na primeira parte da nossa cobertura do classicos brasil 2016 evento de carros antigos focado na industria brasileira realizado durante o feriadao do aniversario da cidade de sao paulo no clube hipico de santo amaro sp voces viram em primeira mao uma enorme galeria com o reveal do unico opala las vegas fabricado na historia mais uma serie de classicos full size como galaxie dodge dart e charger e picapes agora com um pequeno atraso e verdade e hora de acelerarmos em todo o restante da exposiçao e começaremos com dois verdadeiros misseis das pistas because race car copersucar fittipaldi fd01 o pioneiro o carro com o qual wilsinho fittipaldi que pode ser visto ao fundo da segunda foto ele estava presente no evento distribuindo autografos começou o campeonato de 1975 da formula 1 projetado por ricardo divila e executado pelos mecanicos darci medeiros e yoshiatsu itoh o fd01 foi uma das empreitadas mais raçudas do automobilismo no brasil como todos os f1 da epoca tinha sob a carenagem a combinaçao do motor ford cosworth dfv v8 mais cambio hewland o fd01 disputou apenas a primeira corrida de 1975 o gp da argentina na 12ª volta uma das cruzetas de transmissao colapsou o que levou o formula a uma rodada incontrolavel que terminou numa batida com principio de incendio na prova seguinte o gp do brasil wilsinho alinharia no grid com o fd02 ja incorporando a sua famosa corcova sobre o santo antonio prototipo de divisao 4 furia alfa romeo 1970 uma das mais belas criaçoes do carrozziere toni bianco que acabou por inspirar a versao de rua bianco deguste lentamente as fotografias abaixo clique nas imagens e as amplie este e o tipo de carro com o qual se topa poucas vezes na vida apenas seis furia foram construidos cada um com uma mecanica diferente graças a um inteligente sistema modular no cofre do motor fnm alfa romeo ferrari lamborghini bmw chevrolet e dodge v8 de acordo com toni bianco o modelo do chassi das fotos abaixo originalmente era o dodge v8 318 ou seja o ultimo dos furia se transformou num tributo ao primeiro furia esta unidade passou por quase 20 anos abandonado em brasilia sofreu um restomod para disputar os mil quilometros de brasilia de 2003 com motor v6 de alfa romeo 164 e somente na ultima decada e que foi adquirido pelo colecionador antonio vilas boas e ai sim foi restaurado para esta maravilha que vemos nas fotografias uma concessao perfeitamente adequada o pesado e relativamente limitado por falta de peças motor fnm alfa romeo 2 150 foi substituido por um de alfa romeo gtv dois litros bloco e cabeçote de aluminio camaras de combustao hemisfericas e ainda foi preparado com comando bravo dupla carburaçao weber 45 e coletores de escape de inox do romi isetta ao buggy do senna voce considera o romi isetta um carro como nos o fazemos se sim voce esta olhando para dois legitimos representantes do primeiro carro a ser fabricado no brasil leia aqui nossa materia sobre esta antiga polemica versao brasileira do italiano iso isetta o que explica o irresistivel design de lambreta foi fabricado entre 1956 e 1961 em santa barbara do oeste sp pela romi sob licença da isetta seu motorzinho de 236 cm³ gerava 9 5 cv a partir de 1958 um bmw de 300 cm³ de 13 cv que levava os seus aproximados 350 kg a ate 85 km/h manopla de cambio do lado esquerdo entrada pela porta da frente bem a unica que junto trazia a coluna da direçao e uma temperatura interna digna de uma cozinha profissional devido as janelas fixas sao algumas de suas excentricidades logo na sequencia a ala blue cloud do classicos brasil dkw candango vemaguet e um belissimo par de fissore note a impressionante area envidraçada em todo o habitaculo deixando as colunas do veiculo quase flutuantes em relaçao aos vidros v6 de origem italiana com bloco de aluminio 2 5 litros 120 cv a 6 000 rpm suspensao independente nas quatro rodas maxima de 170 km/h carroceria de fibra de vidro apenas 1 150 kg tudo em 1964 seria nao apenas o primeiro veiculo de projeto e fabricaçao nacional mas algo particularmente avançado para a epoca que talvez levasse a nossa industria para outro patamar pelo principio da concorrencia mas em vez deste principio o projeto do democrata tomou um tapetao politico e foi imobilizado a morte voce conheceu a triste historia do ibap democrata no nosso texto os carros mais injustiçados de todos os tempos se nao leu leia agora mesmo sedas do começo ao final da decada de 1960 chrysler esplanada 1969 e uma bela dupla de aero willys um 1962 destaque para o belissimo interior vermelho e um pos 1965 ja reestilizado um belo quarteto de kombi com direito a uma fantastica unidade seis portas em exposiçao era apenas a ponta do iceberg pois logo ao fundo havia