o bentley moderno ainda e feito na antiga fabrica da rolls royce em crewe ao contrario dos rolls royces construidos em uma fabrica diferente construida pela bmw em goodwood num terreno da famosa propriedade de charles henry gordon lennox 11º duque de richmond o entusiasta ingles e aristocrata que todo ano abre o circuito em seu quintal para o festival of speed nada mais emblematico henry royce antes de se tornar sir henry tambem nunca conseguiria fabricar automoveis sem ajuda do honoravel charles rolls filho do 1º barao llangattock a aristocracia inglesa e intimamente ligada a marca e o mero fato de a fabrica hoje estar no quintal do duque de richmond mostra como os novos donos conhecem e respeitam sua historia mas a historia da bentley e da rolls royce e uma de uniao e separaçao de mudanças radicais e reviravoltas incriveis o mero fato de que as duas estao vivas e algo realmente incrivel henry royce criava carros que pretendiam ser os melhores do mundo ate os anos 1930 para ele isto significava tudo do melhor em materiais projeto e processo mas em busca do conforto e confiabilidade supremos ja w o bentley queria tambem fazer os melhores automoveis do mundo mas acreditava que velocidade fazia parte da equaçao seus carros de luxo gigantes receberam carrocerias leves para correr em le mans e la venceram inumeras vezes consolidando a fama da marca mas w o era um grande engenheiro e um pessimo empresario e logo cai num buraco financeiro e comprado por seu arquirrival a rolls royce em 1931 por anos e anos a bentley e uma sombra de seu passado um radiador mais discreto para quem nao queria ostentar sua riqueza colocando uma mulher voadora de prata em cima de um radiador que parecia um predio grego classico cromado permanecia viva mas somente porque era um radiador e alguns logotipos; nao custava nada mante los em 1998 a famosa briga da mercedes benz bmw e volkswagen pela rolls royce/bentley acaba com a vw comprando a empresa mas nao a marca rolls royce que acabou em poder da bmw a vw queria mesmo a bentley aqui e estava ate feliz de se livrar dos entao invendaveis rolls royce sim em 1998 a empresa era na verdade bem lucrativa apenas nao o suficiente para financiar uma nova rodada de novos produtos e progresso tecnologico necessario para o futuro so por isso a vickers dona da rolls royce na epoca a colocou a venda a bmw incrivelmente consegue reverter isso com sua nova fabrica e novos carros; entendeu profundamente a marca e apesar da ascendencia alema que deve fazer o caixao do patriotico sir henry royce fazer barulho todo dia os melhores rolls royce da historia sao feitos hoje e a vw continua o grande sucesso moderno da bentley mantendo ate o seu famoso v8 nascido em 1962 em produçao ate 2020 mas certamente nem rolls royce nem muito menos bentley existiriam hoje se nao fosse um carro o bentley turbo r sozinho trouxe de volta os enormes sedas as capas das revistas especializadas e a imaginaçao dos entusiastas reabilitou a velha marca inglesa e o proprio conceito de uma limusine inglesa tradicional algo cansado no mundo de entao mas que volta com apenas um subterfugio o desempenho de carro esporte quem diria nos anos 1980 propor uma limusine de luxo tradicional inglesa com desempenho de ferrari era uma temeridade; ninguem acreditaria em tal coisa nesta epoca uma coisa era uma coisa outra coisa era outra coisa misturar os dois mesmo mas foi exatamente o que aconteceu e num golpe de incrivel sorte e habilidade tecnica moldou este classico imortal o renascimento da bentley o rolls royce silver cloud e seu irmao gemeo bentley s1 de 1955 nasce com o tradicional seis em linha de 4 9 litros da marca mas era uma epoca em que os cadillac chrysler e lincoln americanos inauguravam uma era de luxo diferente nao eram feitos a mao com materiais naturais como couro especialissimo tapetes de la de ovelha pura e madeiras polidas a mao nao o conceito americano de luxo era outro tinham motores v8 cada vez maiores e mais potentes e alem de todo espaço do mundo fruto de tamanho paquidermico tinham outra coisa que todo mundo adorava brinquedos direçao hidraulica cambio automatico vidros eletricos ou pneumaticos e hidraulicos travas eletricas bancos eletricos com memoria retrovisores eletricos e ar condicionado a rolls teve que se virar e correr atras disso tudo ainda por cima custavam a metade dos carros ingleses [caption id= attachment_284519 align= aligncenter width= 999 ] silver cloud ii nasce o v8[/caption] em 1962 aparece o v8 moderno da rolls no silver cloud ii ou s2 se equipado com radiador bentley era totalmente alinhado com a pratica de entao 6 