voce que usa seu brinquedo diario num trackday eventualmente ou mesmo aquele projeto de pista que voce esta modificando devagar ao mesmo tempo em que o usa pra se divertir dobrando o asfalto em algum momento voce ja pensou no nivel de segurança que o interior do seu carro oferece nesse tipo de ambiente nao estou falando do controle de deformaçao do chassi ou resistencia dele a impactos essa a uma conversa para outro dia o nosso papo de hoje e sobre os seus bancos como escolher o modelo como posicionar e outras questoes importantes conforto e feeling um carro atual de rua e pensado para permitir que o motorista passe longos periodos atras do volante como numa viagem ou trabalho entao concessoes de desempenho em favor do conforto sao normais o barata falou sobre estas intervençoes aqui e mostrou o quanto elas atenuam o feeling de quem dirige tudo isso como resultado das avaliaçoes feitas pelos proprietarios tive um exemplo claro desta condiçao ha pouco mais de um mes numa viagem retornando do trabalho eu peguei carona com um colega que havia comprado uma fiat toro e ele me falava do quanto estava feliz com seu novo carro mesmo achando que o motor 1 8 era um pouco fraco para um carro daquele tamanho porem o que mais o agradava era a posiçao de dirigir mais alta e com as pernas mais flexionadas meses antes ele possuia um civic 2018 que nao o agradava pois a posiçao de dirigir era muito baixa e com isso as pernas ficavam muito estendidas e ele sentia nauseas dirigindo um carro baixo principalmente proximo de carretas nas curvas a honda baixou o ponto h em 35 mm da na decima geraçao do civic para melhorar o feedback ao motorista e a sensaçao de esportividade mas como pudemos ver para alguns motoristas essa nao foi uma decisao muito legal o ponto h e uma medida fundamental na ergonomia veicular e define a posiçao do quadril no assento automaticamente ajustando a altura do torso e a flexao das pernas para a definiçao deste ponto e outras medidas os fabricantes levam em conta pesquisas antropometricas e a distribuiçao normal dos resultados assim as dimensoes utilizadas no projeto do interior normalmente englobam 95% da populaçao e havendo a possibilidade de ajustes de distancia e altura dos bancos e ajustes da coluna de direçao estima se que 99 9% da populaçao seja atendida mas este planejamento nao inclui o uso de acessorios de segurança como capacetes por isso devemos avaliar este fator antes de colocarmos o carro na pista ha espaço suficiente para voce usar um capacete sem risco ter o capacete raspando no teto vai atrapalhar a sua concentraçao e muito mais importante existe a possibilidade de lesao na coluna por conta de um simples solavanco imagina so a adrenalina la em cima voce entra empolgado numa curva e perde o traçado indo parar na grama um solavanco grande ao passar por cima da zebra lhe joga para cima e comprime a regiao cervical agora imagina essa situaçao num carro com molas mais duras buchas de pu ou aluminio amortecedores de maior carga no minimo voce vai ter um belo torcicolo no outro dia e se o caso for de uma batida voce pode ter um ferimento severo por uma condiçao que poderia ser evitada a distancia determinada entre o teto e cabeça e de 76 mm como ha o uso de capacetes adicione mais 50 a este valor se o projeto for para o uso em terreno acidentado a aumente essa distancia para 200 mm e proteja o seu coco entao se voce possui um diarista que visita o autodromo de vez em quando e tem ajuste de altura dos bancos regule o para a posiçao mais baixa em que voce nao tenha seu campo de visao comprometido se voce ja esta pensando em optar por bancos tipo concha use bases de fixaçao proprias que possuem furos oblongados de diferentes alturas qual o tamanho correto do banco com certeza a maioria de voces ja experimentou um kart de aluguel seja indoor ou numa pista homologada e se voce e mais magrinho e busca os limites certamente sai da sessao com as costelas doendo de tanto escorregar no banco de um lado para o outro e se chocar contra as laterais como estamos falando de uma personalizaçao a palavra de ordem aqui e conforto se voce precisa lutar com seu banco seja para se manter sentado por estar muito folgado ou se voce briga para respirar porque seu banco espreme demais suas costelas sua escolha