ah a italia onde todo relacionamento e apaixonado onde toda conversa pode ser ouvida a quilometros de distancia onde toda briga vira uma ladainha interminavelmente procrastinada cheia de lagrimas e paixoes eternas onde a comida e farta e deliciosa onde o vinho e da terra e servido em jarras enormes; onde tudo de obras tecnicas da ciencia como automoveis ate quadros e sinfonias vem nao do cerebro e da matematica mas sim do coraçao onde gente anda bem vestida e normalmente magra e belissima e o lugar onde o classicamente belo sem ornamentaçao excessiva tem sua casa um lugar de homens e mulheres que parecem todos vir do campo da terra mesmo os mais sofisticados e cosmopolitas deles mostrando uma faceta dura e orgulhosa de independencia onde o orgulho pessoal e como comunidade e parte intrinseca de todos onde uma conversa e impossivel ser objetiva e rapida nao importa a pressa que voce tenha em estar em outro lugar onde toda visita nao acaba nunca a mençao de partir afogada em vinho comida e negativas veementes do anfitriao onde absolutamente tudo e uma aria apaixonada cantada por um tenor gordo e feio lindissima emocionante ainda que meio ridicula e cafona mas indubitavelmente vinda do fundo da alma humana como uma apariçao divina nao e a toa que seus carros tambem sao operas ambulantes da beleza delicada de um alfa romeo pre guerra a beleza brutal de um lamborghini v12 de motor central da elegancia tecnica avançada de um fiat de giacosa ao berro apavorante de um v12 ferrari em furia da excelencia detalhista de um lancia a beleza pura de uma criaçao de bertone nao existe pais com carros mais apaixonantes e belos nao importa todo resto todos os porem e os contudo que passaram por sua cabeça ao ler isso; se para voce um automovel e mais que uma caixa de transporte individual a italia e o antidoto disso que deveria servir de exemplo a todos nos confiabilidade durabilidade eficiencia deixemos isso para aquela gente mais chata logica e teutonica que vive mais ao norte a historia de hoje so podia vir da italia uma epica historia de um tempo unico desencadeado a partir de uma corrente de eventos malucos e operisticos e que no fim mudou a historia do supercarro italiano para sempre tornando o algo maior do que nunca fora antes e uma historia portanto que nao pode começar em outro lugar senao na casa do mais italiano de todos os italianos enzo ferrari opera bufa enzo era um piloto da alfa romeo que em 1932 quando seu filho alfredo dino ferrari nasce abandona definitivamente as pistas para administrar a equipe de competiçao da marca era um passo responsavel para um novo pai de familia em uma era em que a maioria dos pilotos nao sobrevivia a uma temporada inteira depois da guerra faz ele mesmo seus carros de corrida e rua; tomava efetivamente o lugar da alfa que a partir dali faria carros de alto volume de produçao [caption id= attachment_294025 align= aligncenter width= 999 ] 156 f1 ferrari vence a f1 em 1961[/caption] em 1961 a ferrari ja se consolidava no que e ate hoje o pinaculo do carro esporte em competiçoes ganhava tanto na formula 1 phil hill era o campeao de 1961 com ferrari quanto em carros esporte com os famosos testarossa e nao so em competiçao as coisas iam bem nas ruas os 250gt se mostravam um sucesso um carro de corridas para as ruas desejado por todos mas comprado apenas pelos realmente ricos muito disso vinha de girolamo gardini o gerente de vendas de enzo criara um grupo de compradores altamente influente gente do jet set internacional que fazia os ferrari imediatamente algo importante para quem quisesse mostrar a que veio mas uma tragedia pessoal se abate na vida de enzo; em 1956 dino vem a falecer jovem vitima de distrofia muscular uma doença degenerativa dino era tudo para enzo; unica coisa boa de um casamento para la de esquisito que ate hoje e inexplicavel para historiadores nem interesse nem dinheiro nem amor nem obrigaçao; o motivo da uniao de enzo e laura ferrari ainda e nebuloso a historia dos dois e de apenas conflitos e necessidade de se manter juntos em uma epoca e um lugar onde isso era imperativo laura ferrari nunca foi um amor para enzo mas era a mae de dino; por isso e por isso apenas devia ser absolutamente respeitada [caption id= attachment_294026 