25 litros valvulas no cabeçote alinhadas acionadas por comando unico no vale do v camara de combustao em cunha mas era todo em aluminio tambem mostrando o desprezo por custo tradicional da marca apenas o melhor para um rolls custe o que custar muitos sugeriram na epoca que era copia de desenhos americanos mas e profundamente rolls royce a ordem de igniçao e unica o bloco se estende para alem do meio do virabrequim os dutos do cabeçote lembram os merlin v12 aeronauticos da segunda guerra a rolls royce entao nao declarava potencia hoje esta pratica acabou por ser motivo de legislaçao decadas de mentiras de fabricantes provocam leis que hoje homologam potencia de todo carro a venda para que nenhum pobre consumidor seja enganado como sempre em toda lei funciona bem mesmo para punir quem era honesto a marca de crewe dizia que era um numero que nao interessava a seus clientes e eles concordavam [caption id= attachment_284497 align= aligncenter width= 999 ] silver shadow um rr moderno[/caption] mas concorda se que o primeiro motor dava coisa de 172hp ao morrer finalmente e lamentavelmente em 2020 tinha 530hp este motor devia ter morrido em 1998 quando os novos bentley e rolls royce passaram a usar mecanica bmw mas voltou por dois motivos pedidos dos clientes e a compra da empresa pela vw a marca de wolfsburg diferenciou de cara seus bentley usando o antigo mas ainda superpotente e forte v8 e se livrou de ligaçoes com a bmw ao mesmo tempo ate acabar o continental gt projetado por ela e com um motor vw [caption id= attachment_284500 align= aligncenter width= 800 ] bentley t1 so um radiador diferente [/caption] mas voltando ao fio da meada em 1965 aparece um novo tipo de rolls royce o silver shadow e o bentley t series um carro totalmente moderno alem do v8 em aluminio era agora um monobloco e com suspensoes independentes nas quatro rodas atras por braços arrastados e na frente por duplo a sobreposto usava elementos hidropneumaticos de suspensao pagando patentes a citroen e formariam a base da marca ate 1998 em 1970 o motor chega no seu famoso e definitivo deslocamento 6 75 litros o substituto do silver shadow era apenas maior e mais contemporaneo em carroceria; mecanicamente apenas uma evoluçao dele lançado em 1980 chamou se silver spirit mas o nome da versao bentley sabemos hoje indicava uma vontade de reviver a marca de lembrar de seus grandes feitos do passado em le mans pelo menos bentley mulsanne um v8 turbo a vontade era real e dentro da companhia uma ideia começava a tomar forma um dos mais lendarios dos bentley de corrida dos anos 1920 era o 4 5 litros blower bentley assim nomeado porque recebia um compressor blower mecanico era na verdade uma iniciativa de competiçao; w o era contra mas seu sucesso e raridade o tornou uma lenda indivisivel da marca e o que seria melhor para reviver a marca do que novamente adicionar um compressor ao motor a volta do blower bentley [caption id= attachment_284517 align= aligncenter width= 999 ] camargue o cupe pininfarina [/caption] agora porem o compressor nao seria mais de polia seria um turbocompressor a ideia de turbo no v8 ja rodava pela empresa a algum tempo ja em meados da decada de 1970 o diretor geral david plastow ja estudava a ideia com seus engenheiros sua ideia inicial era que fosse uma versao bentley do topo de linha rolls royce camargue com o v8 turbo mas as carrocerias do camargue eram desenhadas por pininfarina e construidas por mulliner park ward que ja tinha dificuldades de atender demanda do carro a versao mais potente certamente criaria uma demanda que simplesmente nao poderia ser atendida e entao a ideia do bentley camargue foi abandonada mas a ideia de um bentley turboalimentado persistia os engenheiros da rolls royce se conversaram com o tuner broadspeed os contratando para investigar a viabilidade de turbinar o rolls royce v8 os resultados foram incriveis com aumentos de 50% na potencia e torque com o prototipo da broadspeed conseguiu se aprovaçao para um novo bentley mulsanne turbo [caption id= attachment_284514 align= aligncenter width= 999 ] 1982 a volta do bentley rapido com o mullsanne turbo [/caption] uma equipe de seis engenheiros chefiada pelo gerente de projeto jack read começou a trabalhar na criaçao do carro descobrindo que nao havia espaço no compartimento do motor do novo carro para a ideal configuraçao de dois turbos a equipe decidiu se por uma unica unidade garrett airesearch quando ajustado para atingir os niveis de refinamento rolls royce os numeros resultantes nunca oficialmente citados e claro foram em torno de 300hp e 62 mkgf de torque o que era