a imagem que temos de tudo e severamente limitada principalmente por nossa percepçao do tempo; mesmo se vivermos 130 anos e um minusculo periodo de tempo no grande esquema das coisas na historia do tempo em si somos um minusculo grao de areia perdidos num cantinho do parquinho cheio de coco de cachorro na extremidade sudeste da grande praça da se da existencia incrivelmente insignificantes estudamos historia sim mas nossas percepçoes do mundo sao intimamente ligadas as nossas experiencias ao que passamos e vimos evoluir enquanto estivemos aqui e por isso que estamos fadados a sempre repetir erros e acertos do passado e tudo e ciclico como uma calça boca de sino vamos do chique ao cafona para virar chique novamente digo isso para lhe fazer uma pergunta o que significa a marca bmw sim significa bayerische motoren werke alemao para fabrica de motores da baviera uma empresa hoje famosa de veiculos premium alemaes mas nao e isso que pergunto o que ele significa o que esta fazendo com o tempo que o divino lhe deu para existir the ultimate driving machine esta costumava ser a resposta facil para esta pergunta a bmw para a maioria de nos mesmo que agora tente ser outra coisa sempre foi uma fabrica de carros esporte mas que eram tanto mais baratos quanto mais praticos que um carro esporte tradicional como um porsche um porsche para o pai de familia que so pode ter um carro uma maquina de dirigir antes de tudo; um meio de transporte familiar em segundo plano veja por exemplo um 328i e36 de 1996 podia ser comprado com carroceria seda cupe ou perua cambio manual e apesar de ser pratico confiavel e usavel no dia a dia tinha desempenho comparavel a um porsche contemporaneo por um bocado de dinheiro a menos seu seis em linha exotico leve girador aspirado ainda hoje arrepia cabelinhos da nuca o e36 e emblematico aqui; foi o ponto de inflexao da curva uma mudança de foco e talvez o apice desta epoca da the ultimate driving machine mas a bmw nao foi sempre isso teve que mudar radicalmente para se tornar a referencia entre os carros familiares entusiastas e para explicar como conseguiu fama e fortuna com esta imagem temos que voltar um pouco atras da historia ate chegar ao genese desta bmw que hoje conhecemos e que esta lentamente desaparecendo a bmw do 2 5 e 7 começando do começo a bmw antes de ser a bmw o inicio da bmw e deveras confuso a empresa e conhecida por motores aeronauticos mas na verdade nunca foi uma referencia neste campo na primeira guerra conseguiu vender muito so pelo motivo de que qualquer motor aeronautico era importante entao e logo depois dela ao sair perdedora do conflito a alemanha e a bmw ficaram proibidos de fazer motores aeronauticos a bmw no seu inicio fazia qualquer coisa para sobreviver faz motores estacionarios para caminhoes e motocicletas acaba começando a fazer motocicletas inteiras com grande sucesso; se torna basicamente uma fabrica de motos [caption id= attachment_315428 align= aligncenter width= 999 ] bmw dixi no negocio do automovel [/caption] a bmw entra no negocio de automoveis quase por acidente em eisenach uma empresa chamada dixi fabricava austin seven sob licença para o mercado alemao o seven era moderno e criado para produçao em volume um carro e uma fabrica deveras interessantes os lucros com motocicletas fazem a bmw começar a procurar diversificaçao ao mesmo tempo que os donos da dixi resolvem vende la em 1929 a fabrica dixi em eisenach se torna uma subsidiaria da bayerische motoren werke e o pequeno dixi recebe o simbolo bmw de uma so tacada a empresa de munique consegue uma fabrica e um produto moderno de primeira linha para iniciar sua historia com automoveis [caption id= attachment_315436 align= aligncenter width= 1267 ] bmw 328 um marco[/caption] no fim dos anos 1930 sua especialidade eram principalmente roadsters o 328 de 1938 e um carro importante na historia da engenharia do automovel com direçao por pinhao e cremalheira e um moderno seis em linha