align= aligncenter width= 595 ] laura ferrari e romolo tavoni 1961[/caption] em 1961 isso se tornou um enorme problema de forma inesperada apos a morte de seu filho enzo tinha mergulhado no trabalho e criado uma empresa incrivel alem de gardini em vendas era um verdadeiro celeiro de talentos gente como giotto bizzarrini o engenheiro de livorno que liderava o departamento experimental e acabara de criar ali o 250gt swb e o 250gto dois dos carros esporte/competiçao mais lendarios da historia do automovel gente como o rotundo e imponente carlo chiti que viera da alfa romeo para liderar a equipe de competiçao com imenso sucesso vencendo o campeonato de f1 daquele ano carlo chiti era uma pessoa de carater forte exemplificado por uma historia lendaria sua certa vez disparou seu inseparavel revolver colt 38 durante uma reuniao apenas para conseguir a atençao do grupo que começava a se dispersar gente como girolamo gardini que garantia que reis e bilionarios tinham que vir a maranello pedir carros de rua [caption id= attachment_294027 align= aligncenter width= 999 ] ferrari 250gto obra prima de bizzarrini[/caption] mas esta paz e esta equipe fantastica seria em breve parte do passado laura ferrari entao na casa dos 60 anos de idade e com toda aquela aparencia de mamma italiana vestida de preto começa a aparecer em corridas nos boxes da ferrari e tambem em momentos esporadicos e inesperados na fabrica e nao so aparecer se intrometer em assuntos diversos para os quais ela obviamente nao tinha qualificaçao nem muito menos autoridade para se meter o motivo disso e desconhecido alguns acreditam que traumatizada com a morte do filho ela apenas queria sair de casa e se ocupar alguns acreditam que fazia tudo aquilo a mando do commendattore que a usava como um par de olhos e ouvidos extras onde nao podia ou nao queria estar outros tem certeza de que ela estava simplesmente doida de pedra mas o fato e que se metia e enzo fingia que nada acontecia e dava todas as indicaçoes de que nao gostava do assunto deixando essa situaçao desagradavel e indefinida amadurecer ate um conflito aberto uma situaçao incrivelmente delicada e desagradavel para os profissionais envolvidos e so podia acabar em confusao os que sofriam mais eram carlo chiti e romolo tavoni gerente administrativo de competiçao eram eles que levavam a sra ferrari para as corridas e eram encarregados pelo seu bem estar laura garello ferrari nao facilitava em nada parava em toda igreja ou marco turistico no caminho deixando os desesperados para chegar a tempo no autodromo laura andava sempre carregando uma mala cheia de dinheiro vivo mas nunca gastava um tostao; na verdade saia pegando tudo que queria em lojas e ia embora e os seus criados corriam a pagar desculpando se com o pobre caixa ao fim de 1961 a coisa toda chega a seu limite quando girolamo gardini discutindo com a sra ferrari e atacado fisicamente pelo que se imagina deve ter tomado um belo tapa na cara gardini decide primeiro conversar com todos os gerentes da empresa para decidirem juntos o que fazer visto que era um problema comum oito executivos se reunem alem de girolamo gardini carlo chiti e romolo tavoni claro depois ermano della casa administraçao federico giberti compras enzo selmi recursos humanos fausto galassi gerente da fundiçao e finalmente o gerente da engenharia experimental giotto bizzarrini [caption id= attachment_294029 align= aligncenter width= 750 ] carlo chiti e enzo[/caption] todos concordavam que algo devia ser feito mas nao se sabia como levar o assunto a enzo ferrari a verdade e que todos morriam de medo dele acabam por concordar com uma ideia de gardini um advogado redigiria uma carta respeitosa ao comendador assinada por toda cupula da empresa os oito presentes pedindo respeitosamente que ele mantivesse sua esposa fora dos assuntos de la ferrari uma carta registrada desse tipo nao poderia ser ignorada afinal de contas e ignorada ela nao foi no fim da semana depois de uma reuniao com todos presentes todo esse povo foi sumariamente demitido nessa famosa noite do facao todos os assistentes dos gerentes foram promovidos e todos os gerentes foram demitidos mauro forghieri hoje famoso tinha apenas 26 anos e trabalhava sob chiti; foi promovido