era uma calma manha no conves do uss bunker hill ou tao tranquila quanto podia ser em tempos de guerra a nave era afinal de contas parte da frota que invadia a ilha de okinawa no japao em 11 de maio de 1945 o porta avioes era nomeado em homenagem a uma famosa batalha da guerra de independencia americana bunker hill uma batalha que o exercito americano perdeu e o ingles venceu mas a feroz resistencia americana na batalha infligiu tamanhas perdas e sofrimento ao inimigo que muda completamente o curso do conflito o imponente porta avioes em breve sentiria o peso de seu nome que evocava a extrema coragem em circunstancias terriveis de batalha [caption id= attachment_282014 align= aligncenter width= 999 ] uss bunker hill 11 de maio de 1945[/caption] bem acima do conves do uss bunker hill protegidos por algumas nuvens baixas que impediam o inimigo de detecta los o tenente seizō yasunori bandana branca com sol nascente na cabeça faz um sinal a seu companheiro o aspirante kiyoshi ogawa em um outro caça a mitsubishi a6m zero identico ao seu e inicia um mergulho quase vertical ogawa permanece la em cima rodando em um circulo observando o ataque de seu companheiro alguns segundos depois alguem no conves do bunker hill ouve o distinto barulho de aviao em mergulho olha para cima com a mao tapando sol e ao perceber o que acontecia fica branco tropeça e cai de bunda no chao imediatamente se levanta e grita como nunca gritou quase esgotando todo ar dos pulmoes kamikaze [caption id= attachment_282039 align= aligncenter width= 999 ] o exato momento que o primeiro aviao atinge o bunker hill[/caption] quase imediatamente uma bomba de 250 kg atravessa o conves mas por sorte sai pela lateral do navio e explode no mar nem ha tempo para alivio seizō yasunori nao pretendia voltar de seu mergulho e acerta o conves tambem destruindo os avioes ali estacionados cheios de combustivel de aviaçao e muniçao causando um grande incendio os restos do zero atravessam o conves e caem no mar o incendio imediatamente faz subir uma enorme bola preta de fumaça nos ceus do pacifico trinta segundos depois mais terror e a vez de ogawa que e bem mais certeiro sua bomba atravessa o conves e explode exatamente na sala dos pilotos estremecendo todo o gigantesco navio ogawa quase acerta a ilha de comando principal objetivo dos kamikaze enterrando o aviao a quase 90º bem do lado dela causando outra enorme explosao dali em diante seguem se mais explosoes e um incendio de proporçoes biblicas navio afora nao demora para soar a ordem de abandonar navio apavorado num canto do conves um jovem marinheiro californiano chamado bruce meyers recebe a ordem literalmente mergulha no mar imediatamente e começa a nadar ate o navio mais proximo no caminho resgata um piloto que fora atirado ao mar pelo primeiro kamikaze trezentos e oitenta e nove pessoas morreram naquele dia nas chamas do porta avioes nao incluindo os dois pilotos japoneses mas bruce meyers escapara milagrosamente [caption id= attachment_282018 align= aligncenter width= 600 ] bruce meyers e seus manxter 2+2 2006[/caption] como voces podem ver era um sobrevivente sobreviveu a guerra a gloria falencia declinio financeiro esquecimento redescoberta e reconhecimento sobreviveu ate ao terrivel ano de 2020 para morrer apenas sexta feira passada dia 19 de fevereiro aos 94 anos de idade meyers era um tipo diferente de pessoa que nao existe mais um artista que criou maquinas mais inovadoras que a maioria dos engenheiros e um engenheiro que fez arte mais duradoura que muitos artistas famosos um criador independente que apesar de sua triste experiencia de guerra deu ao mundo talvez o mais feliz automovel ja criado uma criaçao que foi simplesmente a traduçao literal do espirito livre e da cultura surfista da california em forma de um automovel a vida de meyers como voces ja devem ter percebido nao foi um mar de rosas de sucesso nao mesmo mas com certeza por isso mesmo e mais rica do que se fosse e no reves que aprendemos mais onde nos tornamos melhores e mais felizes e e por isso que hoje lembramos dele uma vida nao de sonho apenas completa a vida da california a infancia de meyers nao poderia ser mais idilica um garoto da california criado a beira mar com muito sol e agua salgada sua intimidade com a praia e o mar o faz se alistar na marinha mercante aos dezessete anos de idade procurando aventuras mar afora mas logo eventos muito alem de seu controle acabam por coloca lo em ultima instancia em um porta avioes em chamas na costa de okinawa o uss bunker hill porem incrivelmente sobrevive eventualmente consegue se apagar as chamas e apesar de gravemente avariado e fora de combate o navio e