de dois litros com camaras hemisfericas mas essa linha evolutiva se perderia durante a segunda guerra e quando ela acabou a bmw estava em ruinas eisenach onde se fazia automoveis seria perdida para sempre atras da cortina de ferro e em munique apenas destruiçao e ruinas restavam um recomeço dificilimo que incluiu fazer panelas para sobreviver [caption id= attachment_315424 align= aligncenter width= 800 ] o bmw 501[/caption] o primeiro bmw do pos guerra e a antitese do carro esporte o bmw 501 criado depois de varios estudos para a retomada da fabricaçao de automoveis agora em munique era um carro de luxo grande era equipado com uma evoluçao do seis em linha ohv nao hemi do pre guerra com dois litros era lerdo pesado e formal muito longe da maquina de dirigir logo aparece um novo motor um v8 de aluminio entre 2 6 e 3 2 litros ohv fazendo o novo bmw 502 apresentado no primeiro salao do automovel de frankfurt em 1951 o 501 foi o primeiro modelo bmw a ser fabricado e vendido apos a segunda guerra mundial e o primeiro carro bmw fabricado na baviera [caption id= attachment_315426 align= aligncenter width= 999 ] isetta salvaçao [/caption] o 501 e o 502 foram apelidados de anjos barrocos pelo publico alemao por seu desenho que lembrava esta escola antiquada de desenho o bmw 502 foi tambem o primeiro carro alemao do pos guerra a ser fabricado com um motor v8 foram fabricados ate 1963 e dele derivaram cupes e roadster lendarios o 503 e o 507 todos eles carros interessantes mas the ultimate driving machine nem em sonho eram carros para andar tranquilo e com conforto; ate bem rapido mas nao esportivamente e nao foram um sucesso para manter a empresa viva a bmw de novo apelou para projetos emergenciais um ovo de dois lugares italiano projetado por um engenheiro aeronautico boa praça chamado ermenegildo preti e produzido por um industrial de refrigeraçao chamado renzo rivolta o iso isetta a bmw nao compra so o projeto compra as maquinas ferramental e fabrica e a despacha para munique com motor de motocicleta bmw e o sucesso nos austeros anos 1950 que mantem a empresa viva e neste ponto ainda sem uma direçao e uma missao que a bmw decide um novo rumo; simbolizado por um novo carro que criaria uma nova bmw o neue klasse no inicio dos anos 1960 com isettas e motocicletas cada vez menos atraentes a uma populaçao que tinha cada vez mais dinheiro para gastar e uma linha de carros de luxo antiga e nao muito atraente a bmw tinha que fazer algo diferente com dinheiro disponivel vindo do novo dono os irmaos quandt iniciou o projeto de um carro totalmente novo seria uma jogada de mestre um seda de 1500 cm³ mas nao extremamente barato um carro sofisticado para sua categoria acima dos fuscas fords e opel mas nao carros de luxo carissimos bem no centro de uma nova faixa lucrativa e de alto volume nao era exatamente territorio inexplorado o borgward isabella seria um concorrente nao tivesse acabado recentemente e na italia no mesmo ano de 1962 aparecia o alfa romeo giulia um sofisticadissimo seda com motor quatro cilindros em aluminio dohc cinco marchas e traçao traseira mas o neue klasse seria o mais duradouro sucesso da marca e o carro mais importante de sua historia muito depois da giulia desaparecer nas entranhas da fiat a bmw ainda estaria surfando nos louros do conceito que inaugurou em 1962 veja bem um seda monobloco medio com 4500 mm de comprimento num entre eixos longo de 2550 mm e pesando 950 kg um carro totalmente moderno e totalmente novo do zero criado olhando o futuro sua equipe de engenharia era extremamente competente o veterano fritz fiedler liderando eberhard wolff no design do chassi wilhelm hofmeister aquele cara do kink responsavel pelo estilo e engenharia da carroceria e alex von falkenhausen no design do motor e cambio preste atençao um moderno motor em linha dianteiro com comando no cabeçote e deitado para baixar centro de gravidade e capo; traçao traseira com suspensao independente