e mal podia acreditar naquilo [caption id= attachment_294053 align= aligncenter width= 925 ] o ats de formula1 sem sucesso [/caption] um dia extremamente tenso e dramatico um evento que literalmente mudou tudo romolo tavoni por exemplo entrara na ferrari ainda menino e por muitos anos foi assistente pessoal de enzo antes de ser promovido a gerente de competiçao era um menino de modena criado desde pequeno na empresa e idolatrava o commendattore vai ate o escritorio de enzo desesperado la encontra seu assistente agora promovido a sua funçao na porta depois de muita discussao e drama consegue entrar para falar com o chefe pede perdao do fundo de sua alma chora lagrimas reais de arrependimento diz que faria tudo pela empresa e pelo comendador pessoalmente diz que voltaria a trabalhar por seu salario inicial de 20 anos antes ferrari escuta tudo em silencio impavido atras de sua mesa seus oculos escuros e seu grande nariz aquilino quando o pobre tavoni termina de falar finalmente diz [caption id= attachment_294055 align= aligncenter width= 768 ] o ats 2500gt[/caption] eu agradeço tudo que voce disse porque me confirma que nao estava enganado a seu respeito mas o que esta feito nao tem volta va embora agora e nao volte mais voce nao trabalha mais aqui uma ferrari sem ferrari como pode se imaginar todo mundo foi pego de surpresa ali bizzarrini diz que tinha ferrari como um pai um chefe benevolente e um lider a se respeitar; nunca imaginava sair da empresa assim girolamo gardini fica literalmente transtornado com tudo aquilo principalmente porque fora o pivo do imbroglio todo resolve fazer algo a respeito [caption id= attachment_294037 align= aligncenter width= 999 ] o primeiro prototipo em frente a carrozzeria allemano[/caption] este algo era juntar todo aquele povo agora desempregado em uma nova empresa uma que deveria vencer a ferrari em seu proprio jogo carros de corrida e carros de rua derivados deles vendidos a preços altos e exclusivos enzo ferrari afinal de contas era um chefe e nada mais que isso nunca projetara carro nenhum nem muito menos sabia o que era necessario para coloca lo em produçao e muito menos vende lo sem sua equipe entao sua equipe poderia fazer isso sem ele ora bolas so um detalhe faltava dinheiro para uma fabrica salarios e ferramental gardini conhecia intimamente varios bilionarios clientes dos carros ferrari que vendia tao habilmente e e com eles que encontra os investidores necessarios o primeiro era giorgio billi um industrial que fizera fortuna durante a guerra o segundo jaime ortiz patino herdeiro de uma fortuna na industria de latao na bolivia mas ainda faltava um terço ainda do capital necessario o que faz gardini visitar um amigo em veneza; um jovem conde herdeiro de uma das mais famosas casas italianas a dos dojes de veneza giovanni volpi di misurata alem de um comprador de ferraris de rua volpi tinha experiencia em pistas como chefe de equipe com sua scuderia serenissina republica di venezia se tornou o terceiro socio da nova empresa teoricamente o sucesso seria inevitavel; com tanta gente talentosa junta nao podia ser diferente mas e claro que faltava um elemento basico para o sucesso de qualquer empreendimento italiano um capo de verdade um chefe inquestionavel implacavel como enzo sempre fora imediatamente billi e volpi começam a brigar discordando sobre o futuro da empresa chiti tenta manobrar para ser o chefe tecnico mas bizzarrini e seu inimigo nestas questoes como se pode imaginar braços para cima maos balançando freneticamente vaffanculos e testa di cazzos distribuidos no atacado e no varejo um caos o unico dos socios realmente que conhecia algo sobre automoveis era volpi e era tambem o mais rico e menos disposto a se meter em tretas; e o primeiro a sair com a saida dele e demitido pela segunda vez em menos de um ano seu maior aliado bizzarrini o pivo da saida de volpi e o nome ele queria que a empresa fosse chamada serenissima mas quando se decide por ats automobili turismo i sport e a gota d’agua mas nenhuma boa açao permanece sem puniçao neste mundo ao sair da ats e voltar a atençao a sua escuderia de competiçao o aristocratico volpi liga para a ferrari perguntando quando seriam entregues os dois primeiros 250gto de produçao