destinado a voltar aos eua para conserto bruce meyers e voluntario para fazer parte da tripulaçao minima necessaria para levar o navio de volta ao estaleiro desta forma escaparia de mais batalhas mas o que ele nao tinha imaginado e que passaria a longa viagem de volta aos eua limpando restos queimados de seus companheiros falecidos barco afora e lidando com o cheiro fetido das estranhas abertas do imenso navio de guerra ser jovem nos anos 1940 era bem diferente de hoje… [caption id= attachment_282022 align= aligncenter width= 999 ] os primeiros dune buggy eram assim [/caption] nao muito depois de chegar em casa a guerra acaba e resolve voltar ao mar parte em navios mercantes novamente para o pacifico como voluntario monta um posto comercial no atol de tongereva nas ilhas cook onde vive por quase um ano depois passa mais um ano no taiti perseguindo garotas da ilha aproveitando a sua juventude de uma forma completa e livre quando o dinheiro e as ocupaçoes parecem escassear volta para casa pagando a viagem com o trabalho em um navio cargueiro de volta aos eua no inicio dos anos 50 bruce estuda arte em escolas em sao francisco e los angeles dando vazao ao seu talento nato para desenhar mas a vida academica nao era para ele logo persegue uma vida praiana sem compromissos ou responsabilidades surfando e fazendo pequenos serviços para sobreviver apenas por alguns anos passa o seu tempo fazendo pranchas de surfe e catamaras por algum dinheiro; ajuda tambem alguns amigos a construir hot rods para correr nos leitos secos de lagos da regiao seu primeiro emprego formal e na jensen marine de costa mesa um dos pioneiros na produçao em serie de veleiros esportivos em resina poliester reforçada fibra de vidro vendidos sob a marca cal yachts [caption id= attachment_282010 align= aligncenter width= 689 ] um vw belly pan buggy [/caption] bruce meyers vivia a idilica vida californiana que aprendemos a amar vendo filmes dos anos 60 ao mesmo tempo que adquiria habilidades que seriam importantes para a criaçao de sua obra mais famosa que seria uma encarnaçao automobilistica perfeita desta vida de praia dos anos 60 claro que existiam dune buggys antes de meyers dos anos 1930 em diante eram uma febre nas dunas do estado mas eram criaçoes realmente arcaicas baseados em ford v8 principalmente colocava se o banco do motorista em cima do eixo traseiro e se recuava o conjunto motor cambio o maximo possivel e se montavam pneus balao atras no pos guerra lentamente começaram a aparecer mais um tipo de buggy o baseado em chassis vw o leve fusca com sua carroceria removida tinha um desempenho muito melhor que os velhos buggys americanos na areia e mesmo os jeeps de traçao integral nao se comportavam tao bem quanto ele com suspensoes independentes robusto com motor traseiro para ajudar na traçao e muito leve bastavam pneus balao para que os chassis de fusca voassem sobre as dunas a velocidades inacreditaveis eram de novo criaçoes caseiras sem carroceria e apenas talvez alguns tubos de reforço as vendas boas do fusca davam materia prima de sobra para que ficassem cada vez mais populares [caption id= attachment_282016 align= aligncenter width= 570 ] o feio burro spaceframe[/caption] o buggy comercial hilder tiny thompson e o primeiro a vender um buggy vw comercialmente um spaceframe tubular que fazia as vezes tambem de carroceria chamada de burro em 1960 joe vittone o italo americano fundador da empi european motor products inc logo entra no jogo tambem com seu empi sportster com a força da emergente e bem propagandeada empresa de preparaçao o sportster e um relativo sucesso apesar de seu desenho horrivel que nem uma mae poderia amar era na verdade uma infeliz combinaçao de chapas de aço dobradas sem nenhuma preocupaçao com a aparencia uma criaçao tecnica objetivamente perfeita mas sem nenhuma arte envolvida [caption id= attachment_282011 align= aligncenter width= 848 ] o empi sportster horrivel[/caption] arte era definitivamente o que faltava para o dune buggy californiano decolar foi nesta epoca ao redor de 1960 que bruce meyers passou a frequentar as dunas da praia de pismo ali andava muito com o buggy de seu amigo ted mangels splinters o buggy de mangels era inspirado em outro carro famoso da regiao o rivets de roger smith rivets literalmente rebites era construido em chapas de aluminio rebitadas sobre um chassis vw encurtado e tinha desempenho brilhante nas dunas o splinters de mangels era mais inusitado abandonava o chassi plataforma para um monobloco de madeira nautica onde eram montados motor e suspensoes de fusca splinter e farpa de madeira em ingles [caption id= attachment_282012 align= aligncenter