mais tres kombi que nao deixaram de pegar no batente prestando seus serviços como food trucks no evento os puma estavam muito bem representados com direito a um raro exemplar do primeiro ano de produçao do modelo gt 1968 e foram responsaveis pela paleta de cores mais viva do evento passamos um bom tempo namorando o contraste do gtb s1 amarelo com o ceu azul quatro cilindros traseiro de quatro tempos e traçao traseira tres cilindros dianteiro de dois tempos e traçao dianteira os historicos rivais de pista willys interlagos e gt malzoni aqui em suas versoes de rua eram inevitaveis torcedores de pescoços sao duas abordagens opostas do mesmo principio veiculos peso pena com carroceria de fibra de vidro motor de um litro centro de gravidade baixo e entre eixos curto na sequencia deste trio uma bela recriaçao do carro de corridas bino mark i originalmente um renault alpine a110 de competiçao com carenagem reestilizada pelo carrozziere toni bianco os fas de alfa romeo tecnicamente a fabrica nacional de motores fnm puderam se deliciar com uma bela dupla de fnm 2150 complementado por um dos carros mais raros do classicos brasil o furia gt 1971 um cupe 2+2 com conjunto mecanico e plataforma encurtada do fnm 2150 teve apenas um prototipo construido com carroceria de chapas de aço as unidades de produçao em serie que começaria tres anos depois utilizariam uma carroceria de plastico reforçado com fibra de vidro mas a noticia do encerramento de produçao do fnm 2150 combinada a chegada do mais moderno alfa romeo 2300 colocou fim a sua historia antes mesmo de ela começar muito a frente de seu tempo o gurgel itaipu e 400 1974 como a homenagem de seu nome da a entender era um veiculo eletrico equipado com um motor de 10 kw e duas baterias de 175 amperes/hora recarregaveis em oito horas por um plug convencional proximo a porta do motorista o que permitia ate 127 km de autonomia velocidade maxima de 70 km/h foi criado para o uso comercial de empresas de iniciativa privada e do governo entre abril de 1976 e maio de 1990 imperou o decreto lei 1 455/1976 que transformava os automoveis em produtos de importaçao proibida neste intervalo de tempo vimos o nascimento de diversos modelos fora de serie de produçao artesanal quase sempre equipados com os motores boxer arrefecidos a ar da volkswagen como a intençao destes veiculos era oferecer o maximo de exclusividade o resultado era bastante curioso layouts de carrocerias inspiradas em classicos europeus procurando disfarçar ao maximo a presença do motorzinho ali na traseira com capos dianteiros longos e falsos ornamentos como saidas de ar e coletores de escape este era o caso do rarissimo l automobile do famoso mp lafer e do adamo aqui representado pelo gtm c2 nao que o boxer a ar nao tivesse encontrado o seu caminho em veiculos exclusivos de ritmo de produçao industrial vw sp2 e karmann ghia alem dos puma gt e gte sao exemplares indispensaveis em um encontro de classicos nacionais concessionaria fabricante equipe de corrida customizadora ou preparadora no caso da dacon do saudoso paulo goulart as cinco opçoes contam um dos carros mais invocados do evento foi esta brasilia dacon 1978 com a classica receita de equipamentos de porsche rodas volante instrumentos ate onde sabemos seu motor permanece o original mas sabe se que a dacon podia equipar os vw com a mecanica do porsche 914 caso o felizardo estivesse disposto a arcar com a empreitada a decada de 1970 marcou o começo do fim das curvas musculares e fluidas para a adoçao de traços retilineos e simetricos em muitos veiculos os farois redondos quem nao lembra do nome siribin tecnicamente sealed beam ainda faziam presença mas as linhas de ombro e a silhueta das carrocerias e janelas ja deixavam muito claro o que estava por vir estes anos hibridos no mundo do design resultaram em belos frutos como o passat ts a decada de 1980 abandonou de vez os grandes cromados e farois redondos dando inicio a era de conjuntos oticos dianteiros mais complexos lanternas cada vez maiores para choques cada vez mais integrados e emprego massivo do plastico nos acabamentos nao que isso tenha sido ruim muito pelo contrario foi uma epoca de reinvençao do design automotivo especialmente no uso dos vincos na carroceria se o passat ts sofreu um facelift basico o corcel gt foi inteiramente remodelado curiosidade o buggy brm m8 da foto acima pertenceu a ayrton senna abaixo as tendas da turma que trabalha com vendas de carros antigos na ordem old garage joao siciliano universo marx destaques para o puma dkw chassi numero 1 corcel bino e chepala e advance amplie a ultima foto e confira um raro l automobile ventura
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