esta errada num banco esportivo voce deve estar bem fixado se possivel um pouco justo mas confortavel nas costelas rins e joelho os fabricantes oferecem tabelas com os modelos e medidas dos bancos mas antes de sair procurando o que melhor lhe atende voce precisa saber como e que partes do corpo voce deve medir a mediçao correta e feita tomando como referencia o corte de plano frontal ou seja voce deve imaginar uma linha que divide seu corpo separando o peito das costas para facilitar a referencia trace uma linha imaginaria passando pelas axilas e entao faça as mediçoes das costas se possivel utilize uma regua antropometrica mas uma regua grande +80 cm e duas varetas quadradas podem ser usadas neste caso a medida valida e a encontrada no ponto onde as varetas tocam a regua lembre se de mante las o mais reto possivel largura do peito peça a pessoa a ser medida que abra os braços faça a mediçao na altura dos mamilos conforme a da imagem mais acima esta medida lhe da referencia a coluna i na tabela de bancos largura dos quadris com a pessoa sentada em um banco com os joelhos juntos faça a mediçao conforme b esta medida lhe da referencia a coluna ii na tabela de bancos altura do torso com a pessoa ainda sentada a partir da superficie do banco meça o comprimento ate os ombros conforme c esta medida lhe da referencia a coluna iii na tabela de bancos largura dos ombros solicite que a pessoa estique os braços para a frente na mesma posiçao em que se segura o volante e meça a largura conforme d esta medida lhe da referencia a coluna iv na tabela de bancos acima temos a tabela com as medidas de alguns modelos e fabricantes para referencia se voce nao encontrar o que busca aqui entre em contato com o fabricante e peça as medidas do modelo que lhe interessa instalaçao ao que devo atentar tao importante quanto a escolha dos assentos a correta instalaçao e parte do processo inclinaçao ou distancia incorreta atrapalham verdadeiramente o ato de dirigir e nas pistas isto se torna ainda mais critico o mais legal disso tudo e que os conceitos a serem vistos aqui tambem se aplicam nas ruas com bancos civis a primeira questao e a inclinaçao do banco quanto mais proximo da vertical o encosto estiver mais sensivel aos movimentos do veiculo voce estara e numa pista quanto mais cedo voce sentir que o carro esta deslizando mais rapidas e previsiveis podem ser as suas reaçoes alem disso o encosto menos inclinado lhe da um campo de visao mais claro com melhor percepçao de profundidade dirigir com os braços esticados e outra condiçao incorreta isto reduz a sua capacidade de esterçar diminui o torque que voce pode aplicar ao volante e sobrecarrega os ombros assim voce perde a sensibilidade aos inputs do volante entao a distancia do encosto deve ser tal que completamente recostado voce possa colocar o seu pulso sobre o aro do volante assim quando voce o segurar na famosa posiçao quinze para as tres seus cotovelos estarao a aproximadamente 45° por ultimo as pernas seu carro nao e um lugar para alongamentos entao pernas totalmente esticadas ficam fora de questao aqui pernas totalmente esticadas possuem pouca força para pressionar os pedais e mais importante em caso de acidente pernas esticadas significam pernas quebradas lembrando que as pernas nao devem estar totalmente esticadas nem mesmo no final do curso dos pedais entao pressione o pedal de embreagem e ajuste a distancia de modo a manter os joelhos flexionados a 120° ou olhando para o relogio vinte para as quatro assim podemos concluir que bancos do tipo concha nao sao so uma questao de desempenho mas principalmente artigos de segurança que em conjunto com cintos apropriados hans e outros equipamentos pode garantir que voce saia ileso ou ao menos sofra ferimentos menores em caso de acidente pois como diz o ditado espere o melhor cenario e esteja preparado para o pior pois e melhor ser um guerreiro cuidando de um jardim que um jardineiro no meio de uma batalha caixas de transmissao no proximo papo eu quero fazer a introduçao ui as caixas de transmissao historico filosofia de operaçao e variaçoes vamos dividir este assunto em dois posts para poder esclarecer ou complicar mais as duvidas de voces um grande abraço e ate a proxima
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