width= 999 ] influencia nautica o splinters de ted mangels [/caption] pois bem o tal splinters era realmente incrivel nas dunas e deixou meyers louco para fazer algo seu no mesmo estilo mas pensou entao que podia fazer um buggy melhor se mangels usara madeira nautica com sucesso para fazer seu buggy bruce sabia que podia usar entao um material que deixara tal coisa obsoleta em seu campo de atuaçao barcos a resina plastica termofixa reforçada com fibra de vidro picotada e sabia mais uma coisa com certeza sabia que podia desenhar algo muito mais bonito que qualquer outro buggy de areia ja feito ate entao sentado num bar na praia de pismo tomando cervejas geladas com os amigos bruce meyers desenha ali mesmo a mao esboços do que se tornaria um dos grandes classicos mundiais do desenho industrial era um carro minimo sim para ser leve como a funçao exigia mas ao contrario do que veio antes este era belo de uma forma tambem inedita como um biquini a novidade entao em vestuario praiano este buggy cobriria so o indispensavel teria material suficiente para tapar so o que nao podia ficar de fora mas o faria com estilo e arte como nunca antes foi feito tinha uma cintura pronunciada que fluia pelos para lamas ate a traseira como o dorso de uma mulher nua deitada de lado frente mais baixa cintura mais baixa ainda e as ancas bem altas o topo do para lama dianteiro era plano o suficiente para que uma lata de cerveja pudesse ser apoiada ali sem cair as rodas no extremo do carro largas o capo dianteiro arredondado e baixo um simples para brisa reto e mais nada simples belo e classico e um desenho simplesmente imortal nasce o meyers manx o primeiro carro foi construido manualmente em sua garagem particular bruce e claro nao fez um carro somente fez tambem moldes para todas as peças para que pudesse fabrica las em serie ainda que de forma artesanal esta primeira geraçao era um monobloco de fibra de vidro onde eram montados o motor e transeixo traseiro e as suspensoes do fusca mas diferia de tudo que ja fora feito ate ali por ser construido inteiramente em plastico termofixo reforçado com fibra de vidro e uma das raras vezes em que se viu construçao deste tipo que ficara famosa no lotus elite de 1957 mas que nunca teve sucesso o chevrolet corvette por exemplo tinha um chassi separado e carroceria em fibra apenas 12 copias deste manx monobloco seriam feitas porem o processo de construçao era complicadissimo e dispendioso fazendo com que o carro final tivesse preço muito alto meyers cria uma segunda geraçao de seu desenho esta pronta para receber o chassi plataforma do vw encurtado agora meyers podia cobrar apenas 495 dolares pelo seu kit na verdade pouco mais que uma carroceria numa epoca em que um impala zero km custava us$ 2 700 a esposa de meyers entao meyers teria um total de seis esposas durante sua vida trabalhava do departamento de propaganda da revista road&track o que ajuda muito na divulgaçao logo a imprensa se apaixona pelo carrinho e as vendas disparam em 1966 o carro e capa da hot rod magazine e a fama do carro ja grande cresce exponencialmente em abril de 1967 a capa da car & driver mostra um manx numa praia com um casal bonito e os dizeres voce pode ter este carro por 635 dolares o sonho de uma vida de praia na california possivel para todos mesmo quem vivia por exemplo no frio e chato michigan assim que o artigo foi publicado tivemos 350 pedidos quase da noite para o dia disse meyers sobre a capa da car & driver ajuda a vender revistas tambem esta ediçao da revista ainda e recordista de vendas em banca tantos anos depois o meyers manx vira uma febre o simbolo de uma juventude vocal como nunca fora e algo que conseguia traduzir tudo de maravilhosos daquela epoca e daquele lugar a california em um automovel ate desenhos animados apareceriam sobre eles em 1966 bruce e seu amigo ted mangels assistem interessados as viagens promocionais que a honda tinha acabado de fazer pelo deserto da baja california no mexico a honda em seu material promocional decretou que suas motos agora detinham o recorde de tempo no percurso de tijuana ate la paz aproximadamente 1 500 km pelo deserto 39 horas e 56 minutos bruce virou para o amigo e disse acho que podemos bater este tempo no meu manx assim o fez terminando o mesmo percurso em pouco mais que 34 horas com ajuda da revista road &track o feito faz tanto sucesso que se torna uma corrida famosa no ano seguinte a baja 1000 o ganhador dessa primeira corrida claro e um manx fazendo mais um recorde 27 horas e 38 minutos [caption id= attachment_282027 align= aligncenter width= 999 ] carro de corrida; meyers a direita [/caption] sucesso e ruina mas se parte da