atras; dianteira independente por colunas mcpherson e basicamente o layout de todo bmw ate hoje o carro se chamou bmw 1500 por sua cilindrada mas e conhecido como neue klasse nova classe criada pela bmw e um desenho muitissimo inteligente primeiro barato e simples colunas mcpherson na frente hoje sao universais por serem baratas e otimas; a traseira um par de braços arrastados simples tambem o motor um quatro em linha 82 x 71 mm para 1499 cm³ era moderno mas tambem simples e barato tinha valvulas opostas e camara hemisferica mas um comando so comparado com um alfa romeo giulia era equivalente em comportamento qualidade e velocidade mas claramente muito mais barato de se produzir o que fazia o lucro da empresa incomparavel e era tambem fruto desse monte de entusiasta na equipe de engenharia todos eles pilotos em varios niveis de dedicaçao; falkenhausen estava em nivel profissional uma delicia de dirigir carroceria rigida direçao perfeita metade da massa em cada eixo e uma regulagem geral esportiva fizeram de cara um monte de pai de familia levar o carro para pistas em fins de semana um sucesso enorme o primeiro 1500 tinha bons 80 cv mas logo apareceriam versoes mais quentes com dois carburadores duplos e motores maiores logo apareceriam os bmw 1800 depois 1600 e ate 2000 mas antes disso uma outra variaçao do carro teria sucesso ainda maior o ’02 e o nascimento do the ultimate driving machine [caption id= attachment_315400 align= aligncenter width= 1164 ] 1600 2 um bmw barato e so era o plano[/caption] em 1966 apareceria uma variaçao encurtada de duas portas mais simples e mais barata do neue klasse foi assim mesmo criando uma versao mais simples e barata de um carro de sucesso que o futuro da bmw foi definido isto porque este primeiro carro chamado 1600 2 alem de mais barato ficou mais leve; a leveza fez o que ja era bom ficar sensacional e os entusiastas agarraram o conceito com vontade o entre eixos era 50 mm mais curto e o carro coisa de 250 mm mais curto; pesava 40 kg menos alex von falkenhausen tinha um motor de dois litros instalado no seu 1600 2 para seu uso pessoal nao demora para esta ideia genial virar uma proposta conjunta para a diretoria da bmw para fabricar uma versao de dois litros do 1600 2 ao mesmo tempo o importador americano max hoffman estava pedindo a bmw uma versao esportiva da serie 02 que pudesse ser vendida nos eua nascia o bmw 2002 [caption id= attachment_315401 align= aligncenter width= 752 ] o 1600 2 como foi usado na realidade[/caption] dizer que foi bem recebido e como dizer que senna era habilitado para dirigir nem começa a explicar o impacto com a maior versao do quatro cilindros m10 ode dois litros o 2002 teria tres versoes o basico com um carburador duplo e 100 cv; o 2002 ti com dois carburadores duplos e 120 cv; o 2002 tii com injeçao e 130 cv todos eles carros normais familiares solidos praticos e confiaveis para o dia a dia mas que ao mesmo tempo nao faziam feio frente a nenhum carro esporte contemporaneo nascia a bmw de verdade com este carro david e davies jr editor da normalmente cetica e sarcastica car & driver americana em abril de 1968 disse enquanto estou sentado aqui recem saido do elegante abraço do novo 2002 da bmw me ocorre que algo entre nove e dez milhoes de americanos cometerao um erro terrivel este ano como pequenos robos obedientes eles compram o tipo errado de carro tolos tolos terrivel terrivel eu digo por que voce esta gastando seu dinheiro no mais novo e incrivel facelift do continental / condessa mara / sprite / sprint status symbol / sting ray / sex substitute / mainliner / belair / newport / overkill / electra / eldorado / javelin / toad / gto / gta / gtb / gts / gtx / reality blaster / variant / park lane / park ward / ward heeler / xk e / dino / dud carro quando voce deveria comprar um bmw 2002 eu pergunto la no country club piggy tremalion e bucko penoyer e todos os seus amigos idiotas compram bichinhos barulhentos de dois lugares