a audi e conhecida por varias conquistas e qualidades as vitorias dos auto union os titulos do audi quattro no wrc a humilhaçao promovida sobre os norte americanos com o audi 90 da imsa o dominio nas 24 horas de le mans na ultimas duas decadas com nada menos que 13 vitorias seus carros de rua sao igualmente adorados pelos entusiastas hot hatches como o rs3 o superesportivo r8 e claro a linhagem de super peruas que começou na decada de 1990 com a rs2 avant mesmo os carros de luxo da audi a6 a8 e suas devidas variantes esportivas gozam de uma reputaçao impecavel hoje porem viemos falar de um audi que nao deu muito certo mesmo sendo um carro interessantissimo e tentar entender o motivo para isto lembro perfeitamente da miniatura em die cast do audi a2 que tive ha muitos anos um carrinho curioso com linhas arredondadas perfil monovolume vigia traseiro envolvente e capo curto extremamente simpatico e foi isto que me atraiu eu gostava de carros fofos quando era criança podem me julgar a vontade e nao foi apenas o dalmo de oito anos de idade quem curtiu o audi a2 naquele 1999 o compacto recem lançado tambem agradou aos britanicos da autocar que derreteram se em elogios a melhor coisa a respeito do audi a2 e que nao se trata apenas de um mero exercicio de design dizia a avaliaçao publicada na epoca sim ele e agradavel aos olhos e ao toque mas tambem e uma delicia de guiar acontece que ele nao vendeu nada passou sete anos nas lojas para tentar recuperar um investimento bilionario e acabou desaparecendo das ruas o que aconteceu entao o audi a2 foi uma resposta velada ao mercedes benz classe a primeiro compacto de traçao dianteira feito pela estrela de tres pontas que apesar do fracasso no teste do alce foi retrabalhado e tornou se um carro excelente ele foi apresentado como conceito em 1997 no salao de frankfurt mesmo evento no qual o primeiro classe a foi lançado dois anos depois a versao de produçao estreava em novembro de 1999 foi completamente proposital o carro produzido em serie era muito parecido com o conceito que se chamava audi al2 este foi projetado por derek jenkins sob a supervisao de peter schreyer que na epoca era chefe do departamento de design da audi nao por acaso o a2 tinha sua identidade visual claramente inspirada pelo audi tt cujas linhas eram assinadas pelo proprio schreyer ou seja silhueta arredondada e detalhes retilineos quase industriais com os farois tao bem integrados as linhas da carroceria que pareciam ter sido estampados nela e uma area envidraçada generosa o caimento do teto era suave terminando em um corte abrupto a famosa traseira kamm e as proporçoes eram harmonicas e agradaveis tudo arrematado pela construçao solida tipica dos alemaes com o mesmo capricho no design e no acabamento que se via nos modelos mais caros do portfolio colocando em perspectiva o audi a2 nao se afastava tanto da identidade visual da marca o que ele realmente revolucionava era o metodo de construçao a audi utilizou uma enorme quantidade de aluminio na estrutura e na carroceria o que tornava o a2 mais leve que modelos de porte semelhante para se ter ideia ele tinha entre 895 kg e 1 030 kg para se ter ideia o classe a começava na faixa dos 1 300 kg para isto a audi apostava em uma construçao do tipo space frame inspirada pelo audi a8 na qual a estrutura de aluminio extrudado era responsavel por todo o estresse enquanto os paineis da carroceria tambem de aluminio nao eram estruturais o resultado era um carro com centro de gravidade baixo algo que somado a suspensao caprichosamente acertada macpherson na dianteira e eixo de torçao na traseira com varios componentes em aluminio garantia uma dinamica excelente para um compacto de traçao dianteira mas sportividade nunca foi o forte do a2 seu mote era a economia de combustivel notavelmente o briefing do projeto dizia que o audi a2 deveria ser capaz de levar quatro pessoas de stuttgart a milao um percurso de mais de 500 km com um tanque de combustivel e ele conseguia houve quatro opçoes de motor duas a gasolina e duas a diesel primeiro vieram dois motores 1 4 a gasolina e turbodiesel ambos com 75 cv mais tarde em 2002 foi lançada a versao com motor 1 6 turbo fsi de 110 cv que era o unico capaz de cumprir o zero a 100 km/h em menos de dez segundos a versao mais impressionante porem era a chamada 3l com motor 1 2 turbodiesel de 61 cv o a2 3l passou a ser oferecido na europa em 2001 seu nome tinha a ver com o fato de ele consumir apenas tres litros de combustivel a cada 100 km ou 33 km por litro sim trinta e tres quilometros por litro alem do peso reduzido e do cambio escalonado para economia o a2 3l tinha o menor coeficiente aerodinamico cx entre todos os carros novos da epoca apenas 0 25 havia outros detalhes interessantes no projeto porem como o capo que nao abria apenas a grade dianteira a fim de permitir que se checasse o nivel do oleo e do liquido de arrefecimento para ter acesso ao motor era preciso remover o capo por completo [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 276063 276053 ] o porta malas era enorme para o porte do carro 390 litros com o banco traseiro totalmente recuado mais que o audi a3 da epoca isto tinha a ver com a construçao do tipo sanduiche tambem usada pelo mercedes benz classe a na qual a porçao central da estrutura era usada para acomodar o tanque de combustivel e os componentes eletronicos e permitia uma assoalho totalmente plano e melhor aproveitamento de espaço por cima de tudo isto o a2 tambem oferecia diversas opçoes de customizaçao sendo tratado pela audi da mesma forma que seus modelos mais caros incluindo a disponibilidade de diversas tonalidades especiais de pintura e materiais de acabamento interno como tecidos de diversas cores couro nappa e ate mesmo alcantara hoje em dia existem outros compactos com pegada mais luxuosa mas na epoca este tipo de coisa era impensavel e foi justamente por diferenciar se tanto que o a2 acabou fracassando na percepçao do publico ele era caro para seu porte e potencia custava bem mais que um vw golf em sua versao de topo alem disso por mais que fosse bem resolvido seu design nao foi bem recebido pelo publico na epoca os compradores que iam visitar uma concessionaria da audi acabavam optando pelo a3 que era maior mais potente mais tradicional e custava praticamente a mesma coisa a audi colocou enormes expectativas no a2 e investiu um bocado no seu desenvolvimento contudo acabou vendendo apenas 177 000 unidades em sete anos de 1999 a 2005 no mesmo periodo o mercedes benz classe a vendeu mais de um milhao consequentemente o prejuizo estimado com o a2 foi de € 1 3 bilhao o audi a2 e um carro surpreendentemente raro de encontrar hoje em dia em grande parte isto se deve a construçao em aluminio centenas de exemplares restantes sao tirados de circulaçao todos os anos pois o reparo na carroceria de aluminio exige um processo mais caro e especializado com soldas tig e com isto mesmo unidades com danos pequenos apos um acidente tem declarada sua perda total em 2011 a audi chegou a apresentar um novo a2 em versao conceitual novamente com construçao de aluminio porem com peças em fibra de carbono e um motor eletrico o projeto foi abortado talvez por receio de um novo fracasso e a audi manteve bem mais tradicional a1 lançado em 2010 como modelo de entrada
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