genialidade do manx era o fato de que se podia criar moldes de carroceria de forma facil e barata com fibra de vidro isto tambem facilitava a criaçao de copias nao autorizadas do manx inclusive aqui no brasil começando pela glaspac de sao paulo logo copiada pela bugre carioca e dai ad infinitum em um milhao de copias e derivados nos eua nao demora tambem para toda cidade ganhar um fabricante de buggy informal meyers tinha patenteado o projeto mas era impossivel processar todo mundo ao tentar uma açao e perder em primeira instancia bruce meyers fica tao chateado com todo o processo legal que desiste de ir em frente pode se imaginar o praiano meyers permanentemente de sandalias e bermuda vestindo um terno para aparecer na corte em 1967 e criado mais um carro o meyers tow’d o carro era dedicado para as corridas de deserto sem para lamas mais leve e espartano e portanto devia ser rebocado para o deserto towed em ingles de onde deriva o seu nome correndo com um deles na mexican 1000 de 1967 sofre um grave acidente a frente do tow’d se amassa completamente com os pes de bruce dentro dela com varias fraturas expostas e o pe esquerdo esmagado fica por horas e horas esperando socorro ate que o helicoptero da rede de televisao abc o resgata o acidente e o inicio de uma epoca sofrida um ano de longa recuperaçao e quando finalmente volta a trabalhar a situaçao tinha piorado muito ate a famosa loja de departamentos sears roebuck oferecia sua copia do manx o rascal resolve agora fazer um carro de rua diferente mais dificil de copiar e esperava tao belo quanto seu famoso manx lançado ao final de 1969 com o nome de sr street roadster e realmente um carro original suas portas tipo tesoura pre datam o primeiro lamborghini a usa las em pelo menos quatro anos mas era um carro complexo e caro demais a bf meyers & co vendeu apenas 200 dos manx sr apenas sete mil carros no total foram fabricados pela sua empresa original; estima se que as copias hoje estejam na casa dos milhoes [caption id= attachment_282015 align= aligncenter width= 999 ] o meyers sr[/caption] bruce meyers disse nesta epoca sou um artista nao um homem de negocios o trabalho costumava ser muito divertido mas agora eu tenho gerentes trabalhando para mim batalhas legais emprestimos e funcionarios os aborrecimentos se tornaram demais em 1970 se afastou de tudo sua empresa sua esposa e o manx a b f meyers & company fechou no ano seguinte por muito tempo depois disso bruce meyers desenvolve um forte rancor para com o carro que o tornou famoso por anos falar sobre buggy com ele era arrumar briga literalmente nao queria nem ouvir falar deles [caption id= attachment_282021 align= aligncenter width= 620 ] meyers demonstrando o manx para a hot rod 1966[/caption] mas o tempo passa rapidamente ate que em 1994 o passado vem bater em sua porta novamente a convite de um clube frances parte para um encontro de fas do manx em le mans a esposa corrente de bruce a sexta o convence a ir afinal de contas ja era um senhor sem nada a provar e um contato com sua velha criaçao talvez fizesse bem na verdade tentava alegrar o marido entao um velho amargo e ranzinza [caption id= attachment_282007 align= aligncenter width= 1000 ] o manxter 2+2[/caption] neste evento em meio a 16 000 pessoas que o tratavam como o proprio criador e centenas de manx um emocionado bruce meyers encontra novamente seu caminho volta para a california renovado e funda o manx dune buggy club atraves dele começa a fabricar e vender peças de reposiçao para os manx volta a prancheta e cria o manxter 2+2 lançado em 2000 uma interpretaçao moderna de seu classico dos anos 60 e um carro belissimo escapando das modernas caricaturas de icones do passado bruce meyers era definitivamente um genio em 2003 aos 77 anos entra de novo em um manxter e participa novamente da baja 1000 pela ultima vez em 2020 ele finalmente vende a empresa e se aposenta aos 93 anos de idade para cuidar da saude nos deixou nesta ultima sexta feira 19/02/2021 um homem de outro tempo ativo ate o fim e com uma vida definitivamente cheia completa inimitavel o manx deveria ter feito bruce meyers rico mas nao foi o caso a vida como sabemos e assim mesmo cheia de injustiças; se nao aprendermos a mover adiante so sofremos sem dias ruins nao ha dias bons assim como nao ha dia sem a noite bom sem o ruim heroi sem vilao ultrapassar obstaculos nos faz mais felizes do que se nao existissem e por este criterio e dificil imaginar uma pessoa mais feliz que bruce meyers mas o criador em sua infinita sabedoria inevitavelmente toma de volta para si o que e seu descanse em paz bruce meyers
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