com capotas esfarrapadas e rodas finas de arame sem saber que em algum lugar algum dia algum cara em um bmw 2002 vai dar lhes uma bucha tao grande que doravante eles deixarao todos os semaforos em segunda marcha e nunca mais dirigirao em uma estrada sinuosa enquanto viverem nos suburbios biff everykid kevin acne e marvin sweatsock vao pressionar seus pais a comprar ho firebirds com tacometros montados perto do horizonte em algum lugar e potencia suficiente para iluminar a cidade de seattle totalmente indiferentes ao fato de que eles poderiam encaixar mais amigos em um bmw com maior conforto frear melhor e contornar melhor as curvas e obter consumo cerca de 29 vezes melhor no que me diz respeito para o inferno com todos eles se eles estao satisfeitos em permanecer no escuro automotivo deixe os conhecendo o bmw 2002 suspeito que os entusiastas comprarao tantos quanto aqueles bavaros de bochechas rosadas calças de couro e sapatos de alpinismo enviarem para ca algo entre nove e dez milhoes de pessoas vao perder este seda de duas portas elegante com todos os cojones o brio e o elan de carros duas vezes seu tamanho e quatro vezes seu preço mas cerca de dez mil pessoas mais espertas vao compra los em 1968; entao a maioria pelo menos uma vez perde o bmw 2002 e a alma da bmw e o the ultimate driving machine encarnado era um carro para familia a preço nao absurdo mas um que dava prazer ao volante em qualquer situaçao de pista a uma ida a padaria seu sucesso desencadeou uma serie famosas de propagandas que hoje soam incrivelmente corajosas uma delas disse voce precisa apenas de transporte entao bmw nao e para voce existem sempre os carros economicos e um milhao de outras opçoes menos excitantes mas se voce quer o melhor seda esportivo que existe e um carro que faz dirigir um prazer entao a bmw tem o carro para voce sim a bmw disse que seu carro e para pilotos; nao gostou pode ir embora que nao seras bem vindo quem faz isso hoje depois disso bastou bob lutz que chegou da opel em 1972 colocar ordem na casa nomear carros por deslocamento de motor era algo confuso com sedas de dois tamanhos e dois litros tornando a tarefa impossivel; criou a logica de tres familias 3 5 e 7 determinando tamanho crescente do carro o ’02 virou serie 3 o neue klasse virou serie 5 e os novos sedas grandes com motores seis em linha serie 7 depois deste numero a cilindrada em litros 323i era um serie 3 com motor 2 3 litros injetado e um 520 um serie 5 de dois litros carburado o primeiro serie 3 de 1975 era uma nova carroceria usando basicamente o mesmo carro; mais tarde um novo seis em linha pequeno seria introduzido pouco mudou mesmo quando a geraçao seguinte o e30 apareceu em 1982 a suspensao traseira simples por braço arrastado a posiçao de dirigir alta era a mesma soluçao do neue klasse de 1962 modernizada por trinta anos ate o aparecimento do novo e36 a bmw ainda vendia variaçoes do neue klasse e do ’02 de certa forma ainda o faz [caption id= attachment_315404 align= aligncenter width= 1167 ] 2002 touring um hatchback nao uma perua [/caption] mas hoje o foco nao parece ser mais esse; mantem alguns carros deste tipo em produçao mas move se cada vez mais acima em preço como todo mundo e parece dedicada a um futuro onde o prazer ao volante se limita a um desempenho superlativo a interaçao homem maquina cerne do que fez ela e o 2002 famosos esquecida tudo muda porem; essa depressao e so nosso pequeno campo de visao do tempo onde estara em mais 100 anos em outro lugar muito diferente de hoje com certeza o futuro nao esta escrito; tudo pode ser diferente a bmw nao nasceu fazendo o que a fez famosa; foi um processo veremos onde nos levara este atual viver de glorias passadas nao e viver e so lembrar; quanto tempo ela levara para de novo fazer algo tao incrivel quanto um 2002 ou mesmo um m3 e46 quanto tempo vivera das glorias passadas e nao das novas o tempo sempre ele dira
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