entao prometidos a ele o maior cliente individual da ferrari em 1962 para sua surpresa e transferido para enzo que sem papas na lingua lhe diz para esquecer nunca mais teria um ferrari novo veja se aqueles traidores da ats conseguem lhe fazer algo mais rapido teriam sido as palavras do commendattore volpi e ferrari nunca mais se falaram por mais de vinte anos uma treta bem a italiana cheia de orgulho ferido e revolta bizzarrini o criador do gto ao saber disso diz a volpi nao se preocupe se ele nao te vende fazemos um gto melhor compram um 250gt swb usado e com ele criam o famoso ferrari breadvan um verdadeiro gto evo para a scuderia serenissima um carro lendario por si so aqui apenas um rodape [caption id= attachment_294058 align= aligncenter width= 999 ] bradvan a 250gto evo de bizzarrini e volpi[/caption] de qualquer forma a ats apesar de criar oito prototipos de um carro de rua e um carro de f1 de pouco sucesso acaba tao rapido quanto apareceu em meio a brigas e desavenças entre os acionistas restantes ao fim de 1963 ja era algo do passado o ats 2500gt mas o que pensavam em criar esse povo talentoso e chateado com a ferrari como seu carro de rua em 1962 simplesmente o mais avançado gt da decada um carro teoricamente quase perfeito criado sem tradiçoes e livre para inovar um carro que nos deixa imaginando um mundo em que tivesse dado certo e entrado em produçao; como seria diferente este mundo e alimento para cabeça dos bons o motor era obra de uma colaboraçao de chiti e bizzarrini um compacto v8 a 90° pequeno superquadrado 76 2 x 68 6 mm para um total de 2468cm3 o motor era todo em aluminio levissimo e tinha comando no cabeçote sohc e duas valvulas opostas operadas por balancins numa camara de combustao hemisferica com quatro webers 38 idm e taxa de 9 2 1 dava 210cv a 7500rpm versoes de competiçao teoricamente chegariam a 300cv este motor era montado em posiçao central traseira longitudinal acoplado a um transeixo colotti de cinco marchas uma absoluta novidade em 1962 que se entrasse em produçao seria o primeiro com esta configuraçao lembrem que o miura so apareceria em 1966 mas a inovaçao nao parava ai numa epoca em que ferrari ainda tinha eixo rigido traseiro o ats 2500gt vinha com suspensoes independentes nas quatro rodas por duplo a sobreposto teoricamente perfeito freios a disco nas quatro rodas ventilados na frente e inboard atras completavam a configuraçao de sonho o chassi era um spaceframe de pequenos tubos soldados em treliça tambem no topo da tecnologia de competiçao entao a carroceria era belissima em aluminio batido a mao criada pela carrozzeria allemano com desenho do genial franco scaglione o carro era pequeno compacto e prometia ser sensacional 4394mm de comprimento em um entre eixos de 2540mm e pesava apenas 810kg o que prometia um desempenho inigualavel para sua epoca 0 100km/h em 5 segundos e 250 km/h de final eram prometidos muito mais rapido e certamente com muito mais potencial que um ferrari 250gt que nas suas versoes mais leves pesava 957 kg mas infelizmente apenas 8 carros sao completados dos 12 chassis produzidos antes da empresa fechar as portas chiti iria para a alfa romeo onde sua autodelta operaria competiçoes para a empresa por decadas em 1967 produziria em pouquissimas unidades um herdeiro do ats o alfa romeo 33 stradale com um v8 bravo em posiçao central traseira bizzarrini desenhava um v12 para a ats mas acaba por vende lo a um fabricante de tratores que queria competir com a ferrari nasce como o primeiro v12 lamborghini em seguida cria carros para renzo rivolta e sua iso e com seu proprio nome todos os outros demitidos encontram empregos na industria mas nunca mais voltariam para a ferrari a ats pode nao ter tido sucesso mas com certeza criou uma infinidade de concorrentes para enzo mas ao contrario do que se esperava as coisas na ferrari continuaram muito bem obrigado; forghieri se mostrou um grande engenheiro e muitos outros vieram depois dele uma visao firme e decidida parece e o mais importante afinal de contas e laura ferrari depois da fatidica noite do facao nunca mais foi vista na empresa mae de dino ou nao ha um limite para tudo aparentemente e la comedia e finita
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