original por uma questao de segurança ela lida bem com o maior torque do motor e se algo der errado a embreagem acaba protegendo o cambio e claro que ha outras variaçoes desta receita mas isso sera uma questao de opçao ou recomendaçao do preparador a receita acima e a mais utilizada e por isso foi escolhida como referencia nesta serie ap aspirado a preparaçao aspirada por apenas modificar elementos ja presentes no carro acaba sendo mais simples — ao menos a receita mais popular e que pode ser usada como ponto de partida afinal quando se fala em preparaçao o bolso e o limite https //flatout com br/leo drives o gol 1 9 aspirado de 7 000 do guilherme/ um ap aspirado começa com o uso de um carburador 2e7 no caso dos carburados ou sistema de injeçao dos motores mi remapeamento da ecu original ou a instalaçao de um sistema programavel e adoçao do comando de valvulas 49g ou 027 2 um segundo passo pouco mais complexo e a retirada do cabeçote para aumentar a taxa de compressao ou mesmo a substituiçao do cabeçote ou seu retrabalho em fluxo de bancada uma das opçoes e usar o cabeçote do motor 2 0 — caso voce esteja usando um 1 6 ou 1 8 — com valvulas de 40x33 e um ligeiro rebaixamento da base para aumento da taxa de compressao mantendo um dos comandos de valvula recomendados acima o acerto fino pode ser feito com o balanceamento do conjunto rotativo e alivio do volante inercial do motor mas ai começamos a entrar no campo das opçoes e saimos da receita basica agradecemos ao luciano gonzalez do grupo familia quadrada pela consultoria nas receitas de preparaçao
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.