suficiente para fazer o turbo o 0 96 km/h em 7 segundos cravados tres segundos mais rapido que o mulsanne normal devido as limitaçoes dos pneus disponiveis para a gigantesca limusine de 2 2 toneladas a velocidade maxima do carro foi limitada a 217 km/h 135 mph [caption id= attachment_284513 align= aligncenter width= 999 ] mulsanne turbo 1982[/caption] a caixa de cambio automatica de tres velocidades da general motors e semi eixos de transmissao foram reforçados e novas juntas homocineticas foram especificadas mas a suspensao permaneceu inalterada em relaçao ao carro normalmente aspirado visualmente o turbo diferia pouco tambem ganhando apenas um radiador na cor da carroceria um novo design de roda e um emblema turbo na tampa da mala foi lançado em 1982 ainda com carburador em caixa pressurizada o motor foi amplamente elogiado pela critica e o publico mas parecia obvio que algo precisava ser feito a respeito do comportamento do carro a mole suspensao rolls royce com muito motor era uma proposta assustadora o turbo ganha um r modificaçoes para tornar o chassi tao bom quanto o incrivelmente potente motor turbo começam em 1983 quando mike dunn foi nomeado diretor de engenharia em crewe causa uma revoluçao a proposta entao era de aumentar a rigidez de rolagem do carro em 10%; mike dunn exige 50% este objetivo foi alcançado aumentando rigidez da barra estabilizadora em 100% na frente e 60% atras e usando amortecedores mais rigidos uma barra panhard para ancorar a subestrutura traseira tambem foi introduzida reduzindo o movimento lateral as molas porem permaneceram as mesmas do mulsanne as mudanças embora aparentemente sutis transformaram o carro embora permanecesse confortavel tomava curvas agora com uma desenvoltura nunca antes vista na companhia os pneus especiais para o carro foram desenvolvidos pela avon inglesa [caption id= attachment_284509 align= aligncenter width= 931 ] 1985 o turbo r muda tudo [/caption] o novo carro se chamaria bentley turbo r e se tornaria uma lenda o r era pragmatico significava roadholding que significa tanto estabilidade quanto aderencia foi vendido junto com o mulsanne turbo por pouco tempo compartilhando seu motor carburado ao fim de 1985 o turbo sem o r morre em outubro de 1986 para o ano modelo de 1987 o turbo r recebe freios abs e injeçao bosch mk motronic para substituir o carburador se estima algo em torno de 320 hp e 66mkgf de torque para esta versao definitiva do turbo r era um amalgama de luxo e opulencia com velocidade e capacidade em curvas que nunca tinha sido experimentado uma sala de estar edwardiana aparentemente tranquila e imperturbavel em seu ambiente cheio de la couro e madeira mas que podia chegar a 240 km/h facilmente mesmo pesando 2411kg em ordem de marcha e a aerodinamica de um galpao era carissimo e exclusivo mas mudou tudo em breve tanto bmw quanto mercedes benz que antes riam dos rolls royce lançam v12 em seus sedas de luxo tentando nao ficar tao atras dos imensos bentley e o mundo nunca mais foi o mesmo uma lenta evoluçao do modelo se segue ainda mantendo a posiçao de destaque tanto em prazer ao volante quanto em desempenho em 1994 a car and driver americana testa uma nova rodada de melhorias bancos mais esportivos alavanca de cambio no console ate ali era na coluna agora comandando uma transmissao automatica de quatro velocidades 4l80 e da gm e um motor ainda mais potente a revista estimou 360 hp a 4500rpm e 66 mkgf a 3000rpm eventualmente chegaria ate o turbo rt de 1996 a ultima e mais evoluida versao com 406 cv ainda era um dos mais velozes carros de luxo da epoca limitado a 240 km/h ainda assim podia chegar a 100 km/h da imobilidade em pouco mais de seis segundos duas toneladas e meia de pura força bruta sofisticaçao e luxo quando chega 1998 e os novos carros com mecanica bmw e um anticlimax completo em seguida as empresas alemas batalham furiosamente pela empresa a compram e a dividem em duas neste ponto os bentley vendiam mais que os rolls royce numa proporçao 3 1 tudo por causa desta maravilhosa coisa anacronica chamada bentley turbo r por causa dele aparece tambem o continental um imenso cupe bentley que fazia a ideia do camargue turbo de david plastow uma realidade tentos anos depois [caption id= attachment_284516 align= aligncenter width= 999 ] o turbo rt de 1996[/caption] talvez o melhor carro ja feito em crewe o turbo r era uma mistura de tradiçoes tanto rolls royce quanto bentley e o carro certo na hora certa para ambas as marcas se voce me perguntar o melhor rolls royce ja feito foi um bentley chamado turbo r
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